WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

outubro 2015
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 27/out/2015 . 19:31

Prêmios valorizam talentos e ações sociais de servidores

Servidores públicos do Estado da Bahia concorrem a prêmios durante o 'Dia Você Servidor'.Na foto: Projeto do Sevidor Márcio Santos de Mattos concorrendo ao Prêmio Servidor CidadãoFoto:Camila Souza/GOVBA

O Dia do Funcionário Público será marcado, mais uma vez, pelo Dia Você Servidor nesta quarta-feira (28). O evento ocorre na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, em Salvador, e valoriza os servidores estaduais que se destacam por ações e pelo talento artístico no trabalho ou em suas comunidades.

A homenagem acontece durante a entrega dos prêmios Boas Práticas, Servidor Cidadão, Festival de Música e Concurso Literário. Entre as atrações do evento estão o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Camerata Opus Lúmen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A cerimônia começa às 17h, com transmissão ao vivo pelo Portal do Irdeb.

As premiações representam o reconhecimento a trabalhos como o idealizado pelo policial militar Marcio Mattos. Há pouco mais de um ano, ele passou a dar aulas gratuitas de jiu jitsu no Centro Social Urbano da Liberdade. Hoje já são mais de 60 alunos aprendendo a arte marcial. Segundo Marcio, é nítida a melhoria da autoestima dos jovens, que já começam a se destacar em campeonatos. “Precisamos de boas ações e estimular isso no serviço público nos aproxima da sociedade. De funcionários públicos, passamos a servidores públicos”.

Promovido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o Dia Você Servidor vai distribuir R$ 114 mil nas quatro categorias. Além da comissão julgadora, é possível escolher os melhores trabalhos nos prêmios literário e musical pela internet. A votação popular continua até esta terça (27), no Portal do Servidor.

 

Sartre, Simone, Jorge e a eterna magia do cacau

Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir visitam uma fazenda de cacau em Ilhéus, no Sul da Bahia, ao lado de Jorge Amado, em 1961. Foto acervo Hermann Rhem da Silva.

Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir visitam uma fazenda de cacau em Ilhéus, no Sul da Bahia, ao lado de Jorge Amado, em 1961. Foto acervo Hermann Rhem da Silva.

Ministro destaca compromisso da Bahia com a educação

Governador Rui Costa, se reúne com o ministro da educação Aloízio Mercadante e Osvaldo Barreto, secretário estadual de educação, onde discutiram a educação no nordeste. Foto Mateus Pereira/GOVBA

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, foi recebido pelo governador Rui Costa na tarde desta terça-feira (27), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e ressaltou a atenção que a Bahia tem dado ao setor e ao desenvolvimento da educação através do programa Educar para Transformar – Um Pacto Pela Educação. “Estamos conscientes de que o País precisa desenvolver uma educação de qualidade. A Bahia é um estado que tem muita consciência e que tem um compromisso com a educação e o MEC será parceiro em todas as suas iniciativas, inclusive no projeto Educar para Transformar”, falou o ministro.

rui e mercadante 2Para o governador Rui Costa, a mobilização do estado em prol da Educação se deu com a união de forças entre o poder público estadual e as administrações municipais. “Na Bahia já temos conseguido avançar nos últimos anos com o aumento expressivo da oferta de vagas nas universidades federais, no instituto federal e no número de creches. Cabe ao estado oferecer ensino médio, mas não podemos ignorar a atenção à educação básica e por isso é que reunimos todas as forças, incluindo prefeituras, num verdadeiro Pacto pela Educação, para melhorar ainda mais esses índices”, falou o governador.

O encontro desta tarde reuniu também, além de governador e ministro, secretários da Educação dos estados do Nordeste que apresentaram ao ministro Aloízio Mercadante as demandas específicas da região. Após avaliação das dificuldades específicas dos nordestinos, o ministro ainda anunciou um programa voltado especificamente para o Nordeste, baseado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Programa para o Nordeste

No Brasil, de acordo com o ministro, 22% das crianças não aprendem a ler e escrever até os oito anos de idade e as regiões mais afetadas são as mais pobres. Por isso, entre as estratégias voltadas para o Nordeste, estão o fortalecimento da educação básica, como domínio da leitura, escrita e operações básicas de matemática, bem como a construção de creches e estruturas que possibilitem o desenvolvimento de crianças e jovens dentro das escolas.

O programa anunciado por Aloízio Mercadante é coordenado e gerido pelas secretarias estaduais de Educação, com o apoio necessário do MEC, que também são responsáveis pela elaboração de um material didático unificado. As secretarias ainda selecionarão escolas chamadas de “críticas”, aquelas que apresentam menor desempenho em avaliações do Ministério, para receberem apoio e funcionários contratados de universidades.

 

Governo Federal libera início das obras do Porto Sul

Porto SulO Decreto de Utilidade Pública (DUP) que classifica como ‘obra essencial’ a implantação do Porto Sul foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), com as assinaturas da presidente Dilma Rousseff; dos ministros da Secretaria dos Portos, Helder Barbalho; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O DUP federal era necessário para que o Ibama liberasse a Autorização de Supressão Vegetal do bioma de Mata Atlântica existente na região.

Em audiências realizadas em agosto pela Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a autorização foi apontada como última pendência para o começo da execução da obra.

“Essa publicação é uma esperança, um renovar de energia neste longo ciclo de luta em favor da implantação do Porto Sul. Desafios novos estão por vir, mas não abriremos mão deste projeto tão essencial para nossa Bahia, cada vez mais perto de ser real. Inegável a dimensão e a importância que a ferrovia, juntamente com o Porto Sul, tem para a construção de um estado ainda mais forte e competitivo”, diz a presidente da comissão especial, deputada Ivana Bastos (PSD).

Fundação Casa de Jorge Amado abre exposição Jorge, Amado e Compartilhado

jorgeO acervo documental da Fundação Casa de Jorge Amado ficará à mostra para a população na exposição Jorge, Amado e Compartilhado, a partir do dia 27 de outubro, no Shopping da Bahia. A exposição reúne documentos que cobrem um período que vai de 1932 até os dias atuais, e é constituído de revistas, periódicos, manuscritos bibliográficos, correspondências, fotografias, vídeos e cartazes, assim como de prêmios e objetos que se relacionam com o romancista. A mostra da Fundação Casa de Jorge Amado, uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), segue até o dia 09 de novembro.

Esse acervo tem sido objeto de renovado interesse de milhares de visitantes e admiradores de sua produção literária, bem assim de expressivo número de pesquisadores da Bahia, do Brasil e do exterior, garantindo uma importante contribuição para o desempenho e para a expansão e fortalecimento da cultura literária e preservação da memória histórica, política e cultural do país.

A exposição conta com o patrocínio do Banco Itaú e do Ministério da Cultura, visando a digitalização de parte do seu acervo documental e audiovisual da Casa para preservação dos documentos e otimização do atendimento da demanda dos pesquisadores, viabilizada por um sistema criado apara expandir o acesso, através da internet, no portal www.jorgeamado.org.br.

Emasa orienta uso racional de água em Itabuna devido à estiagem

emasaO presidente da Emasa, Ricardo Campos, informou nesta terça-feira (27), que não há racionamento de água em Itabuna, embora não descarte a possibilidade de isso ocorrer se a estiagem na região se prolongar por mais tempo. Mesmo sem racionamento, orientou à comunidade para que continue usando água de forma racional, principalmente para que se evite desperdício.

Ricardo diz que é preciso que as pessoas mudem hábitos de consumo de água radicalmente e evitem principalmente, lavar carros ou calçadas com água tratada, como ocorre com freqüência em algumas áreas da cidade. “Isso é o maior absurdo diante de tantas campanhas que alertam para o grave problema da falta de água que ameaça o planeta”, afirma.

O presidente da Emasa acredita que muitas pessoas ainda não se deram conta de que a falta de água doce é uma realidade que assusta e que tem mudado a rotina de milhares de famílias em várias partes do País. Cita, por exemplo, estados como Rio de Janeiro e São Paulo que já enfrentam grave crise, por falta de água nas torneiras.

Também cita o município de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, onde a situação se tornou insustentável, a ponto de a prefeitura decretar situação de emergência na zona rural. Mais de 400 propriedades da região estão prejudicadas em função da seca prolongada no território capixaba.

Em Itabuna, por enquanto, somente houve a suspensão da captação de água na estação de Ferradas devido à seca do Rio Cachoeira naquela localidade. A captação no Rio Almada está sendo reforçada para amenizar os efeitos da seca e garantir o abastecimento às milhares de famílias que moram naquela região da cidade.

A Estação do Rio do Braço é responsável pela captação de 600 litros de água por segundo para atender a maioria das regiões do município enquanto a estação de Ferradas faz a captação de apenas 250 litros/segundo para abastecer os bairros Maria Matos  (Rua de Palha),  Urbis IV, Loteamento Morumbi, Brasil Novo, Jorge Amado, Ferradas e Nova Ferradas.

 

Secretaria da Educação do Estado promove encontro com parceiros do Topa

edu 1A Secretaria da Educação do Estado realiza, nestas terça e quarta (dias 27 e 28), no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador, o VII Encontro Estadual Escuta Aberta. O evento é voltado para os representantes dos movimentos sociais e sindicais que aderiram à 8ª etapa do Programa Todos pela Alfabetização (Topa). O objetivo é avaliar, coletivamente, as ações desenvolvidas no programa e socializar os resultados na alfabetização dos jovens e adultos beneficiados pelo Topa.

