:: 23/mar/2017 . 18:12
Internos e agentes do Conjunto Penal de Itabuna participam da semana de combate ao Aedes Aegypti
Como parte da Semana Nacional de Combate ao Aedes agypti, o Conjunto Penal de Itabuna (CPI) iniciou, na segunda-feira (20), uma série de palestras de conscientização para o combate à dengue, envolvendo internos e agentes disciplinares. A ação, realizada em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, por meio da Coordenação de Combate a Endemias, visa formar multiplicadores para o combate ao mosquito. O Conjunto Penal de Itabuna é administrado pela empresa Socializa em sistema de cogestão com o Governo do Estado.
Entre os internos, estão sendo formadas várias equipes de multiplicadores que disseminarão as informações nos diversos pavilhões, masculinos e femininos. Já entre os agentes, a formação se dá entre as equipes que fazem as escoltas dos próprios internos nas palestras. A semana de combate ao mosquito da dengue se estende até a próxima sexta-feira, dia 24.
A formação é feita pelo servidor do Ministério da Saúde Sandovaldo Menezes, que atua como assessor da Coordenação de Combate a Endemias da SMS, e pelo supervisor do Programa Municipal de Combate a Endemias, Ricardo Góes. Já os internos contribuem com sugestões à direção do presídio, por meio da empresa Socializa, que faz a cogestão com o Estado.
Além do trabalho educativo – que também envolverá os familiares dos internos, a partir da intervenção dos multiplicadores nos dias de visitas – serão realizadas ações diretas de combate ao mosquito, com aplicação de larvicidas, passagem de carro fumacê na área externa e borrifação interna, nos pavilhões. Também será feita uma ação de limpeza nos arredores do presídio – encampando sugestão dos internos – e distribuição de repelentes às mulheres internas.
Retrato falado de casal pode ajudar a localizar Gabrielly
A 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Feira de Santana, está disponibilizando os retratos falados do casal que teria sido visto em Teresina, no Piauí, com Gabrielly Gomes Santana, de 7 anos, desaparecida desde o dia 21 de janeiro. As peças foram feitas com base na descrição de um caminhoneiro que, ao passar por Feira, foi à polícia e disse ter visto a menina num posto de gasolina.
De acordo com o delegado coordenador João Uzzum, os retratos foram confeccionados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e, depois de prontos, foram encaminhados à Polícia Civil do Piauí, que passou a utilizá-los com o objetivo de localizar o casal e a garota. As peças, inclusive, foram postadas no site da instituição, mas até o momento ninguém foi localizado naquela região. Segundo Uzzum, além de Teresina, a menina foi vista também em Salvador, Alagoinhas e em Itaberaba, ambas no interior da Bahia.
“Em todas estas cidades mandamos policiais interrogarem as pessoas que teriam visto a menina e levantarem informações no local por onde ela passara”, disse o delegado, mas nada de concreto foi obtido nestes lugares. O delegado montou uma Força-Tarefa, composta de três delegados, cinco investigadores e um escrivão para cuidar exclusivamente do caso. “Por sorte o caminhoneiro do Piauí passou por Feira e viu a foto de Gabrielly, a mesma que teria visto os supostos pais, que abasteciam o carro”, destacou Uzzum.
Os retratos não têm 100 por cento de semelhança e, por esse motivo, traz algumas lacunas, especialmente no rosto da mulher. O retrato dela, por exemplo, está com um grau de 30% de semelhança. Ela é branca, teria 1,71m de altura e o corpo bonito, de acordo com a descrição do caminhoneiro. O homem, por sua vez, é negro, teria 1,75m, teria entre 24 e 26 anos e o corpo malhado. Qualquer pessoa que tenha visto o casal poderá entrar em contado com a polícia por meio do Disque Denúncia 71 3235 – 0000. O sigilo é garantido.
Projetos de estudantes da rede estadual baiana são destaque na FEBRACE 2017 em São Paulo
Estudantes da rede estadual participam, até esta sexta-feira (24), da Mostra de Projetos Finalistas, da 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, e surpreendem os visitantes pela abordagem de temáticas de grande alcance e relevância social.
O professor e engenheiro elétrico, Davi Cauassa Leão, de Manaus, ficou curioso e surpreso ao conhecer o projeto “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino”, das
estudantes Laíce Lopes e Ilana Macêdo, ambas de 16 anos, do Colégio Estadual César Borges, em Valente.
“É um projeto com grande relevância, pois além de ser fundamentado em materiais recicláveis, o mesmo é aplicado no auxílio do professor dentro da sala de aula. Sou professor e sei da dificuldade de ficar o dia todo falando e é raro encontrar material de apoio acústico em escolas, principalmente nas públicas. Com o Voice Amplifier, temos um material de baixo custo, porém, com muita eficiência”, elogia o educador Davi Cauassa, após testar e aprovar o equipamento.
