:: 28/mar/2024 . 17:30
Refeições com alimentos da agricultura familiar da Bahia estão garantidas para 316 mil estudantes
Alimentos da agricultura familiar vão compor o plano alimentar de 444 colégios estaduais de 56 municípios baianos. Nesta quinta-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues assinou 11 contratos do Edital da Chamada Pública nº 01/2023, para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, através da Secretaria de Educação (SEC) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Os contratos vão possibilitar, até o próximo mês de abril, uma alimentação sem veneno e que atenda à cultura alimentar de cada região beneficiada. Cerca de 316 mil estudantes serão assistidos pela política alimentar.
“A gente quer garantir que o feijão, o arroz, o flocão de milho que a gente coloca no prato dos nossos estudantes não precise vir de longe, de outro estado, se temos produção nossa, dos nossos agricultores familiares. Mas é também sobre uma comida de qualidade, que a gente sabe de onde vem, que não tem veneno, que vai deixar nossos meninos e meninas fortes e saudáveis”, afirmou o governador, durante reunião para as assinaturas.
Serão R$ 36 milhões destinados pela SEC e pela SDR para aquisição dos alimentos de nove associações e cooperativas rurais de pequenos produtores. Mais R$ 15 milhões do Governo Federal vão se somar ao recurso que vai atender à rede estadual de ensino.
A parceria entre a educação e o desenvolvimento rural faz parte das ações para erradicação da fome na Bahia, em parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pane), do Governo Federal. Também integra a agenda estadual de desenvolvimento sustentável, que incentiva a produção local em três territórios de identidade: Salvador e Região Metropolitana, Portal do Sertão e Litoral Sul.
Vão fazer parte da alimentação dos estudantes arroz, feijão, farinha, flocão, aipim e polpas de frutas da época produzidos pela agricultura familiar baiana. Estão no projeto de segurança alimentar e nutricional nas escolas cidades como Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Feira de Santana, Santa Bárbara, Camaçari, Itaparica, Lauro de Freitas e São Francisco do Conde.
Secretaria de Turismo de Itacaré reune trade e alinha ações em 2024
Com a pauta voltada ao alinhamento das ações para o Destino, a Secretaria de Turismo de Itacaré, convidou o Comtur, Sindicato Patronal, o Trade e todos os empreendedores turísticos, para uma reunião que aconteceu na tarde de hoje (27) na câmara de Vereadores.
Iniciando a atividade o titular da pasta, Marcos Japu, agradeceu a presença da equipe da Setur, dos Secretários Aquis Maciel/Comunicação, Marcos Luedy/Meio Ambiente, Marcelo Barros/Esporte e Marília Almeida/Administração, de todos e todas, enfatizando a importância do momento, convidou para participar de forma
Virtual, a Cida Aguilar/Presidenta do Comtur e o Pedro Guimarães/Icons, que explicou em detalhes sobre o evento Bota Pra Correr/ Olympikus, convidando todos os empreendimentos do município a se envolverem no processo. Seguindo a pauta Marcos Japu, Patrícia Veras, Liane Reis e Marcelo Diaz, fizeram os Informes dos eventos de promoção turística a exemplo da BTL Lisboa, Azul Tá On esse último evento, com depoimentos e colaborações de João Viana/Ertour, Samuel Reis/Up Hotéis e Evelin Gomes/Sebrae;
Para o Secretário de Turismo essas ações são fundamentais para a promoção do Destino, “ao levar Itacaré a ser conhecida pelas agências e operadoras, em eventos no Brasil e no mundo, estamos, com o apoio do Prefeito Antônio de Anízio e do Trade, colocando o município no mais alto nível de procura, exemplo claro está nas articulações, que nos levaram a conseguir capa e 12 páginas da revista de bordo da Azul Viagens no mês de janeiro de 2024 e também a novela Cacau, gravada em Itacaré, um sucesso que alcança 21 pontos de audiência na TVI Portuguesa, são grandes as perspectivas, e somando todas ações citadas a eventos como o BPC/Olympikus, vem a certeza de que estamos pavimentando caminhos sólidos e promissores”, colocou Marcos Japu.
Na sequência foi apresentado por Gabriela Rodrigues/Setur, ao público, o plano de cadastramento e diagnóstico dos equipamentos turísticos do município, o Mateus Reis apresentou a competição Itacaré Run, finalizando a reunião foi levado ao conhecimento, pelo Secretário Marcos Japu, Evelin Gomes e Breno Pessoa, a proposta para uma atividade, promovida pela Setur Bahia, com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Setur Itacaré, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Icmbio, Sebrae, Ertour, no próximo dia 4 de abril, com objetivo de tratar o Turismo de Observação de Aves no Estado da Bahia: potencialidades e geração de negócios na Costa do Cacau, mobilizando o Trade turístico, gestores públicos e privados, lideranças do segmento, agências de receptivo, condutores, guias de turismo e interessados no tema, evento que acontecerá no Resende Imperial SPA e Hotel, Praia da Concha – Itacaré.
BaVi na final do Campeonato Baiano na TVE
No próximo domingo (31) Bahia e Vitória se enfrentam no jogo de ida da final do Campeonato Baiano, com transmissão ao vivo e exclusiva da TVE direto do Barradão a partir das 15h (pré-jogo). A partida será transmitida também para todo o País pela TV Brasil, e os torcedores ainda podem acompanhar tudo pelo canal da TVE no youtube, no link youtube.com/tvebahia. Enquanto o jogo de ida da final acontece em território Rubro Negro, no domingo seguinte (07) o Tricolor recebe o oponente para o jogo de volta na Arena Fonte Nova.
Os dois times chegam à final com os mesmos 25 pontos acumulados ao longo do campeonato tendo vencido as semifinais com o mesmo placar: no sábado (16) o Bahia venceu o Jequié por 4 a 1, e no domingo (17) o Vitória garantiu a vaga na final derrotando o Barcelona de Ilhéus numa virada emocionante, finalizando também com 4 a 1.
A última final baiana entre os dois rivais aconteceu há 6 anos, quando o Bahia conquistou o campeonato de 2018. A primeira disputa entre tricolores e rubro-negros ocorreu em janeiro de 1948, dando ao esquadrão de aço a taça do Baianão de 1947.
Cresce aprovação do governo Jerônimo Rodrigues em Salvador: já passa de 56%
Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com o levantamento, realizado entre 22 e 27 deste mês, 56,3% das pessoas ouvidas aprovam sua administração, o que demonstra uma evolução em relação ao que foi apurado há um ano: 55,5%.
Em março de 2023, 8,3% dos soteropolitanos qualificavam o governo do petista como ótimo. Hoje, esse número cresceu para 12,5%, superior aos 12,2% apurados em janeiro passado. Jerônimo é aprovado por 57,2 % dos homens e 55,5% das mulheres. Entre pessoas de 45 a 59 anos, sua aprovação vai a 62,6%. Já entre os mais jovens (16 a 44 anos), Jerônimo alcança níveis de aprovação superiores a 50%.
Para o secretário estadual de Comunicação, André Curvello, a pesquisa reflete a percepção popular de que o governador Jerônimo Rodrigues prioriza o cuidado com as pessoas. “As ações para garantir saúde e educação de qualidade, tanto na capital como no interior, a queda nos índices da criminalidade, o apoio ao homem do campo, a requalificação de estradas, a ampliação dos sistemas de abastecimento, o combate à fome, as grandes intervenções em Salvador – como o VLT, a Ponte Salvador-Itaparica, o Hospital Ortopédico do Estado, apenas para citar algumas – são reconhecidas pela população “, disse.
Centro de Triagem e Econegócios de Itacaré ultrapassa a marca de 500 toneladas de materiais recicláveis
A Associação Vitória, em Itacaré, está fazendo história, desde o início dos trabalhos realizados no Centro de Triagem e Econegócios (CTE), a associaçao já ultrapassou a marca de mais de 500 toneladas de recicláveis, isso equivale a mais de 50 carretas de materiais prensados, que estariam poluindo a natureza e causando danos a toda sociedade, mas que agora está gerando renda para diversas famílias.
Atualmente os agentes ambientais (antigos catadores do lixão desativado), através da Prefeitura Municipal, contam com um espaço digno, apropriado e equipado para desenvolvimento das suas atividades.
O CTE hoje produz os materiais reciclados prensados, eco bolsas, eco vassouras, eco tapetes, além de artesanato com papel reciclado, garantindo renda para mais de 30 famílias ligadas diretamente a Associação Vitória e ao Centro de Triagem.
Todo o espaço está aberto a visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Fica localizado no Km-06, Vila Marambaia, ao lado da UPA. Qualquer pessoa que queira visitar e conhecer mais o projeto poderá fazer de forma totalmente gratuita.
O Centro de Triagem e Econegócios tem o apoio da CVR Costa do Cacau.
Instituto ECOBAHIA recebe selo lilás da SPM do Governo do Estado.
A Associação Comercial da Bahia, em Salvador, foi palco da cerimônia de premiação da certificação do Selo Lilás. O projeto de lei, idealizado pela Deputada Neuza Cadore e respaldado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM, liderada por Elisangela Araújo, que também é suplente de deputada. O Selo Lilás visa reconhecer empresas e organizações que se destacam no compromisso com a valorização e o enfrentamento da desigualdade de gênero nos ambientes de trabalho.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador Jerônimo Rodrigues, o Vice-Governador Geraldo Jr e a Deputada Estadual Olívia Santana, entre outros expoentes.
Das 196 empresas inscritas no edital, 83 foram certificadas por cumprir os critérios rigorosos e demonstrar iniciativas efetivas de valorização das mulheres em seu ambiente de trabalho. Dessas, 48 ??empresas têm sede em Salvador, enquanto as demais estão localizadas no interior da Bahia.
Bahia fortalece produção de peixe para a Semana Santa com novas agroindústrias
Tradicionalmente, a Semana Santa é um período tradicional de consumo de peixes e as ações do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), destacam-se não só nessa época, mas em todo o ano, com a implantação e requalificação de unidades de beneficiamento de pescados. Esses investimentos fortalecem esse sistema produtivo e garantem uma oferta abundante de peixes e renda constante para agricultores (as) familiares e pescadores (as) ao longo de todo o ano.
Uma das unidades que já apresenta resultados é a Unidade de Beneficiamento de Pescados de Xingozinho, em Paulo Afonso, administrada pela Associação dos Pequenos Criadores de Peixe da Lagoa do Junco. Recentemente reformada e ampliada, a unidade está operando dentro dos padrões do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com foco no beneficiamento da tilápia criada no local.
Com capacidade para processar até cinco toneladas por dia, a unidade promete impactar positivamente a renda de 107 famílias associadas, além de outras famílias da região de Paulo Afonso e Glória.
Empresários foram orientados sobre finanças e lucros da empresa em palestra do Projeto Crescer
Na palestra de reabertura do Projeto Crescer, nesta terça-feira, 26, os empresários dos bairros de Fátima e Califórnia foram orientados pelo consultor do Sebrae e especialista em finanças e planejamento, Ricardo Almeida, sobre como organizar as finanças para gerar lucro nas empresas.
De acordo com Ricardo, a maioria dos pequenos negócios fecham as portas por não conseguirem administrar suas finanças e gerar o lucro necessário para a manutenção de uma empresa. “O empresário precisa planejar e definir bem todas as funções internas para que a atividade, seja prestação de serviços ou vendas de produtos, possam gerar renda e a rotatividade desse capital”.
O consultor do projeto, Valdemir Souza, destacou que a palestra foi o pontapé para o início dos encontros presenciais que acontecerá a partir do próximo dia 18 de abril, na Casa de Lió, em Itabuna, com a participação conjunta de empresários e do consultor para trabalhar as estratégias específicas de cada empresa.
- 1