:: 11/ago/2023 . 18:00
Jerônimo participa do lançamento do Novo PAC do Governo Federal; programa vai investir R$ 119,4 bilhões em obras na Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento de lançamento do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. Capitaneado pela Casa Civil, do ministro Rui Costa, e autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PAC vai investir R$ 119,4 bilhões na Bahia, em obras que vão melhorar a vida da população.
“O lançamento do novo PAC prova que o Brasil está voltando gigante. Nos reunimos hoje, no Rio de Janeiro, para fazer história, aplaudindo e construindo, junto com o presidente Lula e o ministro Rui Costa, um passo significativo na trajetória do Brasil em direção a um futuro brilhante. Um Brasil que olha para todas as suas regiões e cidadãos, um Brasil que cresce com sustentabilidade, igualdade e determinação”, destacou Jerônimo, em publicação nas redes sociais.
Entre as obras para a Bahia, estão as duplicações das BR-101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana; 116, de Serrinha a Feira de Santana; 242, de Barreiras a Luís Eduardo Magalhães; Contorno Norte de Feira de Santana; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL); Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio; Barragens Catolé, Morrinhos, Baraúnas e Rio da Caixa; a Adutora da Fé; e moradias do Minha Casa Minha Vida.
Agosto Dourado, do Hospital Materno-Infantil de Ilhéus, chega à comunidade Tupinambá do Acuípe do Meio
Isy Amõkamby. Em tupi significa “Mãe, amamente”. A frase estampada na parede da aldeia Tupinambá, lembrava ontem (10), as comemorações do Agosto Dourado. A ação comemorativa ao incentivo ao aleitamento materno, promovida pelo Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), ultrapassou o muro da instituição e foi parar na aldeia da comunidade de Acuípe do Meio, em Ilhéus. Diretoria e colaboradores, ao lado dos técnicos e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI Bahia), promoveram palestra e assistiram apresentações teatral e de cordel, para estimular a iniciativa desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A palestrante foi a enfermeira Brenda Valles, coordenadora da UTI Neonatal do HMIJS, que falou sobre a importância e o estímulo à amamentação. Diversas mulheres da etnia – gestantes e puérperas – participaram da iniciativa. Os Povos Originários do sul da Bahia receberam com festa a equipe, com direito a cocar e dança de boas-vindas. A ação é mais um movimento do hospital, da FESF e do Governo do Estado, através da Sesab, para a implantação do programa de atenção especializada para os povos originários. O hospital será, em breve, o primeiro da Bahia e o segundo do Brasil a contar com um serviço deste perfil.
Reconhecidos
Protagonismo juvenil marca celebrações do Dia do Estudante nas escolas estaduais
O Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira, 11 de agosto, foi marcado por muitas celebrações nas escolas estaduais da capital e do interior. A rede estadual de ensino se mobilizou e os estudantes protagonizaram apresentações científicas e culturais nas distintas linguagens, no chamado Intervalo Cultural, promovendo uma grande festa. Ocorreram mostras de dança, música, teatro, audiovisual, karaokê, desfiles de fanfarras, exposições de artes visuais, e, também, competições esportivas, gincanas com arrecadação de alimentos para o programa Bahia sem Fome, mostras da Educação Profissional e Tecnológica e integração com as famílias.
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou da programação no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica, em Itabuna, pela manhã, e à tarde, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus.
Adélia falou sobre a importância de atividades pedagógicas que integram a juventude. “É uma alegria imensa estar aqui hoje neste Dia do Estudante. Somos aqueles que trabalham de forma vocacionada e com intenção para todos vocês. O caminho é a educação e é isso que nos move todos os dias. É com o coração e com afeto que estamos comprometidos com vocês para que possam fazer as suas escolhas na arte, na cultura, nas ciências, nos espaços que vocês quiserem, com a aprendizagem e a beleza que presenciamos hoje”.
Inauguração da 1ª loja do McDonald’s de Ilhéus está prevista para setembro
O prefeito Mário Alexandre utilizou as suas redes sociais para anunciar a data de inauguração da 1ª loja do McDonald’s de Ilhéus. A informação foi passada após reunião com o empresário e presidente do Grupo Chaves, Manoel Chaves Neto, em Salvador. O Neto Chaves é um dos responsáveis pela construção do Ipê Boulervard, empreendimento que abriga a franquia da rede de fast-food.

Marâo e Neto Chaves
A unidade está sendo construída no bairro Cidade Nova e a previsão é que seja entregue até o final de setembro. A 1ª loja chega à cidade com a proposta defendida pela atual gestão, pautada na geração de emprego, renda e oportunidades para ingresso de jovens no mercado de trabalho.
Ilhéus volta ao cenário nacional – Na oportunidade, o gestor discutiu sobre o lançamento do remake da Novela Renascer, um clássico da teledramaturgia brasileira.
A nova história será escrita por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão exibida pela emissora nos anos 1990. A gravação da trama global vai impulsionar a rede hoteleira e movimentar toda a cadeia produtiva da região.
Funcionários da Limpeza Pública de Itabuna recebem treinamento em segurança do trabalho, primeiros-socorros e homenagem ao Dia dos Pais
A manhã desta sexta-feira, dia 11, foi especial para os trabalhadores do Departamento de Limpeza Pública (DPL) da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itabuna. Eles participaram de um café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais. Um clima de descontração e alegria contagiou a sede da Limpeza Pública, na Rua Zildo Guimarães, no Zildolândia.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, disse que a celebração foi mais uma forma de reconhecer o trabalho destes profissionais que todos os dias se empenham para manter a cidade mais limpa e higienizada sob sol ou chuvas.
