:: 7/out/2025 . 18:30
Mazé Torquato Chotil lança biografia de Lucy Citti Ferreira, a pintora esquecida do modernismo
Uma obra que aborda a vida e a trajetória da pintora modernista — também desenhista, gravadora e professora — Lucy Citti Ferreira (São Paulo, SP, 1911 – Paris, França, 2008), que marcou a história da pintura brasileira nas décadas de 1930 e 1940 e que, como tantas outras artistas mulheres, acabou esquecida. Esta biografia busca ajudar a “desenterrá-la”.
Nascida em São Paulo, Lucy passou a infância em Gênova, na Itália e em Le Havre, na França, onde iniciou seus estudos artísticos na Escola de Belas Artes, continuando-os depois em Paris. Já formada e premiada como pintora, retornou ao Brasil em 1934, nos seus 23 anos, quando conheceu Mário de Andrade, que a colocou em contato com o pintor Lasar Segall — com quem trabalhou, foi musa e viveu uma história marcante.
Seu patrimônio pictórico, incluindo seus arquivos, foi doado à APAC – Associação Pinacoteca Arte e Cultura, com o apoio de Marcelo Araújo, amigo da pintora, que, à época, depois de ter dirigido o Museu Lasar Segall, estava à frente da Pinacoteca de São Paulo.
Lucy viveu uma história artística relevante, assim como no plano afetivo: teve três homens importantes em sua vida e enfrentou numerosos desafios, tanto no plano pessoal quanto no profissional. Lutou contra dificuldades financeiras e contra as barreiras impostas às mulheres artistas. Sua relação com Segall foi, ao mesmo tempo, fonte de inspiração e obstáculo ao reconhecimento de sua própria obra. Uma Camille Claudel dos trópicos?
BAMIN adere ao Pacto Brasil e fortalece compromisso com ética no setor de mineração
Nova conquista abre caminho para a busca do Selo Pró-Ética em 2026
A BAMIN acaba de aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) criada em 2022 para fortalecer a cultura de ética e transparência no setor privado. Atualmente, o pacto já reúne mais de 350 empresas signatárias no país, sendo apenas quatro do setor de mineração — incluindo agora a BAMIN.
A participação da companhia marca um passo inédito no setor, ao oficializar práticas já consolidadas em sua governança corporativa e ampliar seu alcance junto a colaboradores, fornecedores e comunidades. Segundo Sandro Oliveira, gerente-geral de Compliance da BAMIN, a adesão reflete um valor que já faz parte do DNA da empresa. “A BAMIN tem a integridade como princípio inegociável. Estar no Pacto Brasil significa chancelar para o mercado aquilo que já praticamos no dia a dia: ética, combate à corrupção, respeito à diversidade e compromisso com os direitos humanos”, afirma o gestor.
O executivo destaca que a assinatura do pacto exige responsabilidade que vai além das fronteiras internas da organização. “Quando falamos em compliance, não é apenas dentro da BAMIN. Exigimos de nossos parceiros, fornecedores e comunidades a mesma postura íntegra. Não basta ser ético, é preciso aplicar esses valores de dentro para fora”, pontua Oliveira.
Hospital de Base busca recursos federais e estaduais para se manter
O Hospital de Base de Itabuna precisaria de recursos da ordem de R$ 9 milhões mensais para a sua manutenção depois de ter sido ampliado em 2025, quando ganhou um novo anexo. Na última semana, o prefeito Augusto Castro apresentou a demanda por mais recursos ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista do ex-governador baiano a Fábio Ferreira, no Interativa News, da Internativa FM. Hoje, os repasses pelos atendimentos giram em torno de R$ 5 milhões.
Nos últimos dias, a direção do Hospital demitiu 150 funcionários (relembre aqui). Hoje (7), por meio de nota, o governo informou que os desligamentos cumpririam decisão judicial, mas há um processo de admissão – “de forma gradual” – de novos funcionários aprovados em concurso vigente para não afetar o atendimento médico-hospitalar.
O governo ainda informou que fechamentos temporários de Enfermaria e Centro de Tratamento Intensivo (CTI) 3 vão ocorrer por causa de “ajustes temporários em razão de reformas em andamento”. A informação inicial obtida pelo PIMENTA é que a redução temporária da estrutura de atendimento se daria, também, por falta de material hospitalar.
