:: 25/nov/2025 . 21:30
Por onde Cabral chegou ao Brasil? Pesquisa contesta versão tradicional de Porto Seguro

Pintura do desembarque de Pedro Álvares Cabral no Brasil. Foto: Divulgação
Um estudo publicado em setembro no Journal of Navigation, da Universidade de Cambridge, reacendeu o debate sobre o ponto exato onde a frota de Pedro Álvares Cabral teria alcançado o território que se tornaria o Brasil. A pesquisa, conduzida pelos físicos Carlos Chesman (UFRN) e Carlos Furtado (UFPB), questiona a versão consolidada de que o primeiro desembarque ocorreu em Porto Seguro, no sul da Bahia.
Segundo os autores, simulações baseadas na carta de Pero Vaz de Caminha, aliadas a dados sobre ventos, correntes e profundidades, indicariam que o contato inicial se deu na costa do Rio Grande do Norte, entre Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso.
Os pesquisadores afirmam que o “grande monte, mui alto e redondo” citado por Caminha, tradicionalmente associado ao Monte Pascoal, corresponde, na verdade, ao monte Serra Verde, em João Câmara, no interior do Rio Grande do Norte.
Curso de Filosofia da Uesc celebra 65 anos e reafirma origem do ensino superior no sul da Bahia
O Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) celebra 65 anos de história, reafirmando seu caráter pioneiro na formação intelectual e na construção do ensino superior no sul da Bahia. “65 Anos da Presença da Filosofia no Sul da Bahia: Da FAFI à Uesc” é o tema da solenidade que será realizada às 14 horas do dia 26 de novembro (quarta-feira), no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa).
O evento reunirá autoridades acadêmicas, professores, servidores estudantes e egressos do curso, além de palestras e homenagens a personalidades que contribuíram para sua consolidação, entre elas Helena dos Anjos, Dinalva Melo e Norma Vídero, bem como a secretária aposentada Lúcia Brito. A organização da cerimônia contou com a participação ativa da coordenadora do Colegiado de Filosofia, professora doutora Juliana Fagundes, cuja atuação foi essencial para a realização do evento. Também participaram da organização os professores Josué Cândido da Silva, Zoêmia Núbia Sampaio, José Luiz França, Sanqueilo Lima, coordenador da comissão e o discente Wesley Silva Santos.
Criado em 1960, na antiga Faculdade de Filosofia de Itabuna (FAFI), o curso foi uma das três formações que originaram a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), instituição que deu origem à Uesc em 1991. Para o professor Antônio Balbino, diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), celebrar seis décadas e meia do curso significa reconhecer a base da universidade. “A Filosofia é o marco inicial de uma trajetória que gerou a Uesc. Honrar essa história é reafirmar o valor da reflexão crítica como elemento fundamental do desenvolvimento regional”, afirmou.
Governo do Estado autoriza construção de escola, reforma e entrega equipamentos para 14 municípios
Na manhã desta terça-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues assinou cerca de R$ 8 milhões em convênios com 14 municípios baianos para fortalecer a educação municipal em diferentes regiões do estado. As autorizações permitem que a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) execute ações que vão desde a construção de novas unidades escolares até a aquisição de equipamentos, mobiliários e instrumentos musicais para atender escolas da rede municipal.

As autorizações também reforçam o regime de colaboração entre Estado e municípios, garantindo que as ações cheguem com mais rapidez às redes municipais. Com a publicação dos convênios no Diário Oficial, prevista para esta semana, as prefeituras já poderão abrir as licitações no dia seguinte, acelerando obras, compras de equipamentos e demais melhorias que devem entrar em execução antes do início do ano letivo.

“Estamos investindo para que cada cidade tenha escolas dignas, estruturadas e acolhedoras. Quando ampliamos a cooperação com as prefeituras, potencializamos o aprendizado e garantimos que nossas crianças e jovens tenham mais oportunidades”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Sem Censura: Conjunto Penal de Itabuna é destaque nacional em reinserção social por meio da educação, arte e cultura
O programa Sem Censura, da TV Brasil/TV Educativa, apresentado por Cissa Guimarães e exibido nessa segunda-feira (24), dedicou grande parte de sua grade de atrações ao trabalho de reinserção social do Conjunto Penal de Itabuna. O ator, diretor e professor de Teatro Luís Salem foi entrevistado e mostrou ao Brasil o que de bom tem acontecido na unidade prisional.
Luís Salem afirmou que está voltando a Itabuna a partir da próxima semana, para ensaiar um Auto de Natal com 30 reeducandos, como parte das festividades de final de ano na unidade prisional. “Tive essa ideia durante meu ‘confinamento’ no estúdio em que eu gravava minha participação na novela Vale Tudo. A ideia é que eles se apresentem para os familiares. Porque Natal é família”, afirmou Salem.

O artista contou sobre seu primeiro trabalho no Conjunto Penal de Itabuna, mas também relatou sobre parte das atividades ressocializadoras desenvolvidas pela unidade. Ele destacou o trabalho da empresa Socializa, que administra o Conjunto Penal em regime de cogestão com o Governo do Estado.
O programa também destacou o Programa de Reintegração Social da Socializa (PRORES), como eixo norteador das ações desenvolvidas nas unidades administradas pela Socializa na Bahia e, agora, no Sistema Prisional do Rio de Janeiro. Esse programa é desenvolvido em parceria da Socializa com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). A pauta da ressocialização é apontada como prioritária pelo governador Jerônimo Rodrigues, inclusive como parte dos esforços de combate à violência e à criminalidade.
O ator Luís Salem agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues e sua esposa Tatiana Veloso, ao secretário José Castro, ao diretor da Socializa, Eduardo Brim Fialho, e ao coordenador do PRORES, Alex Giostri, que tem proporcionado ações que são reconhecidas como essenciais para a reinserção social sustentável dos reeducandos, a exemplo dos cursos profissionalizantes, projetos de leitura e produção de livros, Remição pela Leitura e pelo Trabalho, bem como pela Educação, inclusive em nível universitário.
Prefeitura de Itacaré garante cumprimento de medidas da Operação Gênesis

PF e CGU fizeram buscas na sede da Prefeitura || Foto PF/Divulgação
A Prefeitura de Itacaré emitiu nota sobre a Operação Gênesis, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que, nesta terça-feira (25), cumpriram mandados de busca e apreensão em repartições do governo municipal. A gestão afirmou que colabora com as investigações e assegurou o cumprimento de todas as ordens judiciais.
A Operação Gênesis investiga a prática dos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro relacionados a contratos de fornecimento de materiais de construção firmados pela Prefeitura.ui).
O governo municipal acrescentou que disponibiliza todos os documentos e informações solicitadas pelos investigadores. Leia a nota.
NOTA OFICIAL
EMASA desobstrui rede de coleta de esgoto sanitário no bairro Mangabinha
Uma equipe da Gerência de Saneamento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) realizou o serviço de desobstrução da rede de esgotamento sanitária da Rua São João, no bairro Mangabinha.
Segundo o coordenador de Manutenção de Rede de Esgoto, Ailson Sousa, os problemas de obstrução e extravasamento na rede de esgotamento sanitário na Rua São João são recorrentes.
“Com certa frequência a rede de esgoto desta rua apresenta entupimentos e, consequentemente, extravasamentos. Isso ocorre devido ao mau uso da rede, principalmente o excesso de gordura que é despejado na rede. Além da Rua São João, as ruas São José e São Sebastião, na parte baixa do bairro constantemente requerem intervenção”, afirma Sousa.
Diálogo de Segurança fortalece integração na engenharia e manutenção do Hospital de Base de Itabuna

A coordenação de manutenção do Hospital de Base de Itabuna, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), vem realizando o Diálogo Semanal de Segurança (DSS) com os colaboradores do setor uma vez por semana.
As reuniões acontecem às segundas-feiras, antes do início do expediente e são conduzidas pelo coordenador dos setores de engenharia e manutenção, Sailon Cecílio. Com duração média de 15 minutos, o DSS aborda assuntos do dia a dia do setor, criando um momento de reflexão sobre a semana de trabalho anterior, realizado durante o final de semana pela equipe de sobreaviso, além de trazer mensagens motivacionais para o início da nova semana.

Iniciadas em maio deste ano, as reuniões têm como objetivo promover a integração da equipe e oferecer um espaço para a expressão de cada colaborador.
Pau Brasil: Feira de Saúde Rural realiza atendimento na Aldeia de Água Vermelha

A Prefeitura de Pau Brasil criou o programa saúde em movimento, uma ação envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Ação Social, Assuntos Indígenas, Agricultura, Meio Ambiente e Indústria e Comércio. Depois de décadas de precariedade, o setor rural foi contemplado em quase toda sua totalidade com as feiras sendo realizadas em diversas localidades como Caramuru Catarina Paraguassu, Pratas, Vadiação e, no último final de semana, na Aldeia de Água Vermelha. A última etapa será no Assentamento Assucena no próximo dia 6 de dezembro.

“Realizamos milhares de exames, consultas e atendimentos, uma estrutura gigante envolvida e tenho a garantia do prefeito que teremos todos os anos. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues, a secretária estadual de Saúde Roberta Santana, ao prefeito Robson e o vice Man”, destacou a secretária municipal de Saúde Glaucia Almeida.

Além dos serviços de saúde, são realizados outros atendimentos nas áreas de previdência rural, cadastramento do Bolsa Família, emissão de CAF’s, cadastramento das famílias para o programa Minha Casa Minha Vida – MCMV RURAL, etc.

Rádio Bahia FM Sul completa 30 anos com mutirão, corrida e sorteio de prêmios
O aniversário oficial da Bahia FM Sul é 1° de dezembro, mas o dia 6 de dezembro ficará marcado: pela manhã um mutirão com serviços gratuitos e às 19h, a corrida noturna mais vibrante e iluminada do sul da Bahia. O evento acontecerá na Avenida Beira Rio, em Itabuna, reunindo esporte, música, energia e história em um só movimento.
Mais do que uma corrida, a Night Run é uma celebração para comemorar 30 anos de trajetória, marcando gerações com informação, entretenimento e conexão com o público. E para comemorar essas três décadas de histórias compartilhadas, a Night Run traz um conceito diferenciado: um circuito musical montado ao longo do percurso, criando uma experiência única.

Além do mutirão, e da corrida a comemoração contará com um Concurso Cultural Especial de 30 anos, convidando o público a enviar um áudio de até um minuto contando um momento marcante vivido com a Bahia FM Sul. Quem participar tem a possibilidade de ganhar uma Moto Elétrica da Top Eletric, somando ainda mais emoção à celebração deste marco.
Os festejos dos 30 anos da Bahia FM Sul Night Run prometem iluminar a cidade, movimentar milhares de pessoas e reforçar o papel da rádio como parte fundamental da cultura e do dia a dia da região.
Podcast Vem de Lá recebe o multiartista Romero Mateus na série Conexões em Rede
O Podcast “Vem de Lá” exibe nesta terça-feira (25/11), às 19h, no YouTube (@podcastvemdela), um episódio especial com o cantor, compositor, jornalista e comunicador Romero Mateus, que celebra sua trajetória entre a música e a comunicação.
No bate-papo, Romero revisita sua caminhada por festivais estudantis, telemarketing, jornalismo político, empreendedorismo e o retorno aos palcos sempre guiado pela arte, ancestralidade e pela força das redes colaborativas. O episódio integra a série “Conexões em Rede”, que evidencia trajetórias negras conectadas à economia criativa, impacto social e inovação.
Entre reflexões sobre identidade, espiritualidade e presença digital, Romero fala sobre a pressão para que pessoas negras escolham “apenas um caminho”. Ao compartilhar sua jornada, ele afirma: “Passei muito tempo da vida querendo me compreender nesse lugar de ‘uma coisa ou outra’. Hoje eu não me entendo apenas em um único lugar, porque sou feliz em lugares variados”. A pluralidade, diz ele, tornou-se potência: arte, inovação, comunicação e mentoria coexistem em sua atuação, sempre ancorada na ancestralidade e na coletividade.












