:: 3/dez/2025 . 20:24
Teatro Popular de Ilhéus lança 31 livros em grande celebração literária pelos 30 anos

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), referência nacional em criação, pesquisa e democratização do fazer teatral, comemora 30 anos de história com uma série de ações neste ano. O lançamento simultâneo de 31 livros pela Editora Teatro Popular de Ilhéus coroa as celebrações e reafirma o compromisso do grupo com o fomento à literatura, à memória, à formação de leitores e à circulação de saberes culturais do Sul da Bahia.
O evento será realizado no dia 9 de dezembro, às 17h, na Praça São João Batista, no Pontal (local de forte ligação afetiva com o público). De lá, haverá uma caminhada até o antigo Clube do Pontal, que sediará as futuras instalações do TPI.
O projeto foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Bahia) e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serão lançados cinco coletâneas, dois títulos individuais e uma celebração à escrita dramática, infantojuvenil e poética da região. As obras, de autorias de Équio Reis (im memoriam), Romualdo Lisboa, Tânia Barbosa, Pawlo Cidade, Felipe de Paula Souza e Pedro Albuquerque Oliveira, apresentam dramaturgias históricas, literatura juvenil, narrativas infantis, realismo mágico e investigações sobre a própria trajetória do grupo.
Uesc celebra 34 anos com outorga do título de Doutor Honoris Causa ao governador Jerônimo Rodrigues
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai comemorar, em 5 de dezembro de 2025, seus 34 anos de estadualização com uma sessão especial do Conselho Universitário (Consu), ocasião em que será entregue ao professor e governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues de Souza, o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem, fundamentada na Resolução CONSU 06/2015, reconhece personalidades que se distinguem pelo saber ou por contribuições relevantes às Artes, Ciências, Filosofia, Letras e à promoção do entendimento entre os povos.
A iniciativa reforça o protagonismo da Uesc na valorização de agentes públicos cuja atuação fortalece a educação, o desenvolvimento social e o diálogo intercultural. O reitor Alessandro Fernandes destacou o simbolismo da escolha e o empenho institucional na condução da proposta ao Consu, ressaltando que a trajetória acadêmica e política do homenageado “evidencia compromisso permanente com a inclusão, o conhecimento e o fortalecimento do ensino superior na Bahia”.
A entrega está marcada para as 18 horas, no auditório do Centro de Arte e Cultura da universidade, reunindo diretores de departamentos, pró-reitores, representantes técnico-administrativos e discentes, além da Reitoria, bem parentes, amigos convidados e a sociedade em geral.
Mãe de primeira viagem tem bebê com mais de 4 kg em parto natural no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus
Primeiro filho do casal Emili e Melquisedeque, Isaac é o maior bebê nascido de parto natural na história do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade construída pelo Governo da Bahia e gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). O bebê nasceu nesta terça-feira (2), pesando 4,400 kg e medindo 53 centímetros. A gestante vivenciou o trabalho de parto durante dois dias e, nesse período, foi acompanhada pela equipe de enfermeiras obstétricas do Centro de Parto Normal (CPN). Uma equipe médica também acompanhou o pré-parto.

Durante os dois dias, a paciente foi acolhida com métodos humanizados em seu leito de internação: cavalinho, massagem na região dorsal, banho de chuveiro, agachamento, bola e até rebozo — técnica ancestral mexicana que utiliza um pano longo e firme para auxiliar a gestante durante o trabalho de parto. Isaac nasceu na banqueta vertical.
Emoção
“A sensação que tive foi de que eu estava vivendo um sonho. Foi emocionante demais”, afirmou Aloísia dos Santos, irmã de Emili, que a acompanhou durante todo o trabalho de parto. Emili confessa que, inicialmente, não era sua intenção ter um parto normal. “Mas agora estou feliz, meu filho está aqui ao meu lado”, comemora. Única maternidade 100% SUS da região, o Materno-Infantil prioriza o parto normal e humanizado.
Buerarema: estudante conquista 2º lugar na categoria Redação do Programa de Educação Ambiental

Lane Fonseca
O município de Buerarema tem mais um motivo para comemorar. O estudante Isaac Leão Andrade, da Escola Municipal José de Freitas Ramos, conquistou o 2º lugar na categoria Redação do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, uma iniciativa nacional que promove conhecimento e conscientização sobre sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade compartilhada.
A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (28), na sede da CEPLAC, em Ilhéus, reunindo estudantes, educadores e representantes das instituições envolvidas no programa. O evento celebrou o empenho dos participantes e reforçou a importância da educação ambiental para a formação das novas gerações.
Criado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), o PEA Campo Limpo apoia escolas de todo o país com conteúdos atualizados sobre meio ambiente, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Programa Nacional de Educação Ambiental (PrONEA). Hoje, mais de 3.200 escolas no Brasil utilizam o programa, tornando a conquista de Isaac ainda mais significativa.
Shopping Jequitibá promove campanha “Um Natal para sentir”
O Shopping Jequitibá em Itabuna já está em clima de Natal, a festa mais especial do ano. Até o próximo dia 16 de dezembro, está sendo realizada a campanha compre e troque “Um Natal para Sentir”, criada para celebrar o nascimento de Jesus e a confraternização entre familiares e amigos, com emoção, o cuidado e o afeto.
Realizada em parceria com a Avatim, marca reconhecida nacionalmente pelos seus produtos de bem-estar, a campanha de Natal do shopping oferece aos clientes uma experiência sensorial que conecta presentes, memórias e aroma. Durante o período da ação, a cada R$ 400,00 em compras em notas fiscais acumulativas, mais R$ 15,00, o cliente recebe um kit de emulsão para as mãos da linha Autocuidado, da Avatim, um brinde sofisticado e útil para o dia a dia, pensado para reforçar a proposta da campanha: sentir o Natal em cada detalhe.
A iniciativa integra a estratégia do Shopping Jequitibá de aquecer as vendas do mix de lojas no mês mais forte do varejo estimulando a circulação, impulsionando o consumo e fortalecendo a presença das marcas participantes. Além disso, o kit da Avatim se torna uma excelente opção de presente para familiares, amigos, colegas de trabalho e para quem deseja compor lembranças afetivas nos festejos natalinos.
EMASA reforça parceria institucional em visita ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Itabuna
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) realizou, na manhã desta terça-feira (2), uma visita institucional ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), em Itabuna, com o objetivo de fortalecer ações conjuntas de prevenção, segurança hídrica e integração entre os órgãos públicos. A reunião ocorreu na sede do batalhão e buscou alinhar estratégias de cooperação em temas como mitigação de riscos, sustentabilidade urbana e instalação de novos hidrantes no município.

A diretoria da EMASA foi representada pelo presidente Ivan Maia, pelo superintendente de Expansão e Operação, Anderson Alves, e pela assessora da presidência, Josimeire Alves. Eles foram recebidos pela comandante do 4º BBM, Tenente-Coronel Ana Isabel Araújo de Santana, acompanhada do Major Barreto, Capitão Nascimento e da Subtenente Alecy.
A comandante destacou a importância da aproximação entre os órgãos: “O encontro foi oportuno e fundamental diante da necessidade de estarmos unidos, colaborando um com o outro e reconhecendo o papel de cada instituição, com consciência e sensibilização para fazermos o melhor pela cidade”, afirmou a Tenente-Coronel Ana Isabel.
Flicacau atrai milhares de pessoas e recoloca Itabuna no circuito de festas literárias

Jorge Araujo, Arnaldo Antunes e Daniel Thame na abertura da Flicacau
Nos 110 anos do nascimento de Adonias Filho (1915-1990), na sexta-feira (27), o Centro de Cultura que leva o nome do escritor recebeu o ato de abertura da primeira Festa Literária da Região Cacaueira. Uma homenagem ao autor de Sul da Bahia: Chão de Cacau (1976), retrato da centralidade da cultura cacaueira na formação da civilização grapiúna. Com atividades até domingo (29), a Flicacau devolveu Itabuna ao mapa dos grandes eventos literários do País.
Para a jornalista Vanessa Dantas, uma das organizadoras e mediadoras do evento, o balanço da estreia superou as expectativas, com a presença de mais de 5 mil pessoas ao longo dos três dias. Também ressaltou o impacto positivo do programa estadual Bahia Literária para o fortalecimento da literatura na Região Cacaueira.

Paloma Amado Elisa Oliveira e Bela Gil durante roda de coversa na Flicacau Foto Márcio Araújo
“Queremos agradecer ao Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues; da nossa secretária de Educação, Rowenna Brito; e do nosso secretário de Cultura, Bruno Monteiro”, acrescentou.
DIVERSIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO
Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Flicacau uniu literatura, teatro, dança, artes plásticas, música e ações de conscientização ambiental.

Luciany Aparecida Tcharly Briglia e Isabel Fillardis Foto Divulgação
Também acolheu pequenos e jovens autores, além de expoentes da literatura grapiúna e convidados com reconhecimento nacional, a exemplo de Arnaldo Antunes, Paloma Amado, Bela Gil, Isabel Fillardis e Luciany Aparecida.
Um time formado por cinco mulheres deu o tom da curadoria artística (Bruna Setenta) e dos espaços Jorge Amado (Rita Argollo e Dinalva Melo), Estação Juventudes (Camila Gusmão) e Flicacauzinha (Bárbara Falcón).

Marcelo Ganem e banda no show de encerramento da Flicacau Foto Thiago Dias
Na Casa dos Autores, 30 escritores(as) selecionados(as) via edital apresentaram suas obras em um lançamento coletivo. Os três palcos da Festa receberam atrações musicais. Destaque para o show do cantor e compositor Marcelo Ganem, o cancioneiro da mata e da Serra do Jequitibá, cuja obra dialoga diretamente com o tema da Flicacau. Ainda teve a apresentação emocionante do Mestre Sabará, aos 91 anos, na sexta (27).
INFÂNCIAS E JUVENTUDES
A programação variada contemplou as infâncias e as juventudes. A criançada se emocionou no bate-papo com as cantoras Kysha e Mine, que levaram centenas de fãs à Flicauzinha. A dupla acumula mais de 1 bilhão de reproduções de suas músicas somente no YouTube.
O evento também foi marcado pelo lançamento do livro Pequenos Autores Grapiúnas, coletânea de textos de alunos da rede municipal de ensino de Itabuna. O projeto foi idealizado pela professora Lílian Lima e abraçado pelo secretário municipal de Educação, Rosivaldo Pinheiro, que assegurou as condições para a educadora executá-lo.

Augusto Castro Adélia Pinheiro e Caruso Matos no ato de abertura da Flicacau Foto Pedro Augusto
O Espaço Estação Juventudes teve um de seus pontos altos com a participação do escritor e roteirista Raphael Montes, autor dos livros que deram origem às séries homônimas Bom dia, Verônica (Netflix) e Dias Felizes (Globoplay), além do sucesso Beleza Fatal, novela da HBO.
Como a cidade não tinha uma feira literária desse porte há anos, o evento abriu as portas da literatura para uma geração inteira de itabunenses. Ao longo dos três dias, estudantes de mais de 20 escolas municipais e estaduais compareceram ao Centro de Cultura Adonias Filho.

Mestre Sabará (ao centro) após show na Flicacau Foto Pedro Augusto
QUEM FEZ
A Festa Literária da Região Cacaueira também foi um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia circular Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.
Além disso, a Festa estabeleceu parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri), responsável pela coleta seletiva durante o evento.

A jornalista Vanessa Dantas e o empresário Nilton Cruz Foto Márcio Araújo
A Flicacau teve patrocínio do Governo do Estado e foi contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC) – unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA) – e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A Seneh Comunicação & Projetos idealizou e executou o projeto.
Governador apresenta os primeiros trens do VLT que já chegaram à capital baiana; testes começam em janeiro
Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram apresentados à população, imprensa e autoridades na manhã desta quarta-feira (3), durante ato realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na Avenida Paralela, em Salvador. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto.
“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou Jerônimo.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: o primeiro liga o Comércio a Ilha de São João, o trecho 2 vai de Paripe a Águas Claras e o terceiro trecho liga Águas Claras a Piatã. As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, serviço de iluminação e obras de urbanização. A conclusão da obra está prevista para 2028.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a importância do serviço para os comerciantes da região do Subúrbio. “A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes do subúrbio e chefs da gastronomia, além de mercados, a central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse.
Augusto Castro pede autorização para a revisão salarial de servidores em cargos de comissão e conselheiros tutelares e estende Auxilio Alimentação ao REDA

Prefeito de Itabuna, Augusto Castro: valorização do servidor – Foto Paulo Santana – Secom – PMI
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), pediu autorização legislativa para a revisão salarial de servidores em cargos de comissão e conselheiros tutelares e para estender Auxilio Alimentação aos servidores em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A Mensagem do Projeto de Lei foi lida no Plenário Raymundo Lima na tarde de hoje, dia 2, na Câmara Municipal de Veredores.
O Projeto de Lei assegura a revisão geral inflacionária de 4,68% para os cargos de comissão. “É respeito, valorização e reconhecimento a quem trabalha diariamente pelo funcionamento da nossa cidade. O percentual repõe as perdas com a inflação medida pelo IPCA.
Nas suas redes sociais, Augusto comemorou o enviou do Projeto ded Lei. “Assinamos e encaminhamos hoje à Câmara de Vereadores, o projeto de lei que garante, pela primeira vez na história, o auxílio-alimentação no valor de R$ 700 para servidores contratados pelo REDA e para servidores em cargos de comissão, com início a partir de janeiro de 2026!”, escreveu.
A convite do BID, Bahia apresenta Programa de Qualidade do Gasto para servidores da América Latina e Caribe
A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa baiano de Qualidade do Gasto Público foi apresentado nesta terça-feira (2), pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), via webinar, para servidores públicos da América Latina e do Caribe. Entre os resultados do programa, de acordo com a Sefaz-Ba, está o de atuar como um dos fatores estratégicos para a manutenção do equilíbrio fiscal do Estado, contribuindo também para a recente conquista inédita, pela Bahia, do primeiro lugar em investimentos no país. A apresentação foi conduzida pela diretora de Qualidade do Gasto da Sefaz-Ba, Manuela Martinez.

O webinar ocorreu no âmbito da comunidade de prática ImplementaLAC, promovida pelo BID e composta por mais de 3 mil servidores públicos latino-americanos e caribenhos. “Os resultados atingidos, que aprimoraram a eficiência do gasto público através de inovações em gestão pública sustentadas ao longo do tempo, são muito significativos e relevantes para os governos da região, que enfrentam o desafio de fazer mais com menos”, explicou Mariano Lafuente, especialista principal em Modernização do Estado, que atua na Divisão de Capacidade Institucional do Estado, vinculada ao Setor de Instituições para o Desenvolvimento do BID.












