WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2023
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


:: 17/ago/2023 . 18:00

Parceria do Hospital Materno Infantil com a UESC retoma distribuição de mudas de Pau-Brasil a recém-nascidos

A renovação de uma parceria, que começou ano passado, entre o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com a distribuição de mudas de pau-brasil, uniu hoje a consciência pela preservação ambiental às tradições históricas dos Povos Originários Tupinambá, do território de Ilhéus. Juntos, diretores e colaboradores do hospital e da universidade, mais lideranças da etnia, oficializaram a entrega de mais 300 mudas da planta, dando início a mais uma etapa do Projeto “Pau-Brasil é vida”, idealizado pela unidade hospitalar.

A proposta reuniu idealizadores e defensores de um projeto que visa valorizar uma planta nativa das florestas tropicais da costa brasileira, que chegou a entrar em processo de extinção com a exploração dos portugueses no início da colonização do Brasil. Ainda hoje, de forma ilegal, a madeira é exportada para a Europa. No Velho Continente é muito cobiçada e utilizada na fabricação do arco de violino. Mas já fora utilizada pelos índios para a pintura dos seus corpos.

:: LEIA MAIS »

Itabuna: Governo da Bahia inicia o processo de aquisição dos reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade

 

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SIHS) do Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), publicou na edição de hoje, dia 17, do Diário Oficial do Estado (DOE), Aviso de Licitação nº 2023011, com o objetivo de contratar empresa especializada na montagem, fornecimento, fabricação e instalação de dois reservatórios metálicos em aço carbono para o armazenamento de água tratada.

Os reservatórios terão capacidade para armazenar 5.000m³ e 3.000m³ de água. Serão instalados nos bairros Nova Jaçanã e Novo Lomanto e fazem parte do Projeto Mais Água para a Cidade, executado pela Prefeitura de Itabuna e a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA).

Segundo o prefeito Augusto Castro (PSD), o Projeto Mais Água para a Cidade é a obra mais importante de sua administração. “Com a ajuda do Governo da Bahia, estamos solucionando um dos maiores problemas do município”, afirmou.

:: LEIA MAIS »

ADR Sul da Bahia realiza atividades gratuitas na Semana de Inovação de Ilhéus

 

Realizada entre os dias 18 e 26 de agosto, a Semana de Inovação de Ilhéus movimenta a região sul da Bahia com uma extensa programação sobre as mais diversas áreas como inovação, tecnologia, futurismo, gestão pública, novas economias, sustentabilidade. O evento, que é gratuito, está segmentado em cinco macro arenas: Políticas Públicas e Desenvolvimento, Indústria, Empreendedorismo, Potencial Empreendedor e a arena Turismo e Entretenimento.

No comando da Arena de Políticas Públicas e Desenvolvimento, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia oferece uma programação especial nos dias 22 e 23 de agosto. Na próxima terça-feira (22), às 9h, no Auditório Jorge Amado (UESC), a advogada e pesquisadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Verônica Ennes, profere a palestra Gestão de políticas públicas e projetos baseada em evidências.

Já na quarta-feira (23), a partir das 9h, a ADR promove um encontro com soluções inovadoras no Observatório Social do Parque Científico e Tecnológico Sul da Bahia (PCTSul), também no campus da UESC. Com foco em gestores de Educação, Assistência Social, Saúde e Fazenda, o meetup reunirá os palestrantes Breno Coelho (Gove), Mayara Matos (ImpulsoGov), Tiago Giusti (Portábilis) e Elio Castro (Fluyd) em uma mesa redonda que apresentará dados e tecnologias para a efetividade das políticas públicas. Ambas as atividades são abertas ao público. Para participar, basta se inscrever no link: bit.ly/adr-arenapoliticaspublicas

:: LEIA MAIS »

Programa de Abastecimento Seguro de GNV chega ao sul e sudoeste da Bahia

 

O Programa de Abastecimento Seguro de GNV, em sua segunda fase, realizado pelo Sindicombustíveis Bahia e Bahiagás, visita Ilhéus e Itabuna, no dia 18 (sexta), e Vitória da Conquista, sábado (19/08). A ação visa conscientizar condutores sobre as práticas de segurança na utilização do Gás Natural Veicular (GNV) por meio da Cartilha do Consumidor, que tem orientação quanto os cuidados na instalação do kit GNV e cilindros, regras para o abastecimento, documentação e vistorias obrigatórias.

 

A ação deverá atingir mais de 10.000 motoristas em 52 postos de GNV, na Bahia. O programa teve início em Salvador, já visitou Simões Filho, Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Camaçari, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus. Em Ilhéus e Itabuna, os postos de GNV que serão visitados são Aguiar e Universal. Em Vitória da Conquista, os clientes do Posto São Jorge vão receber as orientações da equipe. A primeira fase do programa foi de treinamentos com os frentistas.

 

De acordo com o secretário executivo do Sindicombustíveis Bahia, Marcelo Travassos, “na primeira fase, os frentistas dos postos de GNV foram treinados. Esta segunda etapa, com o motorista, é importante e complementa a ação de conscientização sobre abastecimento seguro de GNV”. Para o condutor Osiel Araújo, “a campanha é necessária, pois cuida da nossa segurança e conscientiza. Muita gente, por falta de informação ou desatenção, coloca a vida em risco”, comenta.

 

“Esta ação coletiva com o Sindicombustíveis Bahia é importante para tratar com a outra vertente, que é o usuário, que precisa do reforço das instruções para agir corretamente durante os processos do abastecimento”, alertou José Gallindo Júnior, gerente de segurança, meio ambiente e saúde da Bahiagás.

 

 

Alunos da rede estadual apresentam propostas para a educação ao governador da Bahia durante Encontro de Lideranças Estudantis

 

Cerca de 160 estudantes de escolas estaduais da Bahia apresentaram, na tarde desta quarta-feira (16), um plano de ação com propostas para a educação da Bahia e para seus territórios de identidade. O trabalho realizado por 13 grupos com alunos dos 27 territórios de identidade do estado foi apresentado ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária da educação Adélia Pinheiro, que marcaram presença na exposição dos resultados das discussões, que começaram nesta terça-feira (15).


Para os grupos de trabalho, foram separados os 13 eixos do Estatuto da Juventude para serem estudados e analisados criticamente pelos estudantes. Após a discussão, os jovens construíram propostas a partir de diretrizes do Estatuto, como “Educação, Trabalho e Renda”, “Diversidade e Igualdade”, “Mulheres, Negros, LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência”, “Saúde e Saúde Psicológica” e “Território (Indígenas, Quilombolas, Campo/Rural”.


“O objetivo, ao longo desses dias, é discutir temáticas de interesse da juventude e também as que trazem o valor da mobilização, da integração, do diálogo, do respeito à diversidade. Ao mesmo tempo, levamos para eles ferramentas e capacitação para que eles dialoguem melhor dentro das suas escolas”, afirmou a secretária da Educação Adélia Pinheiro.

:: LEIA MAIS »

Defensoria Pública da Bahia promove campanha “Agosto Quente” em Itabuna

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia lançou uma campanha de solidariedade para ajudar pessoas em situação de rua durante inverno. A ação “Agosto Quente” arrecada agasalhos, blusões, cobertores, capotes, jaquetas, gorros, luvas e outras peças que serão distribuídos em Itabuna. Moradores da região podem participar entregando as doações em seis pontos de coleta.

As doações podem ser feitas ao longo de todo o mês de agosto. As peças arrecadadas serão distribuídas em locais públicos da cidade no próximo dia 28.

Empreendimentos de Itabuna se uniram à campanha e vão receber os materiais. São parceiros da Defensoria Pública: a Drogaria Velanes, O Boticário, o Shopping Jequitibá, e a loja Soluções Impressões.

ONDE ENTREGAR

 

As doações podem ser entregues na sede da Defensoria Pública (Rua Nações Unidas 732, Centro); no Shopping Jequitibá; em duas unidades da Drogaria Velanes (Avenida Aziz Maron e Bairro de Fátima); no Espaço revendedor O Boticário; e na loja Soluções Impressões (Rua Quintino Bocaiúva). Para mais informações (73) 9 9102-8525 com a assistente social Andréa Pires.

 

A campanha foi iniciada com uma parceria com a Socializa que administra o  (Conjunto Penal de Itabuna,  com a doação de 50 cobertas. “A Socializa sempre apoia projetos sociais, e jamais estaria de fora como este”, disse Yuri Damasceno, Gerente da Unidade. O diretor do Conjunto Penal, Bernardo Dutra salientou que “apoiar a Defensoria Pública nestes projetos é de suma importância para o fortalecimento desta parceria”.

Enfermeira da OPO Sul do Hospital de Base participa de Curso de Captação de Córneas

 

A enfermeira Mariane Lucena da Organização de Procura de Órgãos (OPO Sul), do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), foi indicada pela Direção Executiva da unidade hospitalar para participar do Curso de Captação de Córneas, em Salvador, na Escola Bahiana de Medicina.
Realizado pelo Banco de Olhos da Bahia, em parceria com a Central Estadual de Transplante (CET), do dia 9 a 12 deste mês, o curso teve por objetivo capacitar profissionais para serem Captadores de Tecido Ocular Humano. A meta para a doação de córneas é gerar um alcance da fila zero na Bahia.

Durante o curso, foram avaliadas a conduta dos profissionais participantes em treinamento na Entrevista Familiar, a Teoria e Prática de Enucleação e a Reconstituição da Cavidade Orbitária. Mariane se sentiu honrada em poder participar do curso. “Sei que vou poder somar na vida de tantas pessoas como integrante da equipe OPO Sul do HBLEM, sendo peça fundamental para a Doação de Órgãos e prestando uma assistência qualificada”, declarou.

A equipe da OPO Sul do HBLEM realiza um trabalho importante de sensibilização na captação de potenciais doadores de órgãos, que perpassa pelo acolhimento familiar. Após a constatação do óbito do paciente são analisados os critérios para a doação. Se o paciente atender a todos os requisitos é feita então uma entrevista familiar e, caso essa família diga um “SIM” para a doação, é realizado todo o protocolo (documentação, assinaturas familiares) para que seja feita a captação de órgãos.

:: LEIA MAIS »

Senado aprova auxílio-aluguel para vítimas de violência doméstica. Projeto teve relatoria de Lídice na Câmara

O substutivo proposto pela deputada Federal Lídice da Mata (PSB-BA), que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica foi aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (16). O PL 4.875/2020, da Câmara dos Deputados, prevê o pagamento do benefício por até seis meses para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica e que precisam ser afastadas do lar. O projeto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto, que altera a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), recebeu parecer favorável da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). O pagamento do aluguel será concedido por um juiz e poderá ser financiado por estados e municípios, com recursos originalmente destinados à assistência social.

Para Lídice, a aprovação do PL garante segurança física e psicológica para mulheres vítimas de violência doméstica. “Vencemos mais uma batalha nesta guerra contra a violência que as mulheres sofrem nos lares onde deveriam encontrar conforto e segurança. O presidente Lula é sensível a causa das mulheres, é firme no combate ao machismo que machuca e mata. Acredito que o presidente vá sancionar a lei que vai garantir um pouco de dignidade para mulheres vítimas de violência doméstica”, defende a parlamentar.

Uma pesquisa do Instituto DataSenado identificou que a principal violência contra as mulheres é física, depois vem a psicológica, a moral, a patrimonial e a sexual.

Laboratório Controle alerta sobre distúrbios hormonais

Os sinais de distúrbios hormonais podem variar dependendo do tipo específico de desequilíbrio. De acordo com especialistas alguns desses sinais podem incluir mudanças de peso inexplicáveis, alterações de humor, problemas de pele, fadiga excessiva, alterações do apetite e, no caso das mulheres, irregularidades menstruais.

 

Em Ilhéus, o Laboratório Controle oferece exames para avaliar o nível hormonal, mas em caso de sinais de alterações, é indispensável consultar um médico.

 

Entre os exames realizados pelo laboratório   com a eficiência e qualidade, que permitem um diagnóstico seguro estão Hemograma, VHS, Glicemia, Colesterol, Triglicerides, Uréia, Creatina, PCR, Látex, VDRL, Covid, Sumário de Urina, Beta HCC quantitativo e qualitativo, Troponina, D dímero, Coagulograma, Sódio, Potássio, Cálcio, Cloro, TGO, TGP e ASLO.

 

O Laboratório fica localizado na rua Wenceslau Guimarães 130, bairro Cidade Nova, Ilhéus. O agendamento de exames pode ser feito pelos telefones (73) 98853-0019 (waths app) e (73) 3223-2201.

Uesc promove Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore

O projeto Horto Florestal, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promove o II Concurso Escolar de Fotografias do Dia da Árvore, Categoria Imagem Digital Amadora, com o tema “A minha árvore preferida”. O objetivo da competição, aberta pelo Edital Uesc nº 124/2023, é despertar a atenção dos jovens para a importância das árvores nas nossas vidas e estimular a curiosidade acerca da biodiversidade vegetal.

 

O concurso, realizado sob a coordenação dos professores Delmira da Costa Silva, José Walter Gaspar, Larissa Corrêa do Bomfim Costa, Luiz Alberto Mattos Silva e Marcial Cotes, com o apoio de discentes do curso de Ciências Biológicas, é aberto a instituições públicas de ensino da Educação Básica, do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ilhéus e cidades circunvizinhas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor responsável até o dia 20 de agosto de 2023. Cada estudante poderá concorrer com uma única fotografia original de sua própria autoria. Cada escola pode concorrer com quantos discentes tiverem interesse em participar.

 

As dez melhores fotografias selecionadas pelo júri serão publicadas no Instagram @hortoflorestaluesc. A fotografia que for eleita como vencedora dará direito ao estudante autor, seu professor e a sua turma (número máximo de 40 pessoas) a realizar uma visita à Uesc, no Dia da Árvore, para percorrer a trilha interpretativa conduzida no Horto Florestal e fazer o plantio de uma espécie arbórea nativa da Mata Atlântica no mesmo local. O transporte será patrocinado pela Uesc/Proex/Projeto de Extensão Trilha Interpretativa da Matinha da Uesc, responsável pela ação.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia