:: jun/2012
Convenção confirma Juçara e Acácia na coligação Itabuna em 1º. Lugar
Cerca de duas mil pessoas participaram da convenção da coligação “Itabuna em 1º Lugar” que tem Juçara Feitosa (PT), como candidata a prefeita, e Acácia Pinho (PDT), como vice-prefeitura. Integram ainda a coligação o PSB, PSD, PT do B, PPL, PHS e PRP. A convenção contou com as presenças do senador Walter Pinheiro, deputado federal Geraldo Simões, presidente estadual do PT, Jonas Paulo, dirigentes dos partidos aliados e da militância, que promoveram uma grande manifestação de apoio à Juçara e Acácia.
A força e a competência da mulher para administrar e a necessidade de inserir Itabuna no processo de desenvolvimento do Brasil e da Bahia foram destacados. A presidenta do diretório municipal do PT, Miralva Moitinho, afirmou que “os partidos deram uma grande demonstração de compromisso com Itabuna, somando forças para que a cidade tenha uma administração voltada para os interesses da comunidade”.
O presidente do diretório estadual do PT, Jonas Paulo, disse que “são duas mulheres unidades para mudar o destino de Itabuna, seguindo o exemplo da presidente Dilma, que está mostrando sua capacidade para continuar e ampliar o trabalho de Lula na construção de um novo Brasil. Tenho a convicção de que Juçara e Acácia, como Dilma, vão fazer uma grande administração em Itabuna”.
O deputado federal Geraldo Simões afirmou que “é a hora e a vez da mulher. Não podemos perder a chance de crescer com a Bahia e o Brasil. A gente vê o desenvolvimento de cidades como Vitória da Conquista, Teixeira de Freiras, Jequié, Camaçari e Cruz das Alma. Itabuna estagnou, por conta de uma administração que não se mostra capaz de aplicar os recursos do Governo Federal”. Para Simões, “o Sul da Bahia terá o Porto Sul, a Ferrovia Oeste e uma Universidade Federal e precisamos de uma administração competente para aproveitar as oportunidades que surgirão”.
O senador Walter Pinheiro destacou que “Dilma, com um recorde de aprovação popular, é um exemplo do que vai acontecer em Itabuna, que hoje sofre com o abandono. Temos duas mulheres com sensibilidade e capacidade para cuidar da cidade”. O senador completou que “Itabuna tem que deixar de ser a cidade do já teve, para ser uma cidade que orgulhe seus moradores. Deus colocou duas mulheres que honram suas famílias para trabalhar pelo povo, para recolocar o município no caminho do desenvolvimento”.
SAÚDE, SANEAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
A candidata a vice-prefeita Acácia Pinho afirmou que “é com o coração pulsando por Itabuna que estou ao lado de Juçara neste momento em que damos a arrancada por uma Itabuna melhor. Vamos sair da indignação e passar a ação”. “Venho para somar, para tirar Itabuna0 do atraso e da imobilidade. Vamos a cada rua, em cada bairro, mostrar a união de duas mulheres que vai resultar numa cidade melhor para todos”, afirmou Acácia. “A hora é agora. Vamos dar a volta por cima, o que nos move é a certeza de que temos competência para fazer as transformações que Itabuna necessita”.
Com a neta Sophia, de nove meses, no colo, Juçara Feitosa emocionou todos os presentes, ao manifestar seu compromisso de trabalhar pelas crianças, pelos jovens, por todas as pessoas de Itabuna. “Estamos irmanados nesse projeto, que vai envolver toda a sociedade organizada”, disse. Juçara citou que o projeto de governo da coligação “Itabuna em 1º Lugar” inclui três eixos principais: saúde de qualidade, saneamento básico e programas de inclusão social.
Juçara anunciou que, se eleita, irá criar as secretarias municipais de Segurança Pública e de Juventude. “Nossos jovens precisam ter oportunidades e isso se dará, através da qualificação profissional”, afirmou Juçara, que vai solicitar ao governador Wagner e à presidenta Dilma a implantação de um Pólo Têxtil para geração de emprego e renda. “Vamos dialogar, executar, planejar, porque o nosso projeto é com Itabuna e os itabunenses”, ressaltou Juçara.
