:: 23/maio/2013 . 17:09
Jovem de Vitória da Conquista é a primeira com Síndrome de Down a concluir curso de nível superior na Bahia
“Sonhar é preciso. É só acreditar que um dia o sonho se transforma em realidade”. Este é um dos trechos da mensagem do convite de formatura de Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, a primeira pessoa com Síndrome de Down da Bahia a concluir um curso de nível superior. Superando preconceitos e com o apoio da família, a jovem venceu mais uma etapa e colará grau nesta quinta-feira, 23, em Vitória da Conquista.
Amanda, que será diplomada em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), já faz planos para o futuro. “O que quero é atuar na área de pesquisa científica, me especializar em genética”. Determinada e bastante focada na sua profissão, a jovem promete alçar voos mais altos: “Sonho em trabalhar com Zan Mustacchi”, revela, referindo-se a um dos médicos geneticistas mais reconhecidos no Brasil e que atende pacientes com down há mais de 30 anos.
Amanda não é a primeira pessoa com Síndrome de Down a concluir um curso de nível superior no país. No ano passado, o paulista João Vitor, de 26 anos, colou grau no curso de Licenciatura em Educação Física, em Curitiba, e em 2009 ele concluiu o bacharelado na mesma área. “Hoje, depois de tanta luta, podemos comemorar e deixar para trás muitos ‘nãos’ e, além de tudo, superamos o preconceito”, disse à época a mãe do jovem, a secretária Roseli Mancini.
Preconceito – Pessoas como Amanda e João Vitor ainda sofrem muitos preconceitos e enfrentam inúmeros obstáculos no processo de inclusão na sociedade. Na Bahia, a Serdown, associação que reúne pais de pessoas com down, trabalha justamente no sentido de promover meios que facilitem o desenvolvimento destas pessoas para a sua inclusão na sociedade.
Pai da garota Júlia, de 8 anos, que tem down, o auditor José Raimundo Mota, um dos diretores da associação, salienta que a sociedade não pode mais enxergar a Síndrome de Down como uma doença. “O preconceito é histórico. As pessoas com down devem ser vistas como outras tantas que se vê nas ruas, nos shoppings, nos parques”.
A filha de Mota, por exemplo, pratica atividades típicas de uma garota da idade dela. Faz capoeira, natação, balé, além de estudar em uma escola tradicional de Salvador. “Tudo isso possibilitou que as pessoas entendessem que ela é uma criança capaz como as outras. Também não abrimos mão da educação em escola regular”, conta.
Amanda, a futura bióloga, que também já sofreu e ainda sofre preconceitos, diz que o importante é nunca desistir de seus objetivos. “Se você ouvir um não, deve sempre seguir em frente”. É sinal de que outras brilhantes conquistas ainda estão por vir.
Wagner inaugura Adutora do São Francisco; ministro da Integração elogia prazo de construção da obra
Maior obra do programa Água para Todos realizada na Bahia, a Adutora do São Francisco foi inaugurada, hoje (23), às margens da BA-052 (Estrada do Feijão), próximo à cidade de Itaguaçu da Bahia, pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O ministro parabenizou o Estado pelo tempo recorde de conclusão da obra, onde foram investidos R$ 182 milhões para levar água a 210 localidades de 16 municípios baianos.
O governador Jaques Wagner explicou que a obra foi realizada em tempo recorde para suprir a carência de água da população, uma vez que a barragem de Mirorós, que abastece a região, estava com os níveis muito baixos em razão da seca. “Quando percebemos que, com a estiagem, a Barragem de Mirorós entraria em colapso, projetamos essa obra para garantir tranquilidade e segurança hídrica para a população. São 350 mil pessoas que agora têm água nas torneiras todos os dias”, disse Wagner.
A adutora retira água do Rio São Francisco e, por meio de uma tubulação que se estende por 132 quilômetros, a conduz a sete cidades da microrregião de Irecê, que há três anos são afetadas pela seca e pelo racionamento de água. Antes de chegar ao consumidor final, a água passa por 12 estações de bombeamento e uma de tratamento. “Uma obra desse porte, que aguardava há 14 anos, demonstra a sensibilidade do governo federal e do governo da Bahia para os problemas da população”, afirmou o governador. O evento contou com a presença de políticos, autoridades e da população local.
