:: 26/jul/2023 . 20:37
Camacã sedia encontro do FAEG-SUL
O Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul desembarca, nesta quinta-feira, na cidade de Camacã. O município, que já tem em sua conta o recurso da Lei Paulo Gustavo, aproveita a visita do FAEG e realiza sua Pré-Conferência de cultura. Ambos ocorrerão no dia 27 de julho, das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal de Camacã.
Programação
Manhã
09:00 – Mostra Cultural com Artistas e Grupos Culturais do Município.
09:30 – Diálogo FAEG-Sul e Parceiros.
10:00 – Palestra – Apresentação da IV Conferência Nacional de Cultura e da V Conferência Municipal de Cultura. Tema Democracia e Direito à Cultura, com Cristiane Santana
11:00 – Momento Fala Povo, com a intenção de receber as demandas da sociedade civil.
Tarde
Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães recebe título de Cidadã Itabunense
O Teatro Municipal Candinha Dória sediou a cerimônia de entrega dos diplomas de Honra ao Mérito e dos títulos de Cidadão Itabunense, concedidos pela Câmara Municipal de Itabuna nesta terça-feira (25). Dentre as pessoas agraciadas, a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, recebeu o título de Cidadã Itabunense das mãos da veradora Wilmaci de Oliveira, propositora da homenagem. O título de Cidadão Itabunense é conferido a pessoas nascidas em outras cidades que se destacam na contribuição para o desenvolvimento do município em diferentes âmbitos, representando assim o reconhecimento público pelos seus serviços prestados.
Em seu discurso, proferido em nome de todas as pessoas homenageadas pelo Legislativo itabunense, a professora Joana Angélica destacou o valor do reconhecimento oferecido pelos títulos concedidos. A reitora também evocou a importância de Itabuna em sua trajetória pessoal. Nascida em Itajuípe em uma família de trabalhadores rurais, Joana veio com a família para Itabuna quando contava cinco anos de idade. A mudança foi pensada para que Joana e seus irmãos pudessem dar andamento aos seus estudos e alcançar melhores condições de vida, um passo essencial para o percurso acadêmico que a futura pesquisadora e professora universitária estava desenhando para si. Para ela, voltar a Itabuna nos primórdios da criação da UFSB e seguir essa construção na condição de reitora é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região em que começou a trilhar o caminho do conhecimento. Ao referenciar o carinho pela cidade e pelo território, a professora Joana colocou sua energia à disposição da comunidade: “Estou aqui e continuarei trabalhando para que Itabuna siga cada vez mais o caminho da melhoria e o caminho de se transformar numa cidade da qual nós possamos nos orgulhar muito. Então, muito obrigada a todos e todas e viva Itabuna!”.
Casamento coletivo une seis internos da Penitenciária Lemos de Brito a suas companheiras em Salvador
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) promoveu, nesta quarta-feira (26), mais uma edição do projeto “Amor, fonte transformadora de destino”, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça da Bahia, que nesta edição formalizou seis casamentos entre internos e suas companheiras. A cerimônia, que aconteceu no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS), no bairro da Mata Escura, foi celebrada por uma juíza de paz, teve a presença de sacerdotes de diferentes religiões e autoridades, dentre elas, o secretário da SEAP, José Antônio Gonçalves, o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador?José Edivaldo Rotondano, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Rosa Weber.
“Esse é mais um casamento coletivo que fizemos esse ano. Nosso trabalho em ressocialização é o norte maior do Governo da Bahia, porque a política carcerária é a política de estado continuada pela ressocialização. É um clamor nacional. É um governo que volta para resgatar o social e, naturalmente, estamos capacitando os internos das unidades prisionais para que eles saiam com alguma qualificação profissional”, explicou o titular da SEAP.
Marco Lessa: “o chocolate do Sul da Bahia vai conquistar o mundo”
O nome surgiu pomposo: Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus. A pompa mal escondia a realidade, porque não havia marcas de chocolates sulbaianos, mas já embutia um sonho que, à custa de muito trabalho e uma filosofia de vida em que parece inexistir o medo de ousar, o empreendedor Marco Lessa transformaria em realidade.
14 anos depois do primeiro festival do chocolate na terra onde não havia chocolate, o evento ilheense se consolidou como o maior do gênero na América Latina e gerou filhotes em Belém PA), Altamira (PA), Linhares (SP), São Paulo (SP), está chegando a outros estados brasileiros, desembarcou em Lisboa (Portugal) e seguramente, a exemplo do hoje admirado chocolate de origem do Sul da Bahia, com mais de 120 marcas, fruto indiscutível daquela ousadia de pouco mais de uma década atrás, vai ganhar o mundo.
Nessa entrevista ao editor do site Cacau&Chocolate, Daniel Thame, feita em parceria com o programa Economia Verde, apresentado por Cléber Issac Ferraz na Band TV Bahia e Sergipe, Marco Lessa fala dessa transformação que quebrou paradigmas e está mudando a imagem (e os sabores) do Sul da Bahia.
Assista a entrevista em
Coordenadora geral da Educação Infantil do MEC visita a Uesc
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebe a coordenadora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho. Ela foi recepcionada pelo reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, acompanhado por assessores e técnicos da Instituição de Ensino Superior.
A professora Rita Coelho, juntamente com a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Bahia (UNCME-BA), Gilvânia Nascimento, ouviu o relato do reitor sobre o empenho da Uesc para promover a qualificação e fortalecimento da Educação Infantil nos municípios da área de influência da Universidade através do Programa de Apoio Institucional e Gerencial (Agir – LS), lançado no fim do ano de 2012 e que hoje é realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).
O Programa proporciona meios para qualificar e aperfeiçoar gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, com vistas a aumentar a eficiência e a eficácia na execução de políticas públicas, especialmente na área de educação, com o Forsec – Fórum de Secretários, Diretores e/ou Técnicos da Secretaria de Educação.
Destacando a importância da Uesc no cenário regional e nacional, a coordenadora Rita Coelho citou a preocupação do MEC com a Educação Infantil, principalmente na zona rural e nos pequenos e médios municípios. Ela frisou a importância do Programa Agir-LS em futuras parcerias da Universidade com a Secretaria da Educação Básica do Ministério para a construção de políticas de qualificação e aperfeiçoamento da Educação Infantil.
(Foto Julia Barreto)
Conselho Municipal de Educação de Itabuna comemora 25 anos com entrega da Comenda Anízio Teixeira
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, participaram de uma cerimônia em comemoração aos 25 anos do Conselho Municipal de Educação (CME). A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Candinha Dória, na noite de segunda-feira, dia 24, contando com a presença da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro.

Adélia Pinheiro recebe a Comenda Anízio Teixeira
Dentre as autoridades, também prestigiou o evento o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima, da coordenadora da UNCME-BA, GIlvânia Nascimento, do presidente do Conselho Estadual da Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nascif, os reitores da UFSB, Joana Angélica Guimarães, da UESC, Alessandro Fernandes, coordenadora do NTE-5, Larissa Melo, presidente do SIMPI, Maria do Carmo Oliveira, dentre outras autoridades.
O prefeito Augusto Castro destacou os avanços na Educação municipal durante sua gestão. “Na gestão tivemos muitas dificuldades na Educação. Itabuna tem aproximadamente 100 escolas que há anos precisavam de reformas. Por isso, desenvolvemos um programa de requalificação. Além disso, Conseguimos aplicar o piso nacional dos professores ano passado, de 33, 24%, e neste ano, de 14,95%. Também estamos investindo em materiais escolares e mobiliário.
“Para vocês terem uma idéia, arrecadamos do FUNDEB R$b 138 milhões, mas nosso custo com a educação é de R$ 225 milhões. É preciso ter parcerias e graças ao Governo da Bahia que tem nos ajudado, desde os ex- governadores Jaques Wagner e Rui Costa, o atual ministro da Casa Civil, e agora, o nosso governador Jerônimo Rodrigues que é professor e tem sensibilidade. Com essa parceria estamos colhendo bons frutos”, salientou o prefeito Augusto Castro.
Jornalistas do Brasil e do exterior conhecem atrativos da Costa do Descobrimento
Com patrimônio histórico, belezas naturais e o toque singular da cultura indígena, a Costa do Descobrimento é uma das 13 zonas turísticas da Bahia mais procuradas. Depois que foi redescoberta por hippies nos anos 1970, a região se estruturou e atualmente tem no turismo a base de sua economia, com visitantes brasileiros e estrangeiros chegando o ano inteiro.
O município mais conhecido dessa parte do extremo sul baiano é Porto Seguro, que ganhou projeção mundial na década de 1990, no ritmo do sucesso da lambada, e se consolidou como polo receptor de turistas, que dispõe de aeroporto internacional e infraestrutura turística entre as melhores do país. Ele possui três distritos que entraram para a lista dos destinos preferidos por famosos: Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Para conhecer parte da história regional, 11 jornalistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal e México passaram quatro dias na Costa do Descobrimento, participando da press trip e-mundi. Eles foram recebidos por equipes da Secretaria de Turismo do Estado (Sedur-BA) e da Prefeitura de Porto Seguro. Na cidade, o grupo conheceu o Centro Histórico, a badalada Passarela da Cultura e a estrutura de hotelaria.
“Aproveitamos para apresentar aos profissionais de mídia o trabalho do Governo do Estado no incremento do turismo baiano, com indicadores de crescimento contínuo e as estratégias para avançarmos cada vez mais”, disse a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.
“Realizamos a press trip desde 2015, como uma forma de levar jornalistas para lugares fantásticos, com experiências interessantes, para que eles divulguem o que o Brasil tem de melhor”, explicou o organizador do evento, Leandro Mazzini.
Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da UFSB realizou segunda edição do Ciclo de Debates e Oficinas
O Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (PopTecs) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou a segunda edição do Ciclo de Debates e Oficinas do PopTecs. O evento foi voltado às/aos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, curso de Primeiro Ciclo, e dos bacharelados em Políticas Públicas, em Produção Cultural e em Mídia e Tecnologia, cursos de Segundo Ciclo ligados ao Centro de Formação. Nesta edição os estudantes puderam participar de palestras e oficinas referentes às temáticas políticas públicas; processos e produção cultural; mídia e comunicação.
O Ciclo II foi realizado no Campus Jorge Amado nos ambientes do Bloco Pedagógico (BP) e do Núcleo de Gestão Acadêmica e Vivência (NVGA), em formato híbrido (presencial – remoto). Conforme a organização do evento, a participação presencial no NVGA variou entre 50 e 70 estudantes, além de entre 50 e 60 participantes em modo remoto, totalizando cerca de 100 a 120 participantes ativos. Discentes do POPTECS compartilharam a programação com estudantes matriculados em cursos oferecidos pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado (IHAC/CJA) e do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI).
Com primeira etapa concluída, Hospital São Lucas 100% SUS recebe equipamentos
Com 100% da obra da primeira etapa concluída, o Hospital São Lucas recebeu, nesta terça-feira (25), mobiliários e equipamentos, resultado da parceria entre a Santa Casa de Misericórdia, Prefeitura de Itabuna e Secretaria Estadual de Saúde. A cerimônia de reabertura da unidade hospitalar ocorre na sexta-feira (28) e está inserida na programação de aniversário do município, que completa 113 anos de emancipação política e administrativa.
A cerimônia de reabertura do novo São Lucas começa às 11h, no bairro Santo Antônio, no fundo da Rota Transportes, com a presença de trabalhadores, representantes de entidades e participação de membros da Irmandade e autoridades, dentre as quais o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito Augusto Castro (PSD) e deputado federal Paulo Magalhães (PSD).
Entre os materiais que chegaram para o novo Hospital São Lucas estão camas de leito, colchões impermeáveis, suportes para soro, armários para guardar enxoval, ventiladores mecânicos, aspiradores de secreção, eletrocardiógrafos, cardioversores, monitores multiparamétricos, focos cirúrgicos em Led, kit de laringoscópio, aparelho de ultrassom, kit nebulização e carinhos para transporte de materiais e equipamentos.
- 1