O deputado federal Geraldo Simões se solidarizou com a manifestação que foi realizada na manhã de hoje (5), no Porto do Malhado em Ilhéus, quando representantes dos produtores e trabalhadores rurais e da sociedade organizada  se reuniram em um ato público contra o desembarque de 5 mil toneladas de cacau proveniente de Gana.

Os produtores estão inconformados pela baixa do preço do produto, que se encontra em torno de R$ 60,00 a arroba, o que não cobre nem os custos da produção, comprometendo a atividade cacaueira na região, impedindo a recuperação da economia local que ainda tem na atividade sua principal fonte de renda.

“Manifesto minha solidariedade ao movimento dos produtores, ressaltando que é muito importante a união dos produtores e sua integração com a população local, na busca da resolução definitiva da crise crônica que vivemos na região”, disse o deputado. Para ele, ´”é muito importante que busquemos agregar valor à produção regional com a instalação de fábricas de chocolate que usem nossa matéria prima, garantindo que a riqueza produzida fique na região, como também é necessário buscar alternativas de produtos que possam ser combinados com a produção cacaueira ou que possam proporcionar rentabilidade para os produtores rurais”.

Para Geraldo Simões, o  potencial turístico da região e os novos investimentos que estão sendo feitos na infraestrutura do Sul da Bahia acenam para um futuro positivo. Tanto nosso Governo Estadual, como o Governo Federal estão promovendo investimentos que devem garantir o emprego e o desenvolvimento. A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, além de ser fonte de emprego direto e de acenar com um futuro melhor para os jovens, terá um efeito de estimular novos investimentos.

“No entanto, todas estas novas medidas devem ser implantadas de maneira a não afetar a cultura do cacau e de forma complementar. Por isso defenderei a inclusão do Cacau no Programa Geral de Preço Mínimo do Ministério da Agricultura e que o Governo Federal tome medidas para evitar a importação predatória”, finalizou o parlamentar.