:: 23/jan/2025 . 19:03
Itacaré celebra aniversário com Carnaval Antecipado
A Prefeitura Municipal de Itacaré, com o apoio da Câmara Municipal e do Governo do Estado através da SUFOTUR E SETUR, realizará o carnaval antecipado, em celebração aos 293 anos de emancipação política e administrativa de nossa cidade. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro, com muita alegria, música e diversão.
Vale lembrar que a Prefeitura de Itacaré manteve o carnaval oficial entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, que também contará com atrações, blocos carnavalescos, caretas, apresentações culturais e muito mais para o público.
“Venha celebrar conosco os 293 anos de história e tradição de Itacaré! Sua presença é fundamental para a grandiosidade deste evento, que promete reunir toda a comunidade e receber visitantes em um clima de confraternização e muita diversão”, afirma o secretário de Turismo Marcos Japu.
Confira a programação completa abaixo:
Sexta-feira (24):
20h00 – Trio da Huanna
22h00 – Zalela
Sábado (25):
20h00 – Amassa
22h00 – Tiee
00h00 – Bonde do Andrezão
Domingo – Aniversário da Cidade (26):
5h00 – Alvorada
10h00 – Missa Solene
20h00 – Seresta do Rasta
22h00 – Tony Sales
00h00 – Escandurras
“Ainda estou aqui”: reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna debatem livro que inspirou filme indicado ao Oscar
O que tem em comum as oficinas de Remição pela Leitura no Conjunto Penal de Itabuna com a Academia do Oscar, em Hollywood? Todos querem conhecer a história que inspirou o filme “Ainda estou aqui”, que foi indicado ao Oscar em três categorias: Melhor Filme Estrangeiro; Melhor Filme; e Melhor Atriz, para a protagonista Fernanda Torres.
O livro, de mesmo nome, foi escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do deputado federal Rubens Paiva, e conta a história de sua mãe, Eunice Paiva, que lutou contra a ditadura militar para saber o paradeiro de seu marido, morto durante o regime ditatorial. A obra está em estudo pelos reeducandos, e em breve serão escritas resenhas sobre essa que é uma passagem marcante da história recente do Brasil.
A adoção do livro pelas escolas baiana foi um pedido do próprio Governador Jerônimo Rodrigues, e o Conjunto Penal de Itabuna, por meio da empresa Socializa, que co-administra a unidade com o Governo do Estado, foi uma das primeiras instituições a fazer a aquisição.
“Com o pedido do Governador e sob a orientação do diretor da unidade, fizemos a aquisição de 25 cópias dessa obra tão importante para nosso país, por tudo que ela já representava, e agora para o mundo, pelo que passou a representar, após o sucesso do filme em diversos festivais e, mais ainda, com as indicações para o Oscar”, declara o gerente administrativo da Socializa no CPI, Yuri Damasceno.
O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bernardo Cerqueira Dutra, afirma que o CPI está conseguindo, com muito esforço, mostrar para a sociedade o verdadeiro poder transformador para a população privada de liberdade. “Esse é o poder da transformação através da Educação. Com isso, o perfil da população carcerária, em Itabuna, está mudando”, afirma.
Abastecimento de água no condomínio residencial Itapoan vai melhorar com investimentos do Mais Água

Reunião da direção da EMASA com a representante do Condomínio Itapoan e o vereador Babá Cearense, discutiu a melhoria do abastecimento de água para o residencial
O presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, os diretores José Silva (Planejamento) e Fernando Duarte (Técnica), e o gerente técnico João Bitencourt, se reuniram na quarta-feira, dia 22, com a presidente da Associação de Moradores e a síndica-geral do condomínio residencial Itapoan, localizado no Bairro Jorge Amado, Aline Bastos, que estava acompanhada do vereador Babá Cearense (PP).
O tema principal do encontro foi o abastecimento de água no residencial, entregue em atendimento aos critérios de intermitência e com reservação menor em 2020.
De acordo com a síndica Aline Bastos, os moradores do Itapoan sofrem com recorrente falta d’água desde que o residencial foi entregue. “O condomínio é composto por 748 unidades habitacionais, distribuídas em 47 blocos de 4 pavimentos e 4 apartamentos por pavimento,” disse. “Cada bloco possui um tanque com capacidade de apenas 14 mil litros, mas recebemos água somente uma vez por semana”, acrescentou.
Prefeitura vai fortalecer a agricultura familiar de Itabuna com investimentos em assistência técnica e diversificação
Ampliar as ações de assistência técnica no campo, diversificar a produção agrícola, estabelecer novas parcerias e realizar investimentos em novas tecnologias são os três principais focos das ações da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), visando o fortalecimento da agricultura familiar no município no primeiro semestre de 2025.

João Carlos Oliveira
O assunto foi tema central de um encontro coordenado pelo secretário João Carlos Oliveira da Silva, na manhã desta quarta-feira, dia 22, com a participação de diretores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e agrimensores da SEAGRIMA.
A ideia, segundo o secretário, é que neste primeiro momento todos esforços estejam concentrados no planejamento das ações que serão executadas a curto e médio prazo, com o objetivo exclusivo de assegurar aos pequenos produtores itabunenses e de municípios que têm limites com Itabuna, a exemplo de Ilhéus e Buerarema, toda assistência técnica necessária para fortalecer e diversificar a produção.
Célia Tupinambá, Axé 40 Brown e J. Cunha no Bem Bahia da TVE
O Bem Bahia desta sexta-feira (24) conversa com Célia Tupinambá, artista e ativista indígena do sul da Bahia. O telespectador acompanha ainda a exposição do catálogo ‘Ritmos e Revolução’ de J. Cunha, e o Axé 40 Brown, uma homenagem do cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown aos 40 anos do axé. O programa vai ao ar nas quintas-feiras, às 19h30, com horário alternativo nos sábados, às 20h30, e domingos, às 14h. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link youtube.com/tvebahia.
Em visita à Terra Indígena Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia, o Bem Bahia mostra a história de Glicéria Jesus da Silva, conhecida como Célia Tupinambá, uma importante liderança indígena da aldeia Serra do Padeiro. Professora, ativista e pesquisadora, Célia se destaca pela defesa dos direitos indígenas, empoderamento das mulheres e preservação cultural. Entre suas iniciativas está a revitalização do manto cerimonial Tupinambá, símbolo de ancestralidade e resistência, cuja confecção combina técnicas tradicionais e ensinamentos comunitários. Durante a visita, o programa explora suas ações na educação, organização produtiva e valorização cultural, além de ouvir relatos sobre a luta pela preservação da memória e pela resistência do povo Tupinambá.
Em 2025 o Axé Music completa 40 anos, e para homenagear a data, Carlinhos Brown lança o evento ‘Axé 40 Brown’, celebrando sua trajetória e a importância do movimento. O Bem Bahia bate um papo com o cantor, que reflete sobre a relevância contínua do axé e as transformações no cenário musical ao longo dos anos.
SPM e Bahia Pesca lançam 2ª edição do projeto “Elas à Frente da Pesca”
A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) lançou a segunda edição do projeto Elas à Frente da Pesca, no Centro Vocacional de Tecnologia do Pescado (CVTT), no distrito de Acupe, em Santo Amaro. O projeto, realizado em parceria com a Bahia Pesca, visa fortalecer a autonomia das mulheres na pesca artesanal, promovendo a inclusão socioprodutiva e o empoderamento feminino.
A atividade contou com as 130 pescadoras, marisqueiras e ribeirinhas dos municípios de Salvador, Camamu e Sobradinho envolvidas no projeto. Durante o encontro, as beneficiárias tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, participar de palestras e planejar as próximas ações do projeto, com foco no fortalecimento das redes de apoio e no desenvolvimento de práticas sustentáveis.
A superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, disse que a segunda edição do projeto consolida o compromisso de apoiar a permanência e o protagonismo feminino nas cadeias produtivas da pesca. Luciana, que representou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou ainda a importância do evento para consolidar laços entre as participantes e impulsionar os impactos do projeto em suas comunidades. “Este encontro é um momento de acolhimento, partilha e planejamento para mais uma edição do Elas à Frente da Pesca. Estamos orgulhosas de contribuir com iniciativas que promovem a autonomia das mulheres e a inclusão socioprodutiva”, afirmou.
Cidades do Sul da Bahia registraram quase 3 mil casos de violência contra a mulher em 2024
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, as seis principais cidades do Sul da Bahia: Teixeira de Freitas, Itabuna, Valença, Ilhéus, Porto Seguro e Eunápolis registraram em 2024 o total de 2.766 violações (qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima, como maus tratos, exploração sexual, tráfico de pessoas) contra a mulher.
2024:
Teixeira de Freitas: 216 casos e 38 denúncias;
Itabuna: 714 casos e 101 denúncias;
Valença: 411 casos e 51 denúncias;
Ilhéus: 638 casos e 96 denúncias;
Porto Seguro: 521 casos e 85 denúncias;
Eunápolis: 266 casos e 42 denúncias.
Total de casos: 2.766;
Total de denúncias: 413.
Desse total, apenas 413 denúncias foram efetivadas (Quantidade de registros que demonstra a quantidade de vezes em que os usuários buscaram a ONDH para registrarem uma denúncia). Em todo o estado da Bahia, foram 41,642 casos de violações e 5,914 denúncias registradas.
:: LEIA MAIS »
Governo do Estado distribui mais 20 toneladas de alimentos, realiza drenagem e amplia ações de apoio em Bom Jesus da Lapa






Palestra e Pit-Stop marcam Campanha Janeiro Branco no Hospital de Base de Itabuna
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 22, uma ação da “Campanha Janeiro Branco”, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental.
Promovido pelo Núcleo de Humanização, com apoio da equipe de Eventos, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Centro de Estudos, Serviço Social, o evento aconteceu no auditório e foi direcionado aos colaboradores da instituição.
A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, fez a abertura com uma breve abordagem sobre o Janeiro Branco e reforçou a importância do tema. “Todo dia é uma oportunidade de pensar na nossa saúde mental e o cuidado deve acontecer de janeiro a janeiro”, disse.
- 1