:: 26/out/2015 . 18:30
Secretaria da Educação da Bahia divulga finalistas de projetos artísticos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga, nesta segunda-feira (26), os finalistas dos projetos artísticos que participarão do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove) e 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance). Os projetos serão apresentados no 4º Encontro Estudantil, de 02 a 04 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Os projetos foram submetidos a eliminatórias escolares e regionais, com adesão de 1.054 unidades para o Face, 1.116 para o TAL, 744 para o Dance e 840 para o Prove. Estas experiências criativas estudantis, desenvolvidas durante todo o ano letivo, contribuem para uma escola mais dinâmica na rede estadual de ensino. Os projetos promovem, ainda, o protagonismo juvenil, diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o direito ao conhecimento e à cultura.
Veja o nome dos selecioandos por projetos:
Santos x quem?
Daniel Thame
O Santos já está na final da Copa do Brasil. Ponto.
A menos que tenhamos uma surpresa monumental na Vila Belmiro (e pode-se afirmar que isso de configura como algo absolutamente improvável), o time praiano está mais do que garantido na decisão.
A vitória por 3×1 sobre o São Paulo no Morumbi, se não chegou a ser justa pelo volume de jogo do tricolor, que além disso perdeu um caminhão de gols, foi inquestionável, porque futebol é mais competência do que justiça.
O Santos teve competência para fazer gols, enquanto o São Paulo abusou de perdê-los.
Foi o jogo de um time em ascensão, confiante e bem treinado, contra uma equipe desfigurada, que mudou de treinador quatro vezes em 2015 e que se vê as voltas com uma crise que culminou com a renuncia do presidente Carlos Miguel Aidar, acusado de receber propina na negociação de jogadores.

O São Paulo, que jamais convenceu em 2015, tem até bons jogadores, mas a maioria parece desprovida de alma e de sangue, como Paulo Henrique Ganso. É um time que não vibra e que se entrega passivamente quando o adversário passa a frente no placar.
Pato é craque, mas joga quando está a fim de jogar. E, isso fica cada dia mais claro, está usando o São Paulo como trampolim para um retorno a Europa. Desta forma, alterna golaços como o que fez contra o Santos, com jogos onde apenas sua sombra entra em campo e olhe lá.
O Santos, que não tem nada com isso, transformou o jogo de volta em mera formalidade.
A única dúvida é se o adversário será o Fluminense ou o Palmeiras. No Maracanã, o Flu abriu 2×0 nomMandrake, cavado e convertido pelo vovô-garoto Zé Roberto deixou a decisão para o jogo de volta, em São Paulo.
Nesse caso, impossível fazer prognóstico. O time carioca provavelmente não terá Fred. Machucado e ao Verdão basta o 1×0. Mas o Flu já arrancou uma classificação improvável contra o Grêmio em Porto Alegre e pode obter a classificação provável na Arena Palmeiras.
O Santos espera de camarote.
Já o São Paulo espera 2016, porque com esse time molambento até o G4 do Brasileirão, que também garante vaga na Libertadores, surge como missão impossível.
-0-0-0-0
É gol- Sem Messi, ainda machucado, Neymar assume o protagonismo no Barcelona, com gols e assistências em profusão.
Ser o melhor do mundo já é questão de tempo. 2016 ou no máximo 2017.
É gênio e não se fala mais nisso.
-0-0-0-0-
É pênalti- O colombiano Juan Carlos Osório, que não pensou duas vezes em trocar o São Paulo pela Seleção Mexicana, já sabe da bomba que se livrou.
De bobo, o Lorde não tem nada.
Preso traficante que matou usuária que trocou crack por cimento
O traficante Artur Reis Almeida, de 23 anos, autor confesso da morte da usuária de drogas Edileuza Freitas da Silva, de 43 anos, no dia 13 de setembro de 2015, foi flagrado com 62 pedras de crack, na localidade de Guiné, em Pernambués, por policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que o conduziram ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo a delegada Jamila Cidade, titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), a vítima comprou três pedras de crack no valor de R$ 15 das mãos de Artur, atendendo encomendas de outro usuário de drogas. Ao invés de entregá-las, consumiu tudo e no lugar deu três pedaços de concreto. O usuário foi se queixar com o traficante achando que ele é que o teria lesado.
Ciente do que tinha acontecido e para evitar mais problemas, Artur assassinou Edileuza com dez tiros na cabeça e no tórax.
Bancadas estadual e federal da Bahia levam problemas do cacau ao Congresso Nacional
Os deputados estaduais Eduardo Salles, Pedro Tavares, Aderbal Caldas e Vítor Bonfim se reuniram na manhã desta segunda-feira (26) com o deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, para alinhar a agenda de assuntos do cacau que precisam ser debatidos pelas bancadas baianas no Congresso Nacional.
“Nossa ideia é que todos os deputados federais, estaduais e senadores baianos se unam, de forma suprapartidária, para colocar os problemas da lavoura cacaueira em pauta”, disse Eduardo Salles.
Na semana passada, em reunião na Assembleia Legislativa com deputados e produtores, ficou acertado que deve ser criada na Casa a Frente Parlamentar do Cacau. A ideia é que Pedro Tavares seja o presidente e Eduardo Salles o vice-presidente.
No Congresso Nacional, as duas frentes pretendem tratar do drawback (isenção de imposto concedida a quem importa e processa o produto no Brasil para exportar posteriormente), aumento para 35% no teor mínimo de cacau no chocolate nacional, a questão do endividamento, tratar das barreiras fitossanitárias para evitar a entrada de pragas no país e a falta de liquidez enfrentada pelos produtores atualmente e outros assuntos.
Os parlamentares também vão solicitar audiências com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.
Itabuna terá ponto facultativo na sexta-feira
Na sexta-feira, dia 30, será Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais da administração centralizada, descentralizada e fundacional. A medida atende a uma solicitação do Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Itabuna (SINDSERV) ao prefeito Claudevane Leite, que assinou o Decreto nº11.388/2015, transferindo as comemorações do “Dia do Servidor Público” que, pelo calendário oficial, ocorre anualmente no dia 28 de outubro.
Neste ano, a data alusiva à categoria acontece numa quarta-feira e a interrupção dos serviços dos órgãos municipais no meio da semana seria prejudicial ao funcionamento dos órgãos públicos. Para esta sexta-feira, a Prefeitura só manterá normalmente o serviço de coleta de lixo domiciliar, que a exemplo de outras repartições, cujos serviços considerados essenciais, não podem sofrer interrupção.
Seagri alerta para riscos de pragas na importação do cacau
Para assegurar a proteção fitossanitária da agropecuária baiana, a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), através de sua Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), alerta para os riscos da importação de cacau via Porto de Ilhéus. Por se tratar da principal região produtora de cacau, o risco de introdução e estabelecimento de pragas exóticas nas lavouras baianas é eminente. As ameaças estão expressas na nota técnica apresentada durante o debate sobre a cacauicultura na Bahia, promovido pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa (Alba), presidida pelo deputado Vitor Bonfim. O relatório foi produzido pela comissão técnica constituída pela Adab, e formada pelos nove órgãos ligados à cultura do cacau na região, além de representantes dos produtores e do Ministério Público (MP), e será encaminhada ao Ministério da Agricultura (Mapa).
A nota técnica aponta para o risco de introdução de pragas como a Striga spp, Trogoderma granarium e uma espécie de Podridão-parda, que não existem nas plantações brasileiras. “A Striga spp., por exemplo, mais conhecida como ‘erva bruxa’, possui grande potencial de devastação em diversas culturas, com significativa importância econômica para o País, como cana-de-açucar, milho, trigo, café, entre outros. A ameaça de disseminação da Striga na região do Litoral Sul da Bahia é ainda maior, já que possui condições edafoclimáticas favoráveis à proliferação dessa praga em todo o território”, explica a coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase da Adab, Catarina Matos Sobrinho.
A revisão dos Atos Normativos sobre Análise de Riscos de Pragas (ARPs); a mudança do ponto de entrada no Brasil das importações para locais onde não exista o cultivo de cacaueiros, com infraestrutura quarentenária adequada; controle da entrada e trânsito de sacarias e realização de estudos para desenvolvimento de produto que substitua o brometo de metila em tratamentos quarentenários. Essas foram algumas das deliberações necessárias apontadas pelo comitê no relatório.
Ficou acordada na reunião da Alba, a formação do Grupo de Apoio ao Cacau na Comissão de Agricultura da Alba, coordenado pelos deputados Pedro Tavares, Eduardo Salles e Aderbal Caldas. A revisão do Drawback (importação de insumos para reexportação com isenção de impostos) e endividamento e disponibilização de crédito novo para os cacauicultores baianos, também são pontos cruciais, que fazem parte das necessidades reivindicadas pelos produtores de cacau.
Colégio Estadual em Jussari concorre ao prêmio Boas Práticas com programa de organização e limpeza
Os estudantes do Colégio Estadual Amélia Amado, localizado na cidade de Jussari, no Sul da Bahia, podem se orgulhar ainda mais do ambiente escolar. É que o colégio concorre ao Prêmio Dia Você Servidor, do Governo da Bahia, na categoria Boas Práticas, com o Programa de Organização e Limpeza Amélia Amado (Polaa). Com o programa, alunos, professores, funcionários e familiares desenvolvem ações de conscientização que promovem a manutenção, limpeza, saúde e autodisciplina na unidade. A premiação acontece na quarta-feira (28/10), às 17h, no Teatro Castro Alves, em Salvador.
“O Polaa surgiu da necessidade em estabelecer um padrão de qualidade na unidade escolar. Então, pensamos num programa pedagógico que contemplasse a conscientização dos diversos segmentos da comunidade escolar para noções de conservação e manutenção do ambiente escolar, impactando na mudança de hábito dos envolvidos dentro da escola e fora dela, além de beneficiar o meio ambiente e a diminuição de custos da própria unidade”, destaca o diretor David Assis.
Para a realização do programa, em cada segmento foram selecionados coordenadores que promovem o diálogo entre seus pares. “O projeto busca este fator descentralizador para que todos se sintam responsáveis pelas ações, agindo como gestores do programa e motivando a democratização nas decisões”, conta o diretor.
A estudante do 2º ano e líder de classe, Ivone dos Santos, 18 anos, relata que o programa contribuiu “para que a escola criasse um ambiente mais agradável, tornando o estudante um cidadão mais consciente.” Segundo ela, as ações influenciaram no seu cotidiano e “contribuíram para que seus hábitos em casa também fossem alterados. Hoje, realizo a seleção do lixo para reciclagem, economizo água, não desperdiço alimento, entre outros”.
Já Livia Gonzaga, 15 anos, estudante do 1º ano, ressalta sua participação em sala de aula. “Sempre estamos conversando com os colegas. É um papel de bala no chão ou um risco na parede. Mas percebo que a postura está mudando e a nossa escola realmente é um exemplo”.
Presidente do Colegiado, a mãe de Lívia, dona Amélia Maciel, afirma que, em todo o processo, a participação dos familiares é fundamental. “Esse programa tem uma característica de ser algo permanente e uma aprendizagem que os estudantes vão levar para a vida inteira. Por isso, os pais têm que estar próximos para contribuir e, porque não, também aprender.”
Premiação – O prêmio Boas Práticas é voltado para servidores estaduais que desenvolveram projetos, atividades ou tarefas que melhoram a prestação de serviços do Estado por meio de ações inovadoras, com resultados reconhecidos e comprovados, visando à redução de custos e melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Aloízio Mercadante vem a Salvador discutir políticas para o Nordeste com secretários estaduais de Educação
As ações específicas do Ministério da Educação para a região Nordeste serão discutidas na primeira reunião entre secretários da Educação dos Estados do Nordeste em Salvador, na terça-feira (27/10), das 9h às 17h. O encontro será na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), com a presença do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante. A reunião foi proposta pelo secretário do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, que é vice-presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e contará, ainda, com a presença do Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios.
O secretário Osvaldo Barreto diz que é fundamental considerar as especificidades regionais, como por exemplo, diversidade cultural, densidade demográfica e as necessidades singulares de cada Estado, para avançar na educação pública. “Para avançar mais rápido na superação de baixos indicadores educacionais, precisamos que o Ministério da Educação considere, em suas políticas de corte nacional, as especificidades regionais do Nordeste brasileiro”, afirma o secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltando que “entendemos que os diferentes têm que ser tratados de forma diferenciada até por uma questão de equidade”.
Na pauta da reunião, serão discutidas as especificidades, para o Nordeste, dos programas educacionais federais, como: o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Mais Educação e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Na Bahia, a alfabetização das crianças até os oito anos é uma das metas estratégicas do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, do Governo da Bahia. A ação reforça o regime de colaboração com os municípios para a alfabetização das crianças até o 3º ano do ensino fundamental. O Educar para Transformar visa, também, assegurar todas as crianças e todos os jovens na escola, com desempenho adequado à sua série e com sucesso na trajetória escolar.
Eric Ettinger: “em novembro não serei mais secretário de Saúde”
O secretário de Itabuna, Eric Ettinger confirmou que deixa o cargo até o final desta semana. “Em novembro, não serei mais secretário”, afirmou Ettinger ao Blog do Thame, em conversa informal no ABC da Noite.
Na sexta-feira, ele convocou uma coletiva que em tese seria para prestar contas de sua gestão e anunciar a saída do cargo. Ficou apenas na prestação de contas, deixando dúvidas se continuaria ou não à frente da secretária.
Sobre os motivos de sua saída, Eick disse que, se permanecesse no cargo, teria que adotar procedimentos com as quais não concorda, sem explicitar que procedimentos seriam esses. “Não sou filiado a nenhum partido, não estou no cargo para fazer política, porque os cargos são passageiros e tenho uma história de vida que vai além de cargos públicos”. A carta com o pedido de demissão está pronta para ser entregue ao prefeito Claudevane Leite.
O provável substituto de Eric Ettinger é o médico Paulo Bicalho, que atualmente comanda o Hospital de Base.
Potiraguá realiza Semana de Promoção à Saúde
Nesta segunda (26), Potiraguá realiza a “Caminhada Rosa”, um evento que celebra a importância da prevenção ao câncer de mama. A concentração será na Praça da Feira, em frente ao PSF do Centro, às 8 horas da manhã.
Durante toda semana, de 26 a 29, o município estará mobilizado em prol de ações socioeducativas com intuito de despertar na população o sentimento de prevenção e cuidado a saúde. Na quinta-feira (29) será realizada também a caminhada dos “Amigos do Coração” em comemoração ao Dia Mundial do Coração e Semana do Combate Mundial ao AVC.
“A cada 5 minutos um brasileiro morre vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), esta é a patologia que mais incapacita as pessoas e isso é bastante preocupante”, alerta a Secretária Municipal de Saúde, Daiana Bonfim. “O objetivo de ações como essas é promover a saúde e incentivar a prevenção aos fatores de risco das doenças cardíacas, principalmente o sedentarismo”, explica Daiana Bonfim, mestra em Saúde Pública.
Durante o percurso a população receberá dicas de cuidados com a saúde, conscientizando para a importância de uma alimentação saudável, prática regular de exercícios, controle de estresse e um kit para atividade física. A iniciativa está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Administração, Desenvolvimento Social e Educação.
- 1











