:: 8/set/2025 . 20:32
Operação Multiplica: PRF promove nivelamento em educação para o trânsito em Itabuna
Nesta terça-feira, dia 9, às 9 horas, no auditório do SEST/SENAT, em Itabuna (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Diretoria de Operações (DIOP), realizará a Operação Multiplica, ação integrada que faz parte do Projeto Trânsito Compartilhado, em parceria com a AMURC. O evento reunirá Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e servidores municipais dos municípios de Itabuna, Camacã, Arataca, São José da Vitória, Buerarema e Jussari, com foco na formação de multiplicadores em educação para o trânsito.
A iniciativa surgiu após visitas técnicas realizadas pela PRF em municípios do sul da Bahia, onde foi identificada a necessidade de nivelar conhecimentos e fortalecer a atuação educativa de agentes que já realizam atividades em escolas, comunidades e eventos, mas carecem de padronização nos conteúdos e metodologias.
Entre os principais objetivos do projeto estão: atualizar os participantes sobre a legislação de trânsito e diretrizes do Sistema Seguro; promover o compartilhamento de boas práticas em segurança viária; padronizar metodologias educativas; aprimorar habilidades de comunicação e condução de grupos; e desenvolver estratégias de educação voltadas para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Itabuna: Centro de Atenção à Mulher recebe Selo UNFPA Bahia 2025 por quatro projetos de ideias inovadoras
O município de Itabuna teve quatro projetos na área da saúde reconhecidos como soluções inovadoras realizadas pelo Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna), da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa de reconhecimento foi concedida por meio do Selo UNFPA Bahia 2025, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Governo da Bahia, que tem o objetivo de incentivar boas práticas municipais.
A coordenadora do CAM Itabuna, enfermeira Gabriela Brito, destacou que o Selo foi criado para fortalecer as capacidades locais, promover a disseminação de experiências bem-sucedidas que possam inspirar outros municípios e reconhecer práticas que já estão gerando impacto positivo.

Os projetos aprovados foram:
Cuidar para prevenir: fortalecimento do pré-natal de alto risco em Itabuna como estratégia para redução da mortalidade materna e fetal e garantia de um parto seguro.
Sala Violeta: espaço de acolhimento, proteção e transformação no Centro de Atenção à Mulher.
Planejamento familiar e reprodutivo: implementação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração.
Ilhéus ganhará ações de inovação do Parque Tecnológico da Bahia
Considerada uma das mais importantes cidades da região cacaueira, Ilhéus, com cerca de 190 mil habitantes, será uma das localidades do interior do Estado a ser contemplada com as ações do Programa Parque Sem Fronteiras. O impulso no ecossistema de inovação da região decorre de recursos na ordem de cerca de R$11 milhões captados junto à Financiadora de Estudos e Projeto (Finep). Desse total, R$1,2 milhão serão destinados ao programa. Estas ações chegam à região num momento de soerguimento da economia local. Além de Ilhéus, a ação contempla também as cidades de Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.
O cacau é a principal atividade econômica do sul da Bahia. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o estado produziu 139.011 toneladas do produto, assumindo o primeiro lugar no país. Entre os focos do Parque Sem Fronteiras, o incremento do beneficiamento do cacau mediante inovação com a finalidade de agregar valor econômico.
Nesta região, a interiorização do Parque se dará em parceria com o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, entre outras entidades. O PCTSul é um equipamento formado por cinco instituições: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano).
Gestantes vivenciam experiência no Materno-Infantil de Ilhéus antes do parto por meio de visita guiada
Desde a inauguração, em dezembro de 2021, do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, unidade do Governo do Estado gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), cerca de mil visitantes se cadastraram e conheceram de perto a estrutura física da maternidade. A visita antecede a um dos acontecimentos mais importantes na vida do casal: o nascimento do bebê e tem por objetivo deixar gestantes e acompanhantes a par do modelo de funcionamento do HMIJS, com informações que vão desde a hora correta de ir para a maternidade até ao que pode ser levado no enxoval.
“A visita guiada à maternidade surge como uma ferramenta essencial para transformar essa espera em uma experiência mais tranquila e segura. Trata-se de um percurso planejado, liderado por profissionais de saúde, que oferece aos pais a chance de conhecerem de perto o ambiente onde o parto acontecerá e onde a família passará os primeiros dias com o recém-nascido”, revela a coordenadora do Ambulatório, setor responsável pela iniciativa, Caroline Peluso.
Encontro com a equipe
Uesc fortalece internacionalização com participação em missão acadêmica em Moçambique
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) reafirma seu compromisso com a internacionalização e a promoção de ações de impacto social ao integrar, até 16 de setembro, a missão do Programa Trilhas Internacional na província de Inhambane, em Moçambique. A instituição é representada pelo professor Guilhardes Júnior, do Departamento de Ciências Jurídicas e pró-reitor de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil, que também atua como docente do Mestrado em Direito.
A iniciativa ocorre a convite da Universidade Save, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ação é fruto de um convênio entre a UFRN e a UniSave, estendido às demais instituições em razão de parcerias estratégicas para fortalecer atividades nos territórios de influência e consolidar uma Rede Extensionista no Nordeste brasileiro.
Para o professor Guilhardes, a participação da Uesc representa um marco na internacionalização da extensão universitária, ampliando a visibilidade da instituição no cenário global e abrindo novas oportunidades de cooperação acadêmica e social. Vale destacar que a Uesc já mantém acordo de cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane, o que reforça seu papel como agente ativo na construção de redes de conhecimento entre Brasil e África.
AACRRI participa do Desfile de 7 de Setembro em Itabuna e celebra união pela sustentabilidade
A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) participou do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Itabuna, atendendo ao convite da Escola Municipal Yolanda Pires – Sítio V (Fundação Marimbeta), que trouxe como tema central a “Sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e a preservação da natureza”, que também celebrou aos 115 anos de emancipação do município.

A diretoria da AACRRI esteve presente, acompanhada de associados e dos técnicos Marcos Vinícius Pedra Pereira e Andrea Pires dos Reis, que vêm apoiando diretamente o fortalecimento institucional da associação. A participação da AACRRI no desfile também teve o apoio da CVR Costa do Cacau.

Conjunto Penal de Itabuna conquista primeiro lugar em duas categorias no 8º Concurso Nacional de Redação da DPU

O Conjunto Penal de Itabuna foi duplamente premiado no 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), alcançando o primeiro lugar em duas categorias: público interno e servidores. Um reeducando de 67 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, conquistou o primeiro lugar entre todas as unidades prisionais do país. A outra premiada foi a colaboradora da empresa cogestora Socializa, Celineide Hage Santiago, que também foi laureada com a primeira colocação nacional na categoria Servidores. 
Além de estudar na escola regular – Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, que funciona na própria unidade – ele integra o programa de Remição pela Leitura “Asas da Imaginação”, desenvolvido na unidade prisional e que estimula a formação cidadã por meio da leitura e da escrita. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e é executado pela empresa cogestora Socializa, sob a coordenação da pedagoga Rute Praxedes, com colaboração da também pedagoga Nayara Teixeira.
A conquista do reeducando reflete a força da educação como ferramenta de ressocialização. Por meio do programa de Remição pela Leitura, cada obra lida e analisada não só contribui para a formação pessoal e intelectual dos internos, como também possibilita a redução da pena, alinhando educação e oportunidade de reconstrução de vidas.
O concurso
“Essa história deve ser recontada e lembrada para que nossos jovens mantenham viva a soberania do nosso país”, destaca governador em desfile pela Independência do Brasil
As comemorações pelo 7 de Setembro, no Campo Grande, em Salvador, neste domingo, contou com a presença de 1.148 profissionais das forças de segurança, 100 veículos oficiais e 620 estudantes, que desfilaram em homenagem à Independência do Brasil. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na abertura do desfile e participou das tradicionais honras militares, junto a outras autoridades, e do hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bahia.

“Muita gente deu a vida para garantir a independência do Brasil. Hoje, honramos esses nomes — aqueles relatados pela história e aqueles esquecidos pela elite brasileira. Essa história deve ser recontada e lembrada para garantir que nossas crianças e nossos jovens mantenham viva a soberania do nosso país”, disse o governador durante a abertura da cerimônia.

Participando do desfile desde criança, Jaqueline Santana, de 35 anos, passa a tradição para a filha e para os sobrinhos. “Eu acho importante que eles cresçam conhecendo a cultura do nosso país, a importância da independência. Eu venho desde criança, minha mãe e minha avó me traziam. Então, segui essa tendência de trazer as crianças também”, dividiu a auxiliar de saúde bucal, que levou a filha de sete anos, o sobrinho e a prima.
Buerarema: desfile emociona com literatura, inclusão e arte

Lane Fonseca
Neste domingo, 7 de setembro, Buerarema transformou seu desfile cívico em um vibrante “livro vivo”, repleto de arte, literatua e música. Cada ala emocionou a comunidade ao representar capítulos da história do Brasil com criatividade e cor.
O prefeito Gel da Farmácia, seus secretários, representantes do Legislativo e a população acompanharam a cerimônia com orgulho. A forte presença do CAPED em todas as alas reforçou o caráter inclusivo, enquanto a FAHRBUERA— fanfarra Harmonia de Buerarema — encantou ao surgir com instrumentos feitos de materiais recicláveis, executada por estudantes da rede municipal.

A secretária de Educação, Zilnai Ramos, destacou o impacto pedagógico e social do evento: “Esse desfile celebra nossa história com alma e talento dos nossos alunos. A participação do CAPED e da fanfarra reforça nossa missão de educar com equidade, desenvolvendo habilidades artísticas, consciência ambiental e interação comunitária.”
Bandas e fanfarras fizeram a alegria do público no Desfile Cívico do Sete de Setembro em Itabuna
O empresário Alencar Pereira da Silva, 94 anos, o lendário Caboclo Alencar do ABC da Noite, tradicional ponto de vendas de batidas à base de frutas com vodca e cachaça das boas no Beco do Fuxico, no centro de Itabuna, foi uma das personalidades que desfilou em carro aberto no Desfile Cívico do Sete de Setembro. Neste ano, a festa prestou homenagens aos 115 anos de emancipação, ocorrido no dia 28 de julho, e a personagens atuais e históricos da cidade.

Acompanhado pelo comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Robson Farias, o prefeito Augusto Castro (PSD) passou em revista as tropas n a Avenida Fernando Cordier, antes da solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Itabuna e execução do Hino Nacional, no palanque oficial.
Na sequência, teve início o desfile pelo Grupo I – Marchando – integrado pelo Tiro de Guerra 06/007, Colégio da Polícia Militar (CPM), 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CPIRV), Companhia Independente de Polícia de Guarda – Itabuna (CIPG), 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), Esquadrão de Polícia Montada – Itabuna e Equoterapia.











