:: 20/maio/2025 . 17:30
Ministério da Ciência e governo baiano vão investir R$ 67,3 milhões para fortalecer educação científica nas escolas
Reconhecendo a importância da educação científica para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, os Governos Federal e do Estado lançaram um conjunto de iniciativas que somam R$ 67,3 milhões em investimentos. As ações, voltadas à popularização da ciência nos territórios de identidade, foram apresentadas nesta segunda-feira (19), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de estudantes e pesquisadores.

“Tudo que a gente usa, pega ou vê tem ciência, tem um conhecimento acumulado. Ciência é isso, é um conhecimento acumulado, que é transferido. A ciência é o conhecimento, a tecnologia, é transformar o conhecimento numa arte, em uns óculos para melhorar nossa visão, em um prato de alimento na mesa, no combate à fome”, disse o governador Jerônimo Rodrigues.

Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a iniciativa representa “a popularização da ciência, para a gente estimular Clubes de Ciências, estimular feiras, Olimpíadas, que são maneiras lúdicas, criativas; fazer com que a juventude se interesse pelo conhecimento. Esse é um compromisso do presidente Lula com o Brasil e com o povo da Bahia. Eu fico feliz de poder estar aqui garantindo que essas políticas possam impulsionar o nosso desenvolvimento e a verdadeira emancipação do nosso povo, que passa pelo seu conhecimento”, afirmou.
“Governador Jerônimo é candidatíssimo à reeleição em 2026”, garante secretário de Justiça e Direitos Humanos
O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, Felipe Freitas, negou veementemente, nesta terça-feira (20), as especulações disseminadas, sem a citação de qualquer fonte, de que o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, seja o candidato a governador em 2026. Felipe reafirmou que o governador Jerônimo Rodrigues, eleito em 2022, é o candidato natural à reeleição e que não há qualquer outro nome no grupo para disputar o cargo.
“O clima dos partidos da base, o sentimento do povo nas agendas no interior e dos prefeitos do nosso estado é que o governador Jerônimo é candidatíssimo à reeleição em 2026. Isso desespera a oposição”, comentou Felipe Freitas, que frequentemente acompanha o governador nas agendas tanto na capital baiana e no interior e sente a grande receptividade que Jerônimo tem da população e das lideranças políticas.
Sobre o ex-governador Rui Costa, o secretário destacou a importante missão que o ministro vem cumprindo ao lado do presidente Lula, que trabalha incansavelmente pela reconstrução do Brasil. “O ministro Rui Costa está muito ocupado com o assessoramento ao presidente Lula, a coordenação das obras do PAC e certamente não tem tempo para essas especulações sobre a formação da chapa na Bahia.”
Secretária Municipal de Saúde reúne-se em itabuna com representantes da SESAB

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, se reuniu comcom a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), Rívia Barros, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
O objetivo do encontro foi alinhar processos relacionados à Vigilância Sanitária local e falar das dificuldades do setor em todo o Estado.
“Foi uma reunião muito importante porque garante o alinhamento de ações para que os trabalhos executados no dia a dia sejam eficientes e em conformidade ao que preconiza a Vigilância Sanitária do Governo do Estado”, comentou a secretária Lívia Mendes Aguiar.
“Foi um momento de coordenar esforços, analisar dados, enfim, de união para que o nosso trabalho seja integrado em prol da saúde pública”, acrescentou.
Uesc oferece serviço gratuito do Imposto de Renda no Shopping Jequitibá
Os contribuintes que ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025 têm agora uma excelente oportunidade de tirar dúvidas e regularizar a situação junto à Receita Federal. O Shopping Jequitibá recebe, de 19 a 30 de maio (exceto no dia 24), das 14h às 17h, o Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), para um plantão gratuito de atendimento ao público.
A ação será realizada no stand embaixo da escada rolante e tem como objetivo auxiliar os contribuintes que estão obrigados a declarar o imposto dentro do prazo, que se encerra no dia 30 de maio. Durante o atendimento, professores e estudantes da UESC prestarão suporte na elaboração da declaração e na resolução de dúvidas, de forma totalmente gratuita.
“A única exceção são os contribuintes que realizaram aplicações no mercado de ações, por envolver um tipo específico de declaração que não faz parte do escopo da ação”, explica a coordenação do projeto.
Para ser atendido, é necessário levar:
Potencial da Bahia para o turismo de observação de aves atrai operadores de viagens internacionais
A Bahia tem chamado a atenção do mercado internacional especializado em birdwatching (observação de aves). Nesta semana, o estado recebeu oito operadores turísticos britânicos e norte-americanos, que participaram do famtour (viagem de familiarização) “Experience Brasil”. O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As ações aconteceram em Boa Nova e Lençóis, municípios das zonas turísticas Caminhos do Sudoeste e Chapada Diamantina, respectivamente. A programação incluiu trilhas guiadas por áreas de rica biodiversidade, onde os participantes puderam observar espécies de aves endêmicas, além de vivenciar experiências culturais e gastronômicas. Houve ainda uma rodada de negócios com agentes de viagens da região.
“A Setur-BA tem sido uma grande parceira da Embratur em eventos internacionais. A Bahia destaca-se pelo ecoturismo e birdwatching, com aves endêmicas que atraem especialistas do mundo todo”, declarou o coordenador de segmentos turísticos da Embratur, Leonardo Persi.
Morre em Ilhéus o jornalista e artista plástico Carlos Makalé

Carlos Moura, Makalé, faleceu nesta terça-feira (20), em Ilhéus || Foto Juliana de Moura
O jornalismo e as artes plásticas perderam, nesta terça-feira (20), Carlos Alberto Alves de Moura, Carlos Makalé, aos 73 anos. Pernambucano de nascimento, Carlos Makalé trabalhou nos jornais ilheenses Diário da Tarde e Diário de Ilhéus, em funções como diagramador, artefinalista e repórter, carreira também abraçada pela filha Juliana de Moura.
Makalé faleceu na madrugada de hoje, após se sentir mal em casa. O jornalista sempre foi reconhecido pelo profissionalismo. Não se restringia ao trabalho de diagramação, mas estava presente também nas ruas em busca do que é a razão da existência de um jornal. Foi, há duas décadas, fundador e diretor do Diário de Ilhéus, publicação que leva o nome da cidade que escolheu para viver, há mais de 40 anos.
Gerson Marques, produtor cultural e cacauicultor, usou as redes sociais para falar do legado do amigo Makalé. “Tive a oportunidade de produzir uma de suas exposições na década de noventa na Casa dos Artistas”, relembra. “Foi um sucesso absoluto, vendendo todos trabalhos. Desta época, tenho duas de suas obras, são dois “retratos” em forma de duas homenagem a pessoas que também já foram, Antônio Olimpo e Pedro Mattos”.
Prefeitura de Itabuna coleta amostras de solo para iniciar a distribuição de calcário aos agricultores familiares
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou na sexta-feira, dia 16, a entrega de amostras de solos de agricultores do município. A ação integra o Projeto Parceria Mais Forte com o Consórcio Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Nesta etapa inicial, a SEAGRIMA realizou a coleta de amostras de solo em propriedades rurais do município, encaminhou ao Consórcio Desenvolvimento Sustentável que levará os solos coletados para análise em laboratório particular. Com base nos resultados, será possível identificar quais áreas necessitam da aplicação do calcário.
De acordo com o engenheiro agrônomo da SEAGRIMA Rafael Conrado, a análise entende as condições do solo e identifica as possíveis correções que precisarão ser feitas. “Através da análise, a gente consegue identificar o que o solo precisa para melhorar a fertilidade. Além disso, são avaliados nutrientes, acidez e outros fatores essenciais para o bom desenvolvimento da produção. Dessa forma, garantimos uma produção agrícola mais eficiente”, disse o engenheiro.
Em 2024, jornalistas sofreram uma agressão a cada 2 dias e meio no Brasil, aponta relatório da FENAJ
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulga, nesta terça-feira (20/05), o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2024, revelando que, embora o número total de ataques tenha diminuído em relação aos anos anteriores, o cenário permanece grave e preocupante. Foram 144 casos de violência registrados ao longo do ano — uma média de uma agressão a cada dois dias e meio. Em relação a 2023, quando foram registrados 181 episódios, houve uma queda de 20,44% nos casos de violência contra jornalistas e veículos de mídia no país.
Entre os principais destaques do relatório estão o crescimento do assédio judicial, que representou cerca de 16% dos casos, e a censura, que mais que dobrou em relação ao ano anterior (de 5 para 11 casos). A instrumentalização da Justiça por políticos, empresários e líderes religiosos tem sido usada como forma de intimidação e tentativa de silenciamento da imprensa.
Liderança em sustentabilidade: Jacobina Mineração Pan American Silver celebra o Dia da Reciclagem com avanços na gestão de resíduos
Em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, a Jacobina Mineração Pan American Silver (JMC) destaca os avanços concretos em sua política de gestão de resíduos e reafirma seu protagonismo na construção de uma mineração sustentável. Com práticas alinhadas à agenda ESG e aos princípios da economia circular, a empresa segue consolidando sua atuação como referência no setor.
Somente em 2024, a JMC reciclou aproximadamente 2.306 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a cerca de 80% do total gerado no ano, que foi de 2.904 toneladas. Os resultados de 2025 também são animadores: até abril, 584 toneladas já foram recicladas, de um total de 759 toneladas. Esse desempenho está diretamente conectado à meta ambiental da empresa para este ano, que busca reduzir em 3% o volume de resíduos não reciclados, com base em seu cenário de referência.
Mais do que cumprir exigências legais, a Jacobina Mineração adota uma gestão de resíduos que busca gerar valor compartilhado com a sociedade. Um exemplo disso é a parceria com a Cooperativa Recicla Jacobina, que fomenta a inclusão social e econômica por meio do reaproveitamento de materiais. A empresa também investe na educação ambiental de seus colaboradores, promovendo campanhas internas de conscientização e capacitação sobre descarte correto e reaproveitamento de recursos.
- 1











