:: 16/dez/2024 . 20:30
Chocolates de origem do Sul da Bahia receberam 14 medalhas na Academy of Chocolate Awards, de Londres
Ju Arléo recebe Medalha de Ouro com chocolate 36% cacau com cupuaçu
Chocolates de origem do Sul da Bahia receberam 14 premiações da Academy of Chocolate Awards, de Londres, na Inglaterra, uma das mais conceituadas do mundo, referência em qualidade e certificação, o que garante prestigio e possibilidade de conquista de novos mercados aos vencedores.
Entre as marcas regionais, destaque para a Ju Arléo Chocolates, que ficou com a Medalha de Ouro (a primeira dos chocolates sulbaianos) com o chocolate 36% cacau com cupuaçu, a Medalha de Prata com o chocolate 70 cacau e a Medalha de Bronze com o chocolate branco doce de leite crocante.
Outro destaque foi a Benevides Chocolates, Medalha de Prata com o chocolate 43% cacau ao leite com Rapadura e Flor de Sal, e Medalhas de Bronze com os chocolates 70% cacau, 85% cacau e branco com canjica baiana.
Veja o texto completo em
Encontro Estudantil terá apresentações dos destaques do ano das produções artísticas e científicas da rede estadual
A partir desta terça-feira (17), a Arena Fonte Nova, localizada em Salvador, será palco para mostras e performances de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidas por estudantes da rede estadual dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Trata-se do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que segue até o dia 19 de dezembro, com uma programação focada no protagonismo e troca de experiências entre os cerca de 5 mil participantes, incluindo também professores e gestores escolares. A abertura oficial acontecerá às 15h30 e terá a participação do Coral Caravana Cetep Sertão Produtivo, de Euclides da Cunha.
O primeiro dia do evento contará com atividades distribuídas por diferentes pontos da Arena. No espaço “Cine Prove”, por exemplo, às 10h, haverá uma oficina de marketing digital para jovens empreendedores; no Palco EEBA, também às 10h, serão realizadas apresentações do projeto Dança Estudantil (Dance); no espaço “Arte de Rua”, às 12h, haverá a atividade “Paredão + experiência Jamaica + grafite”. Já no auditório da Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA), às 9h30, serão realizadas palestras, a exemplo do tema “Iniciação científica, primeiros passos para novas descobertas”. Já no “Espaço Maker”, às 9h, o público poderá conferir as apresentações dos projetos científicos da Feciba, Seminários Territoriais e Educa Mais. A programação completa pode ser acessada no Portal da Educação, através do endereço (https://www.educacao.ba.gov.
Projeto Recontando Histórias Populares traz adaptação de contos infantis
A raposa e a onça (9 minutos), conta as artimanhas de Dona Raposa, sua inteligência e habilidade, na tentativa de se livrar de Dona Onça. O sapo e o lobo (9 minutos), narra a história da Raposinha Líria, que se apaixona por um Lobo e se recusa a casar com o raposinho escolhido pelos pais. A onça e o gato (9 minutos), apresenta a tentativa de Pintaleila, uma onça pintada, em renovar seu repertório de pulos, saltos e cabriolas. Ela escolhe um gato como seu professor de capoeira. A partir daí são muitos os aprendizados de Pintaleila. O morcego combatente (7 minutos), é a história de como os morcegos se tornaram animais noturnos. No começo não era assim, eles viviam entre os outros animais durante o dia, e dormindo durante a noite. Mas, uma guerra entre os quadrúpedes e as aves muda tudo na vida de Antônio, o morcego combatente. A mariposa e a borboleta (10 minutos), mostra a tentativa da mariposa Lindóia de se tornar uma borboleta. Não se sabe se por pura admiração ou por inveja mesmo, ela encontra os meios de se tornar uma linda borboleta. Mas, não por muito tempo.
Recontando histórias populares é um projeto dirigido por Tânia Barbosa, atriz e diretora teatral que se dedica à criação de arte voltada para as infâncias. Durante a pandemia foram produzidos mais de 10 vídeos digitais publicados no TPIFLIX – canal do YouTube do Teatro Popular de Ilhéus. Agora, serão lançados mais 5 vídeos que contam com música original e trilha sonora de Pablo Lisboa, produção de Márcia Mascarenhas e Tânia Barbosa, edição e efeitos visuais de Ruan Lisboa, roteiros de Romualdo Lisboa, pós produção de Ana Mendes, intérprete de libras Indiara Rosa, audiodescrição Ruan Carlos, atrizes contadoras de histórias, Tânia Barbosa e Márcia Mascarenhas.
Embasa leva água tratada para aldeia indígena em Olivença
A Embasa implantou uma importante melhoria para a qualidade de vida da comunidade da Aldeia Igalha, localizada em Olivença, Ilhéus. Com o objetivo de expandir o acesso à água potável, a empresa concluiu no mês passado a extensão da rede de distribuição, beneficiando cerca de 55 famílias da região. A obra incluiu também a instalação de uma estação de bombeamento para atender as áreas mais altas da localidade, proporcionando um serviço de água encanada e tratada diretamente nas casas dos moradores.
O gerente da Embasa em Ilhéus, Felipe Madureira, observa “que a obra também regularizou as ligações clandestinas na rede de distribuição de água”. O investimento, que totalizou quase R$ 163 mil, reflete o compromisso da Embasa com o bem-estar e a qualidade de vida dos indígenas da etnia Tupinambá, distribuídos em 23 aldeias na região de Olivença. O cacique José Magalhães destacou a melhoria significativa trazida pela obra: “Antes, a comunidade dependia de uma nascente para buscar água com muita dificuldade. Agora, a água chega diretamente nas torneiras de nossas casas, tratada e de melhor qualidade.”
Catadores de material reciclável ganham primeiro galpão de triagem em Salvador
A entrega foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues
durante um café da manhã com os trabalhadores em Periperi
“Hoje é um dia histórico na vida da cooperativa, dos catadores e de todas as famílias que são atendidas por ela. Um espaço que vai dar dignidade e mais condições de trabalho para todos. A gente era invisível antes dessas ações do Governo do Estado”, disse emocionado Edmundo Góes, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary). A entidade ganhou um galpão de triagem de resíduos sólidos, na manhã deste domingo (15), no bairro Periperi, em Salvador.
A inauguração foi realizada com um café da manhã especial de Natal para os catadores da capital e mais 70 cooperativas baianas, e contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, da primeira-dama Tatiana Velloso e de secretários estaduais.
“Comemoramos hoje, o dia da Economia Solidária, e quero compartilhar esse momento com todos os catadores. Essa ação simboliza o desenvolvimento, o combate à fome, à pobreza, e acima de tudo, um cuidado com o meio ambiente. Em 2025 teremos outras novidades. Estamos elaborando uma lei para estabelecer um pagamento para os serviços dos catadores, que hoje só vivem do que retiram do ambiente. E também, a cessão de outros terrenos para que todas as cooperativas de Salvador e do interior do estado possam ter esse mesmo modelo”, garantiu o chefe do executivo.
Construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o galpão conta com uma estrutura de ponta, com uma grande área para separação e compactação dos materiais, refeitório, sala de administração e vestiários. Também há empilhadeira e carrinhos para separação. No espaço, os catadores separam os recicláveis coletados nas ruas, residências e comércios de acordo com o material de composição e os preparam para entrega às empresas que realizarão a reciclagem de fato. O investimento foi de R$ 1,7 milhão.
“O governador nos deu essa missão, de enxergar e valorizar todos os catadores, portanto, a Conder construiu esse galpão de reciclagem, não só para o trabalho em si, mas também para um momento de capacitação e geração de renda. Vamos construir outros galpões como este, na avenida Barros Reis e em Cajazeiras”, contou José Trindade, presidente da Conder.
A presidente da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna-AACRRI, Carissa Araújo Santos, que participou do encontro em com Jerônimo Rodrigues, destacou que “o Governo do Estado vem dando um apoio importante aos catadores e catadoras, com projeto que beneficiam cooperativas e associações, ampliando a coleta seletiva e gerando emprego e renda para as famílias”.
”O silêncio de ACM Neto fala mais que suas palavras”, afirma Éden sobre denúncias da PF
O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, criticou, nesta segunda-feira (16), o silêncio do candidato derrotado ao Governo do Estado, ACM Neto, sobre o envolvimento do seu nome na operação Overclean, da Polícia Federal. Amplamente divulgada pela imprensa neste fim de semana, a operação investiga crimes como peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações do Dnocs e prefeituras, entre elas a de Salvador. Diante das graves denúncias, o ex-prefeito se limitou a enviar, por meio de sua assessoria, uma pequena nota, com apenas um parágrafo.
”Desde que vieram à tona as denúncias contra membros do seu partido sobre envolvimento em desvios bilionários de dinheiro público, não vimos declaração mais forte de ACM Neto”, destacou o dirigente estadual do PT.
”Repare, a PF citou possível esquema na Prefeitura de Salvador, na Secretaria de Educação. Não se viu indignação da parte do ex-prefeito, se colocando pessoalmente, gravando vídeos, como faz continuamente, para condenar o suposto esquema, afastando os envolvidos do partido dele, nada”. O que Neto fez? Se limitou a enviar, por meio de sua assessoria, uma nota de apenas cinco linhas”, acrescentou Éden.
- 1