:: 10/dez/2019 . 20:08
4º Festival de Teatro do Interior da Bahia abre inscrições
Estão abertas as inscrições para a 4ª Festival de Teatro do Interior da Bahia. Companhias, produtoras, grupos ou artista independente, titular de um espetáculo teatral do interior, podem se inscrever por meio do formulário online no link até o dia 30 de dezembro de 2019.
O festival tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura. As 12 montagens selecionadas serão divulgadas até o dia 15 de janeiro de 2020 nas redes sociais do festival e imprensa. A partir daí, os 12 espetáculos irão integrar o Festival propriamente dito, que acontece em três cidades baianas entre os meses de fevereiro e março. A curadoria do Festival será responsável por convidar mais duas montagens das cidades-sede do projeto para participar da programação, que inclui também mesas redondas, palestras e oficinas.
Cada montagem contemplada se apresentará duas vezes. As cinco melhores serão indicadas ao mais prestigiado prêmio do teatro baiano, o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Espetáculo do Interior da Bahia. Idealizada em 2015, junto com a primeira edição do Festival de Teatro do Interior, a categoria tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos.
O edital da seleção para o Festival pode ser solicitado pelo email atendimento@polocultural.art.br
Festival de Economia Solidária em Salvador é oportunidade para compras natalinas
Até o dia 23 de dezembro, a produção de cooperativas, associações e grupos produtivos de 15 territórios de identidade da Bahia é o destaque da 2ª edição do Festival de Economia Solidária realizada no Salvador Shopping. O evento, que foi lançado na noite desta segunda-feira (9), ocupa a Praça de Serviços (Piso G1), de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos, das 13h às 21h. Entre os destaques estão peças artesanais, alimentos e itens de vestuário e uma programação composta por apresentações culturais, aulas-show, desfiles de moda e outras atividades relacionadas à economia solidária.

Festival de Economia Solidária.
Fotos: Camila Souza/GOVBA
A Iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) tem como objetivo aproveitar o público que circula pelo centro comercial durante o período natalino para incrementar as vendas do segmento. “São quase três milhões de pessoas que circulam aqui nesse shopping durante um período de alto consumo e fluxo intenso, o que dá mais visibilidade para os produtos de 200 empreendimentos”, comentou o titular da pasta Davidson Magalhães.
Rui assina ordem de serviço para início das obras do VLT

Na manhã desta terça-feira (10), a Estação Ferroviária da Calçada foi palco para a assinatura da ordem de serviço para a implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT) na capital baiana. O início das obras foi autorizado pelo governador Rui Costa, que estava acompanhado de outras autoridades e representantes do consórcio Skyrail Bahia, que irá executar os serviços. O VLT fará a ligação entre o bairro do Comércio, em Salvador, e a localidade conhecida como Ilha de São João, situada em Simões Filho, na região metropolitana.
“Hoje não estamos dando início apenas a um novo modal de transporte, estamos abrindo portas para o desenvolvimento e para a melhora da qualidade de vida da população do subúrbio ferroviário, da região de Itapagipe, da Liberdade e de Simões Filho. Além de oferecer uma mobilidade mais digna e confortável para estas pessoas, a expectativa com a implantação do VLT é também aumentar a empregabilidade na região, que certamente irá atrair novos empreendimentos, como hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros”, declarou o governador.
As obras terão custo de R$ 2 bilhões e a expectativa é de que promova avanços para a região do Subúrbio Ferroviário, com geração de empregos e oportunidades de novos negócios. A obra será executada pelas empresas Metrogreen e Build Your Dreams (BYD).
Internos do Conjunto Penal de Itabuna fazem provas do Enem após “aulão” com Pisit Mota
Cerca de 50 reeducando do Conjunto Penal de Itabuna fazem, nessas terça e quarta-feiras (10 e 11), as provas do Enem 2019 para a população privada de liberdade (Enem-PPL 2019). A preparação foi encerrada na tarde de segunda-feira (9), com uma aula-show do humorista – e professor – Pisit Mota, além de uma revisão de Espanhol, com a professora Rute Praxedes, colaboradora da própria unidade.
Pisit usou o humor para descontrair os candidatos, contando, de forma divertida, como se fez o homem e profissional de hoje, saindo de uma realidade muito parecida com a da maioria dos detentos. Falou de coisa séria, também, com diversas dicas de concentração e foco para resolução das questões da prova.
Foi mais de uma hora de show, que divertiu, instruiu e, mais que tudo, mostrou a cada um que é possível, transformar a sua realidade a partir da educação. “Tenho certeza que teremos alguns aprovados. Mas, só de participar de uma prova dessas, isso já é uma grande vitória. Se formos observar quantas pessoas gostariam de fazer as provas do Enem, porém sequer conseguiram a inscrição. Vocês já são vencedores”, afirmou, sob aplausos.
Médica sulbaiana lidera GT na Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil

Dra. Teresa Fonseca
A oncologista pediátrica e diretora do Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia, Drª Teresa Fonseca foi indicada para integrar as ações da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate do Câncer Infantil como líder do Grupo de Trabalho do tema Habilitação e Estruturação do Tratamento. “Essa indicação significa um reconhecimento ao trabalho que tem desenvolvido em favor de avanços da oncologia pediátrica”, informou o comitê gestor do projeto.
A médica irá orientar as discussões de seu grupo por webnars e dar consistência a propostas que, junto com as propostas dos demais grupos, irão embasar a elaboração de uma política nacional de oncologia pediátrica e outras mudanças nas políticas públicas do país que melhorem as condições de prevenção, detecção, diagnóstico, tratamento e cuidados centrados na família, visando aumentar as chances de cura do câncer infantil no Brasil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano.
A Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil foi lançada no Congresso Nacional em Brasília, em 13 de agosto de 2019, com o intuito de melhorar ainda mais os índices de cura em crianças e adolescentes com câncer no país. A iniciativa é do Deputado Federal Bibo Nunes (PSL) em parceria com o Instituto Ronald McDonald e o Instituto do Câncer Infantil.
Óleo no Nordeste é pauta da COP-25 na Espanha

Aproveitando a presença de importantes instituições internacionais na COP-25, que ocorre durante toda essa semana em Madri, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira denunciou o crime ambiental causado pelo derramamento de óleo no litoral nordestino e o descaso do Governo Federal na resolução desse grave problema, que deixou prejuízos para o ambiente marinho e para a vida econômica dos trabalhadores que vivem da pesca e do marisco.
Após deixar um rastro tóxico por milhares de quilômetros, o óleo chegou às praias da costa baiana no dia 3 de outubro. “Os estuários e manguezais são motivos de grande preocupação ambiental e socioeconômica. Para se ter uma ideia, na Bahia, cerca de 60 mil pessoas tira o sustento direto ou indiretamente dos manguezais. É uma situação muito critica e não dá para entender como a Petrobras, que é referência no mundo em exploração e transporte de petróleo no mar, não tenha expertise e tecnologia para defender os manguezais. Era preciso no mínimo um diálogo para encontrar uma solução que pudesse proteger o meio ambiente”, destacou o secretário.
Até o momento, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Defesa Civil encaminharam para os municípios mais de 18 mil equipamentos de proteção individual (EPIs). Pás, carros de mão, peneiras, baldes e sacos plásticos estão entre os itens que foram distribuídos para os 31 municípios atingidos pelas manchas de óleo. As toneladas de óleo das praias também foram recolhidas pelo Estado, que dará uma destinação final aos resíduos coletados.
“Para além dos esforços conjuntos, estado, municípios e sociedade, para a limpeza das praias afetadas e mitigação dos danos, a angústia que acometeu a todos nós se deu pela ausência de informações seguras sobre a origem e quantidade do óleo derramado no litoral do Nordeste. Até hoje, três meses depois, ainda desconhecemos a causa do problema e os responsáveis pelo vazamento de óleo”, lembrou o secretário, que também destacou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados para investigar atos e omissões e apurar responsabilidades.
A Conferência do Clima (COP-25) começou no último dia 2 e segue até a próxima sexta-feira (13). A diretora-geral do Inema, Márcia Telles; o diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento do Inema, Eduardo Topázio; e o assessor de Internacionalização da Sema, Pedro Tojo também integram a comitiva baiana.
Sinjorba denuncia perda de direitos com a MP 905
O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, participou da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador. Diante dos vereadores, o sindicalista demonstrou a insatisfação da categoria contra a Medida Provisória nº 905. A proposta do Governo Federal altera cerca de 60 artigos e mais de cem dispositivos da Consolidação dos Leis do Trabalho (CLT), além de revogar outros 37. Conforme crítica do Sinjorba, a MP ainda prevê a possibilidade de ampliação da jornada de trabalho da categoria, resguardada pelo Artigo 303 da CLT.

“A prática do jornalismo vem sendo atacada no Brasil. Em 2009, lamentavelmente, o Supremo (Tribunal Federal) acabou com a exigência de diploma para o exercício profissional e derrubou a Lei de Imprensa no Brasil. Nós somos o único país signatário das Organizações das Nações Unidas (ONU) que não possui uma lei de impressa para regulamentar nosso trabalho”, lamentou Moacy.
Policlínica Regional de Saúde de Itabuna já realizou mais de 20 mil atendimentos
Desde a sua inauguração, em setembro deste ano, a policlínica já realizou cerca de 20 mil atendimentos com maior demanda para exames de ressonância magnética, ecocardiograma, ultrassom, dentre outros de media complexidade. A diretora geral da unidade em Itabuna, Elizia Meire Ribeiro Couto, informou que os consultórios de angiologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e oftalmologia também tem uma grande demanda. Biopsia, procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético também estão incluídos na lista de exames.
“Pacientes que aguardavam mais de dois anos para fazer um exame, hoje tem dia e hora marcada e aquele paciente de outros municípios ainda tem transporte gratuito para trazê-lo e leva-lo de volta para sua residência, após o atendimento”, explicou a diretora. Ela disse que a policlinica disponibiliza o numero de consultas de acordo com o perfil de cada município, e é feito pela Secretaria de Saúde de cada cidade consorciada. Todo o processo é visualizado tanto pelo município quanto pela policlincia por meio do Sistema Integrado de Gestão em Saúde – Sigs, “e graças a isso o atendimento é rápido, sem burocracia e sem demora”.
Elizia Meire informou ainda que, caso um paciente atendido por um neurologista, por exemplo e necessitar de um otorrino, cardiologista ou outro tipo de serviço naquele momento, o médico já o encaminha para a outra especialidade, sem autorização da regulação. “É assim que o SUS deve ser, é assim o SUS que queremos, sem burocracia, a não ser a estritamente necessária, sem longas filas e sem demora e com um serviço de alta qualidade e que atenda bem ao cidadão em suas necessidades”.
A unidade em Itabuna conta com uma equipe de 22 médicos distribuídos em 20 consultórios, 16 especialidades e 68 funcionários. A Policlínica Regional funciona por meio de consórcio, sendo que 60% são mantidos pelos municípios da região e 40% do estado
Rui Costa e Dias Toffoli assinam termo para criação de Escritório Social na Bahia

Assinatura do fermo de cooperação técnica para implementação do escritorio social.rnFoto: Alberto Coutinho/GOVBA
O governador Rui Costa assinou, nesta segunda-feira (9), o termo de cooperação técnica para implementação do Escritório Social na Bahia. O acordo, firmado entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê a articulação entre Executivo, Judiciário e sociedade civil para qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e o presidente em exercício do TJBA, desembargador Augusto Bispo, participaram do ato, realizado no gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
“A ideia é instalar [o escritório] em Salvador, mas atendendo o estado inteiro. Hoje, a Bahia tem algo singular em relação ao Brasil. Nós temos escritórios que fazem o monitoramento de presos que são condenados, mas não são encarcerados. É um investimento que vale muito a pena. Se eles [detentos] não voltarem a reincidir, significa que a sociedade vai viver em paz. É uma orientação do CNJ que nós estamos aderindo. Nós vamos implantar e repercutir isso nas 17 regiões onde nós temos esses núcleos”, explicou Rui.
Detran lança versão digital da Carteira de Habilitação
O Detran lança nesta terça-feira, 10, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito e o Serpro. No aplicativo Carteira Digital de Trânsito, estarão disponíveis a Carteira Nacional de Habilitação e o CLRV nas versões eletrônicas.
Para obter a CNH e o CRLV digitais, o cidadão deve baixar o aplicativo CDT no Google Play e na App Store, e cadastrar os documentos, o que permitirá visualizá-los sem a necessidade de acesso à internet. Somente veículos com o licenciamento em dia e carteiras que possuem o QR-Code podem ser cadastrados.
O proprietário do veículo poderá compartilhar o CRLV eletrônico com até 5 pessoas, que precisarão baixar também o app. Quem receber o documento não conseguirá exportar dados nem fazer compartilhamento. O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destaca a segurança da ferramenta.
“O aplicativo é protegido por senha e biometria. A autenticidade dos documentos é garantida por um QR-Code gerado no sistema e que pode ser verificado mesmo quando o celular estiver sem internet. O cidadão terá os dois documentos obrigatórios para dirigir regularizado na palma da mão e sem custo”.











