:: 16/maio/2013 . 17:11
Ministério das Minas e Energia autoriza Bamin a extrair minério de ferro no Oeste da Bahia
O Ministério das Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União de hoje (16) a outorga à Bahia Mineração da concessão para a lavra de minério de ferro em Caetité e Pindaí, no Oeste da Bahia. A concessão abrange uma área de 1.342,29 hectares, com produção anual prevista de 33 milhões de toneladas. A extração é relativa à reserva medida de 462.90 milhões de toneladas, que consta do Plano de Aproveitamento Econômico da Jazida, aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM;
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial a Bamin deve iniciar os trabalhos de extração no prazo máximo de seis meses. O minério de ferro deverá ser exportado pelo Porto Sul, obra do Governo da Bahia em parceria com a Bamin, que já teve a licença ambiental concedida pelo Ibama e deve ser iniciada ainda neste semestre. O Porto Sul, que terá investimentos de R$ 4,2 bilhões de reais, é considerada uma das principais obras de logística do Brasil e está ligado à Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que já está sendo construída.
Cidadelle patrocina o Itabuna no Campeonato Baiano
O Cidadelle Empreendimentos vai patrocinar o patrocinio ao Itabuna Esporte Clube na participação do clube no campeonato baiano, quando o time azulino pretende voltar à elite do futebol do estado.
Em sua interação com as comunidades de Ilhéus e Itabuna o Cidadelle já patrocinou eventos dos mais diversificados, como um Congresso de Direito da UESC, uma peça teatral em Itabuna, o réveillon 2012/2013 do Yatch Clube de Ilhéus e o evento gospel Aleluia Fest, em Ilhéus. “Quando patrocinamos um evento em qualquer das duas cidades acreditamos estar ajudando a região como um todo, pois não podemos enxergar as duas cidades de forma separada. Ao apoiar eventos culturais e esportivos é por acreditar que esses eventos ajudam a desenvolver a região” afirma a Gerente de Marketing Martina Teixeira.
Para a assinatura de contrato com o Itabuna Esporte Clube será realizado um evento no Espaço Cidadelle, na rodovia Jorge Amado, na próxima quarta-feira, 22 de maio, às 9;30 hs, quando estarão presentes os dirigentes do empreendimento, da empresa GS que administra o Itabuna e representada por Gabriel Silva e a imprensa local.
Servidores públicos de Itabuna debatem mudança de regime jurídico
Cerca de 400 servidores municipais, dentre eles professores, agentes comunitários de saúde, agente de endemias, guardas municipais e trabalhadores do Settran, do debate promovido pelo Sindserv e pelo SindiAcs/Ace, para debater as diferenças entre os regimes celetista e estatutário. Diante da exposição dos advogados, a imensa maioria dos trabalhadores presentes ao debate se manifestou pela manutenção do regime celetista.
Ilhéus: empregada posta no Facebook fotos com roupas e jóias roubadas da patroa
A empregada doméstica Leide Marcelino dos Santos foi presa em Itajuipe no Sul da Bahia. O motivo é prosaico: Leide postou no Facebook fotos com roupas e jóias roubadas de sua patroa, uma empresária, moradora de Ilhéus.
Como nem a patroa nem a polícia curtiram isso, a doméstica foi detida. As jóias e roupas foram devolvidas à empresária.
Noite do Charuto do Brasileiro terá harmonização com duas cachaças da Weber Haus
A cachaça Weber Haus Amburana, envelhecida nesta variedade de madeira, foi selecionada para acompanhar a primeira edição da Noite do Charuto Brasileiro, promovida pelo Consulado del Charuto, em São Paulo. O outro rótulo que será apreciado nesta quinta-feira (16), a partir das 18h, será a Weber Haus Extra Premium Black 6 Anos, envelhecida em barris de carvalho e bálsamo e com reconhecimento internacional.
A apresentação dos produtos ficará a cargo do consultor em bebidas e integrante do Grupo de Estudos da Cachaça (Gedec) Luís Cláudio Fernandes, um dos elaboradores do histórico blend da cachaça Lote 48 Weber Haus 12 Anos – de edição limitada a 2 mil exemplares numerados. “Será o primeiro grande encontro dos maiores produtores de charuto no Brasil. Acredito que o embrião de outros eventos ainda maiores no segmento. E achamos que as cachaças da Weber Haus oferecem um belo acompanhamento. A Amburana tem um belo paladar e a 6 Anos harmoniza muito bem”, explica Fernandes.
A nota triste para nós sulbaianos apreciadores de cachaça e charutos: o Consulado del Charuto fica na rua Barão do Triunfo, 502, no Brooklin, em São Paulo.
Câmara dos Deputados, finalmente, aprova a MP dos Portos
Depois de quase 24 horas de sessão, a Câmara dos Deputados conseguiu há pouco finalizar a votação da Medida Provisória (MP) 595, a MP dos Portos, que estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações para instalações portuárias, públicas e privadas. A matéria segue agora para o Senado onde tem que ser votada até a meia-noite para não perder a validade.
A votação do texto-base da matéria ocorreu na madrugada de ontem (15), mas devido à obstrução de partidos da oposição parte da base aliada, a votação se arrastou por mais quase 50 horas de debates em quatro dias de votação. Somente a votação da redação final da matéria levou cerca de 7h.
No Senado, a base aliada já tem pronta a estratégia para votar a Medida Provisória ( MP) 595, a MP dos Portos. Às 11 horas, o presidente Renan Calheiros fará a leitura da MP para, em sessão subsequente, colocá-la em votação.
Plano de Desenvolvimento da Apicultura é lançado em Ilhéus
O fortalecimento da agricultura familiar, a introdução e consolidação de técnicas e métodos na criação de abelhas, desenvolvendo tecnologias para o incremento da produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos são pontos fundamentais defendidos no Plano de Desenvolvimento da Apicultura na Bahia, lançado, durante o V Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, que vai até sexta-feira (17) no Centro de Convenções de Ilhéus. O plano foi apresentado pelo superintendente de Agricultura Familiar (Suaf), da Seagri, Wilson Dias, que destacou a importância social e econômica da iniciativa. “Esta é uma das cadeias mais importante do Estado, e nosso objetivo é estimular seu crescimento, dando sustentabilidade”.
O plano aponta para o aproveitamento das potencialidades do Estado para incrementar a renda das famílias para que a produção do mel e pólen seja utilizada, não apenas como remédio, mas, sobretudo, como alimento permanente e de qualidade na mesa dos brasileiros. Para isso, ele foi elaborado através de planejamento intensamente participativo, onde os protagonistas locais tiveram a oportunidade de catalogar, discutir e refletir os dados do diagnóstico realizado e construir a agenda de mudanças.
De acordo com o secretario estadual de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a atividade tem crescido nos últimos anos, isso porque a Bahia apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento e reprodução das abelhas, a exemplo dos diversos biomas. “A quantidade de apicultores, em sua maioria agricultores familiares, na atividade em 2010 foi de 8.850, em 2012 foram contabilizados 9.466 e a nossa previsão é de, em 2014, 10.412 apicultores”, ressaltou.
Seis PMs são indiciados pelo sumiço de garoto em Vitória da Conquista
O delegado Neuberto Costa, titular da Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista, encaminhou ao Ministério Público, o inquérito policial sobre o desaparecimento do garoto Maicon Batista Braga, de 9 anos, indiciando seis soldados da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sendo três por homicídio e ocultação de cadáver e outros três pelo crime de ocultação de cadáver. Os indiciados integram as duas guarnições da PM, que, em 4 de dezembro do ano passado, estiveram no Condomínio Vila Sul e atiraram num grupo de garotos, que retornava de uma lagoa próxima. A Polícia Militar informou que um processo administrativo foi instaurado pela Corregedoria e que já se encontra em fase de conclusão.
O laudo de reconstituição do Departamento de Polícia Técnica (DPT), anexado ao inquérito na quarta-feira (8), revela que os únicos tiros disparados durante o episódio, num matagal próximo ao condomínio, partiram dos policiais militares. Os soldados Pablo Mendes Almeida Borba, Josias Nascimento Libarino e Kleber Jackson Rodrigues, indiciados por homicídio e ocultação de cadáver, admitiram no interrogatório, terem atirado contra um grupo que eles acreditaram ser de traficantes.
Os soldados PM Mateus Queiroz de Oliveira, Warley Lopes Santos e Agenaldo Gama Silveira Júnior constam como indiciados por ocultação de cadáver. Com mais de 300 páginas, o inquérito inclui oitivas de mais de 20 testemunhas e de todos os policiais presentes na diligência na área do condomínio, além de vários laudos periciais.
Cesol participa de fortalecimento do artesanato Tupinambá
Uma equipe técnica do Centro Publico de Ecomonia Solidária – Cesol Litoral Sul visitou comunidades indígenas tupinambá de Olivença em Ilhéus, e reuniu com representantes das aldeias para discutir uma reorganização e fortalecimento do artesanato e da atividade.
Nas visitas foram abordados diversos aspectos do segmento, incluindo as embalagens para comercialização e o apoio no projeto de aquisições de maquinas e ferramentas para a fabricação do artesanato, em parceria com Ação Tupinambá e o Instituto Mauá da Bahia. .
A parceria da associação dos índios Tupinambá de Olivença (Ação Tupinambá) e o Cesol visam efetivamente, buscar novas alternativas através da economia solidária, gerando renda e trabalho para os Tupinambá. A agente do Cesol, Magnólia Gouveia, que é indígena e participou das visitas, ressaltou a importância de iniciativa. “Inserir nosso povo no universo da economia solidária nos garanti a promoção social”, citou à agente.
A Coordenadora do Cesol Marisane Mendes, disse que ações de apoio e articulações de novas políticas para a economia solidária, fortalecem o desenvolvimento e a luta de um povo. “A geração de trabalho e renda, ajuda no resgate da cidadania dos Tupinambá”, arrematou Marisane.













