WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728


:: 10/fev/2026 . 17:30

Ministério do Trabalho lança programa de capacitação para agricultores familiares do Sul da Bahia

Magno Lavigne

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Qualificação, Emprego e Juventude lançou em Almadina, o Programa de Qualificação Profissional Manoel Quirino, destinado a capacitação de jovens e trabalhadores  da agricultura familiar. Sul da Bahia. A capacitação tem como base o Projeto Cacau 500@  + Sustentável, um pacote tecnológico desenvolvido pelo Instituto Chocolate, que já tem resultados positivos no aumento da produtividade na lavoura sulbaiana.

O programa será realizado através de uma  parceria com a   Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e  o Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca, e o Projeto Cacau 500@ + Sustentável, com foco na capacitação de jovens e trabalhadores da agricultura familiar. O projeto prevê a capacitação de mil agricultores familiares do Sul e Baixo Sul do Estado.

A proposta do encontro é fortalecer a formação profissional, estimular o desenvolvimento territorial e ampliar o debate sobre sustentabilidade, renda e futuro da cadeia do cacau, especialmente na região cacaueira do sul da Bahia.

Marciel Pinheiro, prefeito de Almadina, destaca que  “ nossa cidade tem sua economia voltada para a produção do cacau e a capacitação da mão de obra vão impulsionar a produtividade, ampliando a geração de emprego e renda no setor rural”. Ivan coordenador do projeto Cacau 500 afirma que    “o apoio do Governo Federal a esse projeto é muito importante, na medida em que mais produtores terão acesso a novas tecnologias, com práticas de manejo que vão elevar a produtividade e incentivar o aproveitamento total do cacau. Citamos como exemplo que, ao deixar de industrializar o mel de cacau, a lavoura perde cerca de 280 milhões de reais por ano”.

O lançamento contou a presença dos prefeitos de Almadina, Marciel Pinheiro e Ilhéus,Valderico Junior, secretários municipais de Itabuna, Itajuipe, Uruçuca, Jussari, Itapitanga, Itacaré e Coaraci, a reitora da Universidade Federal da Bahia, Joana Angélica Guimarães, o diretor do IF Baiano-campus Uruçuca, Josué Oliveira, e dirigentes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul.

O  Secretário Nacional de Qualificação, Emprego e Juventude do Ministério do Trabalho do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, destacou que “a qualificação social e a qualificação profissional são fatores importantes para a cadeia produtiva do cacau  e essa parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia e o IFBaiano representam uma ação do governo do presidente Lula para beneficiar os pequenos produtores. A experiência e os resultados do Projeto Cacau 500 deve ser levada a um número cada vez maior de agricultores familiares e valorizar o Sistema Cabruca, que ajuda a preservar a Mata Atlântica”.

 

O Projeto Cacau 500@ + Sustentável integra o esforço de valorização da produção local, com foco em produtividade, boas práticas, sustentabilidade ambiental e fortalecimento da economia rural, dialogando diretamente com os desafios atuais do setor cacaueiro.

A reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, destaca que “estamos sempre apoiando iniciativas que beneficiam a região e esse é um programa fundamental para a fortalecimento da lavoura cacaueira, através da capacitação e adoção de novas tecnologias”. Josué Oliveira, diretor do IFBaiano, campus Uruçuca, ressalta que “a nossa identidade está ligada ao cacau e vamos estabelecer parcerias que fortaleçam a lavoura e isso para pela capacitação e educação, numa região em que 80% da produção vem de pequenos produtores e da agricultura familiar”.

LANÇAMENTO DO ENCONTRO NACIONAL CACAU 500

Durante o encontro em Almadina, também foi realizado lançamento oficial do 4º. Encontro Nacional Cacau 500, que este ano acontece em novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus, Na apresentação feita pelo diretor do Instituto Chocolate, Erlon Botelho, e o publicitário Tião Ribeiro, da BPonto, foi destacada a importância  da cidade na consolidação do cacau como uma força econômica na Bahia e mais recente a implantação do polo chocolateiro, a partir do Chocolat Festival.

A programação do Encontro Cacau 500 inclui palestras, cursos de capacitação, Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, Feira Nacional do Agronegócio, Exposição Chocolate Summer e Feira Sustentável dos Municípios.

De acordo com o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, “trata-se de um evento de extrema importância para a cadeia produtiva do cacau e estamos felizes em receber esse encontro, que vai mostrar todo o potencial da lavoura, disseminar novas tecnologias e valorizar ainda mais o cacau e o chocolate, que são marcas da nossa cidade”.