Patrocínio com o Cidadelle anima o Itabuna
O Itabuna Esporte Clube, líder de seu grupo no Campeonato Baiano da 2ª. Divisão, ficou mais animado nesta quarta, 22, quando formalizou um contrato de patrocínio com a Cidadelle Empreendimentos. Ao ato de assinatura do contrato compareceram Martina Teixeira, Coordenadora de Marketing do Cidadelle, personalidades públicas como o Secretário Municipal de Esportes, Ewans Maxwel, os dirigentes do Itabuna Ricardo Xavier, Presidente e Gabriel Silva, Executivo Administrativo do clube, atletas, desportistas e representantes da imprensa.
A solenidade aconteceu no Espaço Cidadelle, e as dezenas de presentes avaliaram como positiva a iniciativa da empresa em apoiar o time azulino na segundona. Para o presidente do clube, Ricardo Xavier, o Itabuna “com certeza vai retribuir dentro de campo o investimento que está sendo feito pelo Cidadelle”. Atletas do clube e modelos femininas usaram o uniformes do clube em duas versões, com a marca Cidadelle estampada nas camisas. O Secretário Municipal de Esportes, Ewans Maxwel, mostrou-se confiante com a parceria e a coordenadora de Marketing do Cidadelle, Martina Teixeira disse que “o Cidadelle cumpre o seu papel de estimular as grandes iniciativas regionais nas áreas social, cultural e esportiva”.
Bolsa Familia reduziu mortalidade infantil em 17%
A expansão da cobertura do programa Bolsa Família levou a uma queda da taxa de mortalidade infantil no país, aponta um estudo realizado em 2,9 mil municípios brasileiros, entre 2004 e 2009, pelo Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (Citecs), uma rede multidisciplinar de pesquisas sediada na Bahia.
Segundo o levantamento, houve no período avaliado uma redução de 20% na mortalidade de crianças abaixo de cinco anos. Neste contexto, o programa seria o principal fator responsável pela diminuição das mortes. “Nesse aspecto, o programa Bolsa Família contribuiu para uma queda de 17% nas mortes destas crianças”, disse o coordenador do trabalho e pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Maurício Barreto.
Bahiagás patrocina times de Salvador e do Sul do da Bahia
A Bahiagás está patrocinando quatro equipes de futebol: Ypiranga (Salvador), Galícia (Salvador), Colo-Colo (Ilhéus) e Itabuna Futebol Clube (Itabuna). O anúncio oficial do patrocínio ao Colo-Colo será feito hoje (23/05) em Ilhéus.
O evento de Ilhéus acontece às 19h30 desta quinta-feira, no Ilhéus Praia Hotel, com a presença do diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; do presidente do Colo-Colo, Walter Telles; além de autoridades locais e esportistas.
A iniciativa de apoio às agremiações visa estreitar o relacionamento da Companhia com a população e o mercado baiano. “Através desses patrocínios a Bahiagásr eforça o seu compromisso com o desenvolvimento das regiões em que atua, destacando o valor do esporte na formação dos cidadãos”, afirma o presidente da Bahiagás.
Itagibá: distrito de Japomirim recebe unidade do CRAS
Os serviços da Proteção Social Básica estão mais perto dos moradores de Japomirim, o mais populoso distrito de Itagibá, no Sul da Bahia, com a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), nesta quarta-feira (22). Com a chegada do equipamento, os moradores não precisarão mais se deslocar para a sede, em Itagibá, em busca dos serviços oferecidos pelo CRAS, a exemplo do programa Bolsa Família.
“Promovemos um cadastramento das famílias, verificando as necessidades, e concluímos pela implantação do CRAS em Japomirim”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Rosebete Alves. O Cras é a porta de entrada da política Nacional de Assistência Social, desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios. Na inauguração, o prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos), destacou a preocupação do seu governo em fortalecer a política de assistência social, “fazendo mais e melhor pelos mais humildes”. Marquinhos disse que outras ações serão desenvolvidas para Japomirim.
Policia Rodoviária apreende pedras preciosas na BR 116
A Policia Rodoviária Federal em Vitória da Conquista apreendeu diversos sacos com pedras preciosas na BR 116. Ao abordar um veículo Gol, os policiais encontraram aproximadamente 400 quilos de pedras de cristais de quartzo, uma broca grande e um cabo de extensão de 100 metros, comumente usados em garimpos. Durante a fiscalização, ainda foram encontradas dentro da mochila do condutor, 30 pequenas pedras de esmeraldas de cor verde, quatro pedras de cristais de quartzo com cabelo e três caixas de espoletas, cada uma com 100 unidades, que são classificadas como explosivos.
O motorista do veículo, disse que trabalha com lapidação de pedras, e que as esmeraldas pertenciam a outra pessoa, apresentando um recibo de entrega da mercadoria em consignação. Além desse documento, ele não possuía nem portava nenhuma documentação que comprovasse a origem ou legalização dos produtos. As pedras teriam sido adquiridas no município de Teófilo Otoni/MG e que seriam comercializadas na Chapada Diamantina/BA.
Empresas de ônibus de Itabuna debatem mobilidade urbana e melhorias no transporte público
As empresas de ônibus Expresso Rio Cachoeira e Viação São Miguel realizam nesta sexta-feira, dia 24, às 8 horas, duas palestras abordando as melhorias que serão implantadas no sistema de transportes coletivos em Itabuna. O evento acontece no auditório do Sest Senat e reunirá autoridades, lideranças empresariais e comunitárias e profissionais de imprensa.
O encontro terá como palestrantes Zenilton Kléber Gonçalves Patrocínio, mestre em Transporte e Engenharia Urbanística, que falará sobre Mobilidade Urbana; e Genersandro Ávila, diretor da Empresa 1 Sistema de Automação, que abordará o tema Reconhecimento Facial.
A mobilidade urbana é considerada um grande desafio para se adequar à expansão das médias e grandes cidades, nem sempre acompanhada de um sistema de transporte e trânsito eficiente. Já o reconhecimento fácil é um instrumento no combate a fraudes no uso dos cartões eletrônicos, como gratuidade e vale transporte, que acabam pesando na composição final da tarifa de ônibus, prejudicando empresas e usuários.
O Expresso Rio Cachoeira e Viação São Miguel vêm atuando de maneira permanente na renovação da frota, a qualificação profissional e a modernização do sistema. As novas medidas que serão anunciadas na sexta-feira objetivam melhorar a eficiência e a qualidade no serviço prestado à população itabunense.
Adolescente mata rival do tráfico com 6 tiros em Itapebi
Um adolescente de 16 anos, autor da morte de um traficante rival, executado como seis tiros, no domingo, na cidade Itapebi, no Sul da Bahia foi apreendido durante uma operação conjunta da delegacia local e da Polícia Militar. Paulo Henrique Ferreira Campos, o “Torré”, 24 anos, estaria ameaçando o garoto para assumir o controle da venda de drogas no bairro Fênix, tendo sido emboscado e morto na localidade conhecida como Rua da Maternidade.
Na casa do garoto, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, com a numeração raspada, utilizado para assassinar Paulo Henrique, além de 84 pedras de crack, celulares, R$ 270 em dinheiro e uma motocicleta Shineray, de 50 cilindradas, sem placa. Ele admitiu ser o dono da droga e disse comercializá-la em sua residência.
Apreendido por ato infracional equivalente aos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma e homicídio, o adolescente foi encaminhado ao Ministério Público, que decidirá por sua internação para o cumprimento de medidas sócio-educativas. Itapebi fica a 581 quilômetros de Salvador.
Desemprego em abril é o menor desde 2003
O desemprego brasileiro em abril atingiu 5,8%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o menor índice verificado para o mês desde 2003. Em abril do ano passado, o desemprego ficou em 6,0%
Em relação a abril de 2012 foram criados 342 mil postos de trabalho formais, o que representa um crescimento de 3,1%.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores, avaliado na pesquisa em R$ 1.862,40, caiu -0,2% frente a março, mas cresceu 1,6% na comparação com o ano passado.
NOTA DO BLOG: Quem se der ao trabalho de ler a mesma noticia do UOL vai rolar de rir com malabarismo que a Midia Pistoleira faz pra mostrar como uma notícia boa pode não ser uma notícia tão boa assim. É numero pra cá, percentual pra lá, com o claro objetivo de confundir mesmo. Tipo, tá bom, mas tá ruim.
















