conjunto penal itabuna dengueComo parte da Semana Nacional de Combate ao Aedes agypti, o Conjunto Penal de Itabuna (CPI) iniciou, na segunda-feira (20), uma série de palestras de conscientização para o combate à dengue, envolvendo internos e agentes disciplinares. A ação, realizada em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, por meio da Coordenação de Combate a Endemias, visa formar multiplicadores para o combate ao mosquito. O Conjunto Penal de Itabuna é administrado pela empresa Socializa em sistema de cogestão com o Governo do Estado.

Entre os internos, estão sendo formadas várias equipes de multiplicadores que disseminarão as informações nos diversos pavilhões, masculinos e femininos. Já entre os agentes, a formação se dá entre as equipes que fazem as escoltas dos próprios internos nas palestras. A semana de combate ao mosquito da dengue se estende até a próxima sexta-feira, dia 24.

A formação é feita pelo servidor do Ministério da Saúde Sandovaldo Menezes, que atua como assessor da Coordenação de Combate a Endemias da SMS, e pelo supervisor do Programa Municipal de Combate a Endemias, Ricardo Góes. Já os internos contribuem com sugestões à direção do presídio, por meio da empresa Socializa, que faz a cogestão com o Estado.

Além do trabalho educativo – que também envolverá os familiares dos internos, a partir da intervenção dos multiplicadores nos dias de visitas – serão realizadas ações diretas de combate ao mosquito, com aplicação de larvicidas, passagem de carro fumacê na área externa e borrifação interna, nos pavilhões. Também será feita uma ação de limpeza nos arredores do presídio – encampando sugestão dos internos – e distribuição de repelentes às mulheres internas.