:: 2/jul/2025 . 18:30
Exposição em Paris mostra memória dos movimentos de resistência na França
Evento é promovido pela Associação Memória da Resistência Brasileira na França
Nesta quinta-feira, 3 de julho, às 10 horas (Brasília) ,vai ao ar a exposição virtual sobre a resistência brasileira na França. Foram quase três anos de trabalho da Associação homônima, criada em Paris para recolher, identificar datar e organizar o material produzido pela diáspora engajada na luta pela democracia no Brasil.
Ao longo desses anos, diversos coletivos apartidários foram se constituindo, de maneira espontânea e com funcionamento horizontal, para denunciar, junto à comunidade internacional, os ataques ao Estado de Direito no Brasil. Com o apoio de partidos progressistas, sindicatos, organizações da sociedade civil e cidadãos franceses solidários, tais grupos realizaram manifestações, flash mobs, intervenções político-artísticas, caravanas, abaixo-assinados, entrevistas, debates, livros e documentários, dentre uma multiplicidade de ações para chamar a atenção sobre a escalada do autoritarismo em nosso país.
O vasto corpus documental — composto de fotos, vídeos, convites para eventos, panfletos, releases, atas, newsletters, bem como entrevistas e artigos publicados na imprensa — estará agora à disposição do público, para consulta gratuita online, graças à parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo. Na mesma data, a Aliança Francesa de Salvador inaugura uma mostra sobre essa Memória, aberta até 3 de agosto, na Galeria da unidade Barra (Av. Sete de Setembro, 401 / 2726 – Ladeira da Barra).
O Memorial é coordenado pela da Associação Memória da Resistência Brasileira na França, que tem como dirigentes Marcia Camargos, Solange Cidreira e Gabriella Scheer.
Presidente Lula acompanha cortejo do Dois de Julho pelo quarto ano consecutivo
Data cívica baiana é marco na consolidação da Independência do Brasil
Pelo quarto ano seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de marcar presença no Dois de Julho, em Salvador, data que celebra os 202 anos da Independência da Bahia. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula participou do tradicional cortejo cívico, acompanhando o povo baiano em um dos momentos mais simbólicos da nossa história.
Em clima de festa e emoção, o presidente foi saudado pelo público com entusiasmo e seguiu junto ao cortejo até o Pelourinho, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura e da luta do povo baiano. As primeiras-damas da República, Janja da Silva, e do Estado, Tatiana Velloso, também estavam presentes.
Na terça-feira (1), o presidente enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que propõe transformar o Dois de Julho em feriado em todo o Brasil, em homenagem à consolidação da Independência.
“Ano passado ele se comprometeu que buscaria transformar a data em nacional e nós estamos aguardando. A gente vai constituindo aqui o material para consolidar um processo no currículo escolar, de uma data oficial. Transformar em lei é muito importante”, ressaltou Jerônimo Rodrigues sobre a relevância da iniciativa de oficializar as celebrações do Dois de Julho no âmbito nacional.
Fotos Thuane Maria e Joá Souza-GOVBA
Bahia celebra 202 anos de Independência com tradicional cortejo cívico; governador e presidente marcam presença nas comemorações
Ao nascer do sol, o Largo da Lapinha já estava cheio de gente animada para acompanhar mais uma edição do tradicional desfile do Dois de Julho, que este ano celebra os 202 anos da Independência da Bahia. Uma data que é muito mais que um feriado: é orgulho, resistência e memória viva do povo baiano, como explicou Rosane Pacheco, que mora há cinco anos em Salvador, mas acompanha o desfile há quatro décadas.
“Essa data representa a história que não é contada. Não sou de Salvador, mas tenho aprendido muito com as nossas histórias e me sinto pertencente. Aqui se vê toda essa mistura acontecendo, essa libertação. Dois de Julho para mim é isso”, pontuou ela.
Logo às 8h, o governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de abertura, com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
“É nossa alegria, porque nós começamos desde o dia 25 de junho, em Cachoeira, e hoje a consolidação. Desde criança e adolescente que eu participava dessa data, desfilando pela escola, fazendo as apresentações, fui crescendo e, cada vez mais, me consolidando enquanto um cidadão que tem consciência do Dois de Julho. Agora como governador, forçar para que a gente possa incluir no currículo escolar, para explicar às nossas crianças, adolescentes e jovens, o significado dessa data”, disse Jerônimo no início do cortejo.
Vereadora bolsonarista de SC quer censurar “Capitães de Areia” nas escolas
A vereadora Jéssica Lemonie (PL), do município de Itapoá (SC), se tornou centro de uma controvérsia nacional após propor a retirada do livro “Capitães da Areia”, clássico da literatura brasileira escrito por Jorge Amado, das escolas municipais. A parlamentar argumenta que a obra é “inapropriada” para estudantes do ensino fundamental por conter, segundo ela, “romantização do estupro” e apologia à criminalidade.
Durante sessão da Câmara Municipal, a bolsonarista afirmou que “um autor comunista está sendo usado para infiltrar ideologias de esquerda no conteúdo escolar” e pediu providências da Secretaria de Educação para que o livro fosse retirado das salas de aula.
Segundo Jéssica, estudantes de 12 e 13 anos não deveriam ter contato com temas como violência, roubo e sexualidade, elementos centrais da obra publicada originalmente em 1937, que retrata a vida de crianças marginalizadas nas ruas de Salvador.
PT mobiliza movimentos sociais, militância e sociedade civil para votar no plebiscito popular
O Partido dos Trabalhadores da Bahia convida toda militância, os movimentos sociais e sindicais e a sociedade civil para participar do primeiro dia de votação do Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo, que tem como intenção saber a opinião dos brasileiros sobre a redução da jornada de trabalho sem corte de salário, fim da escala 6×1 e de propostas para justiça tributária, a exemplo do projeto de lei para isenção do Imposto de Renda a quem ganha até R$ 5 mil e aumento da taxação sobre rendas superiores a R$ 600 mil por ano. O plebiscito ocorrerá nesta quarta-feira (02) de julho, em pontos estratégicos nas imediações do Desfile da Independência.
Estamos fazendo um convite importante para além da participação amanhã no nosso Desfile do 02 de julho, o ato da cidadania máxima, onde a gente rememora, renova a nossa luta por liberdade e por independência da Bahia e do Brasil, afinal, o 2 de julho é a independência do Brasil na Bahia, e nós também estamos passando por fazer um convite a você para poder participar do primeiro dia de votação do Plebiscito Popular por um Brasil mais justo”, convidou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.
Aulão preparatório orienta alunos para o Enem e promove a solidariedade em Itabuna
Os estudantes de Itabuna terão uma oportunidade especial de se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, ao mesmo tempo, contribuir com instituições sociais da cidade. A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna promove, no dia 11 de julho, uma edição solidária do tradicional aulão de redação com o professor Paulinho Santana, referência no ensino da disciplina.
Os alunos vão aprender técnicas, estratégias atualizadas e orientações práticas para a construção da redação do Enem, etapa decisiva do exame. O encontro será realizado das 14h às 17h, no Auditório Dra. Rita Lobato, na sede da Afya Itabuna (Avenida Ibicaraí, 3270 – Nova Itabuna).
Além do reforço pedagógico, o evento também tem um propósito social: a entrada será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Restaurante Popular Bom Samaritano e ao Projeto Madalena, duas iniciativas que atuam no combate à fome e à vulnerabilidade social na região.
SEC divulga resultado preliminar dos projetos selecionados para etapas territoriais do Encontro Estudantil 2025
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou o resultado preliminar dos projetos científicos selecionados para as etapas territoriais do Encontro Estudantil 2025 da Rede Estadual da Bahia. A lista com os nomes dos trabalhos aprovados está disponível no Portal da Educação, por meio do endereço eletrônico http://ba.gov.br/educacao.
De acordo com o cronograma, o prazo para a interposição de recursos será de 1º a 3 de julho. As respostas aos recursos serão divulgadas no dia 4 e o resultado final está previsto para o dia 5 de julho.
Neste ano, as inscrições para o Encontro Estudantil alcançaram um marco histórico, com a submissão de 3.973 projetos. O número representa um crescimento expressivo em relação ao ano anterior, quando pouco mais de três mil trabalhos foram inscritos, consolidando o evento como uma das maiores vitrines de protagonismo estudantil do país.
Violência processual é tema de reunião da Frente Parlamentar de Mulheres na Câmara de Ilhéus

Joana Rodrigues, Liane Cruz e Thais Bandeira
A Frente Parlamentar de Mulheres da Câmara Municipal de Ilhéus realiza, no próximo dia 3 de julho, às 15h, uma reunião com o tema “Violência processual e a importância de julgamentos sob a perspectiva de gênero”. O encontro acontecerá no plenário da Casa Legislativa e contará com a presença de três importantes representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na luta pelos direitos das mulheres.
Participam como palestrantes: Thaís Bandeira, presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Bahia; Joana Rodrigues, presidenta do Comitê de Capacitações da OAB Bahia sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero; Liane Cruz, presidenta da Comissão da Mulher da OAB Ilhéus.
A atividade é aberta ao público e tem como objetivo promover o debate sobre práticas judiciais mais justas e sensíveis às desigualdades de gênero, além de alertar para a violência processual sofrida por muitas mulheres nos espaços de justiça.
Pagamento com Pix passa a ser aceito pela EMASA
A partir desta sexta-feira, 4 de julho, os clientes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) já podem pagar suas contas de água e esgoto via Pix. A nova modalidade estará disponível em todas as faturas emitidas, com a opção de QR Code e código “Copia e Cola”, diretamente na fatura. A novidade faz parte do plano de modernização dos serviços da empresa, com foco em agilidade, segurança e mais comodidade para os consumidores de Itabuna.
De acordo com o presidente da EMASA, Ivan Maia, o Pix representa um passo importante no processo de modernização e atendimento ao cidadão. “Estamos modernizando nossos processos, atendendo à orientação do prefeito Augusto Castro, e trazendo soluções que facilitam a vida do cidadão. O Pix vai permitir que o pagamento seja reconhecido em poucos minutos, agilizando serviços como religação de água e regularização de pendências”, destacou.
Além da praticidade, o novo sistema garante mais rapidez na atualização de débitos e no acesso a serviços como emissão de certidões e comprovantes de quitação. A EMASA reforça que o novo modelo de pagamento é mais uma medida para otimizar o atendimento e valorizar o tempo do consumidor, dentro de um conjunto de melhorias implementadas pela gestão atual.
- 1