:: 23/maio/2012 . 23:35
A GLOBO PREFERE CANAVIEIRAS, MAS O PREFEITO DE CANAVIEIRAS PREFERE ILHEUS
Enquanto a Rede Globo utiliza Canavieiras para gravar o remake da novela Gabriela, que no romance de Jorge Amado é ambientada em Ilhéus, o prefeito da cidade dos caranguejos, Zairo Loureiro, faz o caminho inverso.
Numa mensagem saudando o aniversário de emancipação de Canavieiras, publicada num jornal da cidade, Zairo aparece tendo ao fundo uma foto…de Ilhéus.
E olha que beleza natural é o que não falta em Canavieiras.
Numa dessas, periga Zairo ter que disputar a sucessão ilheense com Jabes, Carmelita, Cacá Colchões, porque em Canavieiras, a mancada queimou o filme.
NOITE DE MORTE E SANGUE NA PERIFERIA DE ITABUNA
A sequência de 14 dias sem assassinatos em Itabuna foi quebrada nesta noite de quarta-feira (23) com duas pessoas mortas e quatro baleadas no bairro São Roque. Foram assassinados Erenaldo Carvalho dos Santos, de 23 anos, que morreu a caminho do Hospital de Base e Leandro Francisco.
Sobreviveram a tentativa de chacina no Bar Bom Jesus da Lapa, próximo a passarela do bairro mencionado, Alex Souza Santos, de 27 anos, um rapaz identificado apenas como Raica, Carlos Carvalho Silva Junior, de 26 anos, e Leandro José Francisco. Todos levados para o Hospital de Base em duas viaturas do Samu e veículos particulares.
De acordo com as informações policiais, dois homens em um veículo de cor preta são os autores dos disparos feitos com pistolas. Ainda conforme testemunhas, os atiradores iam passando pelo local e, assim que pararam o veículo começaram a atirar.
Segundo o irmão de Erenaldo Santos, ele havia chegado do trabalho e resolveu beber uma cerveja no referido bar. “Ele não era bandido, estava no local e hora errada”, informa. (do Agora na Rede)
GOVERNO DA BAHIA E UNIÃO ASSINAM TERMO DE COOPERAÇÃO PARA DESAPROPRIAÇÕES EM ÁREAS DA FIOL
Os governos federal e estadual assinaram, na quarta-feira (23), em Ilhéus, Sul da Bahia, termo de cooperação técnica para desapropriações dos trechos por onde vão passar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Pelo Estado, assinou o secretário da Casa Civil, Rui Costa, e pela União, o presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco. Prefeitos de municípios por onde a ferrovia passará também participaram da solenidade, no Centro de Convenções de Ilhéus.
O documento visa dar celeridade às desapropriações da faixa de domínio da Fiol, permitindo que os trabalhos de implantação da ferrovia ocorram em menor tempo. Segundo o secretário da Casa Civil, dentre as responsabilidades do Governo da Bahia está atuar junto às prefeituras municipais para que estas auxiliem no processo de convencimento dos proprietários de terras a serem desapropriadas.
As desapropriações dos trechos ocorrem desde 2010, resultando em 60% de áreas dos lotes 1, 2, 3 e 4 liberadas para a construção da ferrovia. O objetivo da estatal é completar a liberação desses quatro primeiros lotes até o final de junho. No total, a obra da Fiol conta com sete lotes.
O presidente da Valec calcula que somente os primeiros quatro lotes, compostos por 18 municípios, tenham 1.800 propriedades, sendo que mais da metade estão livres para a Fiol. Nos setes lotes, são mais de três mil locais a serem desapropriados.
PORTO SUL E FERROVIA
“Já conseguimos resolver boa parte dos problemas ambientais e quase totalmente os problemas de projetos. Temos alguns pontuais que estão sendo solucionados, mas neste momento as desapropriações de áreas têm sido a nossa grande meta. O papel da Valec é desapropriar e pagar as indenizações, porém o que queremos com o termo é que o governo do Estado e as prefeituras realizem ações que agilizem a liberação de áreas”, explicou Castello Branco.
A Fiol cruzará todo o território baiano, passando por 33 municípios e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO). Além da Fiol, haverá a construção do Porto Sul e do Aeroporto Internacional de Ilhéus.
