:: 18/set/2025 . 18:30
Espetáculo infantil A Aventura de Mariá e Mureci chega às creches de Ilhéus e Itabuna
Projeto do Teatro Popular de Ilhéus une teatro, música e artes visuais
para crianças de 10 unidades de educação infantil dos dois municípios
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) inicia na próxima segunda-feira (22) a circulação do espetáculo infantil A Aventura de Mariá e Mureci, em creches municipais de Ilhéus e Itabuna. Ao todo, serão 40 apresentações, levando arte, poesia e imaginação a cerca de mil crianças da educação infantil.
Em Ilhéus, as sessões, que terão início na Creche Municipal Indígena Tupinambá Oka Katuana, em Olivença, acontecem de 22 a 26 de setembro, com quatro apresentações diárias (20 no total). Já em Itabuna, o projeto segue de 6 a 10 de outubro, também com outras 20 apresentações. Ao todo serão contempladas cinco unidades educacionais de cada município.
A iniciativa integra os Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado, via Secretaria de Cultura, e recursos da PNAB/Ministério da Cultura – Governo Federal.
“Bancada de ACM Neto aprovou PEC da Impunidade e urgência da anistia para Bolsonaro”, dispara deputado Robinson
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou, nesta quinta-feira (18), o posicionamento da bancada federal do União Brasil e de partidos aliados ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), em relação à chamada PEC da Impunidade. A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados por 353 votos, prevê que parlamentares federais e presidentes de partidos só possam ser presos mediante autorização do Congresso Nacional. O texto também dificulta a abertura de ações penais contra parlamentares que tenham cometido crimes.
O União Brasil votou em peso a favor da medida, com 53 votos pela aprovação. Já o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou 83 votos favoráveis à proposta, apelidada de PEC da Impunidade ou PEC da Blindagem.
Segundo Robinson, além de avalizar a PEC, os aliados de ACM Neto também votaram pela urgência de apreciação do projeto que trata da anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, explicitando a convergência e aliança política entre o ex-prefeito e os bolsonaristas.
Lideranças de comunidades do Litoral Norte de Ilhéus recebem novo comandante da 70ª CIPM
Moradores do Litoral Norte de Ilhéus se reuniram nesta quinta-feira (18), no Condomínio Jóia do Atlântico, no Litoral Norte de Ilhéus, para dar as boas-vindas ao novo comandante da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Penalva. O encontro contou com a participação de representantes das 14 comunidades da região, que apresentaram suas demandas e abriram um canal direto de diálogo com a corporação.
O Major Penalva destacou seu compromisso em atuar com proximidade, eficiência e foco nas necessidades locais. Lideranças comunitárias e representantes do CONSEG Norte/Oeste reforçaram a importância da integração entre sociedade civil e instituições de segurança pública.
Também estiveram presentes representantes do Sindpoc, da Guarda Municipal de Ilhéus (GCMI) e do CAPTUR, fortalecendo a articulação entre diferentes órgãos em prol de uma Ilhéus mais segura.
Secretária de Infraestrutura e Urbanismo inspeciona as principais obras em andamentos de Itabuna
A secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 17, canteiros de obras e serviços das principais obras estruturantes e de desenvolvimento urbano da cidade de Itabuna.
No início do mês de setembro, técnicos da empresa Supervisora Modera realizaram análises laboratoriais para verificar a qualidade do subleito (camada mais profunda do solo) da Avenida Princesa Isabel, já que toda extensão de área do complexo viário fica localizada sobre um lençol freático da Bacia do Rio Cachoeira, cuja umidade estava inviabilizando o fluxo da obra.
Após a constatação positiva das análises, as equipes da empresa contratada Coesa Engenharia iniciaram a etapa de reforço do subleito (fase essencial para criar estabilidade no solo).
A próxima fase será a de execução da sub-base e base (camadas estruturais que suportam as cargas do tráfego e distribuem as tensões para as camadas inferiores). Por fim, haverá o revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
Governadores do Nordeste anunciam medidas de estímulo ao desenvolvimento e Bahia lidera em número de propostas
Projetos foram apresentados durante a COP Nordeste, reunião preparatória
para a COP 30, que será realizada no Pará, em novembro
A Bahia foi o estado com o maior número de propostas apresentadas na Chamada Nordeste, uma iniciativa inédita do Consórcio Nordeste, em parceria com BNDES, FINEP, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, que vai disponibilizar R$10 bilhões para financiar e apoiar planos de negócio, que contemplem investimentos privados estratégicos na região. Com 63 projetos que somam R$39 bilhões de demanda por crédito, a Bahia liderou o ranking de propostas de investimentos, superando sozinha em mais de três vezes o valor total disponibilizado para os nove estados nordestinos.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o desempenho da Bahia demonstra a maturidade do setor produtivo do estado e sua sintonia com os desafios do desenvolvimento sustentável. “Temos projetos robustos e inovadores que vão gerar empregos, renda e acelerar a transição energética na Bahia e no Nordeste. O protagonismo baiano é fruto de planejamento e diálogo com o setor produtivo e os investidores”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
Ao todo, a Chamada Nordeste recebeu 246 projetos oriundos de empresas, cooperativas e consórcios. Embora focada no Nordeste, a chamada atraiu interesse nacional com um terço das propostas vindo de empresas sediadas em outros estados brasileiros. Mesmo nesse cenário competitivo, a Bahia se destacou com a atração da maior quantidade de iniciativas, reforçando sua posição de polo de investimentos regionais.
Fome e extermínio em Gaza
Adriana Vilar de Menezes, no Jornal da Unicamp (parte 2)
Um mês antes de o Exército de Israel assassinar as irmãs Mayson, Rofida e Arwa Yaqoub El Ghalayini, na Faixa de Gaza, o médico Hazem Adel Ashmawi recebeu uma mensagem de Rofida, prima de sua mãe que tratava como tia. Ela perguntava, em árabe: “Kaifa el hal?” (como você está?). “Eu disse: ‘Que bom, tia, que você ligou, porque não estávamos conseguindo falar com ninguém. Espero que vocês estejam bem’”, lembra Ashmawi, que trabalha no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e que já sabia, em meados de 2024, sobre a fome na região. Suas tias relatavam ter dificuldade para conseguir alimentos. “Depois ela não me ligou mais.”
As três primas de Salwa Mohamed El Ghalayni, mãe de Ashmawi, com as quais ela conversava com frequência, quiseram permanecer em sua casa pois acreditavam que, como no passado, logo a violência das ações do Exército de Israel, iniciadas em outubro de 2023 em resposta a um ataque do Hamas que vitimou mais de 1.200 israelenses (outros cerca de 250 foram sequestrados), diminuiria, como já acontecera antes, especialmente desde 1948, quando ocorreu a Nakba (“catástrofe”, em árabe), a expulsão e o desterro dos palestinos logo após a invasão da Faixa de Gaza pelas Forças Armadas judaicas. As três não imaginavam, porém, que, além dos bombardeios e das invasões realizados por Israel, a população enfrentaria também o extermínio resultante da fome.
Desnutrição aguda
No último dia 22 de agosto, um relatório produzido com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), com base na Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC, na sigla em inglês), atestou uma situação de fome generalizada na Faixa de Gaza. Entre mulheres e crianças, cerca de 500 mil pessoas passam fome hoje na região. O relatório afirma que pelo menos 132 mil crianças com menos de cinco anos de idade correm risco de morrer por desnutrição aguda.
Israel, no entanto, acusa os órgãos responsáveis pelo relatório de distorcerem os dados. Ao mesmo tempo, o mundo acompanha, em tempo real, as imagens de crianças que imploram por alimento. Em meio a uma guerra de narrativas, o governo judaico divulgou, no início de agosto, as imagens de um refém israelense em estado de inanição, em contraposição às cenas da população palestina clamando por alimento. O vídeo com o refém havia sido enviado pelo próprio Hamas, que mantém cerca de 20 israelenses em cativeiro. O grupo palestino ainda manteria sob seu poder os corpos de 30 israelenses já mortos.
Segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, a fome resulta de uma “obstrução sistemática israelense” impedindo a entrada de ajuda na Faixa de Gaza. Fletcher disse ainda à imprensa que há toneladas de comida paradas na fronteira. “São necessários um cessar-fogo e a abertura das fronteiras. Deixem-nos entrar [na Faixa de Gaza]”, completou o subsecretário. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o relatório foi “inventado” como parte de uma campanha do Hamas. “Não há fome na Faixa de Gaza. IPC, pare de mentir”, publicou em uma rede social o órgão israelense. Ao mesmo tempo, Israel inicia uma operação de tomada da cidade de Gaza, ignorando os protestos de fatia importante da população israelense, que tem saído às ruas para pedir o fim da guerra.
“O que Israel faz na Faixa de Gaza não tem precedentes no século XXI”, disse o historiador israelo-americano Omer Bartov em entrevista à BBC News Mundo. Especialista em estudos sobre o Holocausto e genocídios, Bartov serviu como soldado de Israel na década de 1970 e hoje trabalha como professor na Brown University (EUA). Nascido em Israel, de uma família judia originária da Ucrânia, o docente estudou na Universidade de Tel Aviv (Israel) e na Universidade de Oxford (Reino Unido). “O que está acontecendo na Faixa de Gaza se encaixa na definição de genocídio”, disse, na entrevista. O termo foi criado pelo advogado polonês Raphael Lemkin, em 1944, para descrever o Holocausto, o extermínio sistemático de judeus que ocorria naquele momento.
vejam o texto completo em:
Obras de requalificação da Praça da EMASA são iniciadas no Mangabinha
Moradores das ruas Zildolina, Alto Brasileiro e Berilo Guimarães, no bairro Mangabinha, foram surpreendidos na manhã de hoje, dia 17, pelo barulho de homens e máquinas que deram início às obras de requalificação da Praça da EMASA.
A completa reforma da praça pública é uma contrapartida do Empreendimento Vog Grapiúna, das empresas E2 Engenharia e Souza Gomes & Gráfico Empreendimentos, responsáveis pelo condomínio residencial no bairro.
Segundo o gerente de Saneamento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Tauan Sampaio, o futuro espaço de lazer e entretenimento contará com área verde, passeio em concreto, parque infantil e reforma da Estação Elevatória (EEE II).
“Essa contrapartida do Empreendimento Vog Grapiúna irá garantir aos moradores do Mangabinha um novo espaço para desfrutar do lazer e convivência entre as famílias do bairro, proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos”, disse Sampaio.
Durante a COP Nordeste, Jerônimo destaca potencial da Bahia em energia renovável


Refinaria de Mataripe faz 75 anos e une história, modernidade e sustentabilidade
A Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país, completa 75 anos de história. Desde 2021 sob gestão da Acelen, empresa de energia do Mubadala Capital, a planta industrial se consolidou como uma das mais modernas da América Latina, responsável por 14% da capacidade de refino nacional de petróleo, 41% do Nordeste e 80% da Bahia. Além de garantir segurança energética, a refinaria é protagonista em inovação, produtividade operacional e impacto socioambiental positivo. Na geração de empregos, 21% do quadro de colaboradores são talentos das comunidades do entorno da refinaria.
Desde que assumiu a Refinaria de Mataripe e até o dia atual, a Acelen investiu mais de R$ 3 bilhões na modernização do ativo, elevando padrões de segurança, tecnologia, eficiência energética e fortalecimento da gestão ambiental. O avanço trouxe ganhos ambientais, redução de custos e mais competitividade para a Bahia. No 1º trimestre de 2025, a refinaria superou 90% de utilização e registrou recordes em diesel S10 e QAV. O portfólio, agora com mais de 30 produtos e seis novidades, atende a mais de 50 clientes.
Os avanços refletem a redução de mais de 60% nas emissões de gases emitidos pelo flare, o equivalente ao CO? capturado por 370 campos de futebol de área plantada de macaúba. Houve também redução no consumo de energia. Comparado a 2021, o índice caiu 17%, equivalente ao consumo residencial inteiro de estados como Sergipe ou Rondônia. Na prática, a economia representa energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,37 milhões de habitantes, quase o tamanho de Salvador.
Mutirão do Agora Tem Especialistas realizou 3.499 atendimentos na Bahia
O balanço final do mutirão de atendimentos à população para reduzir filas do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, no sábado (13), resultou em 3.499 atendimentos, entre cirurgias eletivas, consultas com especialistas, exames e procedimentos nos dois hospitais universitários federais que participaram da ação no estado.
Os atendimentos na Bahia foram realizados no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/UFBA) e na Maternidade Climério de Oliveira (MCO/UFBA). No Hupes foram 1.744 atendimentos, entre 50 cirurgias eletivas e 1.694 exames e outros procedimentos. A MCO realizou quatro cirurgias, 280 consultas e 1.471 exames e procedimentos, um total de 1.755 atendimentos.
NÚMEROS – Foram 34.290 procedimentos para atender pacientes do SUS. O número superou em 15% a expectativa de 29 mil previstos. Ao todo, foram 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos. O resultado representa um aumento de 175% em relação aos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho. O terceiro Dia E está previsto para dezembro. Na primeira edição, no início de julho, houve 1.060 cirurgias eletivas, 1.244 consultas especializadas e 10.160 exames e terapias. A segunda edição ampliou o número de cirurgias eletivas em 57%, o número de consultas em 225% e o número de exames em 181%.
“Foram anos para construir a possibilidade de a gente fazer com que o povo mais pobre tenha direito a especialistas. É um milagre que está acontecendo neste país para fazer com que todo mundo seja tratado em igualdade de condições. A doença não espera. Com esse programa, a ideia é fazer com que possamos dar o atendimento na qualidade que o povo precisa”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República