:: 1/set/2025 . 17:30
”Habitação é direito. Esse é um projeto fundamental para a gente”, reforçou Jerônimo em anúncio da construção de mais 3.401 habitações do Minha Casa Minha Vida na Bahia
Mais 3.401 famílias baianas terão a oportunidade de realizar o sonho da casa própria com o anúncio da nova fase de obras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), fruto de parceria do Governo do Estado com o Governo Federal. Nesta segunda-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizaram obras e firmaram compromisso para a construção de unidades de habitações em 57 municípios da Bahia, durante cerimônia no Centro de Convenções de Feira de Santana. O investimento anunciado foi de R$ 305,9 milhões.

“Habitação é direito. Quando construímos casas, pensamos no acesso, na coleta de lixo, no transporte, no serviço de saúde. Esse é um projeto fundamental para a gente. A gente quer que as famílias tenham unidades de saúde nas proximidades para que tenham acesso fácil a vacina, para que possam levar o filho para fazer um exame. O Minha Casa Minha Vida chega para transformar a comunidade como um todo”, enfatizou o governador.

Para Cailene Tito dos Santos, de 22 anos, que vive com o marido e os filhos em uma casa que não comporta a família na cidade de Rafael Jambeiro, o anúncio é uma realização pessoal. “Eu moro de favor. Eu, meu esposo, meus dois filhos e meu irmão. Moramos todos na casa do meu cunhado há mais ou menos nove anos. Imagina? Essa casa será um sonho realizado. Vamos ter uma casa, um conforto, a segurança de ter uma casa própria. É um sonho”, reafirmou.
MCMV Bahia
Prefeitura faz parceria com o SICREDI para plantio de mudas através do Projeto “Itabuna Mais Verde”
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), em parceria com o SICREDI, realizou no sábado, dia 30, o plantio de mudas de Quaresmeiras e Ipês, espécies nativas da Mata Atlântica, no canteiro central da Avenida Firmino Alves, no Centro da cidade.
A ação integrou o programa “Dia C”, iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira SICREDI, que contou com o apoio técnico da Prefeitura para fomentar o reflorestamento urbano e a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.
Este plantio marcou um momento especial: as quaresmeiras foram as primeiras árvores, dessa espécie, inseridas no projeto de arborização “Itabuna Mais Verde” desenvolvido pela Prefeitura com o objetivo de ampliar áreas verdes urbanas e contribuir para o equilíbrio ambiental.
Durante a atividade, o gerente de negócios do SICREDI, Jonatas Pitanga, agradeceu o apoio da prefeitura e enfatizou quais os próximos passos da instituição financeira: “Agradeço esta parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e reafirmo que vamos monitorar e acompanhar o crescimento das mudas plantadas. O ‘Dia C’ reforça nosso compromisso com a educação ambiental e o bem-estar da população. Esse monitoramento faz parte da nossa atuação para garantir que o plantio gere resultado real e que no futuro a juventude tome conta do que começamos”, afirmou.
Cantora lança single “Madeira” em parceria com o MST
A cantora mineira Titane está lançando o single “Madeira”, que integra seu novo álbum. A faixa marca uma colaboração com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e traz a participação especial do Bloco Pisa Ligeiro, grupo criado na Escola de Arte João das Neves, em Minas Gerais, iniciativa cultural do próprio movimento.
Composta por Sérgio Pererê, a canção conta com a presença do músico Paulo Santos, do grupo Uakti. O lançamento será acompanhado de um videoclipe dirigido por Papoula Bicalho, que estreia no canal oficial da artista no YouTube (@titaneoficial). O vídeo destaca a força e a resistência de trabalhadores do campo, da cidade e das agroflorestas, celebrando a cultura popular ligada à luta pela terra.
A parceria entre Titane e o MST é fruto de uma relação construída desde 2016, durante a ocupação da Funarte em Belo Horizonte. Esse diálogo resultou na criação da Escola de Arte João das Neves, em 2017, e do Bloco Pisa Ligeiro, lançado no carnaval de 2020. O grupo utiliza enxadas como instrumentos de percussão e se consolidou como espaço de formação artística e de expressão cultural do movimento.
Governo do Estado faz cessão de terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
Com os recursos da segunda edição do PAC Seleções, o programa Agora Tem Especialistas viabilizará a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública de saúde no município de Feira de Santana com a construção de uma policlínica. O novo equipamento será erguido em uma área cedida pelo Governo do Estado. A assinatura do termo de entrega do terreno ao município aconteceu nesta segunda-feira (01) pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.

Localizada no bairro Campo Limpo, às margens da BR 116, a área cedida pelo Governo do Estado tem extensão de 15 mil m². Jerônimo Rodrigues destacou a importância do trabalho em conjunto entre os governos. “Estamos fazendo um arranjo muito bom, onde o Governo Federal, o Estado e o Município entram juntos para ampliar a oferta de serviços. Se a população tem uma assistência adequada no seu município, muitas vezes ele não precisa ir para um hospital de alta complexidade”, afirma o governador.
Palestra sobre Cooperativismo e Educação Financeira fortalece os associados da AACRRI
A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) promoveu um momento especial de formação e integração. Em parceria com a SICOOB COOPEC de Itabuna, os 54 associados participaram de uma palestra sobre Cooperativismo e Educação Financeira, que trouxe reflexões e orientações práticas para o fortalecimento da categoria.

O encontro aconteceu no auditório do SEST SENAT de Itabuna, através de uma articulação da Defensoria Pública do Estado da Bahia- 4ª Regional, através do Programa Mãos que Reciclam, com o acompanhamento da assistente social Andréa Pires dos Reis do Núcleo de Gestão Ambiental.
Durante a palestra, foram abordados temas como conceito e princípios do cooperativismo, ressaltando a importância da união e da gestão coletiva; educação financeira, com dicas práticas sobre planejamento de renda, organização de gastos e a importância de investir no futuro; o cooperativismo como instrumento de autonomia, cidadania e inclusão social.

O momento foi também de partilha e reconhecimento. A associada Clécia Lima dos Santos emocionou os colegas ao dizer “quero agradecer a todos os meus colegas pela parceria. Sei que podemos contar uns com os outros na nossa caminhada profissional. Sucesso para nós”.
Orquestra Castro Alves, da Neojiba, reúne multidão em concerto pelos 115 anos de Itabuna e 36 anos da EMASA
A Praça Rio Cachoeira ficou lotada na noite deste sábado (30) para o concerto da Orquestra Castro Alves, do NEOJIBA, em celebração aos 115 anos de emancipação política de Itabuna e aos 36 anos da EMASA. O espetáculo emocionou o público, reunindo cerca de 80 músicos sob a regência do maestro Eduardo Salazar.

O evento contou ainda com a participação do pianista itabunense Levi Gabriel, que expressou a felicidade de se apresentar em sua cidade natal.
“É uma alegria imensa voltar a Itabuna e compartilhar esse momento tão especial através da música”, afirmou.

O prefeito Augusto Castro destacou a importância da celebração para a cidade.
“Receber a Orquestra Castro Alves, do NEOJIBA, em um concerto grandioso como este, é celebrar não apenas o aniversário de Itabuna, e da EMASA, mas também reafirmar o valor da cultura como ferramenta de transformação e inclusão social”, disse.
Pau Brasil: prefeito e coordenador de agricultura se reunem com deputado federal Valmir Assunção
O prefeito de Pau Brasil Robson Venâncio e o coordenador de Agricultura e Agropecuária Eliomar Melo (Xixa) se reuniram em Salvador com o deputado federal Valmir Assunção (PT), para tratar das demandas da agricultura no município.
Pau Brasil tem uma agricultura familiar forte com pequenos e médios produtores, agricultores indígenas e assentamentos da reforma agrária. O município acaba de elaborar o plano municipal de desenvolvimento rural para os próximos quatro anos sob a liderança do Prefeito Robson, amplamente dialogado com a sociedade em apresentações públicas por todo território.

“Temos tido o aval do Prefeito Robson e do secretário de Agricultura Alberto Evangelista para tratar das questões rurais, desde habitação, estradas vicinais, até a produção rural e tem sido um desafio haja vista o abandono que pegamos o município, na agricultura a sensação é de terra arrasada: sem maquinários, sem equipe técnica, inclusive sem sala, sem sequer um computador, estamos iniciando praticamente do zero” declarou Eliomar Melo “Xixa”

De acordo com Xixa, “a ex-prefeita Bárbara Prado deixou todos os equipamentos da secretaria de agricultura danificados, todas as estradas vicinais intransitáveis, sem máquinas, o município até o momento não tem uma caçamba em condições de uso”.
Bahia realiza mais de 1.100 regulações em um dia e acelera transferências de pacientes
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) realizou neste sábado (30) um novo mutirão de regulação que resultou em 1.133 transferências de pacientes para unidades de referência em todo o estado. Em apenas 24 horas, a Central Estadual de Regulação coordenou as remoções, priorizando casos graves e diminuindo a pressão sobre as UPAs e hospitais de pequeno porte.
O Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, liderou como destino mais acionado, com 73 regulações. Na sequência vieram o Hospital Geral Roberto Santos (59), o Hospital Geral do Estado (52), o Hospital Geral Clériston Andrade (46) e o Hospital Regional Costa do Cacau (41). No total, 98 hospitais e serviços receberam pacientes, incluindo o recém-inaugurado Hospital Regional do Velho Chico, em Ibotirama, que já entrou em operação durante a ação.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o impacto imediato da estratégia. “Cada mutirão representa vidas salvas e sofrimento abreviado. A regulação é a inteligência do SUS: conecta a necessidade do paciente ao leito disponível, em qualquer parte da Bahia. E com isso, garantimos que ninguém fique desassistido por falta de acesso”, afirmou.
- 1











