5 de julho de 1982. Quem assistiu aquele Brasil e Itália disputado no estádio do Sarriá durante a Copa da Espanha, jamais esquecerá. A partida épica terminaria separando o destino das duas seleções: a Brasileira, eliminada, que encantava pela maneira de jogar e a Italiana, em crise, que terminaria se consagrando como tricampeã do mundo. O lançamento de 82 – uma Copa, quinze histórias acontece no dia 20 de junho (quinta-feira), às 19h, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, em Salvador, dois dias antes de Brasil X Itália na Arena Fonte Nova, válido pela Copa das Confederações.

Quinze autores brasileiros apresentam suas versões literárias em torno de uma das mais doloridas derrotas nacionais, só comparável em dramaticidade com o Maracanaço de 1950. Para o organizador da coletânea, Mayrant Gallo, “é um livro de várias histórias, com vários estilos, vários tons, vários pontos de vista. Há contos para todo e qualquer gosto. Só o assunto é o mesmo, o sarriaço de 1982” .

Já o editor da Casarão do Verbo, Rosel Soares, afirma que o projeto é um meio de eliminar os fantasmas que ainda resistem, passados mais de trinta anos. “O livro vai tocar a geração que viveu aquele drama e também os mais jovens, que vão entender o significado de uma seleção mágica como aquela ter sido derrotada”.

Em “82”, os estilos e ambientações são diversificados e devem arrebatar os leitores com histórias que ultrapassam os limites do esporte: há dramas familiares, desilusões amorosas e memórias de uma infância que remetem à época de cada um. Quem assina a orelha é o craque da bola e da palavra, o mestre Tostão, campeão do mundo na Copa do México em 1970.

Os autores

 

Carlos Barbosa, Carlos Ribeiro, Carlos Vilarinho, Dênisson Padilha Filho, Elieser Cesar, Flamarion Silva,  Gustavo Rios, Igor Rossoni, Lima Trindade, Luís Pimentel, Lupeu Lacerda,  Mayrant Gallo, Rodrigo Melo, Sidney Rocha  e Tom Correia