Bahia quer reduzir amputações de pacientes diabéticos em 16 municípios
Mais de 7 mil pacientes diabéticos de 16 municípios baianos participarão de um programa internacional desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019, bem como qualificar mais de 800 profissionais de saúde.
O termo de compromisso para a implantação do programa, que terá um investimento de mais de R$1,5 milhão, foi assinado na tarde desta quarta-feira (22) e contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves, e de representantes dos 16 municípios.
“Entendemos que o caminho para a redução do diabetes passa pelo controle dos fatores de risco – obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e o consumo de álcool. Já para os pacientes diagnosticados é importante garantir o acesso ao tratamento para evitar as complicações que reduzem a qualidade de vida do paciente – cegueira, amputações, doenças renais – e trazem problemas para a família, além de terem um custo muito alto”, destaca o secretário, ao apontar os benefícios da iniciativa estadual.
Amurc cria fórum de planejamento e finanças dos municípios
Em meio a queda constante na arrecadação dos municípios e o aumento crescente nas despesas, principalmente nas áreas da saúde e educação, secretários municipais estão enfrentando o grande desafio de gerenciar esse desequilíbrio. Pensando nisso, a Amurc em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc oficializou nesta quarta-feira, 22, a criação do Fórum de Secretários de Planejamento e Finanças.
O Fórum é uma atividade do Programa de Apoio Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR-LS, com o objetivo de congregar os secretários, levando-os a reflexão e avaliação sobre a atual situação do município representado, e propor alternativas para o atendimento as diversas demandas do setor. De acordo com o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, a iniciativa visa ainda, incentivar ações de qualificação de pessoal, propor projetos e pleitear financiamento.
O secretario da Fazenda e Planejamento de Itabuna, Paulo César Fontes foi eleito presidente do Fórum, e, segundo ele, a proposta é “discutir assuntos próprios dos municípios, trocar experiências e buscar a resolução dos problemas em conjunto”, declarou. O mesmo pensamento foi compartilhado pelo Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento de Ilhéus, José Nazal, que destacou “a grande importância do Fórum para aproximar os gestores municipais da região, que possuem realidades em comuns”.
Ainda fruto do Programa Agir-LS, a Amurc e a Pro-reitoria de Extensão desenvolve atividades em outros setores municipais, que atualmente estão distribuídos em fóruns de saúde, educação, cultura, administração, agricultura e meio ambiente, assistência social, economia solidária e de procuradores municipais.
Vercil Rodrigues lança “Dicas de Direito Previdenciário”
O advogado Vercil Rodrigues, que também é jornalista e professor, acaba de lançar seu mais novo livro na seara jurídica, “Dicas de Direito Previdenciário”, pela Direitos Editora.
Em um esquema de perguntas e respostas, Dr. Vercil Rodrigues explora os principais temas e dúvidas das pessoas em Direito Previdenciário, seja em relação ao Regime Geral de Previdência Social (INSS), seja em relação aos Regimes de Previdência dos Servidores Públicos.
A obra também aborda alguns efeitos dos benefícios previdenciários nos vínculos empregatícios, demonstrando domínio da matéria e a sua repercussão para além da relação de benefício, estabelecida entre segurado e a Previdência Social.
No “Dicas de Direito Previdenciário”, Vercil Rodrigues se preocupa em não trazer apenas conceitos estereotipados acerca do tema. De fato, há uma verdadeira aproximação da obra com o rigor técnico-jurídico e a prática necessária ao cotidiano do mundo previdenciário, de modo que o presente livro servirá como parâmetro para diversos seguimentos, tanto para operadores do Direito quanto para aqueles que de algum modo vivenciam o mundo previdenciário.
Museu exibirá Carteira de Trabalho ao lado de fichas de orelhão
(do Blog Sensacionalista)- O Museu das Grandes Novidades inaugura na próxima semana a exposição CLT. Visitantes poderão conhecer coisas que eram muito comuns em outros tempos mas desaparecerão em breve. A instalação “Carteira de Tabalho” promete ser um dos musts do evento.
“Pedimos que as pessoas mandem foto segurando sua carteira assinada. Em breve isso vai ser mais ou menos como alguém andando a cavalo no centro da cidade”, disse o curador da mostra.
Mas a grande atração deve ser mesmo um aposentado. Ele vai passar o dia dentro do museu, sentado num banco numa praça interna, contando como era o tempo onde as pessoas paravam de trabalhar.
“Posso afirmar que nós teremos a melhor mobilidade urbana do país”, diz Rui após visitar obras do metrô

O governador Rui Costa visitou nesta quinta-feira (23) as obras da Linha 2 do metrô, na Avenida Paralela. Rui iniciou a visita técnica no Terminal de Ônibus de Pituaçu, que será o maior desse segundo trecho do sistema metroviário. Em seguida, o governador foi ao elevado de Alphaville, depois conheceu as obras do retorno de Stella Maris, passou pelo Terminal Mussurunga e finalizou no retorno da Avenida Paralela em frente ao Instituto Anísio Teixeira.
Passando por reforma, que deve ser concluída em agosto, o Terminal Mussurunga terá sua área ampliada em 23%, oferecendo muito mais conforto para os usuários. Futuramente interligado à Estação Pituaçu do Metrô por meio de passarela, o Terminal de mesmo nome terá 43.900 m² de área construída distribuídos em quatro pavimentos.

“Eu posso afirmar que nós teremos a melhor mobilidade urbana do país, após a conclusão dessas obras. O prazo tanto do metrô quanto do sistema viário está antecipado. Nós vamos continuar com esse ritmo. O compromisso da concessionária é concluir o Terminal de Pituaçu em jullho, assim como o trecho da Gal Costa que vai até a rotatória. Além disso, são três novos viadutos na Avenida Paralela, para dar mais mobilidade, ou seja, facilitar o tráfego e também viabilizar a obras do metrô”, comentou Rui Costa.
Deputado quer proibir excesso de sons altos nas ruas
Com o objetivo de proibir o excesso de sons altos nas ruas, o deputado estadual Targino Machado (PPS) apresentou o Projeto de Lei nº 22.188/2017, que dispõe sobre a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som instalados em veículos automotores estacionados na Bahia.
O parlamentar explicou que os pancadões, como são chamados, a cada dia estão mais incrementados. “Cresce o número de jovens praticantes deste tipo de atividade que não respeita o silêncio do cidadão que está desprovido de momentos de descanso em sua própria residência”, salientou. Targino ainda enfatizou que o ruído excessivo ameaça ainda mais as crianças e alertou que a perda de audição pode influenciar todo o desenvolvimento psicomotor.
Ainda de acordo com o deputado, a Constituição Federal de 1988 confere ampla proteção ao meio ambiente, por isso é necessária a coibição da poluição sonora. “É evidente que os sons altos causam danos à saúde humana, portanto existe não só a penalidade da legislação vigente como também sanção pecuniária”, ressaltou.
Barragem do Rio Colônia tem 73% das obras concluídas

Essencial para garantir o abastecimento de água para os cerca de 220 habitantes de Itabuna e proporcionar a atração de novos empreendimentos, a Barragem do Rio Colônia, que está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e Embasa, através do Consórcio Rio Colônia, com recursos do Governo da Bahia e do Governo Federal, está com 73,62% das obras de estrutura concluídas.

A barragem terá um reservatório de 63 milhões de metros cúbicos, com uma área alagada de 1.322 hectares, uma altura de 21,4 metros, e um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto, formando um espelho d’água de 25 quilômetros quadrados. Além de normalizar o abastecimento de água numa região que nos últimos dois anos enfrentou racionamento por conta da longa estiagem, a obra vai contribuir para a revitalização do Rio Cachoeira, que corta Itabuna e tem sua foz em Ilhéus, permitindo o controle da vazão em períodos de seca e de chuvas torrenciais.

O investimento total é de R$ 108 milhões e além da construção da barragem, que tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2017, inclui a construção de uma estradas no entorno, entre Itapé e Itaju do Colônia, e novas redes de energia elétrica. A população de Itapé, de cerca de 12 mil habitantes, também será beneficiada com a construção da barragem. (Fotos Dante Gois)












