WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


:: 7/nov/2025 . 18:30

Pintora modernista do Brasil é resgatada por pesquisadora em livro após décadas de invisibilidade

A jornalista, pesquisadora e escritora Mazé Torquato Chotil, baseada em Paris, resgata a trajetória da artista plástica Lucy Citti Ferreira, brasileira de formação europeia, cuja obra transita entre São Paulo e a capital francesa. No livro Lucy Citti Ferreira: a pintora esquecida do modernismo, Mazé revela uma artista autônoma, sensível e injustamente apagada da história da arte brasileira.

A artista plástica Lucy Citti Ferreira viveu entre dois mundos, o Brasil e a França, e construiu uma trajetória singular no modernismo brasileiro. Nascida em São Paulo, em maio de 1911, Lucy passou parte da infância e juventude na Europa, especialmente na França e na Itália, o que influenciou profundamente sua formação estética. Estudou nas escolas de belas-artes francesas e desenvolveu uma produção marcada pela sensibilidade, pelo rigor técnico e por um diálogo constante entre pintura e música.

Apesar de sua formação sólida e da atuação no cenário artístico paulista, Lucy foi, por décadas, relegada ao esquecimento. A jornalista e escritora Mazé Torquato Chotil, autora do livro Lucy Citti Ferreira: a pintora esquecida do modernismo, decidiu enfrentar esse apagamento histórico. “Ela era artista tal qual o Lasar Segall”, afirma Mazé, referindo-se ao pintor com quem Lucy manteve uma relação profissional e afetiva. “Segall dizia: ‘Ela não era minha aluna, era minha colega de trabalho’.”

:: LEIA MAIS »

Ilhéus: Encontros da Tradição Oral celebram memória e ancestralidade no Novembro Negro

Foto_Flávio Rebouças

O Memorial Unzó Tombenci Neto realiza, durante o mês de novembro, o projeto “Encontros da Tradição Oral – Educação Patrimonial, Memória e Ancestralidade”, uma série de rodas de conversa que integram a programação do Novembro Negro. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, às 19h, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus, com entrada gratuita.

Foto_Talita Barbosa

A programação tem início nesta sexta, dia 7, com Mãe Ilza Mukalê, matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto, acompanhada das museólogas Juliane Silva e Vitória Bispo, e do guia de turismo Arthur Gregório, sob mediação de Tata Marinho Rodrigues, presidente da ONG Gongombira. No dia 14, o diálogo será entre Tata Marinho Rodrigues e Maria Áurea de Souza, presidente da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com mediação do pesquisador e contramestre de capoeira Paulo Magalhães.

:: LEIA MAIS »

Augusto Castro notifica Park Gold para promover ajustes na zona azul em 24 horas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), notificou na tarde de hoje, dia 7, a empresa Tecgold Sistemas Ltda – Park Gold, responsável pela operação Sistema de Estacionamento Rotativo Remunerado – Zona Azul. A medida foi adotada depois do Poder Executivo ter recebido Decreto Legislativo aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores que recomenda a suspensão do contrato firmado entre o Município e a Park Gold.

A Notificação Administrativa também determina que as secretarias municipais de Gestão e Inovação e Transporte e Trânsito (SETTRAN) e a Agência Reguladora de Serviços Público de Itabuna (ARSEPI), promovam a revisão contratual, fiscalização e eventual readequação do sistema de estacionamento rotativo.

O prefeito ainda determinou que à ARSEPI exerça o poder de polícia administrativa, realizando a notificação e acompanhamento do cumprimento das cláusulas contratuais e legais aplicáveis, incluindo a requisição de servidores da SETTRAN para o serviço de fiscalização.

:: LEIA MAIS »

Governo do Estado reconhece 448 colégios por indicadores positivos nos ensinos de português e matemática durante Prêmio Gestão da Aprendizagem 2025

Criatividade e inovação no ensino de português e matemática foram parte do trabalho, que resultou na elevação dos indicadores de aprendizagem dos 448 colégios estaduais reconhecidos pelo Prêmio Gestão da Aprendizagem. A abertura da premiação, que vai até esta sexta-feira (7), aconteceu durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (6), no Resort Vila Galé, em Guarajuba, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e outras autoridades.


“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho dos professores, dos gestores da educação pública e também um incentivo a novas práticas pedagógicas nas escolas. Melhoramos a infraestrutura dos colégios em todo estado, capacitamos os professores para o desenvolvimento de diversos projetos e a premiação é uma forma muito lúcida de fortalecer o presente para colher um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, frisou o chefe do Executivo baiano durante o evento.


A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC), reconhece escolas de todo território baiano por ações que ajudaram a recompor saberes, melhorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática e fortalecer a participação estudantil nas escolas. Os colégios premiados atingiram até nove critérios estabelecidos pelo edital, que avaliaram o ensino e a gestão das unidades escolares.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna e Coordenador do FONPLATA fazem balanço sobre obras em execução

A Prefeitura de Itabuna recebeu a visita do Coordenador do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), Aderbal Curvelo. Ele veio acompanhar o andamento das obras executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

Recebido pelo prefeito em exercício Josué Brandão Júnior, pela titular da SIURB, Sônia Fontes, e secretários, a missão foi realizada em dois dias. No primeiro, o representante do FONPLATA reuniu-se com a secretária e as empresas gerenciadoras, supervisoras e fiscalizadoras de cada obra para examinar os processos das obras e serviços de construção da nova ponte, do complexo viário da Avenida Princesa Isabel e pavimentação.

Segundo a secretária Sônia Fontes, o Fundo de Financiamento de Desenvolvimento da Bacia do Prata tem como normativas ação, controle e acompanhamento das operações de crédito. São três missões anuais da diretoria do Fundo de Financiamento, o Governo Federal e o Município.

:: LEIA MAIS »

“Quando uso o meu cocar indígena, não o utilizo como enfeite, mas como símbolo da minha origem”, diz Jerônimo Rodrigues ao anunciar R$ 500 milhões em investimentos para os povos originários

Presente na 7ª edição do Acampamento Terra Livre Bahia 2025 (ATL-BA), evento promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou, nesta quinta-feira (6), na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, o compromisso com a valorização dos povos originários. Educação, habitação, saúde, cultura, infraestrutura, abastecimento de água e desenvolvimento rural foram as áreas contempladas com assinaturas de convênios e autorizações de licitação, somando R$ 500 milhões em investimentos.


Com o tema “Clima e Território: duas lutas, um direito”, o encontro – apoiado pelo Governo do Estado – teve início no último domingo (2), reunindo mais de 2 mil indígenas de 55 municípios do território baiano. O evento foi encerrado pelo governador. “Quando uso o meu cocar indígena, não o utilizo como enfeite, mas como símbolo da minha origem. Hoje anunciamos um conjunto de investimentos que garantirá às comunidades indígenas o que lhes é de direito”, afirmou o chefe do Executivo baiano.


Jerônimo comentou também sobre a expectativas de novas políticas públicas para os povos indígenas. “Aqui também tratamos de um tema fundamental: a demarcação dos territórios. Espero que o presidente Lula construa um ambiente favorável na COP 30, para que possamos alcançar a paz no campo”, finalizou o governador.

:: LEIA MAIS »

UESC celebra 50 anos da Biblioteca Central: um patrimônio do conhecimento e da memória acadêmica

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) celebra, nos dias 11 e 12 de novembro, os 50 anos da Biblioteca Central (BC), um marco na história da instituição e da região sul da Bahia. Ao longo de meio século, a BC consolidou-se como um espaço de preservação da memória, de estímulo à aprendizagem e de convivência entre gerações de estudantes, professores e servidores.

A cerimônia de abertura ocorrerá às 8h30min de terça-feira (11), com o lançamento do vídeo “50 anos da Biblioteca Central – Memórias em páginas vivas”, reunindo depoimentos de servidores aposentados e atuais, além de uma exposição fotográfica e de multimeios que retrata a trajetória do espaço. A programação inclui apresentações culturais, homenagens e falas institucionais que reforçam o papel da Biblioteca como pilar da vida acadêmica e da difusão do conhecimento.

Na quarta-feira (12), a comemoração prossegue com oficinas temáticas voltadas à comunidade universitária, como Apresentação de slides com Canva para trabalhos acadêmicos, Inteligência artificial na pesquisa científica e Workshop de normalização de documentos acadêmicos, unindo inovação, prática e acessibilidade.

:: LEIA MAIS »

Campanha Novembro Azul alerta para impacto do câncer de próstata na saúde ortopédica

Iniciativa busca conscientizar homens sobre a importância dos exames

preventivos e do cuidado integrado entre oncologia e ortopedia

O Novembro Azul chega reforçando a importância dos homens manterem uma rotina de cuidados com a saúde, realizando consultas e exames preventivos que possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de próstata e aumentam as chances de cura. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele.

 

O câncer de próstata tem uma relação direta com a ortopedia, especialmente em seus estágios mais avançados. Isso ocorre porque a doença pode se espalhar para os ossos e nessas situações, o acompanhamento ortopédico torna-se essencial para o manejo dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente.

 

A dor na coluna ou no quadril são sinais que podem indicar a presença de metástases ósseas. Quando o câncer não é identificado precocemente, pode atingir os ossos da bacia, do quadril, da coluna e do fêmur, pela proximidade com a próstata. Essa condição pode causar dor intensa, fraqueza, fraturas e, em casos graves, compressão da medula espinhal, que provoca sintomas como náuseas e confusão mental.

:: LEIA MAIS »

UFSB e o Novo PAC: campus de Jequié e melhorias no campus de Porto entram em fase de licitação

Com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade, dando continuidade ao processo de consolidação institucional, a Universidade Federal do Sul da Bahia -UFSB publicou, no dia 5 de novembro, mais duas licitações de obras previstas no Plano de Contratações Anual – PCA da UFSB e no Novo PAC do Governo Federal.

Como o uso de energia elétrica requer constante investimento no meio universitário, mesmo com utilização de recursos cada vez mais eficientes, para o Campus Sosígenes Costa (CSC) foi proposto um retrofit no sistema elétrico com duas novas subestações e reforma de outras duas, por meio da Concorrência eletrônica n. 90087/2025.

 

Já a Concorrência eletrônica n. 90104/2025 visa garantir a implantação novo campus da UFSB em Jequié, recentemente aprovado pelo Conselho Universitário da UFSB, em agosto de 2025. A contratação prevê a construção do Pavilhão de Aulas e toda infraestrutura para o novo campus (área externa, pórtico, etc).

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia