:: 24/mar/2025 . 18:30
BAMIN revitaliza restaurante em Ilhéus em ação de apoio ao empreendedorismo feminino
Estabelecimento foi contemplado na ação Espaço Delas com reforma
funcional, decoração do ambiente, móveis, novos utensílios e horta

Empreendedora Neia, beneficiada pela ação Espaço Delas | Foto Divulgação
A BAMIN acaba de entregar na Vila Juerana, em Ilhéus, o primeiro estabelecimento revitalizado pela ação “Espaço Delas”. O Restaurante Rancho da Neia foi contemplado com reforma do espaço, decoração personalizada e uma horta. Para 2025, a BAMIN planeja revitalizar outros empreendimentos, beneficiando as comunidades de Juerana, Aritaguá, Jóia do Atlântico e Sambaituba.
Todos os detalhes foram pensados para a funcionalidade e beleza do Rancho da Neia. Desde a pintura das paredes, passando pelo novo mobiliário com peça de buffet e cadeiras, até o cantinho do café e seus utensílios, tudo foi planejado para o encantamento dos clientes da empreendedora Neiaria Dias, a Neia. No interior do restaurante, luminárias, peças de cerâmica, novas toalhas de mesa e cortinas completam a decoração do ambiente. “Agradeço muito pela oportunidade. Eu achei que seria uma pequena transformação, mas foi muito além do que imaginei. Ficou maravilhoso”, comemorou a proprietária do restaurante.

Restaurante Rancho da Neia em Vila Juerana, Ilhéus | Foto divulgação
O Espaço Delas é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Empreendedorismo da BAMIN. A ação promove a humanização e a implementação de soluções inovadoras em espaços comerciais da região de Ilhéus, em um processo colaborativo e estratégico. O objetivo da iniciativa é transformar espaços de mulheres empreendedoras, promovendo melhorias estéticas, funcionais e inovadoras, que se alinhem à identidade dos negócios e às necessidades do mercado.
Bahia lidera produção de energia limpa no país
Com posição de destaque na geração de energia renovável, Bahia
conta com investimentos atraídos por iniciativa do Governo do Estado
O Governo do Estado tem atraído investidores de todo o mundo, garantido a transição energética e impulsionado o maior uso de energia limpa. Os ventos fortes e os elevados níveis de irradiação solar têm colocado a Bahia em uma posição de destaque na geração de energia renovável. O resultado positivo tem sido fruto do trabalho do Governo do Estado na atração de empresas do setor para diversas regiões, com foco na transição energética. A previsão é de que até 2025 sejam investidos quase R$ 50 bilhões na construção de 74 usinas (63 eólicas e 11 solares).
Já são 441 usinas em operação, somando as duas fontes, o suficiente para abastecer 28 milhões de residências. A maior parte delas é no setor eólico, que ultrapassou 10 gigawatts (GW) de capacidade instalada, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O estado finalizou o ano de 2024 com o melhor resultado de geração de energia elétrica por fonte eólica, com 23% da expansão da matriz nacional.
Quando o assunto é geração solar fotovoltaica, os excelentes níveis de irradiação, com 2,4 GW de potência outorgada e 79 usinas em operação, deu à Bahia uma participação correspondente a 17% do segmento nacionalmente.
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) mais de R$ 100 bilhões já foram injetados na produção de energia renovável no estado e mais de 160 mil empregos gerados.
“A Bahia desempenha o seu papel fazendo investimentos robustos em novas usinas. Estamos em uma condição estratégica bastante favorável para mantermos a liderança em energia eólica. Quanto à solar, temos a possibilidade de ainda avançarmos muito por conta do fator de capacidade de irradiação, conferido sob diversas medições por ano. Podemos dizer que estamos na posição de liderança na produção de energia renovável híbrida: eólica e solar”, afirmou o secretário da SDE, Angelo Almeida.
Bons ventos
IA no Marketing: Sebrae promove palestra para investimentos em negócios de alimentação

Adeline Cardoso
O Sebrae regional em Ilhéus e Itabuna realizará, nos dias 1º e 2 de abril, a palestra “Inteligência Artificial no Marketing para Negócios de Indústria de Alimentos e Bebidas: Como Vender Mais com Menos Tempo? ”, para empreendedores do setor de alimentação. O evento, que começa às 19h em ambas as cidades, integra o Projeto de Indústria de Alimentos e Bebidas e busca mostrar como a tecnologia pode facilitar a divulgação e a captação de clientes. A inscrição é gratuita e pode ser feita nos links abaixo.
A palestra será ministrada pela administradora, especialista em neurociência, psicologia positiva e mindfulness, Adeline Cardoso. Com MBA em vendas, negociação e alta performance, além de ser mestranda em administração, Adeline abordará ferramentas práticas de inteligência artificial que ajudam pequenos negócios a automatizar a criação de conteúdo, segmentar clientes e potencializar promoções sem exigir grandes investimentos em tempo ou equipe.
Segundo a gestora do Projeto de Indústria de Alimentos e Bebidas do Sebrae regional, Karla Peixoto, a iniciativa é fundamental para a competitividade das empresas do setor. “A inteligência artificial já é uma realidade no marketing digital e pode ser um grande diferencial para os pequenos negócios. Nosso objetivo é mostrar que, com as ferramentas certas, os empreendedores podem aumentar suas vendas sem comprometer a rotina operacional”, destaca.
Prefeitura de Itabuna promoverá “Tarde de Cidadania para Mulheres em Situação de Rua”
A Prefeitura de Itabuna realizará mais uma ação em homenagem às mulheres neste mês de março. Desta vez, será por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
Será nesta terça-feira, dia 25, às 13 horas, no Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM), que cerca de 30 mulheres em situação de rua serão beneficiadas por meio do projeto intitulado “Tarde de Cidadania para Mulheres em Situação de Rua”.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, frisa que a vulnerabilidade social é uma das barreiras que contribuem para o aumento do risco de adoecimento. Por isso, ressalta a importância de o poder público realizar esse tipo de ação destinada às pessoas em situação de rua.
Entre os serviços que serão disponibilizados após a triagem: imunização com a equipe da Rede de Frio; consulta de enfermagem, com abordagem na saúde sexual e reprodutiva, consulta com médico clínico, avaliação nutricional e teste rápido com a equipe do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).
Governo do Estado sanciona programas que garantem acesso gratuito à Carteira de Habilitação para população de baixa renda


Pela Metade
Mariana Ferreira
É exaustivo ver a permissividade e o nível de tolerância com que é tratada a violência de gênero nos espaços de poder. Poderia aqui elencar inúmeras falas, inclusive institucionais, de evidente violência contra as mulheres que hoje ocupam esses espaços, afastando dos plenários brasileiros mulheres extremamente inteligentes e realizadoras.
A última, de Plínio Valério (PSDB), senador da República, com sua declaração em púlpito (!): “Imagina o que é ficar com a Marina [Silva] seis horas e dez minutos sem ter vontade de enforca-la”, é um dos fortes exemplos da desqualificação do debate por meio de uma agressão concreta a uma mulher, que também é ministra de Estado, professora, deputada federal eleita, ex-senadora e ativista.
A lei que tornou crime a violência política de gênero completou três anos em agosto do ano passado. Ela estabelece regras jurídicas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher nos espaços e nas atividades relacionadas ao exercício de seus direitos políticos, dentre outras providências (Lei n° 14.192/2021). No entanto, isso não parece intimidá-los, e a reflexão sobre isso precisa ser feita coletivamente.
Deslegitimar é o objetivo dessa agenda estrutural, que busca intimidar, hostilizar, ridicularizar, até mesmo com falsos elogios públicos que escondem atitudes misóginas nos bastidores, as poucas mulheres que decidiram e decidem enfrentar mais essa luta todos os dias, numa permanência que vive ameaçada. A exemplo de 60,4% das prefeitas e vices brasileiras que afirmam já ter sofrido algum tipo de violência política de gênero durante campanhas ou mandatos, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Movimento Mulheres Municipalistas, que ouviu 224 prefeitas e 210 vices no segundo semestre do ano passado.
Por conta desse ambiente hostil, muitas estão pela metade em suas ambições, representações e realizações. E também pela metade está o número das que têm a intenção de permanecer na política concorrendo à reeleição, conforme esse mesmo estudo.
Em partida de futebol que marcou Dia Mundial da Água EMASA e EMBASA empatam em 1 a 1
O Encontro das Águas marcou as comemorações do Dia Mundial da Água, em Itabuna, na tarde de sábado, dia 11, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) uma partida de futebol entre EMASA e EMBASA comemorou a data para os colaboradores das duas empresas. O jogo entre as equipes terminou empatado em 1 a 1.
O jogo foi muito pegado, com muitas faltas cometidas no início pelos atletas duas equipes. O time da EMBASA saiu na frente com o gol do meio campista Flávio Calleri, ainda no primeiro tempo.
Na etapa final o time da EMASA, melhorou e aumentou a pressão sobre a equipe adversária e chegou ao gol de empate, através do atacante Ricardo, que assinalou o tento com um belo toque de calcanhar.
Com o empate, o troféu Encontro das Águas ficará, provisoriamente, com a EMASA até que uma nova partida seja marcada para que a taça fique com uma das equipes em definitivo.
Mulher comemora formatura com dois homens em motel e deixa filho de dois anos trancado no carro

Choro do menino foi ouvido pelas camareiras do estabelecimento. Foto: Câmera de segurança
Um menino de 2 anos foi encontrado sozinho dentro de um carro, em um motel de Campo Grande, na manhã de sexta-feira (21), em condições alarmantes de higiene e sem alimentação há pelo menos um dia. A delegada responsável pelo caso, Nelly Macedo, afirmou que “o estado em que a criança foi encontrada é inadmissível” e confirmou que a mãe será responsabilizada também por maus-tratos.
O episódio ocorreu em um motel localizado na Avenida Mascarenhas de Morais. Segundo apuração do g1, a mãe da criança chegou ao local por volta das 5h30 da manhã acompanhada de dois homens, para comemorar a formatura. O trio solicitou um quarto, mas momentos depois, camareiras ouviram o choro da criança vindo do estacionamento e acionaram a Polícia Militar. Os adultos alegaram que o menino havia sido deixado dormindo no carro por não terem com quem deixá-lo.
Os três envolvidos foram presos em flagrante, mas os dois homens foram liberados após pagamento de fiança. “O fato de eles terem levado uma criança para dentro de um estabelecimento destinado a práticas sexuais nos leva a presumir que ela presenciou algo inadequado para sua idade”, explicou a delegada. Todos irão responder pelo crime de praticar ou induzir ato libidinoso na presença de criança ou adolescente.
Morre jornalista Lamartine Augusto de Souza Vieira
Morreu neste domingo (23), aos 91 anos, em Nazaré, sua cidade natal, o jornalista, escritor, professor e bacharel em Direito, Lamartine Augusto de Souza Vieira. Membro fundador da Academia de Letras do Recôncavo, fazia parte do quadro de intelectuais da cidade. Um dos mais antigos jornalistas filiados ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), com matrícula 137, atuou nas redações do Jornal A Tarde, O Brado, O Conservador e O estudante. Fundador e editor do jornal O Alvitre, que celebrou 70 anos neste mês de março com uma edição comemorativa, o veículo é um dos mais antigos impressos da Bahia.
Autor do livro Porta do Sertão, Lamartine era dono de uma das escolas mais tracionais da cidade de Nazaré, o Colégio Dr. Aurélio Miranda. Professor Lamartine, como gostava de ser chamado, deixa mulher, três filhos, seis netos, uma bisneta, irmãs, sobrinhos e centenas de alunos. Entre as sobrinhas, a jornalista Líliam Cunha, diretora deste Sindicato.
O velório acontece no Colégio Dr. Aurélio Miranda, situado à Avenida D. Pedro II, em Nazaré, com sepultamento na segunda, dia 24, às 11 horas, no cemitério Nosso Senhor dos Aflitos.
- 1