:: 24/nov/2025 . 11:55
Rafael Gama é o mais novo Imortal e Comendador da ALAMBIQUE

Mais um final de semana de gáudio para Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., ALAMBIQUE. Em solenidade na porta do ABC da Noite, sede provisória há 15 anos da nobre instituição beberística e literalícia, o poeta, escritor, professor e agitador cultural Rafael Gama, se tornou imortal e também foi laureado com a Comenda Caboclo Alencar, que homenageia o Rei do Beco do Fuxico.
As honrarias foram concedidas pelo presidente vitalício, imortalício e ditatorialício da ALAMBIQUE, Daniel Thame, sob os eflúvios de uma divina batida de pitanga, uma das jóias do ABC da Noite.
Aviso às más línguas (e as boas também): não é verdade que a homenagem se deu em troca de quatro batidas. Fo apenas uma, porque o presidente anda numa fase quase abstêmia.
Só quase…
Com essa justa homenagem, Rafael Gama se tornou um dos exclusivos 131313131313 imortais e 13131313 Comendador da ALAMBIQUE.
Alvíssaras ao novo confrade!!!
Associação dos Machadeiros de Olivença lança Puxada do Mastro de São Sebastião
A Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO) realizará o lançamento da programação da Puxada do Mastro de São Sebastião 2026 e a celebração da 2ª edição do Catálogo dos Anciões. O evento acontece no dia 29 de novembro de 2025, às 19h30, na Praça Cláudio Magalhães, em Olivença (BA).
Realizado pela AMAO com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNEB, através do PROARTE, o evento é a culminância de um trabalho de história oral no Território Tupinambá. A ação registra e valoriza as memórias dos mestres e guardiões da tradição, materializando o sonho de preservar a cultura viva de Olivença.
O projeto é idealizado por Adriana Souza dos Santos, presidente da AMAO e coordenadora do Ponto de Cultura Machadeiros de Olivença, e Luiz Felipe Mendes de Oliveira, diretor de Cultura da AMAO e professor do Colegiado de Turismo da UNEB. A organização conta com a equipe de diretores e sócios da AMAO e do projeto extensionista da UNEB, campus de Eunápolis.
Informações: @amao.machadeiros / @projetoliteraturaeoutrasartes
Em ações emergenciais de combate aos efeitos da chuva, Governo do Estado contém alagamentos, doa copos de água e monitora situação de rodovias
O Governo do Estado continua o trabalho de apoio aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia. Dentre as cidades, Araci, Sítio do Mato, Wagner, Lauro de Freitas e Mutuípe decretaram situação de emergência. O conjunto de ações, que envolvem diversos órgãos, conta com o trabalho da Embasa, que mobilizou equipes técnicas e equipamentos. Neste domingo (23), a empresa está atuando em Sítio do Mato, bombeando água empoçada nos pontos mais alagados da cidade. Já para Lauro de Freitas, a Embasa enviou 48 mil copos de água envasada, atendendo a pedido da Prefeitura Municipal, para as pessoas que estão desalojadas devido ao temporal.
“Estamos participando desse grande esforço do Governo da Bahia de ajudar no que for possível as pessoas que moram nessas cidades”, relata o presidente da Embasa, Gildeone Almeida. “Para Sítio do Mato, onde a Embasa não opera sistema de abastecimento de água por se tratar de um serviço prestado pela prefeitura, deslocamos nossos técnicos e dois caminhões de equipamentos, com o propósito de apoiar nesse momento tão difícil”.
Para viabilizar o apoio no escoamento da água de Sítio do Mato, a Embasa mandou oito conjuntos motor-bomba, equipamentos que possibilitam sugar a água acumulada, além de gerador elétrico, tubulações e outros materiais. O trabalho iniciado neste domingo terminará apenas quando for possível escoar totalmente a água e ajudar na limpeza da cidade.
Rodovias
Jacobina Mineração Pan American Silver fortalece mão de obra local com Programa Qualificar para Realizar
A Jacobina Mineração Pan American Silver realizou em novembro as cerimônias de certificação das turmas do Programa Qualificar para Realizar, contemplando participantes das comunidades de Itapicuru, Jaboticaba e Pontilhão de Canavieiras. Ao todo, 62 concluintes, entre homens e mulheres, receberam a certificação em cursos voltados para usinagem, tornearia mecânica, soldagem e caldeiraria, com aulas oferecidas no período noturno, em horários compatíveis com a rotina dos moradores.
Em Itapicuru, 22 alunos concluíram o curso de Usinagem e Tornearia Mecânica; em Jaboticaba, 16 participantes foram certificados no mesmo curso; e em Pontilhão de Canavieiras, 24 moradores completaram a formação em Soldagem e Caldeiraria. As cerimônias celebraram não apenas a conclusão dos cursos, mas também o esforço, dedicação e desenvolvimento técnico de cada participante, preparando-os para atender às demandas do setor industrial e mineral da região.
“Ninguém está acima da lei”, afirma Robinson Almeida sobre prisão de Jair Bolsonaro
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) afirmou, neste sábado (22), que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reforça o princípio de que “ninguém está acima a lei” no país. Bolsonaro foi detido após determinação judicial no âmbito das investigações sobre os atos golpistas que culminaram nos ataques às instituições brasileiras.
Para Robinson, a medida representa um marco importante na proteção do Estado Democrático de Direito. “Jair Bolsonaro já foi condenado e está preso, e isso reforça que ninguém está acima da lei. A prisão dele e de outros envolvidos nos atos golpistas é justa e necessária para defender a democracia”, declarou.
O parlamentar enfatizou que não cabe anistia para quem atentou contra a ordem constitucional. Segundo ele, qualquer tentativa de perdão institucional representaria um risco à estabilidade democrática.
“Não pode haver anistia para golpistas — perdoar ataques contra o Estado de Direito significaria fraqueza institucional. A lei precisa ser aplicada com rigor, sem privilégios. A democracia só se fortalece quando quem ataca as instituições é responsabilizado”, concluiu.
- 1