É BATACLAN DEMAIS E GABRIELA DE MENOS
A novela Gabriela entrou pela segunda semana e confirmou o impecável padrão global de qualidade.
Mas, depois daquele primeiro capítulo em ritmo alucinante, a trama entrou num ritmo, digamos, Dorival Caymmi, lento, arrastado, quase sonolento.
Animação, só mesmo no Bataclan, do qual a Globo anda abusando. As moçoilas de Maria Machadão estão fazendo hora extra e roubando as cenas, enquanto a protagonista Gabriela quando não está na cozinha, está na cama com Nacib, fazendo o que as operárias do Bataclan fazem com maestria.
E, por ora, mais nada.
Gabriela, a novela, não é loira de anedota, mas precisa pegar no tranco.
Dilma tem aprovação recorde
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira, 29, indica que subiu três pontos percentuais a avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff, considerado ótimo ou bom por 59% dos brasileiros, maior percentual desde o início do governo.
Na sondagem divulgada em abril, 56% dos entrevistados aprovam o governo Dilma nos critérios “ótimo” e “bom”. Para 32%, o governo é “regular”, contra 34% na sondagem anterior, e 8% o classificam como “péssimo” ou “ruim”, índice igual ao apresentado em abril.
A pesquisa revela que 63% dos eleitores que possuem renda superior a 10 salários mínimos aprovam o Governo Dilma.
A aprovação pessoal da presidente permaneceu em 77%. O índice foi superior ao alcançado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva para idêntico período no cargo. A confiança dos brasileiros na presidente manteve-se em 72%.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais. De 16 a 19 de junho, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios.
Juçara e Acácia juntas na eleição em Itabuna
A professora Acácia Pinho, do PDT, será a candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Juçara Feitosa, do PT, nas eleições municipais em Itabuna. Essa é a primeira vez na história da cidade que duas mulheres disputam eleição juntas. O apoio de Acácia a Juçara foi definido na tarde de sexta-feira (29), numa reunião com a presença de dirigentes dos dois partidos.
Acácia Pinho, que se sentiu preterida após o não cumprimento de um acordo por parte da Frente Partidária, em que o PRB e o PC do B desrespeitaram o acordo em que uma pesquisa definiria o candidato a prefeito e o vice, inicialmente cogitou uma candidatura própria. “Recebi o convite de Juçara e avaliamos que esse é o momento das mulheres”, afirmou Acácia. “Temos um afinidade de idéias e propostas para Itabuna e vamos construir com Juçara um projeto de desenvolvimento sustentável para o município”, disse Acácia, que ao se unir a Juçara, disse ter “aberto mão de um projeto pessoal por um projeto que beneficiará a população de Itabuna”.
A CAPACIDADE DA MULHER
“Ao fazermos o convite a Acácia, avaliamos a grande contribuição que ela poderá dar a Itabuna, que pode somar esforços na construção de uma Itabuna em que todos tenham oportunidades de levar uma vida digna”, afirmou Juçara. “Itabuna é uma cidade que precisa ser cuidada, e que a administração municipal seja transparente, com um saúde pública de qualidade, o aquecimento da economia através de projetos de emprego e renda, e de programas de inclusão social para a população carente”, ressaltou.
“Vejo com muito entusiasmo a união de duas mulheres independentes, com experiência, que desejam trabalhar por Itabuna, porque gostam da cidade”, disse Juçara, lembrando que “essa é também a união de dois partidos que integram, a base aliada da presidenta Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner e que estão comprometidos em tirar Itabuna do caos administrativo e do abandono em que se encontra”.
De acordo com Juçara Feitosa, “a presidenta Dilma é o nosso referencial, uma mulher positiva, de atitudes firmes, que demonstra sensibilidade com o povo”. “Dilma é o maior exemplo de que a mulher tem condições de governar de forma competente, com um olhar para quem mais precisa de atenção”, afirmou Juçara.
STF não declarou legalidade da greve dos professores
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) esclarece que o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), não declarou a legalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino da Bahia. Lewandowski limitou-se a fixar como de competência do Tribunal de Justiça da Bahia a ação judicial em curso, originariamente proposta em primeiro grau. Vale destacar ainda que a decisão do STF não atinge a anterior proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve o pagamento dos salários apenas daqueles professores que continuaram suas atividades, no período da paralisação, com base na lei que disciplina o exercício do direito de greve.
Embora ainda não tenha sido notificada do teor da recente decisão, a PGE informa que, quando for, adotará todas as providências cabíveis em defesa dos milhares de estudantes que sofrem com a paralisação na rede pública de ensino e têm seu direito fundamental à educação afetado.
CASO YOKI: ELIZE MENTIU SOBRE ASSASSINATO DO MARIDO, DIZ MINISTÉRIO PÚBLICO
Presa como suspeita de matar o marido, o diretor executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, Elize Kitano Matsunaga teria mentido sobre como matou o marido, garantiu o Ministério Público. O promotor que está com o caso, José Carlos Cosenzo, disse que uma reconstituição apontará a versão verdadeira do homicídio.
“Sei, através da polícia e dos peritos, que um laudo vai provar que Elize mentiu sobre a forma como matou Marcos. Outros laudos técnicos e exames de reconstituição provarão que a versão dela é inverídica, impossível e mentirosa”, disse o promotor. O laudo deve estar pronto até 20 de julho e será entregue ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), garantiram os peritos. (com informações do G1).
Casal flagrado com 2kg de cocaína em Vitória da Conquista
Quando saíam de um táxi, carregando uma sacola plástica contendo três tabletes de cocaína, pesando aproximadamente dois quilos, Leandro Rodrigues Araújo, 26 anos, e Elizângela Oliveira da Silva, 31, foram presos em flagrante, no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. Policiais da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Conquista) investigam a procedência da droga, que segundo declararam os traficantes, seria refinada e comercializada na região.
Denunciado à 10ª Coorpin, o casal foi surpreendido com a droga na Avenida Santa Catarina, tendo os investigadores apreendido também uma motocicleta Shineray, de cor preta, e um celular. Elizângela estava com comprovantes de passagens de ônibus procedente de Feira de Santana, onde, segundo a polícia, a cocaína poderia ter sido adquirida. Autuados pelo delegado plantonista Lusdenes Batista Silva, Leandro e sua cúmplice já estão no presídio Nilton Gonçalves.
Plano safra nacional reduz taxa de juros e apóia o médio produtor
A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, lançaram em Brasília, o Plano Agrícola e Pecuário para a safra 2012/13, enfocando o médio produtor e reduzindo de 6,75% para 5,5% a taxa anual de juros, ampliando o limite de recursos por produtor e o seguro safra, dentre outras medidas.
As ações anunciadas foram comemoradas pelo secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri). Salles participou do evento, representando os secretários dos estados, e considerou importantes as ações anunciadas, destacando entre elas a prioridade que será dada ao médio produtor, a redução dos juros e a ampliação do seguro agrícola, “questões que são estruturantes para a agropecuária brasileira”, além do aumento de 7,5% dos recursos disponíveis para custeio e investimentos no campo.
No total, o plano oferece R$ 115,2 bilhões, sendo R$ 94 bilhões com juros controlados e menores que na safra passada. “Isso é o reconhecimento que damos ao papel que a agropecuária desempenha no enfrentamento da crise mundial”, disse Dilma, enfatizando sobre a redução de juros, e afirmando que o objetivo é produzir na safra 2012/2013 170 milhões de toneladas, a maior da história.
PT realiza convenção e confirma Juçara
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores realiza convenção neste sábado, a partir das 14 horas, no Centro Cultural Adonias Filho.
A convenção, que reunirá a militância, deputados federais e estaduais e lideranças do PT e de partidos aliados, vai oficializar Juçara Feitosa como candidata a prefeita.
O deputado federal Geraldo Simões participa da convenção.