WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


:: nov/2024

Itabuna: 3ª edição do “Obras, Autores & Autógrafos” celebrou vinte anos da editora Via Litteraum com homenagem a Odilon Pinto

A Terceira edição do evento cultural “Obras, Autores e Autógrafos”, quinta-feira (28), no Centro Cultural Teosópolis, em Itabuna, celebrou os 20 anos da Editora Via Litterarum, e uma emocionante homenagem a uma das personalidades reconhecidas da cultura grapiúna, o cantor, compositor, violonista, tecladista, cronista e ex-professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Odilon Pinto.

Odilon Pinto de Mesquita Filho, nasceu em Teresina, no Piauí, em 15 julho de 1948, faleceu em 13 de janeiro de 2021, aos 72 anos. Durante 13 anos Odilon apresentou o programa “De Fazenda em Fazenda”, nas primeiras horas do dia, em uma emissora de rádio da cidade. Nele lia cartas reais e imaginárias, cativando um grande público nas zonas urbana e rural, tal a criatividade do apresentador.


Também escrevia uma coluna no jornal “Diário Bahia” (atualmente Diário do Sul), contribuindo de forma marcante para a cultura local.

No evento, o escritor e professor da UESC, Agenor Gasparetto, diretor da Via Litterarum, lembrou o início da editora em 2004, com a edição de quatro títulos, dois deles de Odilon Pinto: “Coisas da Vida”, e “Usos do Português”, “Regressantes”, de Gasparetto e “Coisas da Vida” de Bira Lima.

:: LEIA MAIS »

Lembrança do Café Cacau

 

Cléber Isaac Filho

 

Uma lembrança especial que carrego no coração é a criação do Café Cacau em 1999. Ele funcionava como bar, espaço cultural e ponto de encontro da cidade. A decoração remetia a um armazém do interior, com um pinguim em cima da geladeira e o clássico cartaz de “fiado só amanhã”.

 

Em contraste, a gastronomia era moderna, com drinks sofisticados feitos e servidos por jovens descolados. Muitos encontros e desencontros marcaram o lugar, incluindo a memorável “Jam Session” do baterista da Legião Urbana com a banda de reggae Dread Lion.

 

O Café Cacau era um local onde surfistas, nativos, empresários, artistas e figuras excêntricas se reuniam. Um casal que sempre lembro dessa época é Vitória e Maurício. Ele, um negro, trabalhava como barman, e ela, branca, sempre o esperava curtindo na mesa e ouvindo a música ao vivo.

Em uma dessas noites, Vitória estava na mesa curtindo o som quando um grupo de cariocas no estilo “Bad Boy” chegou. Com tatuagens de Pit Bull, orelhas amassadas e cabeças raspadas, eles começaram a se comportar de maneira inconveniente. Percebi que iam importunar Vitória, a única mulher desacompanhada.

 

Maurício, um capoeirista de 1,80 m, também percebeu e ficou pronto para intervir. Um anjo de sabedoria me inspirou, e pensei rápido. Fui até Maurício e pedi para ele manter a calma, que eu cuidaria dos “Pit Bulls raivosos”.

:: LEIA MAIS »

UFSB tem quatro novas obras com licitação em andamento

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) dá mais um passo importante para o desenvolvimento de sua infraestrutura com quatro novas obras que serão financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com licitações já publicadas.

Anunciado em outubro de 2023 e com início da liberação de recursos em junho de 2024, o Novo PAC foi lançado como importante estratégia para expandir e fortalecer o ensino superior, com previsão de R$ 3,77 bilhões em investimentos para as universidades federais de todo o Brasil. Considerando a equação viabilidade x demandas mais urgentes, a UFSB apresentou cinco empreendimentos para investimento ainda no exercício de 2024.

Um dos principais projetos contemplados pelo Novo PAC foi a retomada da obra do Núcleo Pedagógico do Campus Sosígenes Costa (CSC), já em andamento, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026. Além disso, também já foram vencidas as etapas necessárias para início da requalificação da edificação onde funcionará o Restaurante Universitário (RU) do CSC. Esse equipamento deverá ser entregue conjuntamente com os RUs dos demais campi, conforme planejamento conjunto entre Proaf, Propa e Coordenações de Campus.

:: LEIA MAIS »

Hospital de Base de Itabuna promove treinamento dos novos membros da CIPA

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu durante os de 26 a 28, o treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), eleitos e indicados em outubro. Ao todo, 10 colaboradores foram eleitos e mais 10 indicados para gestão 2024/2025.

Ministrado pelos profissionais dos Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), o treinamento aconteceu no auditório da unidade hospitalar quando foram abordados diversos tópicos.

Dentre eles, História e Conceito da CIPA, com atualizações da Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5); Riscos Ocupacionais; Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Acidentes de Trabalho e Fluxograma de Acidentes de Trabalho.

Os novos cipeiros também tiveram acesso a estudos de caso, palestra sobre Primeiros-Socorros e Treinamento de Combate a Incêndio.

:: LEIA MAIS »

Professora da Uesc participa de evento com Princesa da Bélgica

A Universidade Estadual de Santa Cruz ganhou uma nova página de prestígio internacional com o protagonismo da professora Maíra Benchimol, do Departamento de Ciência Biológicas (DCB/Uesc). Nesta sexta-feira, 29 de novembro, a professora de Ecologia do Departamento de Ciências Biológicas, Dra. Maíra Benchimol, representou a Universidade no âmbito do seminário “Enhancing biodiversity and sustainable practices”, ocorrido no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de Sua Alteza Real, a princesa da Bélgica, Astrid Joséphine-Charlotte Fabrizia Elisabeth Paola Maria, representante da Sua Majestade, o Rei, que lidera a Missão Econômica Belga no Brasil de 22 de novembro a 1º de dezembro.

Durante o Seminário, a Profa. Maíra ministrou a palestra “Shade-cocoa agroforests: conciliating biodiversity maintenance and socio-economic benefts”, abordando os resultados de pesquisas científicas do projeto Economia das Cabrucas, realizados por docentes e estudantes do Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (Leac) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) da Uesc.

:: LEIA MAIS »

Cia. de Dança A-Rrisca apresenta “Cacau, memórias com gosto de chocolate” em Ilhéus

A Cia. de Dança A-Rrisca apresenta o espetáculo  “Cacau, memórias com gosto de chocolate”, nos dias 3 e 4 de dezembro, no Centro de Convenções de Ilhéus.

 

O espetáculo mostra  através da arte a história de Ilhéus através da cultura cacaueira e também busca promover uma reflexão acerca da realidade socioeconômica esperançando sobre um novo panorama e realidade que vem surgindo.

 

Os ingressos estão à venda na sede da A.rrisca, localizada na rua 4, 159- Jjardim Pontal e na Etc. e Tal (Rua Coronel Paiva, 59- Centro) com preço de meia entrada para todos até o dia 02/12.

Zé Drone mostra avanços nas obras da ponte da BA 649

As obras da primeira ponte de ligação entre rodovia BA 649 e a rodovia Jorge Amado, ligando Ilhéus a Itabuna, seguem em ritmo avançado.

Em vídeo, o youtuber Zé Drone mostra o andamento das obras.

 

Confira:

 

 

 

Encontro em Itabuna debate “Democracia, Direitos Humanos e Migração”

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), realizou nesta quinta-feira, dia 28, no Centro de Cultura Adonias Filho, o 1º Simpósio Democracia, Direitos Humanos e Migração. O evento contou com o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal da Bahia, por meio do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR/UFBA).

O secretário José Alcântara Pellegrini, que representou o prefeito Augusto Castro, ressaltou a importância de Itabuna sediar o Simpósio que trouxe a discussão e meios para que as pessoas possam usufruir de fato da democracia. “Estamos vivendo momentos difíceis quanto à eficácia da democracia e combatidos de forma desleal. Esse momento é muito importante para fortalecer a democracia”, resumiu.

De acordo coma idealizadora do evento, professora-doutora Mariângela Nascimento, a proposta do Simpósio é ampliar o debate para vários municípios da Bahia, trazendo a tônica de um assunto que faz parte do dia a dia dos brasileiros. Ela, que é coordenadora do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (NAMIR/UFBA), frisou a importância dos três temas estarem interligados.

Maria Luiza com Luiz Dulci

“Através do conhecimento desses três temas, conseguimos nos situar no século emque estamos vivendo. E este tem sido muito difícil, porque coloca em evidência essa questão da mobilidade humana que está ocorrendo no mundo inteiro e por vários motivos”, ressaltou.

:: LEIA MAIS »

III Feira de Ciências no Conjunto Penal de Itabuna destaca “Energia e Sustentabilidade: pequenas ações, grandes impactos”

A 3ª Feira de Ciências, com o tema “Energia e Sustentabilidade: pequenas ações, grandes impactos”, foi organizada pela direção do Conjunto Penal de Itabuna, Colégio Estadual Adonias Filho e a empresa cogestora Socializa. O evento teve como objetivos promover a conscientização ambiental, estimular a busca por soluções sustentáveis e refletir sobre as formas de produção e consumo de energia na contemporaneidade.

Durante a feira, os estudantes apresentaram projetos e experimentos que abordavam diferentes aspectos relacionados à energia renovável, reciclagem, eficiência energética e preservação do meio ambiente. O destaque ficou por conta dos alunos do curso de eletrotécnica, que expuseram maquetes de usinas solares, processos de produção, conversão e distribuição de energia, circuitos elétricos, criação de compoteiras para tratamento de resíduos, produção de filtros de água artesanais, sabão caseiro, sistemas de medição de condutividade elétrica para avaliação qualitativa e quantitativa de sais dissolvidos em águas ambientais, e fabricação de motores elétricos com eletroímã, entre outros.

 

As atividades do curso técnico também visam incentivar a inserção de mulheres neste mercado de trabalho, reafirmando o compromisso do Conjunto Penal de Itabuna com a promoção da equidade de gênero.

:: LEIA MAIS »

Pão francês de Itabuna é eleito o 3º melhor da Bahia em 2024

 

A padaria Primus, de Itabuna, conquistou o terceiro lugar estadual no concurso o Melhor Pão Francês da Bahia 2024, realizado pelo Sebrae. O evento de premiação aconteceu na noite desta quarta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O primeiro lugar ficou com a padaria Verde Rio, de Juazeiro e o segundo lugar foi ocupado pela Gomes Delicatessen, de Feira de Santana.

Durante a cerimônia, o empresário Jean Pires Andrade, proprietário da Padaria Primus, localizada na Mangabinha, em Itabuna, agradeceu aos apoiadores e ao padeiro que se dedicou a atender as normas da ABNT para a produção do pão. “O mais importante de tudo é estar aqui. Nosso padeiro é muito dedicado, pegou a norma técnica, colocou debaixo do braço, estudou e disse que faria o possível para conseguir. Eu só tenho gratidão”, disse.

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, celebrou o sucesso do evento e a relevância para o setor de panificação. “O concurso é uma oportunidade única de valorizar o trabalho das padarias e incentivar a busca pela excelência. A adesão e a qualidade dos participantes mostram como a Bahia tem se destacado nesse setor e parabenizamos ainda, ao Jean e toda a equipe pelo trabalho de excelência e por acreditarem no Sebrae, formando essa parceria de sucesso”, afirmou.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia