WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2023
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


:: 16/ago/2023 . 20:30

UFSB aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira, “Mano Brown”

 

Racionais MC’s / Divulgação

Em continuação às comemorações de 10 anos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Conselho Universitário aprovou proposta de concessão de título de Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido como Mano Brown, membro do grupo Racionais MC’s, em reunião ordinária realizada nessa quarta-feira, dia 16 de agosto de 2023.

 

A concessão de títulos honoríficos é uma prática comum em universidades e é voltada a reconhecer as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas, homenageando docentes, pesquisadores, técnicos, discentes, personalidades nacionais e estrangeiras e entidades nacionais. A proposta de título a Mano Brown foi iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFSB e a titulação, proposição da Reitoria, ressaltando a importância do artista que transcende o Hip Hop e a música rap, sendo aclamado por sua autenticidade e por representar a voz dos moradores da periferia.

:: LEIA MAIS »

Daniel Thame fala sobre literatura, jornalismo e militância no ´ Via Litterarum Encontros em Prosa e Versos´

 

Nesta quinta-feira, dia  17 de agosto, a partir das 22:30 horas, o programa Via Litterarum Encontros em Prosa e Versos, apresentado por Rafael Gama, traz  uma entrevista com o jornalista, escritor, blogueiro e multimídia Daniel Thame.

Numa conversa leve, descontraída, mas também repleta de posicionamento político e cultural, Rafael e Daniel conversam sobre a literatura e suas repercussões sociais.

 

Daniel Thame é autor dos livros “Jorge100anosAmado-Tributo  a um eterno Menino Grapiuna”; “Vassoura”, a história que Jorge Amado não viveu para contar; A Mulher do Lobisomem, que explora as diversas facetas do universo feminino; Manual  de Baixa Ajuda, crítica bem humorada aos manuais de autoajuda; e  “O Gato que tinha 3 nomes”, obra infantil que destaca a paixão pelos animais, a conservação na natureza e o chocolate produzido em Ilhéus.

 

Estas e outras entrevistas do Via Litterarum Encontros em Prosa e Versos podem ser acompanhadas  na TVi em suas multiplataformas.

Em Brasília, Jerônimo participa do encerramento da Marcha das Margaridas

 

O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento de encerramento da 7ª Marcha das Margaridas, ocorrido na manhã desta quarta-feira (16), em Brasília. A atividade reuniu mulheres agricultoras, que protagonizaram uma caminhada partindo do pavilhão do Parque da Cidade com destino à Esplanada dos Ministérios.

A Marcha das Margaridas é realizada a cada quatro anos, sempre em agosto, honrando o legado de Margarida Alves, trabalhadora rural nordestina e líder sindical que foi tragicamente assassinada em 1983, neste mês, por motivos políticos. Margarida desafiou as convenções de gênero, ao presidir, por 12 anos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba.

Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do evento em defesa das mulheres que vivem no campo. “A Marcha das Margaridas é uma demonstração do poder que surge do coletivo e da destacada liderança feminina. Gostaria de expressar minha gratidão a todas as Margaridas que vieram da Bahia para prestigiar este magnífico encontro aqui em Brasília. Hoje, tive a honra de estar ao lado do presidente Lula na entrega de respostas concretas às pautas relevantes e estratégicas apresentadas pelo movimento”, destacou o governador.

:: LEIA MAIS »

Representações dos Povos Originários e direção do Materno-Infantil assinam Plano de Metas e Ações

Mais um importante passo foi dado hoje (16) pela manhã para que o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, se torne, em breve, a primeira unidade hospitalar da Bahia e a segunda do Brasil a oferecer serviços do programa de atenção especializada para os povos originários. O Plano de Metas e Ações deste programa (IAE-PI) foi assinado pela diretora-geral do HMIJS, enfermeira Domilene Borges, pelo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI Bahia), Flávio de Jesus Dias e pelo Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena da Bahia (Condisi), Sérgio Utiarite Bute. Também participou do ato, a enfermeira Jeane Oliveira, diretora do Núcleo de Integração ao Cuidado do HMIJS. Agora o documento segue para análise final da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde.

A iniciativa visa avançar na qualificação da prestação do serviço aos Povos Originários da Bahia, respeitando contextos interculturais, cuidados tradicionais e a presença de atividades de educação permanente nas aldeias, dentre outros importantes eixos, conforme previsto em Portaria do Ministério da Saúde. O IAE-PI também vai incrementar acessos a serviços de saúde de média e alta complexidade na rede SUS, garantindo a complementariedade da atenção.

Conforto e tradição

Segundo o documento assinado hoje, as diretrizes gerais que norteiam os objetivos vão desde a melhoria no acesso das populações indígenas ao serviço especializado; adequação da ambiência de acordo com as especificidades culturais; ajuste de dietas hospitalares considerando os hábitos alimentares de cada etnia; acolhimento e humanização das práticas e processos de trabalho dos profissionais em relação aos indígenas e demais usuários do SUS, considerando a vulnerabilidade sociocultural e epidemiológica de alguns grupos. Estão previstos ainda o estabelecimento de fluxo de comunicação entre o serviço especializado e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, por meio das Casas de Saúde Indígena (CASAI) e a qualificação dos profissionais que atuam nos estabelecimentos que prestam assistência aos povos indígenas quanto a temas como interculturalidade.

Tanto Sérgio Bute, que representa o controle social, quanto o cacique Flávio Dias, que é vereador licenciado no município de Euclides da Cunha e representa a gestão do DSEI, elogiaram a estrutura do hospital. Eles visitaram as instalações e asseguraram que o modelo a ser implantado em Ilhéus deve servir como referência e exemplo para todo o Brasil. “Vamos levar o que vocês estão propondo executar para debate em todo o Brasil. É um modelo inovador”, assegurou o cacique.

Atenção e cuidado

Nas últimas semanas a direção do HMIJS tem intensificado ações nas comunidades dos Povos Originários. Direção e técnicos já visitaram as aldeias Itapoã e Acuípe do Meio, dialogaram com os técnicos e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia e convidaram lideranças indígenas para uma visita-guiada ao hospital. Esta última ação deve ocorrer nos próximos dias.

O Brasil tem quase 1,7 milhão de indígenas, segundo os dados de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com 229.103, a Bahia conta com a segunda maior população indígena no país, o que representa 1,62% dos habitantes do estado. No ranking das 50 cidades do Brasil com maior comunidade do grupo étnico, a Bahia ainda conta com Porto Seguro, em 14°, e Ilhéus, 21°, com pouco mais de 12 mil pessoas que vivem tantop na zona urbana quanto na zona rural.

Representatividade

Os Tupinambá estão situados em uma área de 47 mil quilômetros quadrados entre os municípios de Ilhéus, Buerarema e Una, no Território Litoral Sul da Bahia. São 23 aldeias tradicionais e pelo menos 90 por cento desta área ficam localizados no município de Ilhéus. De uma população de 8 mil pessoas aldeiadas, aproximadamente 5 mil são mulheres.

SSP integra comitiva do “Grupo de Trabalho Polícia Cidadã – Redução da Letalidade Policial” do CNJ

 

Conhecer boas práticas aplicadas para a redução das mortes nas ações policiais no Estado de São  Paulo, entre elas a utilização das bodycams, é o objetivo da visita técnica realizada pelo Grupo de Trabalho  Polícia Cidadã  – Redução da Letalidade Policial, do Conselho Nacional de Justiça.

O chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Nelson Gaspar Pires Neto, integra a comitiva, liderada pelo Coordenador do GT, o conselheiro do CNJ e promotor de Justiça da Bahia,  João Paulo Schoucair.

Representantes das Polícias Civil e Militar da Bahia também participam das visitas técnicas, que tiveram início na segunda-feira (14) e seguem até sexta-feira (18).

:: LEIA MAIS »

Governo convoca 865 universitários para o Partiu Estágio

O governo baiano convoca, nesta quarta-feira (16), 865 universitários para o Partiu Estágio, selecionados por meio do Edital de abertura de inscrições número 001/2023. O programa chegou a 5.962 estudantes convocados apenas este ano. Desde que foi lançado já são 51.269 convocados.
A lista dos convocados está disponível para consulta no site institucional da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). Os estudantes convocados deverão entrar em contato, por telefone ou e-mail, com a unidade de Recursos Humanos do órgão para o qual foi designado, no período entre 24 de agosto e 06 de setembro deste ano.
Os estudantes convocados também recebem notificação via SMS e ligação telefônica. Em caso de dúvidas, é possível ainda manter contato com a coordenação do programa pelo e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br e pelo telefone (71) 3115-1714.

:: LEIA MAIS »

Rui confirma rodovias federais e outros investimentos do novo PAC na Bahia

As BRs 101, 116 e 030 terão obras de duplicação para mais segurança e competitividade. A informação foi destacada durante entrevista ao vivo no “Bom dia, Ministro”, da EBC. Parte das prioridades do Novo PAC, o programa de investimentos do governo federal, é a transformação do setor de transportes no Brasil. Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou obras em estradas federais no estado da Bahia que fazem parte da lista de infraestrutura do novo programa.

A BR-116 deve ter sua concessão renegociada para captar novos investimentos. “Vamos renegociar o contrato a partir da autorização do TCU para que se volte a investir na 116”, disse Rui Costa, ao explicar que uma consulta do governo federal foi feita ao Tribunal de Contas da União para que seja possível viabilizar projetos cujas concessões estão pendentes de aprimoramento. O ministro confirmou, ainda, obras de duplicação nas BR 101 e 030. “A estrada Maraú (BA) – Brasília (DF) está no Novo PAC, já licitada, e devo acompanhar o ministro Renan [Transportes] no ato de assinatura da ordem de serviço nos próximos dias”.

ESTALEIRO MARAGOGIPE
Sobre o estaleiro de Maragogipe, o ministro ressaltou o retorno das operações a partir de novos investimentos que a Petrobras fará no âmbito do Novo PAC. “Temos R$300 bilhões de investimentos da Petrobras no Novo PAC e, dentre estes investimentos, está a construção de navios para apoio à produção de petróleo, e também para o desmonte de plataformas antigas da empresa, garantindo destinação ambientalmente sustentável a essas plataformas”, afirmou. Os estaleiros da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro também devem voltar à operação, gerando novos empregos no país.

NOVO PAC É DINÂMICO

:: LEIA MAIS »

Protagonismo das mulheres sulbaianas é destaque na Marcha das Margaridas

 

O grupo de mulheres sulbaianas que participou da Marcha das Margaridas em Brasília teve uma participação bastante efetiva no evento, que este ano tema como tema “Reconstrucão do Brasil e Bem Viver”

 

Elas  participaram de  manifestações culturais, com muita emoção, rodas de conversa e debates sobre temáticas como Autonomia das mulheres sobre o seu Corpo e Sexualidade, Proteção da Natureza com Justiça Ambiental e Climática, Soberania Alimentar, Vida Livre sem Violência, Racismo e Sexismo, e Garantia de Direitos.

“A Marcha das Margaridas revela a força feminina na  Reconstrução do Brasil e do bem viver. Nós mulheres do Sul da Bahia continuamos fortalecidas e empenhadas a lutar por oportunidades e melhorias para as trabalhadoras do campo, das águas e das florestas, para que assim possamos construir comunidades mais sustentáveis, pois não há projeto no mundo sem o protagonismo feminino”, afirma Maria Cristina Vitória da Silva, coordenadora da FETAG Bahia.

