WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2015
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


:: 20/ago/2015 . 17:28

Ato pró-Dilma reúne duas mil pessoas em Itabuna

ato 1

Cerca de duas mil pessoas participaram nesta quinta-feira (2), em Itabuna, de um ato público em defesa da presidente Dilma, pela democracia e contra o golpe.

O ato, promovido pela CUT, CGT, PT e, PC do B, contou com a participação de sindicatos, associações de moradores e movimentos sociais com o MST e MTL.

Durante a manifestação, foram destacados os avanços sociais nos governos Lula e Dilma e denunciada a tentativa de golpe, com palavras de ordem contra o PSDB e a Rede Globo, acusada de manipular a opinião pública

O ato público percorreu a avenida do Cinquentenário e foi encerrado com um ato público na praça Adami, com a execução do Hino Nacional.

ato 2ato 3

 

Laudo vai revelar se cabeleireiro matou criança de Itapuã

cabeleiro

 

O laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica é que vai determinar a causa da morte do garoto Marcos Vinícius Carvalho dos Santos, de dois anos, que estava desaparecido e teve o corpo localizado num areal, em Itapuã. A informação é do delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, titular da 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã), durante coletiva realizada na manhã de hoje (20), no auditório do edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade.

Acompanhado da delegada Albertina Machado, do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), que representava a diretora Fernanda Porfírio, o delegado Antônio Carlos e a titular da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), delegada Heloísa Simões, que apurava o desaparecimento de Marcos Vinícius, deram detalhes sobre a investigação que culminou na prisão de Rafael Pinheiro de Jesus, de 28 anos, padrinho do garoto, e no indiciamento de Fabiana Pereira de Carvalho, 18, mãe do menino, e de Anira Freire Pinheiro, 47, mãe de Rafael.

O cabeleireiro foi autuado em flagrante por homicídio e ocultação de cadáver e deverá responder ainda por denúncia caluniosa. No dia 14 de agosto ele procurou a DPP para informar o desaparecimento do menino, enquanto comprava verduras numa feira, em Itapuã. Anira o acompanhou até a delegacia e corroborou a versão do filho. “Por tentar induzir à polícia ao erro na investigação, ela também será responsabilizada criminalmente”, explicou Heloísa Simões.

:: LEIA MAIS »

Instituições públicas de ensino superior avaliam os Serviços de Informações

adelia yuoloRepresentantes de mais de 30 instituições públicas de ensino superior e pesquisas do Brasil estão reunidos no auditório do 5º andar da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, para discutir a melhor forma de pôr em execução à Lei de Acesso à Informação, através dos Serviços de Informação ao Cidadão(SIC). O II Encontro de Informação aos Cidadãos das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa com o tema “Aos cidadãos das instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil”, prossegue até amanhã(21).

O trabalhos incluem palestras, mesa-redonda com o Ouvidor Geral do Estado da Bahia, Yulo Oiticica Pereira, e os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem e de Itabuna, Andirlei Nascimento e painel e discussão sobre a realidade e funcionamento do SIC em cada instituição, presente.

adelia uescA reitora da UESC, professora Adélia Pinheiro destacou que evento dá uma dimensão da importância da informação ao cidadão que assume numa instituição universitária e de pesquisa. “A UESC sempre esteve atenta à legislação e à necessidade de colocar a disposição da sociedade as informações que são do interesse dessa sociedade. A Lei Federal é de 2011 e a Lei Estadual de 2012. A Universidade assumiu em 2014 a política institucional referente a transparência e SIC, embora já houvessem iniciativas, antes disso,” acrescentou a reitora.

“Esta Universidade tem o terceiro maior orçamento público do nosso território e universidades, muitas vezes, são vistas pela sociedade como instituições fechadas nos seus muros, portanto, o cumprimento da Lei, a transparência ativa, vem reforçar e valorizar as instituições. Colocar claramente à sociedade a posse da informação daquilo que nós fazemos, seja com recursos financeiros, seja com a produção de conhecimento, a divulgação de todo conhecimento produzido. Portanto, tratar do SIC e de transparência é uma ação que agrega as atividades meio de uma instituição de ensino e de pesquisa que vem consolidar o seu papel, confirmar o seu fazer a serviço e no interesse da sociedade,” refletiu.

“Por tudo o que fazemos nas instituições universitárias e de pesquisa, transparência é uma ação que agrega e a transparência ativa não se faz sem sistematização de processos de trabalho e sistematização de informação. Não basta juntar um monte de informação, pouco compreensível, para a sociedade e colocar no site, e-mail ou meio de fácil acesso . É preciso que essa informação contenha dados mas que a sociedade possa compreender, se apropriar e utilizar significando o valor das instituições publicas, o resultado que elas apresentam à sociedade e, portanto, o serviço que prestam a essa sociedade”.

Citando Nelson Rodrigues “só os profetas enxergam o obvio”, o Ouvidor Geral do Estado da Bahia, Yulo Oiticica Pereira, destacou a necessidade de transparência em todos os atos da gestão publica. “O obvio,diante da nossa população, quando se fala de algo publico é, por exemplo, todos são ladrões. Portanto, o acesso à transparência é fundamental para revelar a verdade. Quando o Dalai Lama afirma que ‘transparência leva à instabilidade da segurança’ não se refere apenas a espiritualidade, mas ao que estamos vivendo,” afirmou.

Para o Ouvidor é preciso avançar numa nova cultura de pertencimento. Como exemplo citou o livro ‘A cabeça do brasileiro‘ de Alberto Almeida, baseado exclusivamente em pesquisas. Quando perguntado: Você é que deve limpar a frente da sua casa? 93% dizem não. Mas quando a pergunta é: Você acha quer tem o direito de usar um pedaço da rua em frente à sua casa? mais de 90% dizem sim. “Essa é a relação da população com o publico, quando se trata dos meus direitos sim, quando trata dos meus deveres não”, avalia.

Yulo Oiticica acredita que a consciência coletiva está avançando numa linha de pertencimento e, nesse sentido, aproximar as instituições das pessoas é fundamental. “Nós temos uma ousadia em nossas mãos que é fazer com que o povo brasileiro perceba que o óbvio é que o estado é nosso.O obvio é assumir a cidadania real. Lembro o Papa Francisco, numa das suas frases ‘as mudanças não vem da vontade dos grandes, mas da capacidade de organizar os pequenos.’ Estamos aqui para dizer que a grande universidade, o grande estado brasileiro é de todos nós, inclusive dos pequenos,” concluiu o Ouvidor Geral do Estado.

 

Rui destaca ampliação da transparência no Estado com publicação de salários dos servidores na internet

RuiA maior transparência  na gestão pública e a necessidade de reformas legislativas que permitam previnir casos de corrupção no país foram defendidas mais uma vez pelo governador Rui Costa. Durante a abertura do II Seminário Internacional de Controle Externo, que marca os 100 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) . Rui disse que o momento é de fortalecer as instituições, respeitar a constituição, a democracia e o voto popular e corrigir o que está errado.

“Quem errou vai responder por seus erros e acho que o Brasil deve aproveitar e criar um novo marco legal para evitar que erros como estes voltem a acontecer ajustando a legislação licitatória  para afastar os maus gestores da possibilidade de cometer atos que levem ao prejuízo do dinheiro público e impedir que empresas inidôneas e, eu diria irresponsáveis, entrem em processos licitatórios e parem a obra em seguida”, disse o governador.

Rui destacou ainda os esforços para ampliar a transparência no executivo estadual a exemplo da publicação na internet dos salários de servidores estaduais, conforme recomendação do TCE. A medida será adotada ainda no segundo semestre, permitindo que qualquer cidadão tenha acesso aos dados. Ele disse ainda que, além das controladorias  internas  já criadas nos nas secretarias estaduais, implantará a controladoria geral do estado, caso o projeto de que prevê o novo órgão de controle seja aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Asdita promove encontro de Diabéticos em Itabuna

A Associação dos Diabéticos de Itabuna realiza no próximo dia 29 o IV Encontro de Diabéticos e Familiares, que acontece na rua Isolina Magalhães s/n, (antigo Lactário), próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho.

O evento tem como tema “Ou você controla o diabetes ou o diabetes controla você”, e contará com a presença de médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos, que prestarão orientações sobre Controle de Gorduras, Seleção de Proteínas, Adoçantes, Sal, Ervas, Fibras, Álcool, Mitos dos Hidratos de Carbono (Carboidratos), Variabilidade e Controle de Glicemias e Tratamentos, Alimentação Saudável e Atividade Física

O encontro é dirigido a diabéticos, seus familiares, cuidadores, profissionais de saúde. A inscrição é gratuita, mas quem puder poder colocar com a Asdita levando produtos como seringa de insulina, material para curativo (gaze, atadura, esparadrapo, algodão), álcool, papel-toalha, copos descartáveis, material de higiene e limpeza.

O interessado pode se inscrever na própria sede da ASDITA, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, ou mesmo no sábado (29) até meia hora antes do início do curso. Mais informações pelo telefone 3212-3341.

Itabuna tem ato público contra o golpe e em defesa da democracia

rua 1

Centrais sindicais, associações de moradores e partidos da base aliada do Governo Federal realizam hoje em Itabuna um ato público em defesa da democracia, a manutenção dos direitos trabalhistas e contra o golpe.  A mobilização é nacional.

Segundo o vereador Jairo Araújo, do PCdoB, “a crise política exige iniciativa. E Itabuna tem essa característica: popular e democrática.” “Os que trabalham contra o país seguem tramando um golpe e isso fere a constituição e a democracia já consolidada”, disse.

O presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, Flávio Barreto, “esse é o momento de mostrar que o a presidente Dilma tem o apoio dos trabalhadores e dar um basta ao golpismo”. “Conclamamos nossa militância a ir às ruas, defender as conquistas sociais”, ressaltou.

.
O ato público terá concentração a partir das 14 horas, com saída do Jardim do Ó, em direção a avenida do Cinquentenário.

rua 2

Câmara aprova redução da maioridade penal

redução maiorO Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 171/93, que diminui a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, como estupro e latrocínio, e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A proposta obteve 320 votos a favor e 152 contra. A matéria será enviada ao Senado.

O texto aprovado é uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE). Essa emenda excluiu da proposta, inicialmente rejeitada pelo Plenário, os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.

Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Os deputados favoráveis ao texto defenderam a PEC da Maioridade Penal amparados em uma pesquisa que indica o aval de 87% da população brasileira à proposta.

Com informações de Agência Câmara.

 

Unopar realiza vestibular em Itabuna e Ilhéus

A Unopor polos Itabuna e Ilhéus realiza no próximo domingo o Vestibular 2015 para cursos de Educação a Distância. São oferecidas vagas para os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Educação Física, Geografia, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, História, Letras, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Processos Gerenciais, Serviço Social e Sociologia.

A Unopar oferece material didático gratuito e os cursos são reconhecidos pelo MEC e o diploma é o mesmo dos cursos presenciais. As inscrições para o Vestibular 2015 podem ser feitas através do site www.unopar.br ou dos telefones 73 3215 3200 (Itabuna) e 73 3633 6000 (Ilhéus).

O golpe perfeito

 VLADIMIR SAFATLE, na Carta Capital

vladO Brasil não é para amadores, já dizia Tom Jobim. De fato, enquanto vários outros países latino-americanos tiveram longos períodos de conflitos violentos no interior de suas elites, com rupturas muitas vezes traumáticas, o Brasil conseguiu apresentar continuidades impressionantes. Sua elite tem o dom do acordo e da autopreservação. Ela sabe como criar situações nas quais toda tentativa de entrar em confronto contra seus interesses sai perdendo.

Mas há de se reconhecer que existem momentos nos quais a inteligência animal de nossa elite supera toda expectativa, demonstrando laivos de genialidade mefistofélica. Um desses momentos é exatamente o presente. Se eu fosse afeito à teoria da conspiração, diria que estaríamos vendo atualmente o crime perfeito.

No fim da eleição de 2014, o Brasil demonstrou-se radicalmente clivado. Era óbvio que tal clivagem não passaria, pois o nível de descontentamento e expectativa era muito alto para todos voltarem aos negócios de sempre. Em uma situação como essa, a primeira coisa a fazer é fortalecer a mobilização de seu próprio grupo. Você governa primeiro para quem te elegeu, ou seja, levando em conta as expectativas de quem te elegeu, pois são essas pessoas que te defenderão em contextos de tensão.

Mas eis que algum grande estrategista palaciano sugeriu uma manobra radical. O governo deveria esvaziar o discurso da direita, ao realizar o que Lula fez várias vezes, a saber, aplicar ações propostas pelo próprio adversário, colhendo nomes na seara do adversário para construir seu ministério. Assim, Dilma daria um sinal para os opositores e para a elite rentista do País. Algo como: “Fiquem tranquilos, pois não haverá conflitos de interesses com o governo”. A ala de esquerda da população que votou no governo viria por gravidade. Afinal, não haveria nenhuma outra opção para eles, gente que pode gritar, espernear, mas no final vota no governo e ainda faz campanha mobilizada pelo medo de a direita voltar.

Infelizmente, desta vez, o truque não funcionou. Ele foi aplicado de maneira muito farsesca para funcionar. Cansados de confiar em um governo que não temeu abraçar a nata do liberalismo econômico nacional, a ala de esquerda da população virou as costas e se desmobilizou. A ala conservadora sentiu o campo aberto e colocou seu sistema de pressão na rua. Pela primeira vez na história tal pressão não teve contrapressão. O desejo de impeachment cresceu, alimentado pela tentativa desesperada do presidente da Câmara de escapar da Operação Lava Jato.

Mesmo com o governo nas cordas, ficou claro, contudo, que a oposição não tinha unidade, que certamente entraria em fagocitose se assumisse o poder. O estilo brutalizado de Cunha era incapaz de aglutinar. Até que o golpe de mestre apareceu. Aterrorizado pela possibilidade de perder o poder, o governo foi procurado pelo presidente do Senado para um acordo em prol da “governabilidade”, agora defendida abertamente pela Fiesp, pela Globo e pelo sr. Trabuco, o verdadeiro chefe do ministro da Economia.

Na pauta, um conjunto de propostas para explodir de alegria qualquer liberal defensor dos interesses da elite rentista. O que seria visto, em situação normal, como proposições inaceitáveis por colocar em questão a natureza pública de certos serviços e direitos trabalhistas aparece agora como uma agenda positiva e responsável para tirar o Brasil da crise política.

Assim, tudo o que a direita sonhou será aplicado pelo governo dito esquerdista. É ele que pagará todo o preço, alcançando, enfim, o grau zero de apoio popular. Mas como o espantalho Cunha continuará amedrontando, tudo o que vier do agora esteio da responsabilidade da República, Renan Calheiros, será visto como um mal menor.

Assim, o crime perfeito se completa. Toda a pauta mais radical do liberalismo brasileiro será aplicada sem que os liberais tenham de arcar com o peso de aplicar tal política. Ela será aplicada não pelos liberais de plantão, mas por uma esquerda em vias de autoeliminação. Há de se admirar a astúcia da elite brasileira na defesa de seus interesses. Realmente, um trabalho de profissionais.

http://www.cartacapital.com.br/revista/863/o-crime-perfeito-138.html

 

Seminário internacional discute na Bahia fiscalização das contas públicas

 

sem 3

O II Seminário Internacional de Controle Externo, que vai discutir assuntos como a fiscalização das contas públicas e corrupção, começou na quarta-feira (19), com a presença do governador Rui Costa, e prossegue até esta sexta (21), no Novo Hotel Salvador, em São Cristóvão. O evento, que tem como tema principal ‘O Desempenho das Entidades de Fiscalização no Mundo Contemporâneo’, faz parte das comemorações do centenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), celebrado este ano. Estão reunidos no seminário convidados com experiência nacional e internacional em órgãos públicos e gestão de recursos. Serão realizadas, nos três dias, palestras e painéis sobre os sistemas de tribunais de contas do Brasil e Europa, modelos de governança pública, entre outros assuntos.

sem 2O governador, acompanhado do presidente do TCE/BA, o conselheiro Inaldo da Paixão Araújo, abriu a primeira noite de seminário. Para o governador, os esforços devem ser para o trabalho preventivo do tribunal, trabalhando a legislação para que, antes que seja necessária uma condenação por eventuais desvios de recursos públicos, esses crimes sejam evitados. Rui Costa falou que o País vive um momento singular, em que a democracia precisa se afirmar como um processo duradouro. “Espero que aqueles que tenham cometido atos ilícitos sejam responsabilizados. Embora eu acredite na Justiça, entendo que chegou a hora de colocarmos algumas mudanças na agenda do Brasil para que não seja necessária a punição, como rever os processos licitatórios, e o marco do financiamento das campanhas políticas”.

Transparência

sem 1Rui ainda destacou a importância de órgãos de controle como o Tribunal de Contas para a melhoria da gestão pública e o avanço da democracia. “A transparência no trabalho dos tribunais faz toda a diferença e é admirável o TCE da Bahia estar debatendo temas como esses, que são trazidos no seminário, referenciado pelo que de melhor é feito não só no Brasil, mas também buscando modelos internacionais. E o tribunal tem feito grandes avanços do ponto de vista da transparência e da popularização do acesso às atividades “. Nesse sentido, o governador afirmou que, seguindo recomendações do TCE, até o final do ano, a administração estadual irá disponibilizar pela internet o salário de todos os servidores públicos.

O presidente Inaldo da Paixão homenageou os servidores que, segundo ele, fazem um trabalho de excelência no Tribunal de Contas do Estado. Para ele, a corrupção precisa ser combatida e por isso as instituições precisam ser fortes e organizadas para exercer o controle de forma criteriosa. “Esse papel cabe primordialmente aos órgãos de controle. Precisamos continuar nos esforçando para um exercício da função cada vez melhor e mais independente para que a herança não dure por somente 100 anos, mas seja eterna. Já temos uma credibilidade internacionalmente reconhecida e por isso que recepcionamos esse seminário, patrocinados pelo Banco Mundial e pelo BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], que acreditam nesse trabalho centenário na Bahia”.

Palestra

Depois da cerimônia de abertura do seminário, a primeira palestra ficou sob responsabilidade do jornalista e professor Laurentino Gomes, que falou sobre ‘Burocracia e Corrupção: uma Viagem pela História do Brasil’. Com experiência no assunto, o jornalista já ganhou prêmios pelos livros ‘1808’, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e “1822”, sobre a Independência do Brasil, além de sua mais nova públicação ‘1889’, que trata da Proclamação da República.

Ele apresentou fatos históricos envolvendo a má utilização de recursos públicos, relacionando a burocracia e a corrupção. “É preciso entender o Brasil do passado para encararmos o cenário político e econômico atual. O país organizou, ao longo da história um estado muito complexo, muito difícil de se movimentar, com muitas leis e com uma estrutura muito grande para dificultar a vida das pessoas e obter favores pessoais”. Para o escritor, a burocracia, em si, não é um problema, a dificuldade maior é de como isso se organiza e quem usufrui da estrutura desse estado.

Além do jornalista, nos próximos dias participarão do seminário, nomes importante como como o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Aroldo Cedraz; o relator das contas do Governo na gestão de 2014, ministro do TCU Augusto Nardes; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto; Hubert Weber, ex-presidente do Tribunal de Contas Europeu, e Ramiro Mendoza Zuniga, ex-Controlador-geral do Chile.

Encerramento

O encerramento será na próxima sexta-feira (21), no Teatro Castro Alves, às19h. Na solenidade será lançado o Selo Comemorativo dos 100 anos do TCE/BA, pelos Correios, e ainda terá espaço para o lançamento do livro ‘Uma Breve História do Controle na Visão de um Órgão Centenário’, que conta a trajetória do tribunal baiano. Ao final da cerimônia, haverá uma apresentação de grupo do Núcleos Estaduais Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá).

 





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia