:: jul/2025
Prefeitura de Itabuna confirma apoio ao Mutirão do Diabetes 2025
A Prefeitura de Itabuna confirmou o apoio ao Mutirão do Diabetes de Itabuna, o maior evento de prevenção de tratamento da doença da América Latina, com modelo replicado em mais de 30 cidades brasileiras. A confirmação da participação do município aconteceu durante encontro do prefeito Augusto Castro com o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, Dr. Rafael Andrade, o diretor geral do Hospital Beira Rio, Elio Nascimento, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy.
A Prefeitura de Itabuna garantirá toda a estrutura do Mutirão, que chega à sua 21ª. edição em 2025, na Cidade do Diabetes-Praça Rio Cachoeira, além da participação dos profissionais da Secretaria do de Saúde, em ações permanentes de acompanhamento nas unidades básicas de saúde. “Itabuna é referência mundial na prevenção e tratamento do diabetes e o apoio ao mutirão reforça o nosso compromisso com a saúde e o bem estar da população”, destaca o prefeito. Augusto Castro citou ainda ações importantes na saúde pública, como o Novo Hospital de Base, o Novo Hospital São Lucas, o Centro de Referência e Atenção à Mulher e a requalificação de unidades básicas de saúde.
Para o Dr. Rafael Andrade, “a parceria com a Prefeitura de Itabuna, “é extremamente importante e o prefeito Augusto Castro é um apoiador entusiasta do projeto. Isso faz com que o mutirão seja um exemplo para todo o Brasil, mostrando que a interação entre o poder público, o privado, e também o terceiro setor podem fazer a diferença”.
CONGRESSO BRASILEIRO DE DIABETES

No 26 de julho, em São Paulo, durante o 29º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Diabetes, foi realizado o tradicional curso de mutirões, para capacitar profissionais de todo o país, com a coordenação do Dr. Rafael Andrade e do Paulo Henrique Morales, onde foram realizadas várias palestras sobre o formato de eventos similares ao de Itabuna em todo o Brasil.

O Congresso contou com a participação da secretária municipal de Saúde de Itabuna, Dra. Lívia Mendes, que fez uma palestra sobre a importância do apoio do poder público aos mutirões. “O Mutirão do Diabetes é inspirador para vários estados brasileiros e até para outros países, um exemplo de como a união entre a comunidade e a administração municipal podem atuar juntos para combater uma doença silenciosa, em que a prevenção é fundamental”, afirma a Dra. Livia Mendes.
“Cão terapeuta” Lola completa um ano de atuação no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Trabalho faz parte do compromisso da unidade com
um cuidado integral e humanizado

A golden retriever Lola completou um ano de atuação no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública administrada pelo Einstein Hospital Israelita. A “cão terapeuta”, que promove na unidade a Terapia Assistida por Animais (TAA), recebeu um diploma de honra ao mérito e uma placa comemorativa em reconhecimento ao seu primeiro ano de serviços na instituição.

Aos nove anos, Lola realiza visitas quinzenais aos pacientes internados, especialmente no setor de Pediatria, contribuindo para seu bem-estar físico, emocional e psicológico. A presença da mascote terapêutica costuma arrancar sorrisos e despertar reações emocionantes. Um dos pacientes, de apenas nove anos, que se recupera de uma cirurgia no pé, não conteve a alegria ao reencontrar a cadela: “Ela é linda demais! Gosta de brincar, deixa a gente fazer carinho”, contou o garoto.
Antes de iniciar o trabalho como “cão terapeuta”, Lola passou por um rigoroso processo de socialização e treinamento para lidar com diferentes estímulos, além de cumprir todos os requisitos de saúde: vacinas atualizadas, exames regulares e higiene reforçada a cada visita.
Governo paga segunda parcela de reajuste salarial para professores das universidades estaduais
O Governo do Estado paga, nesta quinta-feira (31), a segunda parcela do reajuste salarial para professores das universidades estaduais da Bahia. O reajuste é de 2% e se soma ao pagamento da primeira parcela de 4,7%, que ocorreu em fevereiro deste ano com retroatividade ao mês de janeiro. Ao todo, 5.840 servidores ativos e inativos são contemplados.
O reajuste dos professores das universidades está previsto para ser implementado em um cronograma escalonado, que totaliza um incremento de 13,83%, até 2026. O pagamento desse reajuste ocorrerá em quatro parcelas: duas em 2025 (finalizadas agora) e mais duas no próximo ano. Esses avanços são resultado de um diálogo contínuo estabelecido com a categoria, entre maio e outubro de 2024.
O aumento dos professores das universidades é resultado da Lei nº 14.818/2025, que reajusta os vencimentos dos cargos da carreira do magistério público das universidades estaduais. E só este ano representa um impacto orçamentário de R$ 15,1 milhões e de, aproximadamente, R$ 30 milhões, em 2026.
Estudantes apresentam soluções inovadoras na Etapa Territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual, em Ilhéus
A cidade de Ilhéus está sediando a Etapa Territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação. O evento, iniciado nesta quarta (30), prossegue nesta quinta (31), reunindo projetos desenvolvidos por estudantes da rede pública com foco em inovação, sustentabilidade e protagonismo juvenil. No Centro de Convenções, o local do encontro foi transformado em um grande laboratório de ideias, onde os jovens apresentam soluções criativas para problemas reais do cotidiano.
Uma dessas soluções é o projeto “Tijolo ecológico: bagaço de cana na Construção Civil”, desenvolvido pelos estudantes Thayná Silva e Gustavo Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto. Orientados pelo professor Xisto França, os jovens encontraram no bagaço da cana-de-açúcar uma alternativa para a fabricação de tijolos com menor custo e impacto ambiental “Na nossa cidade, temos uma usina de cana-de-açúcar que produz toneladas de bagaço. Em uma visita ao local, percebi que esse subproduto não estava sendo aproveitado e daí surgiu a ideia do tijolo”, explicou Thayá. Segundo os estudantes, a proposta permite uma economia de até 50% na quantidade de areia utilizada, resultando em significativa redução nos custos da Construção Civil.

Outro projeto que chama a atenção pela originalidade é o trabalho “Geleia de beterraba: alternativa para o consumo de vegetais na alimentação escolar”, das estudantes Caline Oliveira e Mariângela Campos, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Itambé. As jovens, que fazem o curso técnico em Nutrição e Dietética, criaram uma geleia nutritiva e saborosa a partir da beterraba, com o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os estudantes. A professora Samaimana Santos, que orientou a dupla, relatou que a ideia surgiu da observação do cotidiano escolar. “Percebemos o desperdício de beterraba na merenda e desenvolvemos a geleia para reaproveitar o alimento como sobremesa. Além disso, aproveitamos a casca para produzir uma farinha usada em barras de cereal. Usamos 100% da beterraba”.
Empreendedorismo e inovação
Festa Literária de Ilhéus consolida Pacto pela Leitura
Entusiasmado com o sucesso da 8ª Festa Literária Ilhéus (FLI), o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Alessandro Fernandes, durante a abertura oficial do evento, na noite de terça-feira, dia 29, no Teatro Municipal, lançou um desafio ao prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, de proporcionar um livro infantil a cada aluno do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, através de parceria entre as duas instituições. De imediato, o prefeito aceitou a proposta, para delírio do público presente.

O evento, que prossegue até quinta-feira, transformou o centro histórico de Ilhéus em um ambiente festivo e plural, com a promoção de diversas linguagens da arte. Apesar do compromisso de valorização do livro e da leitura, a Festa Literária integra manifestações culturais que reúne música, artesanato, teatro, dança, pintura, entre outras. A Banda Marcial Ceep do Chocolate se apresentou antes da solenidade de abertura, pela primeira vez, após quatro anos inativa.
Operação Combustível Legal fiscaliza 72 postos no Sul da Bahia
Equipes da força-tarefa que compõe a operação Combustível Legal fiscalizaram na última semana, no Sul da Bahia, 72 postos localizados em Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu e Valença. A operação reúne diferentes órgãos de fiscalização com o objetivo de aferir se os postos estão cumprindo os requisitos de qualidade e quantidade do combustível fornecido ao consumidor, entre diversos outros itens.
Na ação, realizada entre os dias 21 e 25 de julho, 12 postos foram autuados por irregularidades como quantidade de combustível entregue pela bomba diferente daquela indicada no visor, bombas e bicos funcionando com defeito, incluindo vazamentos, além de lacres ou selos de segurança violados.
Foram identificados ainda produtos à venda vencidos ou sem preço, ausência da placa de razão de valor entre os preços dos combustíveis, não exibição da placa de tributos e ausência do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, três postos estavam utilizando máquinas de cartão de crédito e débito sem vínculo com o CNPJ da empresa. Foram detectados ainda casos de atraso no pagamento da taxa obrigatória do Feaspol – Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais.
Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).
Pau Brasil realiza VIII Conferência Municipal de Saúde
O Conselho Municipal da Saúde de Pau Brasil e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram a maior VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Creche Amar, e teve a participação de cerca de 40 delegados escolhidos nas cinco pré-conferências, que envolveram todas as unidades básicas da rede municipal e do sub-sistema da Secretaria Nacional de Saúde Indígena – SESAI.

A conferência, dividida em seis sub-grupos temáticos, reuniu a mais ampla diversidade de Pau Brasil. O evento contou com o oração inicial, ritual de toré, Hino Nacional apresentado pelo saxofonista professor Fábio e o Hino da Bahia, com a presidente do Conselho Municipal de saúde Midiã Libarino, fazendo a abertura aos trabalhos.
A secretária de Saúde Glaucia Almeida apresentou um vídeo das ações dos primeiros seis meses de gestão e destacou: ”o que se faz é muito mais forte do que se fala”, dando seguimento a secretária agradeceu a toda equipe”. “Quero cumprimentar a mesa na pessoa da minha parceira Midiã, presidente do conselho que nunca soltou a minha mão, não fiz nada sozinha e por isso quero agradecer de verdade a toda a minha equipe, aos enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de prevenção de endemias e a cada profissional de saúde aqui presente neste ato e nas ações de saúde deste município” declarou a secretária Glaucia.
Jerônimo Rodrigues analisa junto à FIEB decreto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e anuncia reuniões em Brasília

Jerônimo Rodrigues, Foto: Manu Dias/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou nesta quarta-feira (30) a realização de novas reuniões com o setor empresarial e representes de outros estados e do Governo Federal para avaliar os impactos e quais medidas adotar diante do decreto que oficializa as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
Na próxima segunda-feira (4), o chefe do Executivo baiano se reúne novamente com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com a qual já havia criado um grupo de trabalho este mês. Na terça (5) e na quarta-feira (6), em Brasília, o governador participa de encontros do Consórcio Nordeste e com o Governo Federal. O objetivo é adotar medidas em conjunto para minimizar os impactos das tarifas e garantir proteção à empresas e trabalhadores dos setores envolvidos.
“Os governadores do Nordeste irão discutir numa assembleia para levar até o presidente Lula o nosso olhar e as nossas decisões. Nosso desejo é que a gente consiga chegar em um status onde o diálogo diplomático possa acontecer”, explicou o governador.
EMASA realiza vistoria técnica nas unidades de saúde da Santa Casa de Itabuna

Técnicos da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) realizaram uma vistoria nas unidades da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A ação aconteceu nos Hospitais Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho e São Lucas, com o objetivo de verificar o funcionamento das caixas de hidrômetro, identificar possíveis vazamentos e assegurar a regularidade no abastecimento de água.
A inspeção faz parte de um trabalho rotineiro da EMASA para acompanhar de perto o fornecimento em pontos considerados essenciais da cidade. “Esse tipo de visita é importante para garantir que tudo esteja funcionando corretamente e que não haja desperdício”, explicou Caio Maciel, chefe do setor de corte da empresa.
Durante a vistoria, foram conferidas as leituras dos hidrômetros e observados sinais de consumo fora do padrão, que possam indicar perdas não visíveis. Para o encarregado de manutenção do Hospital Manoel Novaes, Itamar Santos Lima, a presença da equipe técnica reforça o compromisso da EMASA com os serviços de saúde. “É importante essa visita porque elimina possíveis vazamentos de água, além de manter a parceria com o fornecimento regular, que é de suma importância para o hospital”, destacou.
Furto de cabos de energia cresce 65% na Bahia
A Bahia registrou um aumento significativo no número de ocorrências envolvendo o furto de cabos de energia no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados da Neoenergia Coelba, foram registrados 280 casos de janeiro a junho, volume que é 65% superior quando comparado ao mesmo período de 2024 (169). Cerca de 140 mil pessoas foram impactadas e ficaram com o fornecimento suspenso por algum período devido à prática ilegal. Para tentar inibir novos casos, a Neoenergia Coelba vem adotando medidas operacionais e realizando parcerias com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Os municípios com o maior número de ocorrências registradas no primeiro semestre foram Salvador (86), Conceição do Coité (32), Feira de Santana (27), Serrinha (17) e Jaguarari (17). Na capital baiana, os bairros com maior volume foram: Pituba (21), Comércio (7), Federação (4), Itapuã (4) e Periperi (3).
O furto de cabos pode provocar interrupções de energia em ruas, bairros ou até cidades. Além disso, a prática ilegal põe em risco o funcionamento de unidades que prestam serviços públicos e comércios. No primeiro semestre, por exemplo, cinco hospitais ficaram momentaneamente sem energia por conta do roubo de fios. Essas unidades possuem atendimento prioritário e a Neoenergia Coelba as restabeleceu em um curto intervalo de tempo.