Seagri discute com bancos e produtores crédito para novos investimentos
O governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceira com o governo federal e agentes financeiros, tem avançado nas ações para viabilizar a renegociação das dívidas dos agropecuaristas, mas os produtores da região do cacau não estão tendo acesso a créditos para novos investimentos. Encontrar soluções para destravar o crédito, criando condições para a expansão da cacauicultura e o aumento da produtividade, é o objetivo das reuniões de trabalho que acontecem nesta quinta-feira (24) nos municípios de Ilhéus e Gandu, escolhidos por estarem entre os maiores produtores de cacau. “Queremos traçar um diagnóstico da região, identificar as dificuldades e destravar o crédito”, resumiu o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
Além do secretário, participam das reuniões o diretor geral da Ceplac, Jay Wallace; o superintendente da instituição na Bahia, Juvenal Mayard; os presidentes da Faeb, João Martins, da EBDA, Elionaldo Teles, e da Adab, Paulo Emílio Torres; os superintendentes de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, do Banco do Nordeste do Brasil, Nilo Meira, do Banco do Brasil, João Batista, e o presidente da Desenbahia, José Ricardo Santos: dirigentes de sindicatos rurais, associações e cooperativas de Ilhéus e Gandu, além de gerentes das agências dos bancos e secretários de agricultura dos municípios. Participam também representantes da Associação de Produtores de Cacau (APC), Fetag e Fetraf.
A primeira reunião, em Ilhéus, começa às 7h30, no auditório da Faculdade Madre Thais. Pela tarde, às 14h30, os trabalhos serão realizados na sede do Sindicato Rural de Gandu. Como parte da programação, a Ceplac fará palestra de mostrando as tecnologias disponíveis para o aumento da produtividade na região, indicando as necessidades de recursos para custeio.
Representante da Associação das Indústrias Produtoras de Chocolate (AIPC) também fará apresentação, demonstrando aos bancos a necessidade de cacau para as indústrias baianas, que tem interesse de comprar a matéria prima produzida na região, com preços estáveis.
Esse interesse da indústria, além de fazer com que o Estado reduza e até possa suspender a importação de cacau, dará segurança aos bancos, demonstrando que o cenário é favorável e que os produtores terão mercado garantido, aumentando a renda e tendo condições de honrar os compromissos assumidos com as instituições financeiras.
Falso médico goiano é preso na Bahia
Lincoln Rodrigues Júnior, de 37 anos, que se fazia passar por médico, foi preso em flagrante por exercício ilegal da Medicina, por policiais da Delegacia Territorial (DT) de São Félix do Coribe, naquele município. Dois investigadores se passaram por pacientes e, após serem examinados por Lincoln, em uma ótica da cidade, o encaminharam à delegacia. Numa maleta apreendida com o golpista, natural de Goiás, havia equipamentos utilizados em exames oftalmológicos.
Ao ser preso, ele apresentou apenas uma carteira de estudante da Universidade do Contestado de Santa Catarina, onde diz cursar Optometria. A operação policial teve o apoio da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e da DIRES que, juntas,vêm coibindo o exercício ilegal da medicina, na região.
De acordo com o delegado titular, José Ribeiro Lopes, técnicos de nível médio, provenientes de Goiás e do Norte de Minas Gerais, costumam realizar exames oftalmológicos em Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Lincoln declarou ter realizado gratuitamente outros atendimentos na mesma ótica. Disse ainda que prescrevia receitas e facilitava a compra de óculos para os pacientes. Ele está à disposição da Justiça Criminal.
DEPUTADOS FEDERAIS CONHECEM SITUAÇÃO DOS PORTOS DE ILHÉUS E DE SALVADOR
A Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis, da Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados, que tem o deputado federal Geraldo Simões como vice-presidente, realiza nesta quinta e sexta-feiras, visitas de vários deputados e autoridades aos portos de Ilhéus e de Salvador. O objetivo das visitas, segundo o Simões, é tomar conhecimento da situação atual dos dois portos, identificar as necessidades mais urgentes e obter subsídios para a questão estratégica do setor portuário da região, no contexto global do desenvolvimento econômico e social do País.
“Seguramente, serão percebidas pelos parlamentares e autoridades presentes, deficiências evidentes de investimentos na manutenção e na infraestrutura portuária, as quais serão identificadas e transmitidas às autoridades portuárias estaduais e da União”, disse Simões. A visita servirá para maior inclusão dos portos de Salvador e de Ilhéus no debate nacional que se verifica sobre a modernização da infraestrutura portuária.
Participarão da visita aos portos os deputados federais Geraldo Simões PT/BA, Alberto Mourão PSDB/SP; Luiz Argolo PP/BA; Jaime Martins PR/MG; Edinho Bez PMDB/SC; os deputados estaduais Rosemberg Pinto PT/BA e J. Carlos PT/BA, Admar Pires dos Santos, Consultor Técnico da Comissão de Viação e Transportes; Cláudio Moura, Consultor Legislativo da Comissão de Viação e Transportes; Alfeu Pedreira Luedy, Chefe da Unidade Administrativa Regional de Salvador da ANTAC; Graziela Gualberto assessora da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República presidente do Conselho de Autoridade Portuária – CAP – de Ilhéus; Carlos Costa – secretário da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Governo da Bahia e José Rebouças –presidente da Companhia das Docas da Bahia – CODEBA.
A programação começa em Ilhéus nesta quinta-feira (24), logo às 8 horas da manhã, com a visita ao porto de Ilhéus. Às 9 horas a Subcomissão se reunirá na sede da Associação Comercial de Ilhéus, quando será feito haverá um debate sobre a situação encontrada no Porto de ilhéus e as iniciativas a serem tomadas. À tarde, a comitiva embarca para Salvador, onde participa de reunião com a diretoria da CODEBA, na sede da companhia, dando continuidade ao debate iniciado em Ilhéus e tomando conhecimento da situação do Porto de Salvador.
No dia 25, às 9 horas da manhã será iniciada a visita ao Porto de Salvador. Geraldo Simões destaca “a importância desta visita para a modernização dos portos baianos e para reforçar a integração do estado nos planos de desenvolvimento da infraestrutura nacional de transporte”.
CACAU PARA SEMPRE VAI ATENDER 20 MIL FAMÍLIAS DE PEQUENOS PRODUTORES DA BAHIA
Com o objetivo de apoiar e incluir socioprodutivamente 20 mil famílias de agricultores familiares produtoras de cacau, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) lança a ação Cacau para Sempre nesta sexta-feira (25), às 14h, no Teatro Municipal de Ilhéus. A ação vai atender comunidades rurais, remanescentes de quilombos, indígenas e assentados de reforma agrária dos territórios de identidade Extremo Sul, Litoral Sul, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, por meio de recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural (Funcep).
Com foco no fortalecimento estrutural, logístico e produtivo para produção de cacau de qualidade e da conservação produtiva do sistema cabruca, o Cacau para Sempre está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Inclusão Socioprodutiva (Vida Melhor), do governo estadual, que tem como meta a inclusão dos baianos que se encontram dentro da faixa da pobreza, tanto na zona rural quanto na zona urbana.
Para a execução da ação serão usadas estratégias como recuperação e construção das estruturas produtivas do processo de beneficiamento da amêndoa do cacau (barcaças, cochos de fermentação, secadores e fornos), recomposição do estande com mudas de procedência garantida (plantio, replantio e clonagem), enriquecimento da cabruca com essências florestais nativas e com espécies de valor econômico, a exemplo de flores tropicais, frutíferas e palmito, além da valorização e do fortalecimento das associações e cooperativas, viabilizando os processos de certificação e adequação socioambiental das propriedades rurais atendidas.
De dezembro de 2011 até agora, foram conveniados seis projetos, no valor de R$ 10 mil, com entidades que já fazem trabalhos consolidados com agricultores familiares que se encontram em situação de pobreza, sendo atendidas 3.100 famílias de agricultores familiares.
O Cacau para Sempre é resultado de uma parceria entre a CAR, a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) da Secretaria da Agricultura, EBDA, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ceplac e Uesc. O evento contará com a presença de todas as comunidades que já estão sendo atendidas diretamente com os convênios e representantes de órgãos estaduais e municipais e de associações ligadas à agricultura familiar.
Professores baianos participam de convenção em solidariedade a Cuba
A integração latino-americana e caribenha, a luta contra o bloqueio econômico imposto pelos norte-americanos e a libertação dos cinco cubanos presos há mais de uma década nos Estados Unidos. Esses são alguns dos temas que serão debatidos durante a XX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que acontece entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, realizada pela Associação Cultural José Martí (ACJM) da Bahia.
A abertura do evento será às 19h, no Auditório Iemanjá. Logo em seguida haverá um ato em homenagem a Jorge Amado, em celebração ao centenário de seu nascimento. O diretor do DCHT do Campus XXIII (Seabra) da UNEB, Gildeci Leite, que é especialista na obra do escritor baiano, participa da homenagem, assim como o poeta e escritor amazonense Thiago de Mello.
Os interessados em participar da convenção podem se inscrever por meio do blog do evento. A iniciativa tem apoio do governo do estado e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebra-Paz).
A UNEB sediou em 2004 a décima segunda edição da convenção, no Campus I, em Salvador. A última edição do evento, que é promovido há 20 anos, foi realizada em São Paulo.
Portaria disciplina divulgação de ocorrências policiais
Para disciplinar a divulgação de fatos relativos às ações da Polícia Civil da Bahia, a instituição dispõe da Portaria nº 113, de 26 de maio de 2008, instruindo as autoridades policiais como proceder na difusão das notícias, estabelecendo também que o desempenho das atividades da Polícia Civil deve ser fundamentado nos princípios constitucionais, especialmente naquele que assegura o respeito à dignidade da pessoa humana e à cidadania.
Um dos artigos da portaria prevê que toda informação relativa a inquérito policial ou qualquer outro procedimento no âmbito da Polícia Civil, seja prestada aos órgãos de comunicação pela sua Assessoria de Comunicação, pelo diretor do órgão ou pela autoridade policial, titular ou plantonista da unidade, que preside o inquérito, mediante as formalidades legais.
Em relação ao episódio ocorrido na 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã), durante recente entrevista de uma repórter de uma emissora de televisão com um custodiado daquela unidade circunscricional, a Polícia Civil vai apurar responsabilidades quanto ao não cumprimento da portaria.
Um dos artigos assegura o direito à inviolabilidade e a presunção de inocência, também prevista na Constituição Federal, não permitindo a exposição da imagem de pessoa custodiada sem o consentimento dela, ou divulgar fatos que possam denegrí-la ou expô-la a situação vexatória. O artigo 5ª da portaria prevê que a não observância das normas estabelecidas constitui transgressão do dever funcional, punível de acordo com a sua gravidade.
Veja o vídeo que gerou polêmica:
Pistolas apreendidas podem ter sido usadas em homicídios
Três pistolas de calibres 380 e 765, apreendidas por policiais civis, em dois imóveis, nas localidades Alto da Canjira e Avenida Caetano, próximas à Avenida Vasco da Gama, podem ter sido utilizadas no triplo homicídio, ocorrido no dia anterior, em um bar, no Parque Lucaia. Duas das armas estavam na residência de Tamir Sena Santos, 19 anos, onde também havia três carregadores e munição. Uma das pistolas 765 foi encontrada na casa do traficante Jones Silva Santos, apontado como um dos autores do crime, e que vem sendo procurado.
Investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Narcóticos (Denarc) chegaram até a residência de Tamir, no Alto da Canjira, após prenderem Pamela da Silva Souza, 19 anos, moradora da mesma localidade. Ela declarou que Jones havia lhe confiado a guarda de duas pistolas 380 e 765, dos carregadores e da munição, entregues posteriormente à amiga Tamir, tendo esta escondido o armamento no andar superior de sua casa.
Autuadas em flagrante por porte ilegal de arma, as duas mulheres foram conduzidas à carceragem da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), depois de serem interrogadas pela delegada Francineide Moura, do DHPP. Pamela indicou aos policiais a residência de Jones, na Avenida Caetano, onde foram apreendidos quatro quilos de maconha, uma pistola 765 uma balança de precisão, um notebook, e um celular. O imóvel estava desocupado.
As três armas apreendidas, bem como os carregadores a munição, as drogas e os objetos encontrados em poder dos três custodiados serão periciados no Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia investiga se o triplo homicídio tem relação com o tráfico de drogas e busca identificar os três comparsas de Jones Silva Santos no crime.