:: 3/nov/2011 . 14:01
ACI apóia Mutirão do Diabético e começa o “Novembro Azul”
Numa iniciativa da Associação Comercial de Itabuna, o projeto do Mutirão do Diabético foi apresentado a empresários, comerciantes, profissionais liberais, lideranças políticas e profissionais de comunicação. O evento aconteceu no hotel Tarik Fontes, que recebeu uma decoração especial com banners e símbolos da campanha de prevenção do diabetes, também serviu para lançar a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de incentivar que os espaços públicos e prédios residenciais e comerciais sejam iluminados de azul até o dia da realização do mutirão, que acontece no próximo dia 12 de novembro, no Hospital de Olhos Beira Rio, com uma Feira de Saúde na Praça Rio Cachoeira.
A apresentação do projeto do mutirão foi feita pela diretora da Associação dos Diabéticos de Itabuna, Dra. Marluce Leão, e pelo idealizador e coordenador do evento, Dr. Rafael Andrade. O Mutirão do Diabético, incluído no calendário da Federação Internacional do Diabetes, é considerada maior ação de orientação e prevenção da doença no Brasil. “Trata-se de um projeto da maior importância para Itabuna, porque atende uma parcela da comunidade que não tem acesso aos serviços básicos de saúde. Como médico, me sinto orgulhoso de apoiar o Mutirão”, disse o presidente da ACI, Eduardo Fontes.
O diretor da TV Cabrália/Record News, Marcos Silva, que está dando cobertura total ao mutirão destacou que “esse é um exemplo de solidariedade e responsabilidade social que merece ser mostrado, para que outras cidades brasileiras sigam o exemplo”. “O Mutirão do Diabético ganhou uma dimensão nacional e isso é permite que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a informações sobre a prevenção da doença. É gratificante receber apoios tão expressivos, que fazem do mutirão um evento único, por tudo aquilo que ele representa para uma vida mais saudável dos diabéticos”, afirmou o Dr. Rafael Andrade.
O encontro no Tarik Fontes contou com as presenças os diretores do Hospital de Olhos Beira Rio, os doutores Carlos Ernani, Ronaldo Netto, Vável Andrade e Wandick Rosa.
Vira, vira, vira…virou!
A agência Leiaute abusou da criatividade para criar o anuncio da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no Farol da Barra. O anuncio seqüencial, que contou com outdoor e veiculação em jornais, simula o cockpit do avião, numa “virada” de tirar o fôlego.
Ficha Técnica
Direção de Criação: Carlos Andrade e Raul Rabelo
Direção de Arte: Gustavo Batinga
Redação: Paulo Fernandes
Atendimento: Renata Melo, Marcelo Carneiro e Eduardo Saphira
Produção: Gigi Chiacchiaretta, Lucas Silva e Aline Pinheiro
Mídia: Cláudio Freitas e Adriano Souza
Arte-final: Marcelo Almeida
Fotografia: Almir Bindilatti
Vice de novo, não!
Durante a apresentação do projeto do Mutirão do Diabético no Hotel Tarik Plaza, o medico Antonio Vieira, atual vice-prefeito, descartou qualquer possibilidade de ser, de novo, candidato a vice. “Ou disputo a eleição para prefeito, ou não disputo nada”, garantiu.
Vieira revelou que apesar das boas relações com o prefeito, “há quase um ano ele não me chama para uma conversa sobre política e sobre a administração da cidade”.
Sobre a Secretaria Municipal de Saúde, que deixou para dar lugar a Geraldo Magela, ele preferiu não tecer maiores comentários, mas perpetrou uma frase emblemática: “acordo político é uma coisa, aceitar qualquer nome por conta desse acordo político é outra coisa”.
Seagri e produtores buscam soluções para a crise que afeta a cultura do mamão
“Vivemos um período de dificuldades com o mamão e este é o momento de estarmos unidos para buscarmos as soluções”, afirmou,em Porto Seguro, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao abrir, representando o governador Jaques Wagner, o “Papaya Brasil 2011: V Simpósio do Papaya Brasileiro”. Entre os problemas enfrentados pelos produtores estão o elevado custo de produção e a queda do preço de venda, a questão cambial e os elevados custos para exportação.
O secretário destacou que, assim como a fruticultura, que está entre as sete cadeias produtivas consideradas prioritárias e inclusas no Programa Vida Melhor, lançada há cerca de três meses pelo governador Jaques Wagner, o mamão possui inserção social muito grande, em função do elevado número de agricultores envolvidos na cultura, e pelo forte impacto na economia. O secretário lembrou ainda que 85% da exportação de mamão do Brasil é para a Europa, que vive momentos de conturbação econômica, fator que pode acarretar mais dificuldades para os produtores baianos. “A programação deste evento é ampla e estruturante. Esperamos que aqui sejam encontradas alternativas de soluções para o mamão da Bahia”, disse Salles.
A Bahia é o maior produtor de mamão do Brasil, com produção concentrada no Extremo Sul do Estado. Porto Seguro é o município que mais produz mamão no Brasil, com 122.400 toneladas/ano, área plantada de1.800 hae produtividade de 68.000 quilos por hectare.
- 1