:: 5/fev/2026 . 20:30
Presidente Lula e governador Jerônimo entregam ambulâncias do SAMU, equipamentos cirúrgicos e ações do PAC Saúde para a Bahia

Lula e Jerônimo Rodrigues estarão em Ilhéus
Nesta sexta-feira (6), às 10h30, o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entrega um dos maiores pacotes de investimentos em saúde da história da Bahia. A ação contempla 107 ambulâncias do SAMU para 76 municípios, 32 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e uma série de equipamentos e serviços do Novo PAC Saúde, somando R$ 345 milhões em investimentos para ampliar e qualificar o atendimento à população baiana.
A cerimônia acontece no Parque de Exposição de Salvador e contará com a presença dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Casa Civil, Rui Costa, além de outras autoridades.
A agenda inclui ainda a entrega de 575 kits de Telessaúde, dez combos cirúrgicos para procedimentos gerais e oftalmológicos, além de 1.030 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, beneficiando 402 municípios. Também serão assinadas ordens de serviço para a construção de três novas policlínicas nos municípios de Ibotirama, Ipirá e Seabra.
Materno-Infantil de Ilhéus é o ponto de partida do projeto FESF Itinerante
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, é a primeira unidade administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família a receber o projeto “FESF Itinerante”, iniciativa que visa fortalecer a presença institucional, ampliar a escuta qualificada dos trabalhadores e gestores locais, identificar fragilidades operacionais e administrativas e promover a construção conjunta de soluções.

Coordenado pela Controladoria da fundação, o projeto consolida uma gestão mais próxima e estratégica, fortalecendo a transparência, o diálogo permanente e a melhoria dos fluxos e processos. Nesta etapa inicial, que ocorre entre quarta-feira (04) e sexta-feira (06), diversos representantes técnicos da sede estão presentes em Ilhéus para viabilizar a iniciativa.
Na abertura oficial, por meio de vídeo conferência, o diretor-geral da FESF-SUS, Bruno Guimarães, destacou que a FESF Itinerante percorrerá todas as oito unidades sob a gestão da fundação. E ressaltou que a iniciativa não tem o perfil fiscalizador, mas, sim, de contribuir com a observação da rotina e dos processos, escuta de equipes locais e construção conjunta de encaminhamentos e oportunidades de melhoria dos serviços.
Polícia Militar da Bahia tem a primeira mulher promovida ao posto de coronel na história
A promoção da tenente-coronel PM Ivana Teixeira Andrade, que integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), a coronel – o mais alto posto da Polícia Militar da Bahia (PMBA), representa um marco histórico na bicentenária corporação. O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formada no Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o posto, a coronel Ivana tem uma trajetória de 32 anos na corporação, que une a precisão da saúde com a exatidão da estratégia militar.
Ao longo da carreira, a oficiala, que tem 56 anos, foi reconhecida com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação. Ela conta ter prestado o concurso da PM para o Quadro de Saúde aos 24 anos, recém-formada, quando ainda não fazia ideia do que era ser policial militar. Mas, como sempre foi disciplinada, adaptou-se rápido e construiu uma carreira longa e sólida, primeiramente atendendo e depois assumindo a gestão da Odontoclínica.
“Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui”, disse emocionada a coronel e dentista. As novas promoções, anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de fevereiro, fazem parte de um total de 130 que recompõe o quadro de oficiais e cumpre um compromisso da gestão estadual pelo fortalecimento da tropa. O segundo maior posto, o de tenente coronel, também ganhou destaque sendo alcançado, nesta promoção, por 11 oficialas.
Volta às aulas exige cuidados com a visão

Daniela Andrade Dórea
O início do ano letivo é um momento especial para a garotada. Material escolar renovado. o reencontro com os colegas, novos conhecimentos e a integração com a comunidade escolar. Mas, em meio a tanta expectativa, é essencial para os pais ou responsáveis ficarem atentos à saúde ocular dos estudantes, sejam eles do ensino fundamental ou do ensino médio.
Daniela Andrade Dórea, consultora óptica e supervisora das Óticas Carol em Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista, lembra que “cerca de 80% do aprendizado de uma criança ocorre através da visão. Se os olhos não estão focando corretamente, o desempenho escolar, a concentração e até o humor podem ser prejudicados”. Algumas observações são fundamentais para garantir que deficiências na visão não sejam obstáculos. Muitas vezes, a criança não reclama que não enxerga bem porque ela simplesmente não sabe o que é enxergar bem, pois para ela o mundo sempre foi embaçado.

Entre os sinais de alerta, Daniela aponta: “apertar os olhos para ler, aproximar-se demais do papel ou da TV, dores de cabeça frequentes e lacrimejamento constante”. Mais um alerta: com o aumento do uso de tablets e computadores no ensino, a fadiga ocular digital tornou-se um problema real. Para evitar o cansaço excessivo da visão, a cada 20 minutos de uso de tela é necessária a pausa de 20 segundos, além de priorizar a luz natural ou lâmpadas que não provoquem reflexos e uma distância entre 30 ou 40 centímetros da tela, livro ou caderno.
Também é saudável incentivar atividades ao ar livre no ambiente escolar, que auxiliam na prevenção da progressão da miopia em crianças, já que luz solar estimula a liberação de dopamina na retina, o que ajuda a controlar o crescimento do globo ocular. Incentive pelo menos uma hora de lazer fora de casa todos os dias.
EMASA retoma abastecimento de água para a zona sul de Itabuna que foi afetado devido à queda da energia elétrica
Uma equipe da Gerência de Abastecimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) vistoriou na manhã de hoje, dia 5, alguns pontos dos bairros Pedro Jerônimo e Maria Pinheiro para observar o abastecimento de água nessas localidades onde havia reclamações sobre a falta d’água, inclusive com a realização de um ato de protesto pelo atraso no fornecimento na manhã de quarta-feira, dia 4.
O gerente de Abastecimento da EMASA, Roberto Alves, esteve com os moradores do Maria Pinheiro durante a manifestação e havia se comprometido em resolver o problema. Ele acompanhou a vistoria e explicou aos moradores os motivos do atraso no fornecimento da água para alguns bairros da zona sul da cidade.
“Nas últimas semanas ocorreram diversas quedas no fornecimento de energia elétrica em nossas estações: a de captação, no povoado Rio do Braço, em Ilhéus, e a elevatório, no distrito de Mutuns, em Itabuna. Isso acabou afetando de forma significativa o abastecimento de alguns bairros da zona sul”, explicou Alves.
Para Adélia, comissão fortalece defesa dos produtores de cacau da Bahia

Adélia Pinheiro e o governador Jerônimo Rodrigues durante reunião com produtores de cacau em Salvador Foto Thuane Maria GovBA
A professora Adélia Pinheiro avalia que a comissão de enfrentamento à nova crise da lavoura cacaueira, criada pelo governador Jerônimo Rodrigues, reforça a luta dos produtores de cacau da Bahia. “É um instrumento focado na defesa de preços justos para a amêndoa e na expansão de políticas para fortalecer a cadeia produtiva”, explicou, nesta quarta-feira (4), em Salvador, após participar da reunião em que o chefe do Executivo baiano anunciou o grupo de trabalho.
A comissão, segundo Adélia, reúne pequenos produtores da agricultura familiar, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), prefeitos, prefeitas, deputados federais e estaduais, as instâncias estadual e nacional da Câmara Setorial do Cacau e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
A reunião desta quarta-feira (4) deu encaminhamento às reivindicações do setor produtivo, informou Adélia. “A comissão formula plano de trabalho para a proteção da produção cacaueira, com foco nos pequenos produtores, associações e cooperativas. Também vai fazer levantamento para estimar o tamanho da safra da Região Cacaueira”, detalhou.
Governo da Bahia anuncia ações e serviços para o Carnaval 2026 com foco no cuidado com quem trabalha na festa
O Governo da Bahia apresentou, nesta quarta-feira (4), ações e serviços voltados ao Carnaval 2026, com ênfase em iniciativas de proteção, assistência e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na festa. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do vice-governador e coordenador do Carnaval 2026, Geraldo Júnior, na Praça Quincas Berro D’Água, no Centro Histórico de Salvador, marcando o lançamento oficial da atuação do Estado na maior festa popular do país, que será realizada em mais de 150 municípios baianos.

Com o tema “Carnaval da Bahia. Um estado de alegria”, a operação estadual envolve a integração de diversas secretarias e órgãos, com ações nas áreas de segurança pública, saúde, cultura e garantia de direitos. “Estamos com toda estrutura à disposição para ficarmos de olho em qualquer situação de preconceito, ameaça ou violência contra as mulheres, contra o povo negro, comunidade lgbt, e também cuidando de quem trabalha: os ambulantes, catadores, profissionais da imprensa. É o carnaval do Brasil e do mundo, mas é o Carnaval do Cuidado”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Ainda durante o evento de lançamento do Carnaval da Bahia 2026, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o decreto que aprova recursos no valor de R$15 milhões, aplicados a título de incentivo fiscal, no âmbito do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (FAZCultura). As inscrições de projetos ou atividades culturais para incentivo através do programa serão realizadas através de apresentação de propostas em meio eletrônico, conforme calendário divulgado pela Secretaria de Cultura (Secult-BA). Na ocasião, Jerônimo também fez entregas simbólicas de barracas para ambulante do Carnaval do Pelô 2026.
Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28%
A Bahia continua em destaque no cenário nacional da Educação. O Estado manteve a terceira posição no ranking de candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), que ofertas bolsas de estudos para estudantes de cursos superiores privados. A Bahia ficou atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, 19.122 estudantes baianos foram pré-selecionados, o que significa um aumento de 28,7% em comparação aos 14.862 aprovados do ano passado. A procura pelo programa também cresceu, tendo registrado 73.062 inscrições, uma alta de 6,9% em relação aos 68.287 inscritos em 2025. A lista de aprovados para o primeiro semestre de 2026 foi divulgada pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (3).
A edição de 2026 do Prouni é a maior de seus 21 anos de história. Ao todo, foram ofertadas 48.762 bolsas no Estado da Bahia, sendo 20.106 integrais (de 100% do valor do curso) e 28.656 parciais (de 50%). O número representa um salto de 160% em relação ao ano anterior, quando a oferta total foi de 18.742 (11.122 integrais e 7.620 parciais). Com os resultados, o programa do governo federal se consolida como uma ferramenta fundamental para o ingresso de alunos da rede pública em instituições privadas de Ensino Superior, garantindo a continuidade dos estudos e a qualificação profissional.
Comemorações
Estudantes da rede estadual de ensino celebraram a aprovação no Programa Universidade Para Todos. João Pedro Ferreira Santos, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, no município de Mutuípe, realizou o sonho de ser aprovado para o curso de Relações Internacionais na Universidade Jorge Amado (Unijorge), em Salvador. “Tive a oportunidade de conhecer um dos segmentos das Relações Internacionais na edição de 2025 da Bahia Model United Nations (BaMUN, projeto da Secretaria da Educação da Bahia que simula uma assembleia da ONU). Fiquei muito feliz quando vi que passei em primeiro lugar pelo Prouni para este curso”, contou.
Cosméticos naturais na rotina de cuidados: benefícios, indicações e uso consciente
O interesse por cosméticos naturais tem crescido entre consumidores que buscam produtos associados à saúde, ao bem-estar e a cuidados mais alinhados à rotina da pele. Formulados com ingredientes de origem vegetal, como extratos de plantas, óleos e manteigas naturais, esses produtos vêm ganhando espaço no dia a dia.
A médica dermatologista Luane Costa, professora do curso de Medicina da Afya Guanambi, explica que os cosméticos naturais podem trazer benefícios importantes quando bem indicados. “O consumidor precisa entender que o termo natural está relacionado à origem dos ingredientes e não significa, necessariamente, que o produto seja indicado para todos os tipos de pele”, orienta.
Segundo a especialista, esses cosméticos podem contribuir para a hidratação, nutrição e ação calmante e antioxidante da pele, além de auxiliar no equilíbrio da barreira cutânea. Por isso, são mais indicados para peles normais a secas, levemente sensíveis e para pessoas que buscam cuidados diários e preventivos, sempre observando a resposta individual da pele ao uso contínuo.
A dermatologista ressalta ainda que a atenção à composição é fundamental para garantir uma boa experiência de uso. “Natural não é sinônimo de hipoalergênico. Alguns ingredientes naturais, como óleos essenciais e fragrâncias, podem causar irritações ou reações adversas, principalmente em peles mais sensíveis”, destaca dra. Luane Costa.
Rosemberg comemora criação de Grupo de Trabalho para discutir o cacau da Bahia
O líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e uma das principais vozes do Litoral Sul no Parlamento baiano e junto ao Executivo Estadual, deputado Rosemberg Pinto (PT), comemorou, nesta quarta-feira (4), o anúncio da criação de um Grupo de Trabalho para discutir o cacau baiano.
De acordo com o parlamentar, o governador Jerônimo determinou o envolvimento das secretarias estaduais e órgãos do Estado ligados à agricultura como Seagri, SDR (Desenvolvimento Rural), CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), e a Adab (Agência de Defesa Agropecuária).
“A pauta é o cacau, com medidas de curto, médio e longo prazo. No curto prazo, é o preço que precisa ser atualizado. A ideia é alterar uma normativa validada pelo Governo Federal para que possa criar alíquotas de importação e regulamentar a operação de Drawback, o que poderá melhorar o preço do cacau”, explicou Rosemberg.