MAIS RECURSOS FEDERAIS E ESTADUAIS
Lula inaugura fábrica da BYD com expectativa de 20 mil novas vagas na Bahia

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula participa nesta quinta (9) da inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Bahia. A visita foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que destacou o início de uma nova fase para a indústria automotiva no estado, após a saída da Ford.
“É o início de uma nova fase — o processo de contratação de trabalhadores e o início da produção, que vem sendo realizado em etapas. Já são 1,5 mil pessoas empregadas e, até o fim do próximo ano, chegaremos ao número previsto de 20 mil trabalhadores diretos e indiretos”, afirmou Rui Costa.
Segundo o ministro, o empreendimento também vai estimular a cadeia de autopeças e serviços da região. Rui Costa lembrou que o fechamento da fábrica da Ford, em 2021, provocou impacto econômico no município. “Ficamos tristes com a saída da Ford, mas trabalhamos duro — e hoje a Bahia abriga a principal montadora de carros elétricos e híbridos do mundo”, prosseguiu.
A BYD, uma das maiores fabricantes globais de carros elétricos, pretende produzir em Camaçari modelos como o elétrico compacto Dolphin Mini, o SUV híbrido Song Pro e o sedã híbrido King. De acordo com Stella Li, presidente das Américas e vice-presidente global da empresa, a capacidade instalada inicial será de 150 mil veículos por ano.
Prefeitura de Itabuna promoverá 1º Aperfeiçoamento em Doenças Neuromusculares do Sul da Bahia
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos dias 10 e 11, na Faculdade Anhanguera, o I Aperfeiçoamento em Doenças Neuromusculares, com ênfase na Ela – Formação Multiprofissional para profissionais do SUS.
Trata-se da primeira capacitação do Sul da Bahia voltada para a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A coordenadora do Projeto “Por Ela, Com Ela. Juntos pela Vida”, a fisioterapeuta e doutoranda em Microbiologia (UESC), Roberta Leane, informa que na sexta-feira, dia 10, a programação será das 8 às 17 horas, enquanto no sábado, dia 11, das 8 às 12h.
Roberta Leane lembra que o momento será de comemorar o primeiro ano do projeto e de todas as conquistas alcançadas neste período. “Esse projeto nasceu do desejo de acolher, cuidar e dar esperança a pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e suas famílias”, conta.
“Caminhoneiros do Brasil” celebra os protagonistas das estradas que movem o país e chega ao Sul da Bahia
Após a estreia nacional realizada em São Paulo, o projeto “Caminhoneiros do Brasil” inicia sua jornada itinerante pelo país e aporta na região Sul da Bahia com uma programação especial nos dias 6 e 7, em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Teatro Municipal, respectivamente, e dia 8, às 18 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, em parceria com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
A iniciativa reúne livro, documentário e exposição fotográfica, revelando o cotidiano, os desafios e a dimensão cultural da vida dos caminhoneiros — profissionais que respondem por mais de 60% do transporte de cargas no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT exposição será por 30 dias e haverá mesa-redonda e exibição do documentário.
Idealizado pela produtora cultural Barro de Chão e patrocinado pelos Lubrificantes Mobil™?, com viabilização da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto busca dar visibilidade e reconhecimento a esses protagonistas das estradas.
“Mais do que uma profissão, a vida dos caminhoneiros é uma jornada marcada por desafios, sacrifícios e histórias de superação que muitas vezes não chegam ao grande público e agora ganham rostos e vozes. Com o projeto Caminhoneiros do Brasil, buscamos dar visibilidade a esses protagonistas da estrada, registrando em imagens e relatos a dimensão humana e cultural de quem mantém o país em movimento”, declara o produtor cultural e curador do projeto Mauro Rossi, CEO da Barro de Chão.
Tribunal de Justiça da Bahia lança 1º Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam”
Você que é jornalista e estudante de jornalismo de Instituições públicas ou privadas estão abertas, a partir de hoje (03/10) as inscrições para o 1º Prêmio estadual de Jornalismo “Narrativas que Salvam.” A iniciativa é da Coordenadoria das Mulheres, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), que visa premiar reportagens, em suas múltiplas-plataformas, que posicionaram e promoveram a reflexão em torno da igualdade de gênero e, por consequência, a paz em casa, que foram exibidas entre janeiro de 2024 e setembro de 2025.
O Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam”, nasce da urgência em reconhecer e valorizar a força do jornalismo como ferramenta de transformação social diante de uma das maiores chagas do nosso tempo: a violência doméstica e o feminicídio.
Em uma realidade onde milhares de mulheres ainda vivem sob ameaça, medo e silenciamento, o jornalismo tem o poder de romper barreiras, dar visibilidade às vítimas e mobilizar a sociedade para a construção de uma cultura de respeito, igualdade e proteção à vida. Cada reportagem, investigação ou narrativa que denuncia, informa e conscientiza não apenas descreve um problema – ela abre caminhos para salvar vidas.
OBJETIVO DO PRÊMIO
Radioterapia da Santa Casa de Itabuna sofre prejuízos com mais uma ação de criminosos
A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Itabuna, serviço essencial para os pacientes em tratamento contra o câncer, mais uma vez foi alvo da ação criminosa. Neste domingo (5), um suspeito chegou a ser contido, pela equipe da empresa de segurança, no momento em que cortava os fios de cobre do sistema de ar-condicionado da sala onde está instalado o aparelho linear. Ele conseguiu fugir antes da chegada da polícia.
Apesar da destruição da fiação do ar-condicionado, a equipe de manutenção da Santa Casa de Itabuna agiu rápido e, ainda durante o domingo, conseguiu fazer os reparos para que os pacientes não tivessem comprometido o tratamento. Com isso, o atendimento na Unidade de Quimioterapia, no anexo do Hospital Manoel Novaes, ocorre normalmente nesta segunda-feira (6).
A Provedoria da Santa Casa tem reforçado a segurança e adotando outras medidas preventivas para evitar a repetição das ocorrências de furtos, não somente na Radioterapia, mas também em outras unidades. Um boletim de ocorrência foi registrado e espera-se as medidas das forças de segurança.
Outubro começa com eventos diversificados na Bahia e movimentação no turismo
A 3ª Copa Vela Baía de Todos-os-Santos movimentou, no último sábado (4), a orla da Ribeira, em Salvador, com a participação de 58 velejadores da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, na faixa etária de 11 a 80 anos. Os três primeiros colocados de 11 classes, incluindo monotipos, windsurf e wingfoil, receberam troféus e medalhas. A competição foi promovida pela Via Náutica Consultoria e Eventos, com o apoio da Guarderia Beira-Mar e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
A programação também ofereceu palestras sobre turismo das águas e sustentabilidade e sessões de massoterapia para os competidores, do projeto Massagens às Cegas, em parceria com o Instituto de Cegos da Bahia (ICB). Entre os convidados, estava a prefeita da cidade espanhola de Ponteareias, Nava Castro, que veio conferir o potencial baiano no segmento náutico.
“Apesar dos ventos fortes, a prova foi muito bonita e atraiu a atenção de cerca de quatro mil pessoas, que ficaram distribuídas pela orla da Ribeira. Cumpriu, assim, a sua missão de estimular a prática esportiva e fomentar o turismo náutico”, relatou o coordenador da Copa Vela, Marcelo Fróes.
Guarda Portuária inicia treinamento para uso de drones em operações de segurança
Para ampliar o monitoramento no entorno dos portos baianos, a Autoridade Portuária da Bahia – Codeba está promovendo o curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas para Guardas Portuários da Bahia. As aulas, iniciadas nesta sexta-feira (03), no auditório da sede da Companhia, prosseguem até hoje (06), no auditório da sede da Companhia.
Este é o primeiro curso desenvolvido totalmente por Guardas Portuários, desde a idealização até a instrução. Com carga horária de 12 horas, divididas em 8 horas de aula teórica e 4 horas de aula prática, os conteúdos estão sendo ministrados pelos agentes Lucas Bernardo e Elias Norberto. Ao todo, quinze guardar portuário participam da capacitação que tem o objetivo de ampliar os conhecimentos técnicos da equipe e fortalecer a atuação da guarda no uso de tecnologias voltadas à segurança e vigilância portuária com drones.
Fotos Divulgação
- 1