 

Em Nilo Peçanha, governador entrega nova escola de tempo integral, pavimentação e equipamentos de saúde

O município de Nilo Peçanha iniciou esta terça-feira (10) com um novo marco para a educação. O governador Jerônimo Rodrigues esteve no município do Baixo Sul da Bahia para inaugurar a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Adelaide Souza, que recebeu investimento superior a R$ 17 milhões. A unidade passa a oferecer uma estrutura moderna para professores e cerca de 350 estudantes. A entrega compõe o projeto de ampliação das escolas em tempo integral em toda a Bahia.

As melhorias incluem a construção de nova sede com implantação de 10 salas, laboratórios, biblioteca, sala multifuncional, guarita, restaurante estudantil e teatro com 200 lugares, pátio coberto, quadra poliesportiva com vestiário e subestação 150kva. A comunidade escolar ainda recebeu dois ônibus escolares para o município, um deles no âmbito do “Programa Caminho da Escola”.

Durante a entrega no auditório da escola, o governador destacou que o colégio representa o futuro, “nós estamos entregando uma escola muito especial, cheia de carinho dentro.  Nossos pais, avós, que não tiveram a chance de ter oportunidade de ter bons e boas professoras, hoje nós temos, uma diretora boa, uma equipe de cozinha boa, equipe de limpeza, equipe de portaria, de secretaria”.

A estudante Ariele Santana, de 16 anos, celebrou a inauguração da escola modernizada. “O que está acontecendo hoje para mim é muito gratificante, ver que o pessoal, principalmente, minha irmã que está chegando agora, vai receber, uma escola linda que sempre sonhei. Então, é um sonho que a gente vai realizar”, ressaltou a aluna do terceiro ano do ensino médio.

:: LEIA MAIS »

Bloco Tupinambá confirma presença no Olifolia 2026

Pelo segundo ano consecutivo, o Bloco Tupinambá anuncia sua participação oficial no Carnaval de Olivença, integrando a programação do Olifolia. O desfile está marcado para o próximo domingo, dia 15 de fevereiro.

Fundado com o propósito de fortalecer a identidade cultural e reafirmar a presença da Nação Tupinambá em Olivença e Ilhéus, o bloco utiliza a festividade como um espaço de visibilidade e celebração das raízes indígenas.

Carnaval para todos

Mantendo a essência das festas tradicionais, o Bloco Tupinambá será embalado pelo ritmo das marchas e marchinhas antigas (estilo charanga). Com uma proposta inclusiva e democrática, a agremiação convida homens, mulheres, crianças, jovens e idosos de todas as classes e gêneros para participarem da folia.

Programação e Itinerário

:: LEIA MAIS »

Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do MEC, certifica 331 municípios baianos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (9), os resultados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2025. Dos 417 municípios baianos, 331 foram contemplados, sendo que 45 receberam o Selo Ouro; 178, o Selo Prata; e outros 108, o Selo Bronze. O MEC criou a certificação para reconhecer os esforços eficazes e as iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e avalia a gestão, a formação de professores e os materiais didáticos.

De acordo com a 48ª edição do Boletim Compromisso, das 5.595 redes que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 4.872 realizaram a inscrição e 4.728 (97%) obtiveram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. No contexto geral, entre redes estaduais e municipais, 2.285 receberam o Selo Ouro; 1.896 redes foram contempladas com o Selo Prata e 547 ganharam o Selo Bronze. A cerimônia de entrega da certificação está prevista para acontecer em março. A lista oficial pode ser conferida no Simec/MEC e no Portal do MEC.

:: LEIA MAIS »

CVR Costa do Cacau apresenta Agenda Socioambiental e reforça parcerias em programas de educação e apoio à coleta seletiva

A CVR Costa do Cacau  realizou um encontro  no Centro de Educação Ambiental para apresentar o cumprimento das Condicionantes, destacando a Agenda Socioambiental, que  passa por ações junto à comunidade. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Ilhéus, Biosanear, Ecoari, Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna-AACCRI, Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa- COOLIMPA  e Associação Itariri.

Entre as ações desenvolvidas destacam-se programas de educação ambiental e de monitoramento de odores na área do empreendimento, oficinas socioambientais que atenderam  mais de 2500 pessoas em 2025, visitas de associações, escolas, entidades e  delegações de prefeituras à área do empreendimento, doação de mudas para a comunidade e coleta de materiais recicláveis como tampinhas para ONGs e participação de eventos com distribuição de cartilhas educativas sobre coleta seletiva.

Angelica Tomassini

Angelica Tomassini, coordenadora socioambiental  da CVR,  destaca que  “a educação ambiental é regulamentada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, que estabelece as diretrizes para as ações socioambientais no licenciamento do aterro sanitário. Estão prestando contas a comunidade e reforçando o nosso compromisso  com a sustentabilidade e responsabilidade social”.

 

A CVR é parceira da Ecoari, AACRRI e Prefeitura de Itabuna no programa Conecta Recicla Itabuna, que envolve estudantes e conecta doadores, catadores e cooperativas por meio de uma plataforma lúdica e interativa.

Janaina Guerra

A engenheira ambiental da Ecoari e coordenadora do programa, Janaina Guerra, ressalta que “estamos conectando crianças, adolescentes e jovens de oito escolas da rede municipal, para sensibiliza-los sobre a destinação correta de resíduos sólidos e a importância da reciclagem, valorizando o meio ambiente e a inclusão socioprodutiva dos catadores e catadoras, unindo educação, tecnologia e sustentabilidade”.

:: LEIA MAIS »

Governador Jerônimo Rodrigues prestigia posse do novo conselheiro do TCE-BA, Josias Gomes

O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou, na tarde desta segunda-feira (9), a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Josias Gomes, durante  cerimônia realizada no auditório Conselheiro Lafayette de Azevedo Pondé, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Josias Gomes ocupa a vaga deixada pelo conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, que faleceu em setembro de 2024.


“A posse de um novo conselheiro representa a renovação, o fortalecimento do controle das contas e a contribuição em negociações — a exemplo da mediação para o andamento das obras da ponte Salvador-Itaparica”, destacou Jerônimo Rodrigues.

O conselheiro empossado afirmou que a sua atuação será pautada na transparência, com foco no cumprimento das normas legais e constitucionais que regem a administração pública. “Ao longo da minha vida, a transparência e as ações sociais estiveram sempre presentes. Tenho certeza de que nós teremos condições de dar ao povo da Bahia um TCE cada vez mais consciente do seu papel de guardião dos recursos públicos, com respeito às partes que compõem as instituições do estado”, afirmou Gomes.

 

:: LEIA MAIS »

Hospital de Base de Itabuna: O Gigante da Bahia


No cenário da saúde pública, existem instituições importantes — e existem aquelas que são vitais. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), consolida-se diariamente como o pilar essencial da assistência para Itabuna e toda a região sul da Bahia.

Com a missão permanente de salvar vidas, o HBLEM vai além de uma estrutura moderna: é o espaço onde o desespero encontra a competência e a dor encontra acolhimento. Os números traduzem essa grandeza. Somente em 2025, o Hospital de Base realizou mais de 4.500 cirurgias, impactando diretamente milhares de pacientes e famílias, por meio de procedimentos eletivos e, principalmente, de urgência e emergência.

Em 2026, o ritmo intenso se mantém: apenas em janeiro, foram registradas aproximadamente 335 cirurgias, uma média de 10 procedimentos por dia, sustentados pela eficiência da estrutura e pela dedicação de uma equipe altamente qualificada.

:: LEIA MAIS »

Afya Itabuna recebe certificação internacional e reforça formação médica na Bahia

Centro de Simulação – Divulgação Afya Itabuna

A Afya Itabuna recebeu a acreditação internacional da Sociedade Americana de Simulação em Saúde (SSH), entidade de referência mundial na área. O reconhecimento é resultado de uma avaliação realizada por especialistas independentes, que analisaram o programa de simulação clínica da instituição.

O Centro de Simulação em Saúde é um ambiente educacional que reproduz, com alto grau de fidelidade, cenários clínicos, com o objetivo de preparar futuros médicos para um cenário em que a medicina passa por transformações aceleradas, impulsionadas pela tecnologia e pela inteligência artificial (IA).

Segundo o diretor da instituição, Luciano Tourinho, o Centro de Simulação em Saúde permite que os alunos desenvolvam competências técnicas e comportamentais antes do contato direto com pacientes. “Os estudantes aprendem em um ambiente que permite errar, corrigir e evoluir, fortalecendo a segurança, a ética e a qualidade do cuidado em saúde”, afirma.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia