:: 11/fev/2026 . 18:30
AACRRI celebra quatro anos de história, conquistas e transformação social
A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) celebrou seus quatro anos de existência em um evento marcado por alegria, reconhecimento e fortalecimento dos laços entre associados, familiares, parceiros e apoiadores. A comemoração aconteceu no Clube dos Bancários e reuniu pessoas que fazem parte dessa trajetória construída com muito trabalho, resistência e dedicação.

Desde sua fundação, a AACRRI tem se consolidado como referência na organização dos catadores, promovendo inclusão social, geração de renda e preservação ambiental. O aniversário da associação foi pensado como um momento de valorização dos associados, que são os verdadeiros protagonistas dessa história. A programação contou com a apresentação musical da cantora Dani Matos, que animou o público com um repertório contagiante e proporcionou momentos de confraternização e celebração. O evento também teve churrasco, fortalecendo ainda mais a união entre os participantes, além de sorteios de brindes e bingo, garantindo integração e alegria entre os presentes.

A celebração foi prestigiada por importantes apoiadores e representantes do poder público e da sociedade civil, os vereadores Wilmaci Oliveira e Paulinho do Banco, Maurício Sena, gestor da CVR Costa do Cacau, e Elenise Velanes, de O Boticário, que destacaram a importância do trabalho desenvolvido pela associação para o município e para o meio ambiente. O evento também contou com mensagens institucionais que reforçaram a relevância da AACRRI. Wenceslau Guimarães, Superintendente de Economia Solidária, e Augusto Vasconcelos, secretário do Trabalho, Emprego e Renda do Governo da Bahia, que ressaltaram o fortalecimento da economia solidária e o impacto social e ambiental promovido pela associação ao longo desses quatro anos.
Hospital Regional Costa do Cacau conquista habilitação para Alta Complexidade em Cardiovascular pelo Ministério da Saúde
A publicação da Portaria GM/MS nº 10.221, no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2026, consolida um avanço histórico para a saúde pública do Sul da Bahia. O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, foi oficialmente habilitado para atendimentos de Alta Complexidade em Cardiovascular.
?A portaria garante que o HRCC passe a contar com recursos federais permanentes para o financiamento de procedimentos cardíacos complexos, como cirurgias cardiovasculares e intervenções de alta especialidade. Isso amplia a capacidade de atendimento do hospital, que já é referência para cerca de 89 municípios e uma população estimada de mais de 1,7 milhão de habitantes na região cacaueira.
?A unidade hospitalar já realiza procedimentos importantes, como cirurgias cardíacas, inclusive algumas inéditas na região, mas a habilitação formal no Ministério da Saúde traz maior segurança financeira e sustentabilidade para a expansão desses serviços.
Furtos de hidrômetros em Itabuna aumentam nos dois primeiros meses do ano
Nos primeiros meses do ano os furtos de hidrômetros voltaram a crescer em Itabuna. Entre janeiro e início de fevereiro foram registradas 14 queixas na Loja de Atendimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA).
Um fator que pode ter contribuído para esse aumento, é a ausência de pessoas nos imóveis, pois tradicionalmente no mês de janeiro, muitas famílias saem de férias buscando as praias do litoral de Ilhéus ou outros destinos.
Segundo o gerente Comercial da EMASA, Mateus Cruz, os bairros com maior número de ocorrências são Conceição, João Soares, Santa Inês e centro da cidade. O consumidor atingido pela ação de vândalos, que realizam esse tipo de ato criminoso, deve comunicar a empresa de água e esgoto do município, imediatamente.
“O cliente vítima desse ato de vandalismo deve prestar queixa junto a Polícia Civil e apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) à EMASA, pessoalmente na Loja de Atendimento ou através do serviço de WhatsApp (73) 99912-0044”, adverte Cruz.
Buerarema: Carna Buera celebra música, cultura e tradição

Lane Fonseca
Buerarema foi palco de uma grande celebração da cultura popular com a realização do Carna Buera – carnaval cultural com 15 anos de tradição – evento que reuniu um expressivo número de foliões e transformou a cidade em um cenário vibrante de festa, alegria e integração social.
Realizado pela Prefeitura de Buerarema, através da Secretaria de Cultura, o evento começou às 13h com uma programação cuidadosamente preparada para atender públicos de todas as idades, promovendo entretenimento, valorização cultural e fortalecimento das tradições carnavalescas do município.

A animação ficou por conta de Celta Shaylon, Banda Fuzuá e, finalizando com a tradicional Lavagem da Paulo Portela – com banho de carro pipa, puxada pelo trio com a energia contagiante de Hellen Dias, que colocou o público para dançar ao som de um repertório diverso e marcado pelo ritmo autêntico do carnaval.
Estudantes criam repelente de cravo-da-índia para prevenir picadas do Aedes aegypti
Ideia inovadora busca ser alternativa acessível a populações carentes

Dengue, Zika e Chikungunya são algumas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com dados apresentados por pesquisadores do InfoDengue, o Brasil deve atingir em 2026 o pico de 1,8 milhão de novos casos da doença. Pensando numa alternativa acessível para prevenir picadas do mosquito, os estudantes Samara Pereira e Yêgo Gabriel, do Colégio Estadual de Tempo Integral Leila Janaína Brito Gonçalves, de Presidente Dutra, criaram um repelente em creme à base de cravo-da-índia.
Responsável pela orientação do projeto, a professora Mirian de Carvalho explica que entre os principais objetivos da pesquisa estão compartilhar o conhecimento produzido e permitir que mais pessoas tenham acesso a soluções simples e de baixo custo. “Outro ponto importante é o baixo custo de produção, já que os ingredientes são acessíveis e fáceis de encontrar, o que torna o produto mais viável para comunidades com menor poder aquisitivo”, diz.
Com a grande variedade de repelentes disponíveis no mercado, a jovem cientista Samara Pereira faz questão de destacar os diferenciais do modelo criado a partir do Syzygium aromaticum, nome científico do cravo-da-índia. “Nosso produto é formulado com base natural, utilizando o cravo-da-índia, conhecido por suas propriedades repelentes, o que o torna uma alternativa para pessoas que buscam opções com menos química. Além disso, a forma em creme facilita a aplicação, melhora a fixação na pele e reduz a evaporação do princípio ativo, proporcionando maior conforto e, ao mesmo tempo, ajudando a hidratar a pele”.
ACI apresenta encaminhamentos de reunião com o Ministério Público e o Executivo sobre o ordenamento do comércio informal
Durante a Reunião Ordinária da Associação Comercial de Itabuna-ACI, realizada nesta segunda-feira, 9, o presidente Erivaldo Benevides apresentou aos empresários, algumas ações a serem adotadas pelo município para organização do comércio informal no centro de Itabuna. Entre elas, a retirada das barracas de alimentos e óculos de grau, a criação de um canal de comunicação para denúncia e a realização de uma audiência pública, entre o final de fevereiro e início de março para o Executivo apresentar um projeto resolutivo de ordenamento dos ambulantes na avenida Cinquentenário e Calçadão da Rui Barbosa.

Erivaldo enfatizou a necessidade de ordenamento do comércio informal, tendo em vista que o empresariado formal está sendo prejudicado com a instalação de barracas, expositores e sombreiros nas portas das lojas, atrapalhando a entrada de clientes e a circulação de pessoas nas calçadas.
“Da parte da ACI, vamos continuar cobrando para que o município cumpra as determinações pontuadas pelo Ministério Público. O pedido é de ordenamento, organização para que possa conviver pacificamente o comércio formal físico e o comércio informal”, destacou o presidente da ACI.
Música substitui sirenes e reforça inclusão nas escolas estaduais da Bahia
A substituição de sirenes estridentes por música nas escolas estaduais da Bahia ganha força com a sanção da Lei nº 15.110 e evidencia uma mudança de cultura no ambiente escolar, pautada por cuidado, inclusão e bem-estar. A iniciativa, que já vinha sendo orientada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio da Coordenação da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, busca garantir conforto auditivo e favorecer a permanência e a aprendizagem dos estudantes, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A legislação garante que os sinais sonoros não prejudiquem nenhum estudante e amplia a qualidade da participação de todos no ambiente escolar”, afirma o coordenador da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da SEC, Alexandre Fontoura.
Segundo ele, a política pública reforça o papel da Bahia como referência nacional em educação inclusiva, ao alinhar saúde auditiva, direitos educacionais e práticas pedagógicas inovadoras. “Ao evitar sons agressivos, criamos espaços de convivência mais tranquilos, que favorecem o percurso formativo e respeitam as singularidades, especialmente dos estudantes com sensibilidade sensorial”, ressalta Alexandre, ao lembrar que a SEC também produziu uma cartilha pedagógica com orientações para toda a rede estadual, distribuídas no início deste ano.
Antes do tema virar lei, algumas unidades da SEC já haviam desligado as sirenes para tocar músicas suaves. O Colégio Estadual Góes Calmon, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, se destaca como unidade pioneira na Bahia ao adotar, há cinco anos, a música no lugar da sirene tradicional. Com 850 estudantes e oferta de Ensino Médio em Tempo Integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos e Atendimento Educacional Especializado, a escola transformou a troca das aulas em um momento mais leve, educativo e integrado ao calendário cultural.
Clima escolar saudável
Prefeitos do União Brasil dizem que a chapa de Jerônimo fica mais forte com Jaques Wagner e Rui Costa como candidatos ao Senado
Prefeitos do União Brasil (partido do ex-prefeito de Salvador ACM Neto) acreditam que a chapa de Jerônimo Rodrigues fica mais forte com a presença dos ex-governadores Rui Costa e Jaques Wagner como candidatos ao Senado Federal.
Entre os que já admitem a tese de chapa mais forte do Brasil estão o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, de Buerarema, Gel da Farmácia e de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio.
“Tanto Rui como Wagner saíram do governo com uma avaliação muito alta, Jerônimo agora está com 60% de aprovação popular e fazendo muito pelo interior do estado, então fica difícil fazer frente a essa chapa”, disse Gel da Farmácia.
- 1












