:: 15/mar/2025 . 15:12
Governador encerra agenda em Itabuna em reunião com empresariado e autoriza construção de pontes em trecho da BA-649
O governador Jerônimo Rodrigues, encerrou, nesta sexta-feira (14), o segundo dia de compromissos na cidade de Itabuna com uma reunião com empresários, sindicalistas e lideranças políticas da região, realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Na ocasião, o chefe do executivo assinou ainda uma ordem de serviço, autorizando o início das obras de construção de duas pontes sobre o Rio Cachoeira, em Itabuna.
A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) é responsável pela execução da intervenção viária para construção das Pontes 2 e 3 sobre o Rio Cachoeira. As obras abrangerão os municípios de Ilhéus e Itabuna, e contemplarão um trecho da Rodovia BA-649, que interliga as duas cidades.
O evento, que reuniu cerca de 150 convidados, entre eles, a secretária de Saúde, Roberta Santana e os secretários de Relações Institucionais, Adolfo Loyola, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Torres, e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida. A rodada de discussões foi aberta com a apresentação dos investimentos do Governo do Estado em Itabuna, entre 2023 e 2025. No total, foram aplicados mais de R$ 342,3 milhões em diversas áreas, com destaque para as áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública.
Ilhéus: Feira Cultural Terra da Gabriela traz o melhor do artesanato
Neste sábado (15), das 16h às 22h, a Feira Cultural Terra da Gabriela estará de volta à Avenida Soares Lopes, no estacionamento do antigo Bobs, centro de Ilhéus, trazendo o melhor do artesanato.
O evento homenageia o Mês da Mulher, contará com a participação de cerca de 20 expositores, trazendo uma rica exposição de artesanato regional, música ao vivo e deliciosas opções da gastronomia sul-baiana.
A artesã Islândia Penedo, presidente da Associação Terra da Gabriela, se mostra otimista com a realização da Feira: “A nossa feira se consolidou se tornando um ponto de atração tanto para os moradores quanto para os turistas que visitam nossa cidade. Temos buscado trazer o melhor do artesanato local e incentivar o empreendedorismo da região. Todos são bem-vindos a conhecer este espaço, que tem atraído muitas famílias em busca de bons produtos e lazer”, afirma.
Os visitantes também poderão curtir a apresentação da cantora Bam Lima, que trará um repertório variado de MPB.
Luiz Viana Neto, TV Cabralia e um ´repirror´ em Ilhéus
TV Cabrália, metade da década de 1990. Depois de implantar e consolidar a emissora como a imagem e a voz do Sul da Bahia, Nestor Amazonas partiu para encarar novos desafios. Ramiro Aquino ocupava a superintendência e eu comandava o departamento de Jornalismo.
A liberdade que o dono da emissora, o Dr. Luiz Viana Neto, que já partiu para a Eternidade, nos dava era tamanha que perdia-se o anunciante, tipo prefeitura ou supermercado, porque uma matéria-denuncia ia ao ar, para desespero do departamento comercial, então comandado por Rui Carvalho, hoje boss da RCM, uma das melhores agências de publicidade da Bahia.
No espectro político, a TV era quase um apêndice do PT e dos sindicatos, numa época em que PT e sindicatos não eram propriamente bem digeridos.
Mas o Dr. Luiz sabia disso e nunca partiu dele um único ato de censura.
Até um belo dia (sempre chega o belo dia, e quase sempre prenuncio de tempestade), o Dr. Luiz convida Ramiro e a mim para um ´rapirror´ no Hotel Jardim Atlântico, então o mais luxuoso de Ilhéus.
Uisque vai, uísque vem (eu odeio uísque, adoro é uma cachacinha, mas não ia fazer desfeita ao doutor Luiz), desce um camarão aqui, um peixinho ali. “Como vai a família?”, “O cacau ainda tem futuro?”, “O Rio Cachoeira está muito poluído?” e outras amenidades.
E eu discretamente olho pra Ramiro como quem diz: “O Dr. Luiz não chamou a gente aqui pra comer e beber do bom e do melhor, nem pra esse lenga-lenga”.
Não chamou mesmo. Lá pelas tantas, as sutilezas foram jogadas ao mar.
Sem elevar o tom de voz, o Dr. Luiz se vira para mim e diz:
-Eu sei como você toca o Jornalismo da TV e respeito suas posições políticas. Mas eu sou de direita e se você quiser continuar fazendo esse tipo de jornalismo compre uma televisão pra você.
Comprar uma televisão? Só se fosse um aparelho nas Casas Bahia (olha o jabazinho aí!) e ainda assim a perder de vista no crediário.
Sejamos justos a esse extraordinário ser humano, que nem era tão de direita assim, mas um democrata conciliador que convivia bem com todas as tendências políticas.
O Dr. Luiz produziu uma frase de efeito, porque se dono ele era e as orientações eram claras, não foram poucas as vezes que essas ordens foram solenemente ignoradas e em vez de punição, recebi outra frase de efeito:
-Você tem um sério problema auditivo, só escuta o que é conveniente.
–
Em tempo: a TV Cabrália foi um divisor de águas na comunicação regional, mas até hoje o Dr. Luiz Viana Neto não teve o devido reconhecimento nessas quase plagas grapiunas.
Se eu tivesse comprado uma televisão…
A expressão artística de Leila Castellan
Luciane Yahweh

Leila Castellan
Artista por natureza, bióloga, professora, e artesã, radicada em Uberlândia, Minas Gerais, Leila Castellan desde criança esteve envolvida com arte. Uma criança muito sensível e até hoje observava muito a natureza e ficava por horas olhando as nuvens no céu formando os “ bichinhos e pessoas” com seus movimentos.
Abaixo está sua primeira pintura, feita por volta dos 11 anos para um trabalho de escola. Ela pediu para que seu pai torneasse um prato em madeira e nele fez sua pintura.
“Não fiquei satisfeita, pois queria um prato fininho, mais aberto, e o barco não tinha perspectiva, pois não sabia desenhar.”, afirma a artista.
“PRIMEIRA PINTURA”
Essa pintura, remetia ao quão distante Leila Castellan sonhava em ir.
Tudo a encantava e ainda encanta. Os movimentos, as cores, as formas dos vegetais, das flores e tudo ao seu redor naquele olhar que só o artista nato possui.
Ser artista para Leila, é algo que nem todos o são ou podem ser. Mesmo com a aplicação e desenvolvimento das melhores técnicas, tal possibilidade precisa de um algo a mais. Esse “algo a mais”, segundo ela, é o que nos diferencia, que é nato, não adquirido apenas. É o que se expressa através da alma, dos sentimentos e da emoção.
“Cada um possui suas habilidades e competências, essas, mais ou menos desenvolvidas. Não é apenas o querer fazer, é o transmitir.”
“Creio que ser um artista é ter um dom Divino ou talento, é um objetivo de vida, que podemos desenvolvê-lo ou enterrá-lo por diferentes motivos. Que é expresso em nosso modo de vida e expressão.” :: LEIA MAIS »
Menos lero e mais ciência na cacauicultura
Walmir Rosário
Não existe qualquer ser vivente que registre hoje um só político visitando a Ceplac e as fazendas de cacau do Sul da Bahia. Faz muito tempo que a cacauicultura baiana começou a ser desprezada por alguns setores da sociedade. E quem inaugurou essa virada foi o segmento bancário, fechando as torneiras para os financiamentos de custeio e investimento.
E esse caso de desamor data do final da década de 1980, com a infestação dos pés de cacau com a vassoura de bruxa, doença que dizimou os cacaueiros e quase mata sem dó nem piedade a principal matriz econômica do Sul da Bahia. Sem recursos para honrar seus compromissos com os trabalhadores, o manejo das roças e, sequer, comprar alimentos para a sua sobrevivência, o cacauicultor foi banido do mundo produtivo, comercial.
Nesta data era comum o desembarque de um monte de políticos no Sul da Bahia, para cumprir um extenso roteiro, a começar pelas instalações da Ceplac, fazendas (principalmente as mais infestadas) e redações de jornais, rádios e TVs. Com o cenho franzido, analisavam a situação de penúria do setor cacaueiro e prometiam reverter a terrível situação junto ao governo federal.
Os políticos de situação semeavam esperança ao garantir as ações salvadoras e os oposicionistas culpavam o governo pela imobilidade que resultou no maior crime de lesa pátria contra a região cacaueira. Como sempre, se autointitulavam representantes da lavoura e cobravam uma votação expressiva para eles (claro), pois assim teriam força para eliminar a crise.
Augusto Castro reúne cerca de 150 lideranças políticas em Itabuna
Durante a visita de dois dias do governador Jerônimo Rodrigues a Itabuna, sul da Bahia, nesta quinta-feira e sexta-feira (13 e 14), onde entregou a nova ala de pediatria do Hospital Manoel Noves, o Novo Centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas, o Novo Hospital de Base e ainda, um dos dois reservatórios do Projeto Mais Água, além de anunciar novas obras no município, o prefeito Augusto Castro (PSD) demonstrou força política ao reunir cerca de 150 lideranças.
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores participaram das atividades e conheceram os avanços promovidos pela gestão de Augusto, o primeiro prefeito reeleito da história de Itabuna, com cerca de 65% dos votos válidos, em áreas como saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura e programas sociais.
As duas obras construídas em parceria com o Governo do Estado – o novo Hospital de Base, que atende cerca de 120 municípios do Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Sudoeste do Estado pelo Sistema de Saúde, e os dois reservatórios do programa Mais Água, que garantem a normalização do abastecimento para mais de 140 mil pessoas – representam marcos importantes, com impactos significativos na melhoria da qualidade de vida da população.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, que esteve em Itabuna, destacou que “Augusto Castro é um gestor comprometido e tem se mostrado um grande líder, fortalecendo o desenvolvimento regional”, declarou.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc)e prefeito de Itaju, Elder Fontes, o prefeito de Itabuna “tem atuado não apenas na defesa dos interesses da sua cidade, mas realizando articulações junto aos governos estadual e federal no sentido de atrair investimentos para toda a região”, destacou. :: LEIA MAIS »
- 1