:: 11/jan/2013 . 18:05
É noite em Itabuna…

Sofrida, maltratada, violenta. Ainda assim é possível ver poesia e beleza no anoitecer em Itabuna. A nossa cidade. É possivel, sim, fazer dela um local de paz, qualidade de vida, desenvolvimento. Depende de cada um de nós e depende de todos nós. Fazer nascer o lindo amanhecer após a longa noite escura.
Canto da Sereia tem o toque de fonoaudióloga itabunense
A minissérie “O Canto da Sereia”, da Rede Globo, que termina hoje, além de ter na ficção uma protagonista que nasceu em Itabuna, tem o toque de uma itabunense na vida real.
A atriz mineira Isis Valverde, que vive a cantora de axé Sereia, passou dois meses em Salvador, fazendo tratamento nas cordas vocais com a fonoaudióloga Valéria Leal.
Além da voz, Valéria Leal, filha do jornalista Manuel Leal, fundador de A Região, ensinou o gestual baiano a Isis.
Há 17 anos Valéria pesquisa, escreve e ensina sobre o comportamento vocal dos cantores de trio, além de monitorar e preparar a voz de artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Tomate, Alline Rosa, Léo do Parangolé e outros.
Prefeito de Ilhéus defende turismo sustentável
Alinhar os investimentos econômicos à preservação do patrimônio natural e cultural de Ilhéus foi uma das propostas defendidas pelo prefeito Jabes Ribeiro durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), na noite de quinta-feira, dia 10. O prefeito pontuou também o salto de desenvolvimento do município com as obras do Complexo Intermodal Porto Sul.
Participaram da cerimônia o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, representando o governador Jaques Wagner, o secretário de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, o ex-presidente daAtil,Ricardo Miyasato e o presidente do Costa do Cacau Convetion e Visitors Bureau Luiggi Massa. O novo presidente da Atil, Marco Lessa, destaca Ilhéus como uma referência no turismo nacional.
Ajude a encontrar Osman
Osman João Barreto Silva, de 61 anos, está desaparecido. Ele foi visto pela última vez no apartamento no Bairro da Pituba, Alameda Benevento, com calça jeans e blusa verde musgo, pela filha, a jornalista Daniele Barreto, quando saía de casa. Ele disse que ia passar no Shopping Itaigara Igreja do Senhor do Bonfim e depois voltaria para Alagoinhas, onde reside, para almoçar com a família. Mas, a família não teve mais nenhuma noticia dele. Ele dirigia um carro Honda Civic, de cor branca.
Quem tiver informações pode entrar em contato com Daniele Barreto, pelo fone (71) 9941-6541
Atenção produtores rurais de Olivença, Una e Buerarema: olha a Funai aí!
Após quatro anos e meio de espera, a Funai (Fundação Nacional do Índio) divulgou nesta semana o resumo do primeiro de seis estudos voltados a identificar terras da etnia guarani-caiová em Mato Grosso do Sul.
Encomendado a antropólogos, o levantamento iniciado em 2008 reconheceu uma área de 415 km2 no município de Iguatemi –equivalente a pouco menos de um terço da cidade de São Paulo– como sendo a Terra Indígena Iguatemipeguá 1. O estudo mostra que 1.793 índios da segunda maior etnia do país vivem na área. As terras hoje são ocupadas por 46 propriedades rurais. O estudo não calculou o número de famílias na área.
Produtores adquiriram terras do governo federal desde o fim da Guerra do Paraguai (1864-70), quando o Império começou a colonizar a região. A publicação do resumo do estudo no “Diário Oficial” é a primeira etapa para que Iguatemipeguá 1 seja convertida em terra indígena. Ainda é preciso que o estudo seja analisado pelo Ministério da Justiça e pela presidente Dilma Rousseff, que pode homologar ou não a área. Além disso, uma batalha judicial deve ser travada entre produtores e Funai.
Os 46 ruralistas têm 90 dias para se manifestar individualmente a respeito do estudo. O prazo é considerado “exíguo” por Carlo Codibelli, assessor jurídico da Famasul, federação que representa os produtores rurais.
“As propriedades são tituladas e têm regularidade fundiária reconhecida pelo governo. Não é uma situação de mera ocupação”, diz Coldibelli, que afirma temer um outro problema social, com o eventual despejo das famílias que vivem nas fazendas. (do Uol)
No Sul da Bahia, a Funai considerou com território tupinambá uma área de 47.300 hectares, na região de Olivença, Una e Buerarema. Os produtores, instalados à décadas no local, não aceitam a demarcação, que está em fase de avaliação pelo Ministério da Justiça. O imbróglio mantem um estado de conflito permanente entre índios e agricultores familiares.
Geraldo Simões diz que implantação da Ufesba é prioridade
A votação do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia é uma das prioridades do deputado federal Geraldo Simões (PT) no reinicio dos trabalhos no Congresso Nacional. Durante um encontro com o senador Walter Pinheiro (PT) ficou definido que o projeto será votado até março e enviado à sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Geraldo lembra que com a aprovação do projeto, o passo seguinte é definir o terreno onde será localizado a sede da reitoria da universidade em Itabuna. As opções em discussão são áreas em Ferradas, BR 101 sentido Buerarema e BR 101 sentido Itajuipe. O prefeito Vane do Renascer garantiu a aquisição do terreno, mas caso isso não seja possível, o deputado pretende fazer a reivindicação ao governador Jaques Wagner, para que o estado doe o terreno.
“Das quatro universidades federais aprovadas pela presidenta Dilma, a do Sul da Bahia é a que está mais adiantada e deve ter seus primeiros cursos já em 2014”, afirma o parlamentar. “Com o início da construção da Barragem do Rio Colônia, vamos concentrar esforços para garantir a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia”, garante Geraldo Simões.
Obrigado, eu passo…
A banda DizkDelicia volta com muitas novidades na “Noite do Me Chupe”, realizado nos bairros de Salvador.O grupo que ficou famoso pelo hit “Me Chupe” leva nesta sexta feira (11), muita música, alegria e diversão para o Castelo Branco, primeiro bairro escolhido para o show.
Ao comando de Diego Lordello, a turma da DizkDelicia promete agitar os foliões juntamente com o pagode da banda Noiz Pod, tornando a noite bastante badalada. A DizkDelicia apresenta seu novo repertório de verão, incluindo a canção “Academia das Delicias”.
Compromisso com a agricultura
Compromisso com a agropecuária baiana. Foi isso que demonstraram o chefe de gabinete, superintendentes, diretores e presidentes dos órgãos ligados à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aqüicultura (Seagri), que convocados pelo secretário Eduardo Salles se reuniram com ele, durante 11 horas de trabalho, discutindo erros e acertos de 2012, planejamento para 2013, alternativas e novas ações emergenciais e a recuperação da agropecuária pós-seca.
Centenas de sugestões, projetos e propostas foram apresentadas, e agora serão levadas ao governador, para que ele possa determinar as prioridades para este ano quando, conforme assina Salles, infelizmente ainda serão sentidas as conseqüências da estiagem prolongada.
Pinheiro recusa 14o. e 15o. salário
O senador baiano Walter Pinheiro está entre os 13 parlamentares que se recusaram a receber ou devolveram o 14º e o 15º salários pagos pelo Senado Federal. A soma dos dois auxilios chega a R$ 53,4 mil. O petista recusou o valor e tem se posicionado a favor da extinção do benefício.
De acordo com informações do Senado, além de Pinheiro, recusaram os salários Ana Amélia (PP-RS); Ana Rita (PT-ES); Antonio Russo (PR-MS); Cristovam Buarque (PDT-DF); João Capiberibe (PSB-AP); João Costa (PPL-TO); João Vicente Claudino (PTB-PI); Lindbergh Farias (PT-RJ); Pedro Taques (PDT-MT); Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Waldemir Moka (PMDB-MS).