O  governador da Bahia Jerônimo Rodrigues marcou presença na Marcha e destacou ações do Estado que garantem os direitos da mulher  projetos que incentivam o empoderamento  e o empreendedorismo feminino.

O grupo do Sul da Bahia que participou da Marcha das Margaridas, que reuniu agricultoras familiares de todo o Brasil, representou sindicatos da Região, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, Rede Feminista Crystiane, API/APLB, Movimento Negro Unificado – MNU Itabuna, CONSEMDAMI – Conselho Municipal da Mulher de Itabuna, FOBONG – Fórum de Ongs, Redes e Movimento AIDS, AMEX – Associação Mãe dos Extrativistas da RESEX Canavieiras, CMDRSS – Conselho do Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabuna, Conselho de Saúde de Itabuna, UBM – União Brasileiras de Mulheres de Itabuna e Ilhéus , Federação dos Agricultores e Agricultoras Familiar da Bahia – FETAG-BA, Rede de Mulheres da Resex Canavieiras, FTTL- Frente de Trabalhadoras e Trabalhadores Livres, Conselho CMDS, Lfigênia Nascimento de Canavieiras, Associação Canavieirense dos Agricultores e Produtores Rurais- ACAPR- Deus Dará  e Cooperativa de Pequenos Produtores de Cacau, Mandioca e Banana do Centro Sul da Região Cacaueira-Coopercentrosul.

 

As mulheres viajaram a Brasília com a coordenação da FETAG, com o apoio do Governo da Bahia.

 

Chocolat Amazônia e Flor reune 120 expositores

 

Com início às 14h desta quinta-feira (17), o Chocolat Amazônia e Flor — VIII Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Belém, no Pará, terá 120 expositores de 250 marcas nacionais e internacionais. Além dos stands, quem for ao Hangar — Centro de Convenções e Feiras da Amazônia prestigiar o maior evento de chocolate e cacau da América Latina terá acesso gratuito ao Flor Pará, que reúne agricultores familiares e comerciantes de flores e plantas genuinamente amazônicas.

A cerimônia de abertura, sempre marcada pela presença de autoridades, será às 19h. Cortada a fita, paraenses e turistas poderão, até o domingo (20), das 14h às 22h, desfrutar experiências sensoriais únicas, bem como apreciar exposições históricas e artísticas e participar de aulas de culinária, palestras, debates e rodas de conversa sobre temas relevantes do setor.

:: LEIA MAIS »

Com projeto enviado à ALBA, Governo propõe estender parte do repasse dos precatórios a todos os profissionais da Educação Básica

 

O governo baiano planeja estender parte do pagamento da parcela 2023 dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) a todos os profissionais do seu quadro de Magistério da Educação Básica. A medida está prevista no projeto de lei que o governo encaminhou nessa segunda-feira (14) à Assembleia Legislativa Estadual, com o objetivo de disciplinar a distribuição dos cerca de R$ 1,36 bilhão da segunda parcela dos precatórios judiciais que estão sendo pagos ao Estado pela União, como forma de complemento às verbas do Fundef não repassadas, entre 1998 e 2006.

Caso a legislação seja aprovada, o número de beneficiados com os precatórios chegará a 118.382 pessoas, 31.093 a mais do que no ano passado.  O projeto de lei prevê que 20% dos recursos deste ano, – ou o equivalente a cerca de R$ 277,4 milhões – sejam destinados à criação de um abono extraordinário a ser distribuído, de forma igualitária, por carga horária, a todos os 82.907 professores e coordenadores pedagógicos do Estado, incluindo servidores ativos, aposentados e profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), independente destes trabalhadores terem atuado ou não durante o período de erro no repasse das verbas do Fundef. A proposta é de que o pagamento do abono seja feito por meio de uma parcela única, calculada de forma proporcional à carga horária cumprida pelo servidor.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia