WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2012
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


:: 9/maio/2012 . 17:47

Encontros nos municípios mobilizam comunidade e destacam importância da implantação do Porto Sul

O Governo da Bahia está realizando durante esta semana reuniões preparatórias para audiências públicas para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA)  do Porto Sul e do projeto do empreendimento. As audiências acontecerão entre os dias 28 de maio e 2 de junho,     em Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barro Preto, municípios na área de abrangência no Porto Sul.

As reuniões estão acontecendo nas seis cidades onde serão realizadas as audiências e além de apresentar o projeto a lideranças políticas, empresarias e comunitárias, mobilizam a sociedade organizada para as audiências públicas. Em Itabuna, o encontro, ocorrido na tarde de terça-feira (8), reuniu cerca de 150 pessoas na Câmara de Vereadores.

Em outubro de 2011, a audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus reuniu cerca de 3.700 pessoas, sendo considerada pelo próprio Ibama uma das maiores audiências realizadas pelo órgão em todo o Brasil.

O coordenador de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Roque Peixoto, afirmou que “as reuniões nos municípios, além de esclarecer sobre o projeto, ampliam a mobilização para as audiências públicas”.  “As reuniões tem sido bastante representativas, o que demonstra o interesse da comunidade no projeto e cria uma ótima expectativa para as audiências públicas”, ressalta Roque.

GERAÇÃO DE EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO

          Walmir do Carmo, ambientalista e presidente do Grupo de Resistência às Agressões ao Meio Ambiente (Grama) destaca que  “esses encontros servem para que a comunidade conheça o projeto do Porto Sul em toda a sua abrangência. A obra é muito importante para região, dada as garantias de que os impactos ambientais sejam compensados. Nesse processo, é fundamental a participação da sociedade organizada”.

Para a professora Marta Maria dos Santos, “ao tomar consciência do projeto, o cidadão passa a acompanhar todo o processo de implantação do empreendimento. Com certeza Itabuna e a região só tem a ganhar com o Porto Sul, superando um grande período de estagnação”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Itabuna e coordenador estadual da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Eduardo Fontes, entende que “as audiências são fundamentais para dar transparência ao processo, mas esperamos que a obra seja agilizada com a obtenção do licenciamento do Ibama”.

Para ele, “Itabuna é uma cidade polo comercial e de prestação de serviços, e será diretamente beneficiada com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), já que atrai consumidores de toda a região”.   Cristiano Lobo, diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia em Itabuna,  entende que “o Governo do Estado está oferecendo a oportunidade para que possamos conhecer o projeto do Porto Sul e o processo de licenciamento”. Lobo ressalta ainda que “Itabuna é um grande polo de ensino superior a preparada para a capacitação de mão de obra, através de cursos de graduação nas áreas de engenharia, logística e segurança no trabalho”.

Ruy Machado, presidente da Câmara de Municipal de Itabuna, afirma que “as reuniões preparatórias e as audiências públicas permitem que todos os segmentos da sociedade tomem conhecimento da dimensão do Porto Sul e de seu impacto positivo para o desenvolvimento regional”.

Ruy Machado destaca ainda que “a presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner estão dotando o Sul da Bahia dos maiores empreendimentos em logística e infraestrutura da Bahia, já que além do Porto Sul, serão implantados a Ferrovia Oeste-Leste, um novo aeroporto e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna”.

Amurc participa de debate sobre ações de combate à seca

O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) Cláudio Dourado participou  de um encontro na União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador, onde foram tratadas ações estratégias para o enfrentamento da seca. Apesar dos municípios associados a Amurc não estarem dentro da região atingida pela falta de água, o Sul da Bahia vinha sofrendo com estiagem prolongada, afetando  os setores da pecuária, lavoura do cacau e café.

Durante o encontro presidido pelo o presidente da UPB e prefeito de Camaçari Luiz Caetano, diversas lideranças regionais da Bahia discutiram medidas para enfrentamento da crise causada pela seca em curto, médio e longo prazo, somados a apresentação de projetos. Dentre as ações foi apresentada a cisterna emergencial como uma proposta para reduzir os custos com carros pipas e agilizar a distribuição de água.

O presidente da Amurc demonstrou preocupação com o período prolongado sem chuvas nas regiões que contempla os municípios na área da Amurc, em função da dependência econômica  atrelada as condições climáticas.

WALDOMIRO DE DEUS SERÁ HOMENAGEADO NA ESLOVENIA

O artista plástico Waldomiro de Deus, considerado um dos maiores pintores primitivistas do Brasil, que está completando 50 anos de carreira, será homenageado na Eslovênia, país europeu localizado na região dos Balcãs. Waldomiro é um dos convidados especiais do 45º. Festival Internacional de Arte Naif, que reúne artistas de vários países.

O primitivista, nascido em Itagibá, no Sul da Bahia, teve o cinqüentenário de sua arte celebrado em exposições em Goiânia, Brasilia, Rio de Janeiro e Salvador. A homenagem no Festival Internacional de Arte Naif  na Eslovênia é mais um reconhecimento ao talento desse artista genuinamente brasileiro, com alma de menino e talento do tamanho do mundo.

 

Rui Costa discute desapropriações da Fiol com o presidente da Valec

O secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Rui Costa, se reuniu com o presidente da Valec, Eduardo Castello Branco, na manhã desta quarta-feira, 9, com a finalidade de acompanhar o andamento das desapropriações para a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Segundo o presidente da Valec, após a visita do governador Jaques Wagner e dos ministros Miriam Belchior, do Planejamento, e Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, ao canteiro de obras da Fiol, em Jequié, no mês passado, o ritmo das desapropriações foi acelerado. No entanto, o acordo firmado hoje prevê mais celeridade nos processos.

“Vamos oficializar esse entendimento por meio de assinatura de convênio, proposto pela Valec, estabelecendo uma cooperação técnica para desapropriar as áreas da ferrovia”, disse Rui Costa

O documento será assinado pelo secretário da Casa Civil, representando o governo, e o presidente da estatal no dia 23 de maio, em Ilhéus. Para o ato, além de representantes do Estado e da Valec, serão convidados os prefeitos dos municípios que fazem parte do traçado da obra.

 

 

Doze ciganos são presos com 30 armas

Um arsenal com 14 armas de fogo, entre pistolas, revólveres e espingardas, algumas de uso restrito, 108 munições e 16 armas brancas, escondido num imóvel ocupado por 40 ciganos de uma mesma família, no centro do município de Boninal, foi apreendido por investigadores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia (13ª Coorpin/Seabra).  A Operação Zingaro resultou ainda nas prisões em flagrante de 12 homens da família cigana, três deles com prisões preventivas decretadas pela participação num confronto armado com ciganos rivais, procedentes de Seabra,  ocorrido em Boninal, no dia 28 de abril.

Segundo informou a delegada Lorena Braga, coordenadora da 13ª Coorpin, o casarão, no centro de Boninal, fora transformado numa espécie de acampamento, onde ao cumprirem os mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pelo juiz Pablo Venicio, os policiais encontraram, além dos 12 custodiados, mulheres e crianças, entre elas alguns recém-nascidos, espalhados por vários cômodos, em meio às armas e munições.   Ao perceber a chegada dos investigadores, o grupo tentou livrar-se do arsenal, jogando parte pelas janelas.

Havia no local, seis revólveres, de calibres 38, 32 e 22; duas pistolas 380 e uma pistola 9 mm, com carregadores; quatro espingardas calibre 12; um rifle calibre 38, dez facões, quatro facas pequenas, dois canivetes, bem como 108 munições dos seguintes calibres: 12, 32, 280, 38, 9mm,  22 e 40. De acordo com os ciganos, o arsenal seria para defesa da família, que segundo eles, poderia ser novamente atacada pelo grupo rival, confrontado no final de abril. As armas apreendidas estão à disposição da Justiça.

A delegada Lorena Braga autuou em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito e formação de quadrilha, Nelson Alves da Silva; Laécio Pereira da Silva; Maurício Alves da Silva;Valmir Alves da Silva; Leones Alves da Silva; Genival Pereira da Silva; Cláudio Nogueira da Silva; Orlando Nogueira da Silva; Nelson Nogueira da Silva; Denicrei Nogueira da Silva; Edimilson Nogueira da Silva e José Carlos da Silva. Os policiais também cumpriram os mandados de prisão preventiva de Maurício, Nelson Alves e José Carlos por tentativa de homicídio.

ESCRITOR GRAPIUNA LANÇA LIVRO EM NATAL

  O jornalista e escritor grapiuna Antonio Nahud Júnior desta vez está lançando o livro de contos Pequenas Histórias do Delírio Peculiar Humano (Editora Nação Potiguar), no dia 17 de maio, às 19h, no Nalva Melo Salão Café, na Ribeira (Natal, Rio Grande do Norte), entre performances artísticas de Cláudia Magalhães e Henrique Fontes, ao som de jazz e com uma exposição fotográfica inspirada na obra do pintor Francis Bacon. Pequenas histórias, por certo, apenas no nome. Nelas está toda a experiência que o escritor conquistou em suas andanças pelo Brasil e pela Europa – lugares que lhe possibilitaram realizar tanto seu ofício de formação quanto os de vocação.

A obra reúne sessenta e quatro curtas histórias escritas nos últimos 10 anos e publicadas em revistas, jornais, sites e blogues. Nelas, o leitor encontrará a sagacidade, a argúcia, o fascínio, a emoção autêntica, a fábula e a luminosidade que caracterizam o estilo “lúcido alucinado” de Nahud, com personagens sempre prontos a correrem riscos irracionais em busca da crença romântica da plena realização das possibilidades de suas vidas enfadonhas – seja em Portugal, Espanha, Marrocos ou Brasil.

 

WAGNER VAI A ROMA E TEM ENCONTRO COM O PAPA

O governador Jaques Wagner está em Roma, na Itália, a convite do Congresso Judaico Latino-Americano, entidade que reúne comunidades judaicas da América Latina, para se reunir com o papa Bento XVI, a fim de estreitar os vínculos entre judeus e católicos da região. O governador Wagner fará parte da reduzida delegação que participará da audiência privada que o Congresso Judaico Latino-Americano manterá com o Papa Bento XVI, na quinta-feira (10), no Vaticano.

O convite à entidade foi feito pelo papa Bento XVI, que reconheceu a importância do diálogo inter-religioso e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Congresso Mundial Judaico (CMJ), federação internacional que reúne e representa as comunidades judaicas e organizações em todo o mundo.

As comunidades judaicas latino-americanas vivem em um espaço preponderantemente católico, onde a Igreja tem um importante lugar na construção social e onde a relação entre judeus e católicos é um exemplo de convivência. O CMJ foi fundado em Genebra, em 1936, para unir judeus e mobilizar o mundo contra a investida nazista. É formado por mais de 80 comunidades organizadas em cinco estruturas regionais – América do Norte, América Latina, Europa, Euro-Ásia e Israel.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

Vereadores afastados por suspeitas de irregularidades em Itabuna voltam aos cargos após decisão judicial.

 Alguém tinha dúvidas disso?

 

 

SONIA ABRAÃO DE MAIÔ. ISSO NÃO FOI HÁ BILHÕES ANOS?

tem mais espaço na prancha?

 

 

O ontem à noite (vejam que coincidência!) quem apareceu no programa da Hebe Camargo, na Rede TV, foi a apresentadora Sonia Abraão, para falar sobre uma foto, tirada por ela mesma, em que aparece de maiô.

A foto foi postada pela própria Sonia e teve uma pequena repercussão.

Detalhe: a divulgação da foto de Sonia Abraão aconteceu há mais de três meses, o que na velocidade da net significa há uns dois bilhões de anos…

Então ta, também.

EX-MARIDO SURFA NA ONDA ´CAROLINA NUA´

só para lembrar: Marcos Frota é o da esquerda

 

O ator Marcos Frota decidiu pegar carona  no fenômeno da divulgação de fotos em que sua ex-mulher Carolina Diechmann aparece nua. As fotos, retiradas criminosamente do computador da atriz, que não se submeteu a uma tentativa de chantagem, viraram febre na internet, com milhões de acessos aos sites que as publicaram.

Embora a onda esteja refluindo, Frota, que anda sumidaço da mídia, apareceu para dizer que Carolina “está tranqüila” e que “não vai se abater com o episódio”.

Então, ta.

 





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia