:: 28/maio/2013 . 21:32
Enem tem 7,8 milhões de inscritos
(Agencia Brasil)-O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (28) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contabilizou 7.834.024 milhões de inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (27). Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há “um tsunami por mais educação ” no país.
O ministro lembrou que nem todos os inscritos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, processo que confirma a participação do candidato no exame e mostra o número de exato de quantos farão a prova. O prazo para o pagamento vai até amanhã (29). O número de inscritos neste exame supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.
Segundo Mercadante, ontem, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Apesar de o site ter sofrido dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, o processo não foi prejudicado, disse o ministro.
O Exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.
O número supera o de candidatos inscritos no ano passado que foi de 6,495 milhões, e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.
Geraldo Simões pede definição do terreno para implantação da Ufesba
O deputado federal Geraldo Simões se mostra bastante preocupado com a indefinição da área onde será implantada a Universidade Federal do Sul da Bahia em Itabuna. A prefeitura optou por uma chamada pública para a escolha do terreno, mas Simões entende que essa não é a melhor opção. “Na construção da Barragem do Rio Colônia e do Porto Sul, o governador Wagner desapropriou áreas e agilizou o processo, sem necessidade de chama publica”, afirma.
Para o deputado, essa situação pode comprometer o processo de implantação da Ufesba, já aprovada pelo Congresso Nacional e prestes a ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, como também dá margem para movimentações de outras cidades, embora o projeto deixe claro que Itabuna é a sede da reitoria e do campus principal.
“Fazemos um apelo para que o prefeito Vane e sua equipe definam a escolha do terreno em área de acordo com a importância da Ufesba e façam a doação à Universidade”, afirma Geraldo Simões.
Mulher mata homem que tentou estuprá-la quando marido saiu para procurar emprego
Investigadores da Delegacia de São Gonçalo dos Campos, prenderam Talita Gonçalves Barbosa, de 23 anos, que, algumas horas antes, havia assassinado a facadas Maurício Oliveira Silva e ferido sua mulher, identificada como Noeme Alves de Jesus, no distrito de Magalhães, naquela cidade.
Talita e o marido estavam hospedados na casa de Maurício e Noeme, há algumas semanas. No sábado, depois que o seu companheiro saiu para conferir uma oportunidade de emprego, Talita foi atacada pelo proprietário da casa, que tentou estuprá-la. Para se defender, a mulher pegou uma faca na cozinha da casa e entrou em luta corporal com ele.
Ao ver que o marido havia sido golpeado, Noeme tentou protegê-lo intervindo na briga, mas acabou ferida também, sendo socorrida para o Hospital Clériston Andrade, em Feira, onde continua internada sem risco de morrer. Talita, que é natural de Irecê, foi encaminhada para o Presídio Regional de Feira de Santana
Brasil x Itália,5 de Julho de 1982. O dia em que perdemos, mas ganhamos
5 de julho de 1982. Quem assistiu aquele Brasil e Itália disputado no estádio do Sarriá durante a Copa da Espanha, jamais esquecerá. A partida épica terminaria separando o destino das duas seleções: a Brasileira, eliminada, que encantava pela maneira de jogar e a Italiana, em crise, que terminaria se consagrando como tricampeã do mundo. O lançamento de 82 – uma Copa, quinze histórias acontece no dia 20 de junho (quinta-feira), às 19h, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, em Salvador, dois dias antes de Brasil X Itália na Arena Fonte Nova, válido pela Copa das Confederações.
Quinze autores brasileiros apresentam suas versões literárias em torno de uma das mais doloridas derrotas nacionais, só comparável em dramaticidade com o Maracanaço de 1950. Para o organizador da coletânea, Mayrant Gallo, “é um livro de várias histórias, com vários estilos, vários tons, vários pontos de vista. Há contos para todo e qualquer gosto. Só o assunto é o mesmo, o sarriaço de 1982” .
Já o editor da Casarão do Verbo, Rosel Soares, afirma que o projeto é um meio de eliminar os fantasmas que ainda resistem, passados mais de trinta anos. “O livro vai tocar a geração que viveu aquele drama e também os mais jovens, que vão entender o significado de uma seleção mágica como aquela ter sido derrotada”.
Em “82”, os estilos e ambientações são diversificados e devem arrebatar os leitores com histórias que ultrapassam os limites do esporte: há dramas familiares, desilusões amorosas e memórias de uma infância que remetem à época de cada um. Quem assina a orelha é o craque da bola e da palavra, o mestre Tostão, campeão do mundo na Copa do México em 1970.
Os autores
Carlos Barbosa, Carlos Ribeiro, Carlos Vilarinho, Dênisson Padilha Filho, Elieser Cesar, Flamarion Silva, Gustavo Rios, Igor Rossoni, Lima Trindade, Luís Pimentel, Lupeu Lacerda, Mayrant Gallo, Rodrigo Melo, Sidney Rocha e Tom Correia
RCM inicia atividades em Feira de Santana
A agencia de publicidade sulbaiana RCM já está com a sua filial em Feira de Santana. A agencia, que tem uma carteira de clientes de renome de iniciou suas atividades na maior cidade do Estado com a campanha de lançamento da AutoVix, concessionária Hyundai HB20, o carro 100% brasileiro da companhia sul-coreana.
A cerimônia de inauguração da AutoVix, totalmente organizada pela RCM, teve também ações de marketing ruas de Feira de Santana para potencializar a campanha de varejo, com o tema: “Não sai da sua cabeça”.
A campanha inclui veiculação em rádios FM’s e AM’s, TV Subaé/Globo e os jornais estaduais A Tarde, Correio e os locais de Feira de Santana.
A coordenação geral de implantação da filial da RCM em Feira de Santana está sendo feita pelo diretor sócio Thiago Nóvoa.
Marido passou a tarde no motel com a sogra antes de matar a esposa
A mulher e o genro suspeitos de matar a jovem Jéssica Carline Ananias da Costa, de 22 anos, passaram a tarde em um motel no dia do crime. Segundo o delegado Ítalo Sega, o encontro serviu para planejar os detalhes do assassinato. A vítima foi morta com 25 facadas, no dia 9 de maio, em Apucarana (PR).
Jéssica Carline Ananias da Costa foi morta com 25 facadas, no dia 9 de maio, em Apucarana (PR). A mãe da vítima, Célia Forti, de 48 anos, foi presa e indiciada como cúmplice e coautora do crime. O marido de Jéssica, o advogado José da Costa, de 26 anos, foi preso e confessou ter desferido as facadas. Eles têm uma filha de quatro anos.
O homem tinha a intenção de simular um latrocínio, roubo seguido de morte. A sogra ficou com a filha do casal e dois homens foram chamados para levar o carro do casal como em um assalto. Os dois envolvidos foram presos, mas a polícia suspeitou da participação de outras pessoas e chegou até o marido e a sogra.
Governo da Bahia intensifica ações de combate à seca
Programas estruturantes, como inauguração de sistemas de abastecimento de água e construção de poços artesianos, liberação de crédito e entrega de equipamento para atender aos produtores rurais. Essas e outras ações que o Governo do Estado vem intensificando nas regiões atingidas pela seca, especialmente o semiárido baiano, são assunto de destaque do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (28), quando Jaques Wagner também comemora a redução dos homicídios no primeiro quadrimestre deste ano em Salvador. “Graças a Deus, o programa Pacto pela Vida vem dando resultados positivos”.
Wagner informa ainda sobre a viagem que fará nesta terça à região oeste, onde, no município Luís Eduardo Magalhães, visita a Bahia Farm Show, “um grande evento da agricultura e do agronegócio no Brasil”, e em Barreiras inaugura a sede do Corpo de Bombeiros, “um investimento de R$ 1,7 milhão que vai atender a uma população aproximada de 140 mil habitantes”.
Sobre as ações destinadas ao enfrentamento dos efeitos da seca no interior do estado, o governador destaca no programa as mais recentes, destinadas a atender, sobretudo, à população da zona rural, como a entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras a 100 prefeituras e aumento de recursos ao Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA), que beneficiará estudantes de 408 municípios.
Bahia: tio mata sobrinho por causa do som alto
Um homem foi preso acusado de matar o próprio sobrinho na noite do domingo (26), em São Desidério, no oeste da Bahia. Raimundo Rodrigues de Paula (foto), 57 anos, foi detido na rodoviária de Luis Eduardo Magalhães antes de embarcar.
Segundo a polícia da cidade, o crime aconteceu em uma fazenda no distrito de Roda Velha. Raimundo e o sobrinho, Juciel de Jesus Silva, 27 anos, teriam brigado por conta de uma briga por som alto. Os dois estavam em um alojamento de funcionários quando começaram a se desentender.
O sobrinho, que era servente, estava ouvindo música em um aparelho de som e se recusou a diminuir o volume quando o tio pediu, dizendo que queria ficar em silêncio para descansar. Os dois começaram então a brigar e Raimundo acabou esfaqueando Juciel pelo menos duas vezes. Ele fugiu depois do crime, levando a arma.
Raimundo foi preso quando tentava comprar uma passagem para fugir, sem documentação. Ele conseguiu prestar queixa dizendo que tinha perdido os documentos, para tentar pegar o ônibus – ao perceber que o suspeito tinha registrado ocorrência, a polícia desconfiou que ele iria fugir pela rodoviária. Informações do Correio da Bahia.
Decoração é tema de palestras no Espaço Cidadelle
A Cidadelle Empreendimentos realiza no próximo dia 13 de junho, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, duas palestras sobre o tema Decoração. O evento, que vai acontecer no Espaço Cidadelle, na rodovia Jorge Amado, é voltado para clientes, arquitetos, decoradores, imprensa e outros formadores de opinião.
As palestras serão proferidas por Nágila Andrade, professora e diretora da EBADE – Escola Baiana de Arte e Decoração, um dos maiores nomes baianos em design de interiores e pela arquiteta Débora Santa Fé, Mestre em Engenharia Ambiental e com especialização em Arquitetura Bioclimática, que abordarão respectivamente os temas “A importância do profissional de decoração x tendência no mercado” e “Conforto Ambiental: práticas sustentáveis na arquitetura”.

















