Cleide Léria Rodrigues

cleide leriaUltimamente, tem se falado muito sobre a importância da autoestima para que tenhamos uma vida melhor.

A autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com sua identidade, ou seja , quem a tem , é uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesma.

O contrário de autoestima temos a baixa autoestima , onde a pessoa tem dificuldades de se enxergar positivamente e interfere em todas as áreas de nossas vivências. Essas áreas abrangem nosso relacionamento amoroso , com amigos , familiares , trabalho.

Além do mais, uma pessoa com baixa autoestima, sente-se com abaixo potencial, e vive buscando ser aceita pelos OUTROS. Ela vive relacionamentos insatisfatório ou abusivos.

Ela não acredita que merece mais que recebe.

Quando se trata de relacionamentos e, o modo como é percebido essa imagem de si mesmo impossibilita essa pessoa de viver plenamente, ter qualidade de vida , alcançar objetivos e sonhos.

Mas , segundo Bert Hellinger, criador das constelações familiares, em toda relação adulta deve existir um equilíbrio de troca saudável, isto é, entre o dar e receber.

Essas por sua vez quando estão equilibradas em um sistema familiar promovem uma vida saudável.

E talvez você esteja sentindo uma tensão em seu relacionamento , a ansiedade pode está desempenhando um papel e você nem tenha percebido.

A ansiedade as leva a sacrificar suas necessidades, para agradar seus parceiros , devido a insegurança . A ansiedade se traduz no medo , é é excesso do futuro, expectativa, é um alerta , um aviso de perigo.

E se tratando de relacionamento conjugal é muito sofrido e angustiante diante de momentos difíceis.

Mas a ansiedade é um afeto , é uma emoção que está presente em todos os seres vivos , ela te impulsiona para ação. Você só não pode deixar que ela passa a ser uma ansiedade patológica.

Então comece tendo uma ótima relação com você, com sua saúde emocional e mental, seus medos , seus sonhos , suas frustrações. Assim você terá muito mais chance de não projetar no Outro suas necessidades.

Mas saiba que desenvolver o amor próprio , de forma equilibrada e realista é fundamental para nossa saúde emocional.

O primeiro passo começa com ACEITAÇÃO – Você aceitar do jeito que você é com seus defeitos e qualidades, sem comparação , depreciação ou perfeccionismo. Reconhecer suas virtudes , potencialidade, talentos e desenvolva-los da melhor maneira possível.

Assim fazendo , os sintomas da ansiedade irão perder a força , se tornará confiante e sentirá orgulho e admiração pela pessoa que você está se tornando , e seus relacionamentos serão mais leves e saudáveis.

E se precisar de orientações é iniciar seu processo de psicoterapia , sou psicóloga clínica e poderei ajudá-la(o).

Um grande abraço.

Cleide Léria Rodrigues Psicóloga – CRP – 03/1838

www.psicologacleiderodrigues.com.br