:: 18/out/2025 . 20:42
Universidades Estaduais da Bahia estão entre as melhores do mundo em avaliação internacional
As universidades estaduais da Bahia conquistaram reconhecimento internacional ao integrarem a lista das melhores instituições de Ensino Superior do mundo, o World University Rankings 2026, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE), uma das mais prestigiadas avaliações acadêmicas globais. A lista reúne as principais universidades do mundo, incluindo instituições de renome como Harvard, Yale e Colúmbia, e avaliou 2.191 universidades de 115 países.
As universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Estado da Bahia (Uneb) estão presentes na lista que reúne instituições de excelência em diferentes países, evidenciando a qualidade do ensino, da pesquisa e da inovação desenvolvidas nas unidades de Ensino Superior da rede estadual.
O levantamento analisou o desempenho das instituições com base em cinco pilares: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria (transferência de conhecimento e impacto econômico) e Perspectiva Internacional (colaboração com instituições estrangeiras). Esses indicadores medem o impacto acadêmico, científico e social das universidades em seus contextos regionais e globais. :: LEIA MAIS »
“A Covid 19 é uma invenção do PT”. PQP!
Daniel Thame
Estava eu fazendo uma operação (eufemismo para pagando boletos) no caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil em Itabuna quando sou chamado a atenção por um diálogo entre uma cliente, pelo modo de se vestir e pela Bíblia que levava numa das mãos, terrivelmente evangélica, e um bancário do BB, com cara de um esses petistas-comunistas explorados pelo capitalismo.
–Moço quando venho aqui na agência sinto falta de várias pessoas, diz a mulher
–É que durante a pandemia da Covid 19 perdemos vários companheiros, responde o bancário…
Ao que mulher retruca:
–Mentira, a Covid nunca existiu e não morreu ninguém. Foi tudo invenção do PT pra eleger o Lula…
Paguei logo meu boleto, tomando o devido cuidado de não errar a senha (1313PT13PT é difícil de esquecer, rs) e sai fora, no que fui seguido pelo companheiro bancário.
Vai que essa porra é contagiosa e não tem vacina…
Quer adotar um gato?
Hannah Thame
O gatinho está vacinado, com a saúde em dia e pronto para ganhar um novo lar. E agora? Está na hora de você preparar a casa para a sua chegada! Não é segredo para ninguém que a maioria dos gatos amam as voltinhas noturnas pela vizinhança. Ainda assim, essa prática não é recomendada, já que ele pode se machucar, se envolver em brigas e até contrair doenças. Sendo assim, o primeiro passo antes de levar o gatinho para casa é telar todas as janelas para evitar fugas e acidentes.
Além disso, você deve garantir uma alimentação de qualidade e sempre deixar água fresca à disposição do bigodudo. Nesse caso, investir em uma fonte de água para gatos pode ser uma boa saída para incentivá-lo a se hidratar e, assim, evitar problemas renais. Apostar no enriquecimento ambiental para gatos também é importante para que o pet consiga expressar seus comportamentos naturais. Prateleiras, nichos, arranhadores e brinquedos são itens que proporcionam mais qualidade de vida e diversão para o seu gatinho.
——
A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz e diretora da HERA-Hannah Espaço de Reabilitação Animal, em Vitória da Conquista.
Fone (77) 99944-5460
Viajar, sonhar e amar…
Gilza Pacheco
Ah, como são simples os ingredientes que precisamos para sermos felizes se levarmos a vida como turistas. Porque sabemos que estamos de passagem.
Assim, quem dera poder viajar pelo teu universo de sentimentos profundos e momentos intensos. Avivar as memórias afetivas. Viajar no teu corpo, enchendo-o de satisfação.
Se deixarmos a imaginação viajar, ela voltará trazendo momentos melhores!
Pois, são os momentos que vivemos do ponto de partida ao ponto de chegada que nos proporcionam a felicidade.
“…É preciso voltar. E a gente sempre volta.
A gente volta, porque voltar não é retroceder, é se reencontrar nas partidas para se descobrir em novos caminhos.
Entre desafios e conquistas, o orgulho de ser professor!
Monica Ralile
Ser professor é uma das tarefas mais nobres e, ao mesmo tempo, mais desafiadoras da sociedade contemporânea. O educador não é apenas um transmissor de conhecimentos, mas também um formador de cidadãos críticos, éticos e conscientes do seu papel no mundo, é coexistir entre o ideal de transformar e a dura tarefa de resistir. É conduzir o sentido e a beleza de uma profissão que molda todas as outras. No olhar de cada aluno, o educador encontra um novo motivo para continuar, mesmo quando o caminho +parece árduo e os desafios se multiplicam.
Não é simples ser professor em tempos de mudanças rápidas, desvalorização e incertezas. Exige-se muito preparo, paciência, empatia, criatividade. A cada desafio enfrentado, há uma conquista que se revela. A cada desânimo, um recomeço. É acreditar que o conhecimento é a ferramenta mais poderosa de transformação social e pessoal.
Os verdadeiros mestres não formam apenas mentes, mas também corações, transformam vidas deixam marcas que o tempo não apaga, pois fazem da educação um ato de esperança e de fé na humanidade
Ser professor é mais do que exercer uma profissão — é assumir um compromisso com o futuro, com a esperança e com o poder da educação. E apesar de todos os obstáculos, o orgulho de ser professor permanece intacto, firme como um farol que ilumina caminhos e inspira vidas. Por isso, a cada dia, celebramos esses mestres que, com dedicação e coragem, transformam o mundo por meio da educação.
—
Monica Ralile é escritora e educadora em Ilhéus
Encontro-te, amor, no Hotel Encantado da Primavera
Leny Ferreira
Amado meu,
O som lírico e suave da orquestra das saudades,
no concerto musical das cachoeiras, anuncia o trovão do outono;
folhas soltam-se dos galhos das árvores,
plantas de todas as espécies abraçam o chão.
O rei outono, coroado de flores, entrega o seu reinado
inspirado em nossos encontros de amor e paixão.
No ritual sublime do nosso amor,
despede-se cantando: chegou a transição de um novo ciclo florido.
Os rouxinóis orquestram as músicas das garças de Ilhéus e de Itabuna,
nos lagos românticos da primavera.
Sutilmente surge o sol, desfilando no céu
e cantando nas chuvas da esperança —
chuvas serôdias do coração primaveril,
com as fragrâncias poéticas das flores dos jardins sonoros e musicais,
aromatizados pela primavera.
O sol, de terno verde, canta as canções de amor
nas janelas da lua: o amor eterno,
que transcende no céu e na terra,
nos cânticos sonoros do alvorecer,
na orquestra sinfônica das estrelas.
- 1