Na quinta-feira, dia 10, a equipe do DPL recebeu um treinamento em segurança do trabalho e primeiros-socorros, ministrado pelo Centro Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, quando foram orientados sobre a obrigatoriedade de uso no cotidiano dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre cuidados na jornada. A capacitação durou cerca de três horas.
17 anos da Lei Maria da Penha: advogada explica por que mulheres ainda temem denunciar violência
Nos últimos anos temos acompanhado a explosão do número de casos de violência doméstica contra mulheres no Brasil, principalmente durante o período de pandemia. Atualmente, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Estado da Bahia registrou 18.805 casos de violência contra a mulher, mas somente 3.706 denúncias foram efetivadas. Na capital do Estado, Salvador, este número foi de 5.282 casos, sendo apenas 1.032 denúncias feitas. Neste cenário, estão entre as principais violências a física, doméstica, sexual, psicológicas, patrimonial e moral.
A advogada e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Unime Anhanguera, Ma. Wilmara Falcão, aponta que o medo de denunciar ainda é um grande obstáculo para muitas mulheres, devido a fatores como histórico de violência, dependência financeira e afetiva, falta de conhecimento sobre seus direitos e vergonha de se afastar do agressor. A advogada enfatiza que as leis, como a Lei Maria da Penha, desempenham um papel crucial para combater a violência e empoderar as vítimas.
Livro escrito por criança do quilombo de Cordoaria é apresentado na Flipelô
A história de um menino que amava estudar, aprender e ir para a escola, assim pode ser resumido o livro “O Pequeno Príncipe da Cordoaria” que foi apresentado nesta quinta-feira (10) para o público da Feira Internacional Literária do Pelourinho (Flipelô). A publicação, do autor Davi Luka Santos, de 8 anos, foi resultado de uma dinâmica realizada no Afroteca Muvuca, no quilombo de Cordoaria, em Camaçari. Além do pequeno Davi, outras 11 crianças do projeto também participaram do dia de poesia e literatura no Pelourinho.
A apresentação do livro do pequeno Davi ocorreu durante a participação do poeta Tiago Almir, o Poeta Revolução, no evento. Ele também é articulador de juventude da ONG Viva a Vida, que realiza o projeto com 90 crianças da localidade. A iniciativa conta com patrocínio da Braskem e apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari.
Presente no dia literário, a mãe de Davi, a manicure Jéssica dos Santos, conta que antes dele participar do projeto, recebia reclamação da escola, por conta de seu comportamento, “A diretora da escola me disse depois que ele teve uma grande melhora, e ele está muito feliz com o livro que fez, é uma emoção muito grande para uma mãe”, afirmou, orgulhosa do seu pequeno escritor.
SEC promove atividades de comemoração do Dia do Estudante em Itabuna, com a participação da secretária Adélia Pinheiro
Uma série de atividades no Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Ciebtec) vai marcar as comemorações do Dia Estudante da rede estadual de ensino, em Itabuna, nesta sexta-feira (dia 11), das 8h às 12h. Na programação do evento, que vai contar com a participação da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, estão a realização de uma gincana, apresentação musical e show de talentos, tudo protagonizado pelos estudantes.
A gincana tem início às 8h e dura toda a manhã. A secretária Adélia participará das atividades, partir das 10h, quando acontecerão as apresentações musicais e o show de talentos, com performances de dança, teatro e de outras expressões artístico-culturais.
Hospital Regional Costa do Cacau realiza segunda captação de múltiplos órgãos de 2023
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou a segunda captação de múltiplos órgãos de 2023. O procedimento contou com equipe multidisciplinar de profissionais da unidade e da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia (COSET – BA).
A enfermeira Naama Ramos e Silva, integrante do CIHDOTT do HRCC, destacou o trabalho realizado para que a captação reunisse condições adequadas na manutenção do doador.
“Um trabalho importante, como sempre, de toda nossa equipe. Ressalto o apoio e a dedicação que recebemos do médico intensivista Allan Siqueira, que desde a abertura do protocolo de Morte Encefálica (ME) até a sua confirmação, onde foram realizados exames criteriosos e um trabalho fundamental de acompanhamento e esclarecimento junto a família do doador”, disse.
O médico Allan Siqueira, intensivista do HRCC, explica que o protocolo de ME passa por várias etapas, amparado pela resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). “A resolução mais atual é a 2.173 de 23 de novembro 2017, que rege quais são as etapas e quais os preceitos para o diagnóstico da morte cerebral”, informou.
O especialista ainda ressaltou que deve ser respeitada a vontade dos familiares, caso optem pela doação. “Diante disso, é mantida a viabilidade dos órgãos e com medidas para a manutenção do potencial doador”, relatou.
Naama Ramos e Silva, enfermeira da CIHDOTT, enfatiza que o sucesso de cada doação de órgãos é resultado de uma complexa rede de colaboração e cooperação, envolvendo diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, equipe técnica de enfermagem, condutores.
“Também é importante destacar a essencial participação da família doadora. A generosidade dessa família foi verdadeiramente inspiradora, nos lembrando da importância de solidariedade e compaixão. O sim desta família, mesmo no momento de dor, teve a sensibilidade com os outros pacientes que estão aguardando um órgão na fila de transplante. Esse ‘sim’ vai ajudar a salvar outras vidas. É uma atitude muito nobre que sempre fazemos questão de agradecer”, concluiu.
- 1