Na abertura do evento, nesta terça, o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, destacou a importância das parcerias pela melhoria da educação, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. “O Topa trouxe este diferencial, que é o trabalho em parcerias porque, como já disse Paulo Freire, só eliminaremos o analfabetismo no País com a participação da sociedade civil. Precisamos usar os espaços públicos e não ficarmos esperando a construção de salas com ar-condicionado. E é isso que o Topa faz”, destacou o professor Moacir Gadotti, que palestrou sobre o tema ‘Pátria Educadora, povo soberano’.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Eliezer Santos, da Secretaria da Educação do Estado, destacou que as parcerias com entidades sindicais e movimentos sociais são fundamentais para o alcance do Topa. “O Topa tem construído um trabalho importante de parceria com os municípios e os movimentos sociais, o que tem possibilitado a diminuição das taxas de analfabetismo na Bahia”.

A coordenadora do Topa, Elenir Alves, ressaltou que o Topa ganha cada vez mais respaldo do Ministério da Educação. “A nova resolução do MEC já saiu revalidando o Topa por mais três anos. Inclusive, um dos nossos, aqui neste encontro, é qualificar o momento da escuta e discutir as nossas ações em 2016, quando vivenciaremos a nona etapa do Topa”. Durante o encontro, completou a gestora, os resultados dos testes cognitivos, geridos e aplicados pelo Instituto Paulo Freire, serão avaliados pelos participantes.

O programa – O Topa tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa já beneficiou mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado, graças à parceria com prefeituras municipais e entidades dos movimentos sociais e sindicais, universidades públicas e privadas. Na oitava etapa, o Topa beneficia mais de 100 mil pessoas.

Mutirão do Acordo Legal será lançado nesta terça-feira

O termo de cooperação que define as regras para a realização do Acordo Legal, Programa de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais na Bahia, será assinado nesta terça-feira (27), às 14h30, no auditório do Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na oportunidade, será lançado o mutirão, que acontece de 3 a 8 de novembro na Arena Fonte Nova. Participam do evento o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, além de autoridades do Estado e do município.

O Acordo Legal vai permitir a negociação de dívidas com o Estado e a Prefeitura de Salvador. O cidadão ou sua empresa pode pagar dívidas de impostos como ICMS, IPVA, IPTU e ISS, entre outros. A estrutura na Arena Fonte Nova terá a participação de magistrados, juízes leigos e conciliadores. A iniciativa atende ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, de iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça.

Potiraguá realiza Caminhada Rosa

rosa poti 2Secretaria Municipal de Saúde realizou a primeira “Caminhada Rosa” de Potiraguá. O evento coroou a campanha Outubro Rosa na cidade e teve a adesão da comunidade e autoridades municipais. Estudantes, professores, idosos, servidores públicos e representantes do legislativo e executivo municipal saíram às ruas com cartazes numa caminhada onde objetivo principal era alertar a população para a importância da prevenção ao câncer de mama.

rosa poti 1Após a passeata, todos retornaram ao Posto de Atendimento onde teve palestra e sorteio de brindes. A Secretária Municipal de Saúde, Daiana Bonfim, aproveitou a ocasião para salientar que saúde é direito e responsabilidade de todos: “a saúde ela deve ser pensada em conjunto. Juntos, conseguiremos fazer os ajustes necessários para melhoria dos serviços de saúde em Potiraguá”, disse.

A Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Agda Lúcia Oliveira, representando o prefeito Luiz Soares, que não pode comparecer ao evento, e ressaltou que “só dá resultado quando caminhamos juntos, unidos. O bem estar deve ser a prioridade de todos nós”.

Potiraguá está mobilizada em prol da Campanha Outubro Rosa, mas a agenda tem outras ações e projetos também. No dia 29 (quinta), será realizada também uma caminhada dos “Amigos do Coração” em comemoração ao Dia Mundial do Coração e Semana do Combate Mundial ao AVC.

Depois de 20 anos, Sul da Bahia exporta cacau

cacau expórtação 1O próximo sábado, 31, se tornará uma data histórica para os produtores de cacau do Sul da Bahia. Depois de mais de duas décadas apenas importando o produto, serão exportados pelo Porto do Malhado, em Ilhéus, 100 mil  sacas de cacau.

O carregamento, de um navio com destino a Amsterdam, na Holanda, deve ser iniciado até a quarta-feira. A embarcação deve deixar o porto internacional de Ilhéus levando 6 mil toneladas de amêndoa de cacau.

cacau exportação 2O cacau foi comprado, neste ano, de produtores do sul da Bahia por uma multinacional. A expectativa é de que o volume de exportações para o mercado europeu aumente nos próximos meses.

A Bahia já foi um dos principais exportadores de cacau do mundo. Essa é a segunda boa notícia neste ano para os produtores. A primeira foi o aumento do preço nos mercados interno e externo. A arroba está acima de R$ 140.

A última exportação foi anunciada pelo jornal A Região, sozinho, com a manchete “Acabou”. “Foi a mais suscinta de todas as manchetes, que anteviu, antes de todos, que o Sul da Bahia iria deixar de ser exportador”

Quem conta é o jornalista Daniel Thame. “Um sonoro ACABOU em letras garrafais sintetiza uma realidade que muitos, até hoje, por coincidência ou simples comodismo, relutam em não aceitar”. (de A Região Online)





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia