WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 22/jan/2026 . 16:30

SSP emprega Reconhecimento Facial e 1.000 policiais e bombeiros no Carnaval Antecipado de Itabuna

Esquema montado pela Secretaria da Segurança Pública

garantirá folia tranquila para baianos e turistas

O uso da tecnologia do Sistema de Reconhecimento Facial e o emprego de 1.135 policiais e bombeiros fazem parte do planejamento montado pela Secretaria da Segurança Pública para o ‘Carnaval de Itabuna 2026’, realizado entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Circuito Sabará, na Avenida Aziz Maron. Cerca de R$ 760 mil foram investidos pelo Governo do Estado para a atuação das Forças Policiais. Todo o circuito será monitorado pelas câmeras inteligentes da SSP, empregadas ao longo da avenida e nos Portais de Abordagem, para o monitoramento diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M), auxiliando na identificação de possíveis foragidos da Justiça.

A estrutura contará com a participação dos profissionais das Forças da Segurança e de Órgãos locais, promovendo a integração das ações e a rápida tomada de decisões ao longo de toda a festa. *Esquema* A Polícia Militar atuará na intensificação do policiamento em todo o circuito e no entorno com o emprego de patrulhas e na ativação de quatro Portais de Abordagem que irão impedir que objetos perfurocortantes, armas brancas e de fogo acessem o interior do evento. Já a Polícia Civil, garantirá que equipes formalizem e registrem rapidamente as ocorrências diretamente de uma Delegacia Especial de Área (DEA), montada no evento.

Delegados, escrivães e investigadores também atuarão integrados com as demais Forças da Segurança. O Corpo de Bombeiros Militar estará presente para garantir pronta resposta a possíveis ocorrências. As equipes atuarão no apoio operacional às ações e na preservação da integridade física dos participantes. Já o Departamento de Polícia Técnica atuará com realização de perícias diretamente de uma Unidade Móvel.

 

Começa o Carnaval Antecipado de Itabuna e Camarote Massicas abre com noite histórica

Nancy Macedo

A espera acabou. Começa hoje, quinta-feira (22), o Carnaval Antecipado de Itabuna, e o Camarote Massicas abre as portas como o espaço mais exclusivo do circuito, oferecendo estrutura premium, vista 360° e serviços que elevam a experiência do público até o dia 25 de janeiro.

Logo na primeira noite, o Carnaval já começa em alto nível, com uma programação que promete arrastar multidões. Sobem ao circuito grandes atrações como Léo Santana, Cláudia Leitte, Pedro Sampaio, Filhos de Jorge, Escandurras, Di Rolê, Banda KB, Olha o Balanço, Carla Cristina, O Kanalha e DJ Gonzaga, garantindo uma abertura marcada por energia, diversidade musical e muita animação.

Do alto de um ponto privilegiado, o público do Camarote Massicas poderá acompanhar todos os shows com conforto, segurança e excelente visibilidade, sem enfrentar aperto, além de contar com dois setores pensados para diferentes perfis de foliões, incluindo área premium com open bar.

Às vésperas da abertura oficial, a procura pelos ingressos segue intensa. A organização reforça que esta é a última chamada para quem deseja viver o Carnaval Antecipado de Itabuna de um jeito diferente, com mais comodidade e exclusividade.

:: LEIA MAIS »

Itabuna terá Espaço Social Kids para acolher filhos de ambulantes e de catadores de recicláveis no Carnaval Antecipado

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), preparou um acolhimento para os filhos de vendedores ambulantes e de catadores de recicláveis que vão trabalhar durante o Carnaval Antecipado. No Espaço Social Kids serão atendidas crianças e adolescentes e quaisquer urgências que envolvam risco ou situação de vulnerabilidade nos dias da festa carnavalesca.

Serão acolhidas, entre 22 e 25, das 18 às 6 horas, crianças a partir de oito meses e 12 anos ou mais, a depender da emergência do vendedor ambulante ou do catador  no Espaço Social Kids, que vai funcionar no Instituto de Educação Lúcia Oliveira, na Praça da Bandeira, no centro da cidade, onde terão todo o tipo de assistência.

“Como exemplo, recreação, alimentação, horinha do sono e Cine Kids com a atuação de multiprofissionais da SEMPS e de uma equipe interna que vai trabalhar diretamente com os menores”, informa a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itacaré promove reunião de capacitação com orientadores de trânsito

A Prefeitura de Itacaré, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, realizou uma reunião de alinhamento e capacitação com os orientadores de trânsito do município. O encontro teve como foco o fortalecimento da atuação dos profissionais e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

A reunião contou com a participação do procurador-geral do município, Dr. Álvaro Kruschewsky, e abordou temas fundamentais para o exercício da função, como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a legislação vigente, a Lei Orgânica Municipal, além dos deveres e direitos que orientam a atuação dos agentes no dia a dia.

:: LEIA MAIS »

Maria Clara Moretti receba Creta da promoção Mega Aniversário Itão

 

Lane Fonseca

A quarta-feira (21) foi de emoção no estacionamento da loja Itão do Centro Comercial, em Itabuna. A rede entregou oficialmente o prêmio principal da campanha “65 Anos Mega Aniversário Itão” à grande ganhadora, Maria Clara Almeida Moretti, moradora do centro de Itabuna. Ela levou pra casa um Creta Platinum 0km, e não conteve a emoção ao receber as chaves.

Analista judiciária, casada e mãe de dois filhos, Maria Clara contou que ficou sabendo do sorteio por uma amiga que assistia à live do Itão.  “Foi um misto de felicidade e gratidão a Deus. Eu gritava tanto que só conseguia dizer ‘carro’ e ‘Itão’. Meu marido demorou a entender o que estava acontecendo!” – relembrou, ainda emocionada.

Cliente fiel do Itão há muitos anos, ela revelou que a relação com o supermercado vem desde a infância.  “Eu ia com meus avós aos domingos fazer compras, e hoje repito esse ritual com meus filhos. Venho quase todos os dias, porque aqui encontro tudo que minha família precisa”.

:: LEIA MAIS »

“O Agente Secreto” e Wagner Moura recebem 4 indicações ao Oscar 2026

Wagner Moura em “O Agente Secreto”. Foto: reprodução

O filme brasileiro “O Agente Secreto” quebrou mais um recorde e foi indicado em quatro categorias no Oscar 2026. O longa concorre como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, além de Wagner Moura, protagonista, disputar a premiação em Melhor Ator.

Outro destaque da cerimônia será “Pecadores”, que alcançou a marca de filme com o maior número de indicações ao Oscar e desponta como favorito nas principais categorias. A obra ainda coloca Michael B. Jordan, que interpretou dois papeis, para disputar com Wagner Moura.

Veja todos os indicados:

:: LEIA MAIS »

Governo do Estado entrega equipamentos de saúde, autoriza obras e reforça ações no campo em Itapitanga

Mesmo diante das chuvas que atingiram a região, o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda no município de Itapitanga, no Sul da Bahia, nesta quarta-feira (21), onde realizou a entrega de equipamentos de saúde e de apoio ao desenvolvimento rural. Na ocasião, o governador autorizou obras estruturantes e investimentos em diferentes áreas, com destaque para a macrodrenagem do canal, na sede da cidade.

Durante a visita, o governador destacou a atenção do Estado às demandas locais, especialmente relacionadas à infraestrutura urbana e à melhoria dos serviços públicos. “Visitamos áreas impactadas pela chuva e identificamos a necessidade de obras de contenção de encosta e drenagem. Também estamos avançando na estratégia de ligação de Itapitanga à BR-030, com pavimentação asfáltica, além de investimentos na construção e recuperação de unidades de saúde, garantindo melhores condições para o crescimento do município”, afirmou Jerônimo Rodrigues.


Saúde
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entregou uma ambulância ao município, reforçando a atenção básica para a população local, estimada em cerca de 10,2 mil habitantes. Também foram autorizadas a cessão de uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e a entrega de kits de equipamentos médicos ao município e ao Hospital Municipal Maria Eloy Bittencourt.

:: LEIA MAIS »

Glaucia Almeida faz história a frente da Secretaria da Saúde de Pau Brasil

Glaucia Almeida, mae de Isabela, Gabriel, Maria Liz, Davi, Daniel e Zezinho, filha de Artur e de Cleyde, nascida em Jequié, residindo a mais de 15 anos em Pau Brasil, Gal como é conhecida na cidade vem se destacando no papel de gestora pública de saúde do município. Ela atua na saúde desde 2015 e seu primeiro desafio foi a Fundação Hospitalar da Mata Atlântica, foi recepcionista, digitadora, dada a sua dedicação passou a ser coordenadora de regulação chegando a marca de mais de 2000 cirurgias por ano de alta e média complexidade.

No período da pandemia, Glaucia ela foi convidada a fazer parte da diretoria do hospital NOVO AMEC,  os dois  equipamentos de saúde no município de Camacã que fica a 22 quilômetros de  Pau Brasil. A profissional  foi fundamental na manutenção do centro cirúrgico da fundação, seja articulando as cirurgias, seja articulando insumos para garantir a plena realização dos procedimentos dada a sua relação com os municípios.


Em 2025, Glaucia foi tomada de surpresa com o convite do Prefeito Robson Venâncio de Pau Brasil para assumir a Secretaria  de Saúde,  numa articulação onde o prefeito não cansa de dizer :”quem escolheu Glaucia foi Deus”. No último dia 20 de janeiro foi inaugurada a nova sede administrativa da secretaria.  um prédio totalmente requalificado, todos os equipamentos novos, 100 % climatizado, com mais de 290 metros quadrados, totalmente acessível.

No início da gestão , Glaucia Almeida, recebeu a secretaria de saúde totalmente sucateada, sem ambulâncias, todos os postos de saúde sem condições danificados , estoque de medicamentos totalmente zerado. O hospital municipal sob pena de fechamento com decisão da comissão de sindicância da SESAB amparada pelo MP estadual recomendando o fechamento em 10 dias. No dia 9 de janeiro com o apoio do prefeito Robson, na presença de vereadores, secretárias e representantes de assistência social, educação e representante da secretaria de agricultura, indústria, comércio e meio ambiente a secretária recebeu das mãos do governador e da secretária Roberta Santana cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em equipamentos de saúde e uma ambulância 0 km.

 

A secretária apresentou ao prefeito o programa saúde em movimento que juntamente com as demais secretarias de governo levou atendimento para várias regiões rurais com exames: laboratóriais, exames de imagens e outras ações de cidadania. “Tenho dado o máximo de mim para cumprir o papel que me foi confiado, quero agradecer a Deus primeiramente, ao prefeito Robson, ao vice Man e a minha equipe pois sem a ajuda de todos em especial da minha família e do nosso grupo eu não conseguiria, não há vaidade da minha parte só compromisso, responsabilidade, humanidade e amor ao próximo são premissas que fazem com que todos os dias eu levante querendo fazer mais e melhor” declarou a secretária Glaucia Barros Almeida.

A secretária já está com audiência marcada junto a secretaria de saúde do Estado para assinatura do convênio para o hospital chamado MÃE BAHIA, e já recebeu o ok para os trâmites de reforma de todos os postos de saúde e do hospital municipal, dia 06 de fevereiro terá a inauguração do laboratório municipal e do posto de saúde do Assentamento Assucena.

 

“Tenho recebido elogios sobre a nossa saúde, mais isso não nos dá o direito de nos acomodar mas eu tenho que agradecer ao emprenho dos profissionais de saúde do nosso município sob a liderança da minha secretária de saúde Glaucia Almeida que não fui eu quem escolhi, eu apenas a nomeei na condição de gestor deste município, quem a escolheu foi Deus e parafraseando a primeira dama do nosso município minha esposa Jorlane o melhor ainda está por vir” declarou o prefeito Robson.

 

Pau Brasil é um município  com uma população de pouco mais de 9 mil habitantes segundo dados do IBGE,  sendo 33,3% de população indígena.

Prefeitura de Itabuna antecipa salários de janeiro e injeta R$ 30 milhões na economia do município

Prefeito de Itabuna, Augusto Castro: valorização do servidor – Foto Paulo Santana – Secom – PMI

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou nesta quarta-feira, dia 21, o pagamento antecipado do salário referente ao mês de janeiro dos servidores municipais da Administração direta, fundações e terceirizados. Com isso, estão sendo injetados R$ 30 milhões na economia do município nos dias de realização do Carnaval Antecipado 2026.

O Chefe do Executivo itabunense também determinou o pagamento do tíquete-alimentação no valor de R$ 700,00 aos novos contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os comissionados também tiveram o tíquete-alimentação mais o reajuste de 4,68%, depois de 14 anos de vencimentos congelados na Administração Municipal.

Ao completar 60 meses consecutivos de salários pagos de forma antecipada, a gestão do prefeito Augusto Castro consolida uma política permanente de reconhecimento e de valorização dos servidores públicos municipais.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia