WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

maio 2013
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


:: 4/maio/2013 . 17:15

Itabuna: construtora tem 150 dias para consertar apartamentos do Minha Casa Minha Vida

serviço mal feito exige reparos nos apartamentos

O Ministério Público Federal no polo Ilhéus/Itabuna assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Caixa Econômica Federal (Caixa), a Construtura Casa Própria, o Município de Itabuna e a empresa pública municipal Emasa para que os problemas encontrados nos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida integrantes do Condomínio Pedro Fontes I, na cidade de Itabuna, sejam solucionados em no máximo 150 dias.

O compromisso, firmado pelo procurador da República Ovídio Augusto Amoedo Machado, visa a solucionar os graves defeitos de construção encontrados nas unidades do conjunto habitacional, tais como rachaduras, infiltrações, serviços inacabados e problemas na coleta do esgoto.

Durante a execução dos reparos, a CEF suspenderá a cobrança das parcelas do mútuo devido pelos moradores cujas unidades habitacionais necessitem de reforma.

O município e a Caixa pagarão aluguel social às famílias que precisem ser retiradas das casas durante a execução das obras e a Emasa assumirá a operação da estação de tratamento de esgoto do condomínio após a execução dos reparos necessários.

Brasil é o terceiro país do mundo em assassinato de jornalistas

O Brasil é o terceiro país com o maior número de jornalistas assassinados no exercício da profissão em 2013, de acordo com a Press Emblem Campaign. Foram registradas quatro mortes neste ano. Com sede em Genebra, a entidade defende a criação de regras internacionais para proteger profissionais de imprensa em zonas de guerra. O Paquistão lidera o ranking, com nove profissionais mortos em 2013 no país.

O dia 3 de maio foi proclamado em 1993 pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Vinte anos depois, o secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, conclamou todos os países para agir em proteção dos jornalistas. Ele disse que a liberdade de imprensa não é automática, mas requer a “criação de um ambiente seguro para o diálogo, onde jornalistas podem trabalhar sem medo de represálias”. De acordo com Irina Bokova, diretora-Geral da UNESCO (braço da ONU para educação, ciência e cultura), mais de 600 jornalistas foram mortos nos últimos 10 anos enquanto faziam reportagens e 90% dos casos não resultam em condenação

Justiça bloqueia R$ 2,5 milhões de Roceirinho, um dos maiores traficantes da Bahia

 

Roceirinho e um de seus comparsas

Considerado um dos maiores traficantes da Bahia, envolvido em assaltos a bancos e homicídios, Adilson Souza Lima, o “Roceirinho”, 31 anos, teve R$ 2,5 milhões em imóveis, veículos e dinheiro bloqueados e seqüestrados pela Justiça, durante uma operação conjunta do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Ministério Público (MP), que cumpriu, na manhã desta sexta-feira (3), cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão, em Salvador, Aracaju (SE) e cidades do interior da Bahia.

Entre os bens de “Roceirinho” seqüestrados pela Justiça, estão uma casa em Jacuípe, no Litoral Norte, apartamentos em Lauro de Freitas e Aracaju, uma fazenda no interior da Bahia e diversos veículos, adquiridos com dinheiro proveniente de práticas criminosas, e que estavam em nome de “laranjas” para dificultar a investigação.

:: LEIA MAIS »

Governo da Bahia e servidores fecham acordo sobre reposição salarial

O Governo do Estado e representantes dos Sindicatos de Servidores Públicos chegaram a um acordo, nesta sexta-feira (3), e a reposição salarial da categoria em 2013 será paga em duas parcelas: 2% retroativos a 1º de janeiro e a partir de 1º de julho a complementação para chegar a 5,84%.

Tanto o governador Jaques Wagner, quanto a coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, fizeram uma avaliação positiva do acordo, ressaltando a maturidade das partes e o fortalecimento da democracia. Segundo Marinalva, 18 das 19 entidades que integram a Fetrab participaram da reunião.

A mensagem do reajuste dos servidores, de acordo com o governador, deve ser enviada à Assembléia Legislativa nesta segunda-feira (6). “Fizemos um esforço, diante das dificuldades financeiras e orçamentárias, do lado do governo”, declarou o governador, lembrando que a média de ganho real do funcionalismo, desde 2007, chega a 40%.

Geraldo Simões é contra transformar a Ceplac em Embrapa Cacau

O deputado federal Geraldo Simões disse ao Política Livre ser contra a proposta do colega Félix Júnior, que vê na transformação da Ceplac em Embrapa-Cacau uma solução para parte dos problemas da lavoura.

Geraldo afirma que a  Embrapa não possui experiência com culturas permanentes, a exemplo do cacau, e poderia, no máximo, oferecer pesquisa.

– Ao contrário da Ceplac, que trabalha com culturas permanentes relacionadas ao cacau, pesquisa e expansão rural. Temos expertise no assunto. A Embrapa trabalha com cultura temporária e não conseguiu ir além de Cruz das Alma – disse.

Geraldo diz reconhecer em Félix autoridade para discutir o assunto cacau, mas a fusão Ceplac-Embrapa é um equívoco. Para ele, deve-se pensar em mais orçamento e concurso público para fortalecer a Ceplac.

Itabuna tem o menor índice de homicídios em seis anos

Moisés Damasceno e Ecy Paternostro

Dados das  Polícias Civil e Militar de Itabuna apontam a  a redução dos assassinatos em Itabuna , que fechou o mês de abril mês de abril com o menor índice  últimos seis anos. De acordo com os delegados Moisés Damasceno, diretor do Depin, e Evi Paternostro, coordenador regional, em abril desse ano foram registrados sete assassinatos, contrariando a média de anos anteriores, que foi fechada com 14 assassinatos no mesmo mês de 2007 a 2012.

Em 2013 foram registrados até esta sexta-feira (03), 48 homicídios e 37 tentativas. Vale lembrar que para cada ano, especificamente no mês de abril, os números de assassinatos foram: 2007 (10); 2008 (11); 2009 (14); 2010 (17); 2011 (14) e 2012 (11).

Para Damasceno: “As operações Libertad e Batendo de Frente foi um basta para o que vinha acontecendo em Itabuna. Agora é manter a paz na cidade”, destacou Damasceno. Já Paternostro, revelou dados ligados ao aumento de crimes contra o patrimônio. “Caiu o número de homicídios e aumentou os casos de roubo a carros e motos, mas já estamos conscientes disso e vamos combater também”, afirmou.

Os delegados fizeram questão ainda de parabenizar o trabalho realizado pela Polícia Militar em Itabuna. “A PM faz com maestria o trabalho de manutenção da paz, desta forma iremos conseguir chegar a números ainda mais positivos”.

Delegacia de Homicídios
O delegado Marlos Macedo, titular da Delegacia de Homicídios (DH), atribui também o resultado positivo na redução de assassinatos ao trabalho específico que vem sendo realizado. Após a implantação da especializada, os crimes de homicídios passaram a ser investigados de forma mais rápida e focada. “Temos uma equipe somente para levantar as informações, assim chegamos rapidamente aos autores”, frisou.

Segundo as autoridades, Justiça, Ministério Público e Polícias, o fim das duas facções que vinham aterrorizando Itabuna (Raios A e B), só foi possível após dois anos de investigação. “Sabemos exatamente quem tinha culpa ou não nas mortes que vinham ocorrendo na cidade, por isso tomamos essa atitude de forma consciente”, explicou a juíza Antônia Faleiros,

 

Em 1954, o futuro seria assim..,

Filme produzido em 1954 mostra como seria o futuro, no caso, os dias de hoje. Veja os erros e acertos dos Nostradamus da década de 50…

Uesc comemora 70 anos do professor Ruy Povoas

O Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – Kàwé, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, promove quinta-feira(10 de maio) o colóquio “Falando de Ruy Póvoas: Conversas em torno da vida e da obra”. Trata-se de um evento com a finalidade de compartilhar e promover discussões em torno da produção artístico-literária e acadêmica do professor Ruy do Carmo Povoas, por ocasião das comemorações dos seus 70 anos.

O Colóquio, programado para o Auditório Jorge Amado, com inicio previsto para 8h30min será marcado por um momento poético com a participação de Alba Cristina Soares, Jailton Alves, Zélia Possidônio e Luciano Lima. Em seguida a reitora da UESC, Adélia Pinheiro, juntamente com  o diretor do Departamento de Letras professor Samuel Matos, do coordenador do Kàwé, José Luiz de França e do coordenador do Centro Acadêmico de Letras Ruy Povoas, Gabriel Nascimento, farão a abertura oficial.

A professora Dinalva Melo, Secretaria de Educação de Itabuna, fará a palestra  “Ruy Povoas e o Projeto UESC: Lugares e Militâncias, seguido da mesa redonda “Narrar a afro-brasilidade”. Às 14 horas as atividades serão retomadas com a Banda Manzuá, apresentando “O texto Musicado” seguido da projeção  do documentário “Mundo,mundo, se eu me chamasse Ruy Povoas”. A mesa redonda “Memórias de africanidades” vai anteceder a palestra “As muitas faces de Ruy” apresentada pelos professores Jorge Souza Araújo e Maria de Lourdes Netos Simões. O encerramento está previsto para 16h30min com sessão de autógrafos pelo homenageado.

A atividade comemorativa aos 70 anos do professor Ruy Povoas é coordenada pelos professores da UESC Marialda Jovita Silveira, Valéria Amim, Jeanes Martins Larchert e José Luiz de França e está aberta a todos os interessados.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia