WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

março 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


:: 31/mar/2025 . 20:30

Andréa Silva assume o ´Bahia Meio Dia` na TV Bahia

Andréa Silva é apresentada por Vanderson Nascimento como colega de bancada || Reprodução TV Bahia

A jornalista itabunense Andréa Silva será a nova âncora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia. O telejornal da afiliada da Rede Globo em Salvador estava sendo apresentado apenas por Vanderson Nascimento desde a saída de Jéssica Senra.

Das mais carismáticas repórteres do estado, Andreá Silva assume o Bahia Meio Dia, ao lado de Vanderson, aos 29 anos de TV Bahia, em Salvador, cidade para onde foi depois de sucesso na TV Cabrália, em Itabuna, há 30 anos.

– É a mesma Andréa Silva que sobe e desce do buzu. É a mesma Andréa Silva que entra e sai das comunidades, da minha comunidade, da Federação, que me conhece muito na intimidade. A mesma Andréa Silva, que de manhã cedo tá no Jornal da Manhã, tomando cafezinho nas esquinas e depois na padaria, com os colegas repórteres. Eu estou aqui pra fazer o mesmo papel de um jornalista – disse ela, há pouco, ao ser apresentada por Vanderson.

ITABUNA NA TELINHA

:: LEIA MAIS »

Mulher com gestação de alto risco dá luz a gêmeos em parto normal no Hospital Materno-Infantil


Quando os médicos identificaram que Victoria Andrade, de 28 anos, estava grávida de gêmeos, também foi diagnosticado que se tratava de uma gestação de altíssimo risco. A pressão arterial constantemente alta acendia o sinal de alerta. Foram muitas as idas à Emergência do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em Ilhéus, em busca de ajuda médica. Diante da delicadeza do quadro, Victória chegou a pensar em retornar para São Paulo, onde morava antes da mudança para Ilhéus.

Foi quando Victória foi encaminhada para um atendimento no Ambulatório do HMIJS. É lá que as gestantes de alto risco da região passam a ser acompanhadas por uma equipe de multiprofissionais visando dar mais segurança à vida da gestante e do bebê no momento do parto. Foram meses de tratamento e acompanhamento, exames de alta tecnologia e um histórico que, apesar das evoluções na gestação, parecia ser inevitável o desfecho para um parto cesariano. Mas Victória surpreendeu.

Parto normal

:: LEIA MAIS »

Governador participa de abertura do l Encontro Nacional de Integração do Associativismo e reforça apoio aos pequenos empreendimentos da Bahia

Salvador recepcionou o “l Encontro Nacional de Integração do Associativismo”, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), nesta segunda-feira (31), na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio, que reuniu cerca de 50 representantes de associações do setor, autoridades, parlamentares e pequenos empresários. O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o evento, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, e de secretários de Estado.


“O associativismo comercial tem uma força muito grande na geração de emprego, na geração de renda, na marca do Brasil e da Bahia no fortalecimento da economia nacional. É importante que os empresários desse setor tenham um ambiente positivo de negócios e nós seremos parceiros, através da SDE, para garantir qualificação de mão de obra, linhas de crédito e tecnologias”, sublinhou Jerônimo Rodrigues.

:: LEIA MAIS »

Conjunto Penal de Itabuna inicia primeira turma do Universidade Para Todos no sistema prisional

O Conjunto Penal de Itabuna vai iniciar a primeira turma do programa Universidade para Todos (UPT), com objetivo de apoiar a preparação dos reeducandos para as provas do ENEM e de outros processos seletivos e vestibulares. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz, que coordena o UPT, o município de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Conjunto Penal de Itabuna.

O Programa Universidade para Todos é uma política pública do governo da Bahia, coordenado pela Secretaria de Educação em parceria com as Universidades estaduais e federais. O programa é voltado para a ampliação do acesso ao ensino superior, e será implantado pela primeira em uma unidade prisional.

“Nós temos tido muito sucesso na aprovação de reeducandos no Enem/SiSU, com mais de 100 alunos de nossas escolas tendo alcançado resultados positivos na prova. Nosso objetivo agora é ampliar não apenas a classificação e a matrícula, mas a efetivação desses estudantes nos cursos universitários”, afirma o diretor do CPI, Bernardo Cerqueira Dutra.

:: LEIA MAIS »

Sapho: para além de um livro em Ilhéus

Efson Lima

 

Em Ilhéus, tradicionalmente, Aleilton Fonseca e Rita Santana, quando vão à Princesa do Sul, visitam à senhora Sapho, uma estátua situada na Praça do  Palácio Paranaguá. Nesse local funcionava a sede do poder executivo ilheense. A praça continua importante: lá permanece as sedes do poder legislativo, de grupo maçônico e a imponente Associação Comercial de Ilhéus. E claro, a linda escultura de Inverno, à frente da Igreja Batista, encontra-se por lá também.

Um belo dia, no grupo de WhatsApp da Academia, eis que surge a ideia de homenagear Sapho, Então, autoconstituimos um grupo para cuidar da homenagem e organizar um livro.  Afinal, parafraseando a acadêmica Maria Schaun, Sapho merecia um livro. Então, a Comissão organizadora foi constituída por mim, Aleilton Fonseca, Anarleide Menezes, Luh Oliveira e Ramayana Vargens.

A concepção do livro foi definida: uma obra que reunisse os diversos gêneros; que pudesse apresentar as obras plásticas e que refletisse o contexto “safhiano” de ser e existir. Sapho com “ph“ ou sem? Eis que a dúvida foi levantada e permaneceu com “ph” para homenagear conforme escrita existente ao pé da estátua.  Agora, restava-nos convidar as pessoas. E assim, a comissão organizadora foi convidando poetas, escritores e artistas plásticos para constituírem  o painel em homenagem a Sapho.

Sapho não é uma mera estátua em Ilhéus, nascida na Grécia, viveu na Ilha de Lesbos e foi uma das primeiras poetas (mulher, para reforçar) na Antiguidade.  A sua obra imortalizada reflete a diversidade social e auxilia-nos a refletir sobre o cotidiano da sociedade brasileira.

:: LEIA MAIS »

Secretários de Estado desembarcam no extremo sul para participarem de reunião com indígenas

Os secretários estaduais de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e a superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Patrícia Pataxó, desembarcaram nesta segunda-feira (31), no município do Prado, para uma reunião com indígenas da aldeia Pé do Monte. A missão da comitiva do Governo da Bahia na região é dialogar com as comunidades indígenas na busca de medidas que contribuam para a pacificação das relações no extremo sul do estado.

“Seguindo as orientações do governador Jerônimo Rodrigues, voltamos aqui a região para abrir esse diálogo com a comunidade indígena, para que possamos trazer essa paz aqui para o extremo sul da Bahia”, afirmou Loyola.

Já o secretário Felipe Freitas afirmou que o Governo da Bahia vai sempre manter uma relação de respeito com as comunidades indígenas. “Vamos escutar as demandas por políticas públicas de direitos, por terra, por educação, por trabalho, e vamos também apresentar o trabalho e as ações do governo dentro dessa pauta”, explicou Freitas.

Escuta

De acordo com Patrícia Pataxó, a ida da comitiva do governo à região para promover uma escuta é extremamente importante. “Essa escuta nos permite traçar caminhos e metas, para que possamos trazer paz, para que possamos conviver harmoniosamente, garantindo direitos e acesso a políticas públicas para o povo Pataxó”.

BAMIN entrega horta orgânica em escola municipal de Ilhéus

A BAMIN entregou uma horta orgânica na Escola Municipal de Sambaituba, em Ilhéus. As hortaliças plantadas serão utilizadas para a elaboração da merenda da própria comunidade escolar. O objetivo da ação é promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o desenvolvimento da consciência ambiental e o estímulo dos estudantes ao contato com a natureza.

A horta possui oito leiras com manjericão, cebolinha, cheiro verde, hortelã, cenoura, tomilho, salsa, tomate, pimentão, alecrim, entre outras hortaliças, plantadas por colaboradores da BAMIN. Para o diretor da Escola Municipal de Sambaituba, Marcelino Pinheiro, a iniciativa não só enriquecerá a merenda escolar, oferecendo alimentos frescos e saudáveis aos alunos da instituição, como também trará inúmeras oportunidades de aprendizado sobre alimentação sustentável e o impacto positivo que práticas ecológicas podem ter nas vidas de todos. “Além disso, os estudantes terão a chance de se envolver no cultivo e cuidado das hortaliças, promovendo a educação ambiental de forma prática e divertida”, comemorou o educador.

:: LEIA MAIS »

Jerônimo Rodrigues e ministro Rui Costa visitam Residencial Zulmira Barros em Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do vice-governador Geraldo Júnior, e outras autoridades, visitou, neste domingo (30), o Residencial Zulmira Barros, localizado na Fazenda Grande IV, em Salvador. O empreendimento, composto por 11 blocos e 300 Unidades Habitacionais, vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades (PMCMV-E), já está com aproximadamente 60% das obras concluídas e tem previsão de ser finalizado até dezembro de 2025.


A obra, que havia sido iniciada em 2013 e interrompida, foi retomada em junho de 2024, com investimentos de R$ 50,28 milhões, sendo R$ 49 milhões do Governo Federal e mais de R$ 1,26 milhão do Governo do Estado. O projeto beneficia famílias de baixa renda, com renda mensal de até R$ 2.850, organizadas em cooperativas ou associações sem fins lucrativos.


Jerônimo Rodrigues destacou a relevância do programa para garantir moradia digna e melhorar a qualidade de vida de milhares de baianos. “O movimento é um marco aqui na Bahia. Agradeço a Caixa Econômica e dizer que a casa própria é um sonho para muitas famílias, e essa é uma das nossas prioridades, buscando sempre mais inclusão”, afirmou o governador.

:: LEIA MAIS »

Automutilação entre crianças, jovens e adolescentes

Lucileide Luna Souza Almeida

 

Vejamos como uma ótica visível aos olhos dos pais inexperientes talvez, ainda que      visivelmente vividos , podemos (não afirmando)que esse problema começa dentro do seio familiar qual faz parte de uma sociedade preconceituosa em suas diversas áreas, não aceitando, ou, deixando de aceitar sua condição moral ou intelectual, onde nessa visibilidade a realidade destorce do irreal, esse, criado como objeto clássico, como a ideia de uma vida financeira boa ou ruim, diante de aspectos que na verdade a sociedade é desprovida de bens e muitas vezes, serviços básicos.

 

Pensando assim ,o mundo que é apresentado para esses jovens de um continuidade do capitalismo que quando surgiu servia para muitos benefícios pois o próprio capitalismo tem o seu lado social, este por muitas vezes é rejeitado por aqueles que na verdade por total ignorância distorce o verdadeiro capitalismo. Se de alguma maneira o mundo evolui é por conta dele, não podemos esquecer que a moeda era simplesmente de troca, deixando tudo mais certo entres os envolvidos.

 

Muito distante te todo o começo, os jovens ainda tem muito que aprender na identidade da sua existência como seres humanos que são, cheios de complexidade e dúvidas essas que os levam a essa barbárie, que são as mutilações como expressão de dor e insegurança. Então se perguntem, onde entra o capitalismo nisso? Na verdade, nada. Se pararmos para pensar a moeda já existia antes, a muito tempo a traz. O que podemos indagar, a respeito das divisões que permeiam o nosso universo dentro da realidade humana. À desumanidade

O que é desumano?

Não relevante se for necessário que se diga isto, a que se refere as classes sociais, embora elas não existam no mundo que estamos nos adaptando as novas transformações, é questionável ao modo que alguns escritores continuam com o mesmo discurso de raça, pois, a mesma se mesclou em um emaranhado de digitais que nem sempre podemos contar com a verdade, até porque quando falamos de desumano nos lembra a qualidade de vida que muitos tem em alguns países, isso sim deve ser retratado de maneira simples e objetiva quando falamos de raça.

Embora seja dito por poucos, criadores de conteúdo, nesse contexto podemos citar o Brasil.

Vejamos o texto:

:: LEIA MAIS »

Lançamento da Revista Especiaria: Uma Reflexão sobre Ditadura e Autoritarismo

O Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizará, no dia 31 de março, às 14 horas, uma live especial para o lançamento da revista Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas. A publicação apresenta o dossiê Ditadura (1964-1985): velhos e novos autoritarismos, memórias e justiça de transição, que aborda momentos marcantes da história recente do Brasil.

A live, de acesso gratuito, será transmitida pelo canal do YouTube @RevistaEspeciariaUesc e contará com a participação dos organizadores do dossiê, renomados professores e pesquisadores que enriqueceram o conteúdo da revista. São eles: Dra. Aline Prado Atassio (DFCH/Uesc), Dr. Luiz Henrique Blume (DFCH/Uesc), Dra. Valéria Aparecida Alves (Uece) e Dr. Cristiano Engelke (FURG).

A edição especial da revista traz uma coleção de artigos que abordam diferentes aspectos da ditadura militar brasileira, com foco na memória, resistência e justiça de transição. Entre os temas explorados estão:

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia