WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame





Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Editoras universitárias fomentam produção literária na Bienal do Livro Bahia 2024

O Governo da Bahia, por meio das editoras das quatro instituições estaduais de Ensino Superior, está fomentando a produção de autores na Bienal do Livro Bahia 2024. Com, aproximadamente, 340 títulos em exposição, as universidades estaduais de Feira de Santana (UEFS), de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Estado da Bahia (UNEB) apresentam, por meio de suas publicações, a diversidade cultural e intelectual baiana, bem como divulgam obras que vão desde a literatura infantil até produções científicas, no Espaço do Governo do Estado, montado no evento literário.

A Eduneb, editora da UNEB,  apresenta 84 títulos, incluindo 61 obras autorais e 23 coletâneas. Já a Editus, editora da UESC, destaca mais de 120 títulos, abrangendo trabalhos de professores, técnicos, estudantes e ex-alunos. A UEFS Editora, por sua vez, trouxe 61 títulos, enquanto a Edições UESB contribui com a divulgação e venda de mais de 80 títulos.

A diretora da Eduneb, Elisangela Santana, ressalta a importância da participação da editora na bienal como uma oportunidade de alcançar visibilidade não apenas nacional, mas também internacional. “Estar presente neste evento proporciona uma vitrine significativa. Muitas vezes, as pessoas não sabem da existência das editoras das universidades estaduais e este evento literário permite essa troca. Hoje mesmo uma pessoa de fora do país esteve aqui no nosso estande e levou alguns livros”, afirma.

Para os gestores das editoras das universidades estaduais baianas, a contribuição destas vai além da simples exposição de títulos. Ou seja, elas desempenham um papel fundamental no incentivo à produção intelectual nos diversos territórios de identidade, apoiando autores locais e fornecendo um espaço para o surgimento de novos talentos. A diretora da Edições UESB, Manuella Cajaíba, destaca esse compromisso com a comunidade. “Nós publicamos livros técnicos e científicos tanto de docentes da nossa instituição, quanto de pesquisadores de outras instituições. Temos, também, um edital, que é um concurso literário chamado Prêmio Zélia Saldanha, feito para toda a comunidade baiana, e estamos fazendo essa divulgação aqui na bienal”.

Além da exposição e venda de livros, as editoras das universidades estaduais da Bahia também promoveram uma série de atividades durante a Bienal, como lançamentos de livros, sessões de autógrafos com os autores locais e participação de apresentações no estande do governo.

Concurso Literário – Os interessados em participar do Prêmio Professora Zélia Saldanha podem se inscrever, de forma gratuita, através do link http://www2.uesb.br/editora até dia 6 de maio.

 

Fotos: Amanda Chung e Flávia Maciel

Presidente da EMASA visita serviços de montagem dos reservatórios do Mais Água e se diz satisfeito com andamento das obras

O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Raymundo Mendes Filho, visitou na manhã de hoje, dia 30, os serviços de montagem dos reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade. Ele se disse satisfeito com o andamento das obras.

Os dois tanques, que somados têm capacidade para armazenar 8 milhões de litros d’água, estão sendo instalados nos bairros Novo Lomanto e Novo Jaçanã. O presidente da EMASA foi recepcionado pelo encarregado pelas montagens dos reservatórios João Vicente Nonato.

Mendes Filho ficou satisfeito com a evolução dos trabalhos do tanque que reservará três milhões de litros d´água, no Novo Lomanto. “Os serviços estão avançando. O quarto anel do reservatório já está sendo montado e tomando forma, o que mostra a grandiosidade deste importante equipamento”, disse entusiasmado.

:: LEIA MAIS »

Hospital Estadual Costa das Baleias promete revolucionar a saúde no extremo sul baiano

A contagem regressiva para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já começou, e os detalhes da operação que se inicia agora em maio revelam um panorama promissor para o extremo sul baiano. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inspecionou a unidade nesta terça-feira (30) para conferir de perto a montagem de equipamentos, os ajustes nos sistemas e os retoques finais da obra.

 


Com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica, o HECB foi projetado como referência para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes. O hospital dispõe de um avançado centro de bioimagem equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, consolidando a unidade como a maior do extremo sul da Bahia.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna lança a Campanha Maio Amarelo

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), lança oficialmente nesta quarta-feira, dia 1º, na Avenida Mário Padre, Góes Calmon, a Campanha Maio Amarelo 2024. Com o tema “Paz no Trânsito começa por Você”, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes.

“A responsabilidade no trânsito é um dever de todos e o nosso objetivo é conscientizar a população para que tenhamos um trânsito melhor, adotando um comportamento seguro nas vias públicas e respeitando as leis”, afirmou a secretária Hanna Luiza Lemos Moraes.

“Preparamos uma programação especial e variada para todo o mês com o envolvimento de parceiros importantes como as polícias rodoviárias Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, SEST/SENAT, Jupará Motos e New BiKe, dentre outros”, acrescentou.

:: LEIA MAIS »

Projeto “Comida no Prato” é lançado na Bahia para distribuir 2,2 milhões de refeições

O governador Jerônimo Rodrigues lançou, na manhã desta terça-feira (30), o projeto “Comida no Prato”, em evento realizado na Paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos, em Salvador. A iniciativa, fruto de uma parceria com 50 organizações sociais, irá distribuir 2,2 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

 

O chefe do executivo baiano celebrou a oportunidade de disponibilizar orçamento para o combate à fome e afirmou que outras etapas serão elaboradas nesse intuito. “O programa não se encerra apenas com distribuição de comida. O combate à fome é permanente, na geração de emprego e no fortalecimento das atividades econômicas, geração de renda, seja na agricultura, seja na economia solidária ou nos empreendedores e nós teremos outras etapas”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.

No evento estiveram presentes o vice-governador Geraldo Júnior, o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, as secretárias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, além do secretário Osni Cardoso, do Desenvolvimento Rural (SDR) e o procurador Geral do Estado, Pedro Maia.

Tiago Pereira explicou que a primeira parcela dos investimentos já será liberada. “Vamos repassar essa semana para essas 50 organizações sociais. Elas já trabalham com produção de comida, o Estado está fazendo um aporte financeiro para que elas ampliem o número de atendimentos porque, de fato, a gente precisa alcançar quem está em situação de fome”.

:: LEIA MAIS »

Em defesa dos trabalhadores, PT Bahia convoca militância para ato no 1° de Maio

O PT Bahia está convocando a militância e convidando  a sociedade civil para participar do ato “Por um Brasil mais Justo”, mobilização que marca 1º de Maio, Dia Nacional do Trabalhador, e que em Salvador será realizado no Farol da Barra. Junto à CUT, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, o PT vai celebrar a data e defender emprego decente, menos juros e aposentadoria digna. As atividades começam às 6h30, com uma corrida com 1.500 pessoas, e contará serviços com documentação, intermediação de mão de obra, com várias secretarias do Estado envolvidas. Às 14 horas, as lideranças dos movimentos populares e da sociedade darão início aos seus pronunciamentos sobre as pautas de reivindicação, e depois haverá shows do Psirico e Adão Negro.

A presidente da CUT e membra da executiva do PT Bahia, Maria Madalena Firmo (Leninha), ressaltou a intensa luta e a unidade das centrais sindicais na organização do ato e na defesa das pautas da classe. A dirigente falou também sobre o olhar diferenciado das gestões do PT para o conjunto da sociedade, que apoia os trabalhadores e o empresariado, que gera trabalho, renda e quer um Brasil produtivo. “O governo compreende a importância desse empresariado, mas compreende sobretudo que sem força de trabalho, sem dignidade, sem o trabalhador satisfeito, sem o trabalhador tendo os direitos básicos de sobrevivência sem esse trabalhador não existe empresa, não existe governo, não existiria patrão, não existe movimento social organizado”, disse Leninha. “É na unidade de uma Bahia cada vez melhor e de um Brasil cada vez melhor”.

:: LEIA MAIS »

BAMIN promove capacitação em gestão ambiental e responsabilidade social para potenciais fornecedores do Projeto Integrado

A fim de promover melhorias na gestão de negócios para pequenos e médios empreendimentos dos municípios que integram a zona de influência da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) e fomentar a economia local, a BAMIN realizou, no mês de abril, a capacitação de 52 fornecedores em gestão ambiental e responsabilidade social, por meio do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) da companhia.

O programa, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), visa proporcionar a conexão da BAMIN com os fornecedores locais oferecendo apoio e qualificação gratuita nas mais diversas áreas. Entre os cursos oferecidos estão, além dos promovidos este mês, Planejamento Estratégico, Finanças e Custos; Marketing e Vendas; Gestão de Pessoas; Gestão da Qualidade; Saúde e Segurança no Trabalho e Inovação.

Os treinamentos vêm sendo ministrados no formato online com a participação de empresas do ramo de engenharia, alimentício, materiais de construção, publicidade de propaganda, locação de máquinas e veículos, entre outros. Ismael Ribeiro, representante de uma empresa do segmento de responsabilidade socioambiental e eco sustentabilidade, ressaltou a importância do treinamento para o aperfeiçoamento do seu negócio. “Esse apoio da BAMIN é um caminho importante para que eu possa aprimorar a qualidade do meu negócio e encontrar estratégias para conquistar meu diferencial competitivo e o mais importante, contribuir com o crescimento da região e de quem precisa utilizar os serviços”, declara.

:: LEIA MAIS »

Produção de chocolates no Sul da Bahia

Efson Lima

 

   A Bahia é um dos estados maiores produtores de cacau do Brasil e o escritor Jorge Amado se tornou o grande divulgador do cacau e de seus elementos socioculturais por meio da literatura no mundo ao colaborar para a temática alcançar diferentes países. É sabido também que a região de Ilhéus e os municípios adjacentes concentraram a maior produção de amêndoas de cacau do País, entretanto, o sul da Bahia plantava, colhia e exportava-as ao longo do século passado, ocupando assim a posição de grande produtora de commodity . No fim dos anos 70 do século XX,  indústrias multinacionais de moagem se instalaram, especialmente, em Ilhéus, com objetivo debeneficiar o cacau, mas não produziam chocolate. Após o processamento, a produção é escoada para outros lugares.

A produção de chocolate no Litoral Sul voltada à comercialização em escala tem iniciativa com Hans Schaeppi, quando implanta em Ilhéus a primeira fábrica com esse propósito.  A partir dos anos 2000, cresce um movimento em favor do cacau fino. Em Ilhéus, no ano de 2007, é realizado o primeiro festival internacional do chocolate, inclusive, colaborando para difundir conhecimentos técnicos sobre a produção de chocolates e fomentando intercâmbio entre produtores locais e internacionais. Surge assim um ambiente propicio à produção do chocolate, confirmando as perspectivas de Nelson Schaun e Eusínio Lavigne que defendiam a produção do chocolate no sul da Bahia, como estratégia para o desenvolvimento econômico e social da região. Atualmente, o Litoral Sul possui mais de 100 marcas de chocolates e o número de fábricas de chocolate é crescente no território.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com apoio da SETRE e com colaboração do Cesol Litoral Sul, realizou estudo sobre a produção de chocolate no sul da Bahia, em 2022, cuja pesquisa indicou que 80,6% dos produtores de chocolate iniciaram suas atividades entre 2011 e 2021 e segundo eles, a principal fonte de renda está associada à produção de chocolate, conforme apontou 64,5% dos entrevistados. O estudo apresenta uma série de dados interessantes sobre esses produtores: renda, escolaridade, composição etária, gênero, renda entre outros aspectos. Não resta dúvida que a produção de chocolate aumenta o valor agregado do produto, consequentemente, o melhoramento da renda dos trabalhadores. Outro fator preponderante é a produção sustentável desse chocolate e o impacto que essa produção exerce na melhoria de vida dos produtores locais. Ademais, a produção cuidadosa e preocupada com a natureza possibilita combinações exclusivas de barras  de chocolate.

:: LEIA MAIS »

Atleta de Itacaré conquista Medalha de Ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu

 

por Aquis Santos

O município de Itacaré está em festa. É que no domingo (29) os atletas de Jiu-jítsu itacareenses Cleiton Rodrigues e Marlucia Quaresma conquistaram medalhas na maior competição de Jiu-jítsu nacional, o Brasileiro 2024.

Cleiton Rodrigues é faixa marrom e está trazendo para Itacaré a medalha de ouro, a dourada veio depois de uma performance incrível e surpreendente do atleta.

Marlucia também lutou muito bem e garantiu o terceiro lugar, trazendo pra Itacaré a medalha de bronze, ela que é faixa preta de Jiu-jítsu.

Cleiton e Marlucia são alunos da escola Deraliva Itacaré, do professor Jadson Machado, que também participou do brasileiro 2024.

A Prefeitura parabenizou os quatro atletas que representaram Itacaré neste grande campeonato e ressalta a importância dos atletas municipais, nos mais variados esportes, estarem competindo em alto nível em campeonatos nacionais e internacionais.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, também parabenizou os quatro competidores que representaram Itacaré no campeonato. “Ficamos muito felizes com essas conquistas, isso mostra um tanto de talentos que temos, seja no Jiu-jítsu, futebol, Canoagem, enfim, Itacaré tem talentos espalhados por todos os esportes, e nosso papel enquanto gestor e poder público é fomentar para potencializar ainda mais esses talentos”, finalizou o prefeito.

Pit-Stop e Gincana marcam “Campanha Abril Pela Segurança do Paciente” no Hospital de Base

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na segunda-feira, dia 29, uma ação da Campanha Abril pela Segurança do Paciente. O evento durou todo o dia.
Promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NPS) da unidade hospitalar, a ação trabalhou o tema “Comunicação e Trabalho em Equipe”, do Ministério da Saúde, através de um Pit-Stop no corredor e uma gincana educativa.

Durante a abordagem aos colaboradores e acompanhantes, a equipe do NPS distribuiu panfletos e conversou sobre a importância de uma boa comunicação para atingir as metas de segurança do paciente.

Dentre elas: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienização das mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia