:: 22/maio/2013 . 19:14
Professores da rede municipal de Itabuna anunciam greve
Após assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (22), os professores da rede municipal de ensino em Itabuna decidira, não aceitar a proposta feita pela prefeitura de reajuste salarial de 7,97% dividido em duas vezes. A categoria, que desde 2009 vem recebendo reajustes progressivos, pleiteia neste ano um aumento de 15%, ainda que parcelado em três vezes.
Na assembleia, os professores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 27, quando eles realizam uma caminhada pela avenida do Cinquentenário. Eles também lutam pela manutenção do Regime Jurídico de Trabalho e rejeitam a possibilidade de mudança para o regime estatutário.
A Prefeitura de Itabuna lamentou a decisão dos professores e alega que pela primeira vez o reajuste atinge 100% do valor do Piso Nacional do Magistério
Deputados federais baianos com o novo diretor geral da OMC
Os deputados federais baianos Geraldo Simões, Josias Gomes e Walmir Assunção participaram de uma reunião na vice-presidência da Câmara dos Deputados com o embaixador Roberto Azevêdo, novo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio – OMC. Roberto Azevêdo foi eleito para um mandato de quatro anos e tomará posse em setembro.
“É um brasileiro que assume um cargo de grande prestígio no cenário mundial, representando os países emergentes, em contraposição ao candidato mexicano que tinha a preferência dos países ricos”, afirmou Geraldo Simões, destacando que “ficamos ainda mais orgulhosos com esta vitória do Brasil pelo fato que ele é também é baiano”.
Pastor Marcos Pereira é flagrado em conversas picantes com fiéis
Em escutas autorizadas pela Justiça que já estão sendo investigadas pela polícia, o pastor Marcos Pereira é flagrado em conversas picantes com fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias.
Em uma das quatro conversas a que o jornal EXTRA, do Rio de Janeiro, teve acesso com exclusividade, o pastor, antes de se despedir de uma fiel que falava com ele do seu celular de seu carro, avisa: “Tô com saudade do seu rabo”. Marcos foi preso no último dia 8 acusado de dois estupros de fiéis. A polícia ainda investiga se o pastor estuprou outras 20 mulheres que moravam na igreja.
Em outro diálogo, uma mulher insinua que “o pastor ia gostar” de uma lingerie que ela usou: “Ontem coloquei um negócio muito legal que o senhor ia amar, eu acho”, ela diz. Marcos ri e avisa: “Fica ligada, fica ligada”. A mulher tranquiliza o pastor: “Mas era por baixo”. Em depoimentos à polícia, vítimas do pastor afirmaram que ele mandava que fiéis fossem a seu gabinete na igreja sem roupas íntimas.
FALA QUE EU TE ESCUTO
Preço mínimo do cacau e sisal é debatido na Seagri
Em reunião com o secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), José Gerardo Fontelles, na manhã de terça-feira (21), o secretário estadual da Agricultura, Engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reiterou a inclusão do cacau na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A reunião aconteceu no gabinete da Secretaria da Agricultura (Seagri), em Salvador.
Salles reiterou pedido dos agricultores, para aumentar o preço mínimo do sisal, que hoje é de R$ 1,24, e a implantação da subvenção econômica direta, como já acontece com a cana. “Entendemos que o sisal é uma das culturas símbolo de resistência à seca, terrivelmente afetada pela pior seca dos últimos anos e precisa de um alento para recuperação da lavoura”, disse.
A subvenção, segundo o secretário, é um prêmio pago diretamente ao produtor que, no caso da cana-de-açúcar, o governo federal concede subsídio de 12 reais por tonelada de cana-de-açúcar para produtores afetados pela seca severa no Nordeste, região responsável por cerca de 10 por cento da produção brasileira. “A medida permite que o produtor aplique diretamente o recurso na lavoura, gerando aumento da competitividade”, explicou.
A inclusão do cacau no PGPM é também um dos pleitos dos produtores apresentados ao Mapa há cerca de um mês. Segundo Fontelles, para o preço mínimo, o critério utilizado é o custo variado de produção (semente, fertilizante), não entra nesse calculo os custos fixos, como terra. Segundo ele, “já existe um esboço sendo trabalhado no caso do cacau, mas no caso do sisal, no fundo será feito apenas uma atualização, porque já existe”, explicou.
Ainda segundo Fontelles, esta semana haverá uma conversa com a indústria para estimar a necessidade das processadoras e poder definir as tarifas de importação e o prazo do drawback, para o caso do cacau, com o objetivo de firmar um acordo entre o produtor e a indústria.
Bahia lidera geração de empregos na Região Nordeste em 2013
A Bahia gerou mais de 10 mil novos empregos com carteira assinada no último mês de abril, segundo o levantamento divulgado ontem (21) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado coloca a Bahia na liderança na geração de empregos, com destaque para os municípios de Salvador, que contratou mais 3.654 pessoas, Eunápolis (1.013) e Brumado (898).
O governador Wagner comemorou os resultados apurados no Estado e destacou que os índices de contratação são reflexos da acertada política de atração de novos investimentos. “Continuaremos firmes na atração de novos investimentos, públicos e privados, que gerem mais desenvolvimento e empregos a todos os baianos”. Os segmentos que mais geraram mão-de-obra formal foram os de serviço (mais 2.969 empregos), agropecuária (2.927) e construção civil (2.783). No acumulado do ano (janeiro a abril), o Estado gerou mais 15.078 novos postos de trabalho, resultado que deixa a Bahia na liderança da Região Nordeste em geração de empregos. No ranking nacional, a Bahia ocupa a 8ª posição.
Operação combate trabalho escravo no Sul da Bahia
A Policia Rodoviária Federal realizou uma operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho, para averiguar denúncia de trabalho escravo numa na zona rural de Arataca/BA, no Sul da Bahia.
A ação na fazenda, que foi desencadeada após denúncia anônima, identificou nove trabalhadores em situação que configura trabalho escravo. Os donos da fazenda vão responder a processo, por desrespeito às leis da CLT e às normas de saúde e segurança.
Durante a fiscalização na fazenda, foram apreendidas ainda quatro espingardas, juntamente com seis cartuchos calibre 28 intactos; além de cinco pássaros silvestres, presos em gaiolas. As armas foram encaminhadas para a Delegacia de Policia e os pássaros à Reserva da Mata Atlântica na Ceplac, em Ilheus.
NOTA- O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o MPT informam que não foram resgatados trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo, embora fossem constatadas irregularidades que serão informadas após a conclusão das investigações.
Forbes: Dilma é a segunda mulher mais influente do mundo
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a segunda mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel, segundo o ranking anual da revista Forbes.
Dilma, que ficou na terceira posição por dois anos consecutivos, alcançou o segundo lugar após a saída de Hillary Clinton do posto de secretária de Estado americano, o que fez a ex-primeira dama dos Estados Unidos cair para o quinto lugar.
Outra brasileira aparece entre as 20 primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar.
A chanceler alemã Angela Merkel lidera a lista da revista pelo terceiro ano consecutivo.
Depois da presidente brasileira aparecem Melinda Gates – que preside ao lado do marido a Bill and Melinda Gates Foundation -, e a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.
A presidente argentina Cristina Kirchner caiu 10 posições na lista e aparece na 26ª posição.
A lista anual inclui mulheres influentes na política, negócios, imprensa, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos, classificadas por “fortuna, presença na mídia e impacto”, segundo a revista. (do Uol)
Jonas Paulo considera prematura disputa no PT à sucessão de Wagner
O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, considera prematura a discussão de candidaturas do partido à sucessão do governador Jaques Wagner. Jonas afirma que “é uma temeridade falar de nomes agora, pois é hora da construção das táticas e das alianças, assegurando a unidade da base. A única certeza é que o palanque da base de Jaques Wagner para a sucessão estará vinculado à reeleição da presidenta Dilma”.
Jonas diz ainda que “existe uma crescente aprovação do Governo Estadual e do Governo Federal, o que nos deixa otimista em relação às eleições de 2014”.
Trio que estuprou dona de casa e espancou o marido dela é preso
Autores do estupro e espancamento de uma dona de casa, de 54 anos, na zona rural de Vitória da Conquista, Uarlas Souza de Oliveira, 21 anos, Vanderlei Novais de Souza, 29, e Maurício Ribeiro Alves, 31, foram presos, na manhã desta terça-feira (21), por policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/ Conquista). Os criminosos moram próximos à residência da vítima e também agrediram violentamente o marido dela. Depois de roubarem os celulares do casal, seguiram para consumir bebida alcoólica, em um bar da região.
O ataque ao casal aconteceu por volta de meia-noite do dia 5 de maio, quando o trio invadiu o imóvel e estuprou a mulher repetidas vezes, na presença do marido. Apresentando marcas da agressão em várias partes do corpo, as vítimas afirmaram, na delegacia, desconhecer a motivação da violência, visto que os três agressores são seus conhecidos e sequer esconderam os rostos durante a ação criminosa.
Com prisão preventiva decretada pela Justiça, Uarlas Vanderlei e Maurício já foram encaminhados ao Presídio Regional Nilton Gonçalves, pela delegada Rosilene Moreira Correia, titular da Deam/Conquista. Equipes daquela unidade especializada, com o apoio do Grupo de Apoio Tático (GAT), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) cumpriram os mandados judiciais no Povoado da Choça, onde as vítimas e os agressores residem.
Exame de DNA
Como para filho bonito o que não falta é pai, o deputado federal Geraldo Simões (PT) tratou de providenciar a Certidão de Nascimento da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá o projeto sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nos próximos dias.
Simões espalhou outdoors destacando a implantação da Ufesba em pontos estratégicos do Sul da Bahia, centrando o foco em Itabuna, que terá a sede da reitoria.
Se, justiça seja feita, a Ufesba é fruto de ampla mobilização popular, justiça também seja feita, Geraldo Simões teve papel decisivo para que a reitoria fosse mantida em Itabuna e no processo de aprovação do projeto na Câmara e no Senado.


















