:: 17/jan/2026 . 12:00
Manoel Leal, 28 anos de um crime sem castigo

A capa histórica de A Região: a mais triste das capas
Daniel Thame
Neste 14 de janeiro de 2026, completaram-se 28 anos da morte do jornalista e diretor do jornal A Região, Manoel Leal, brutalmente assassinado com cinco tiros à queima roupa num início de noite, típico crime de mando.
A exceção da condenação do ex-policial Mozart Brasil, até hoje impera a impunidade, já que as investigações, propositalmente capengas, nunca chegaram nem perto dos mandantes. Foi uma investigação claramente feita para não investigar nada ou pelo menos garantir que quem deu a ordem de atirar nunca fosse sequer chamado a depor.
A data passa quase despercebida, mas não deveria. Leal deve ser sempre lembrado como símbolo de um tempo em que o jornalismo independente e sem medo de enfrentar os poderosos de plantão poderia e não raro era, calado à bala.
É verdade que a Bahia daqueles tempos trágicos em que a imprensa era silenciada a tiros não existe mais.
Não é menos verdade, entretanto, que enquanto a impunidade permanecer e não houver justiça, Manoel Leal será uma amarga lembrança para os que, como este blogueiro, tiveram a oportunidade de conviver com alguém demasiadamente humano, nas virtudes e nos defeitos.
Leal, o maior jornalista, no sentido literal na palavra, que essa terra (adubada com sangue, by Jorge Amado), já produziu.
De Manoel Leal, meu velho capo, com quem compartilhei alguns de meus melhores anos nessa trajetória sul-baiana que chega aos 40 anos de caminhada, só se pode dizer o que igualmente tanto já foi dito: permanece um imenso vazio, uma incontornável saudade de alguém que com sua alma grapiúna, fez do jornal A Região, um símbolo da imprensa grapiúna..
Manoel Leal, Eterno!
EMASA garante ilhas de hidratação para foliões na Lavagem do Beco do Fuxico e no Carnaval Antecipado de Itabuna
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) vai instalar ilhas de hidratação com água potável nos principais circuitos da Lavagem do Beco do Fuxico, neste sábado (17), e do Carnaval Antecipado de Itabuna, que acontece de 22 a 25 de janeiro, com o objetivo de assegurar o acesso gratuito à água tratada, promover a hidratação dos foliões e contribuir para a prevenção de problemas de saúde causados pelo calor e pela aglomeração de pessoas.
A ação integra o planejamento de apoio da EMASA aos grandes eventos populares do município e reforça o compromisso da empresa com a saúde pública, o bem-estar da população e o uso responsável da água. Durante os dias de festa, os pontos de hidratação estarão estrategicamente distribuídos ao longo dos circuitos, facilitando o acesso dos foliões, trabalhadores e equipes de apoio.
Os pontos definidos para instalação das ilhas de hidratação são: em frente à Drogasil; em frente ao Shopping Jequitibá; na Praça do Cacau; no Camarote PCD, Camarote da Câmara de Vereadores e da Prefeitura; e no estacionamento da Câmara de Vereadores.
Nasa Musical da Lua

Leny Ferreira
Amor meu Vamos viajar voo espacial
Romântico do Luar
Meu piloto lindo
Antes que a nave parta para Ilha Das Galáxias
Peço que escutes o silêncio dos astros.
O mundo aqui embaixo ficou pequeno .
O nosso amor é maior do que o infinito
Senhor piloto do meu destino
Aperte os cintos da emoção.
Ouvindo o som da musica do meu coração :
Amo-te de paixão
O voo romântico vai começar na sinfonia do vento
nas melodias dos Satélites solar
Amando-te da Nasa mais romântica do Luar
Onde as músicas do universo transcendem o tempo,
No cântico da alvorada a natureza a celebrar
nas poesias da vida melodias das estrelas
do sol e da lua orquestram- se lá
O Sul da Bahia tem que beber conhecimento na origem

Walmir Rosário
Rever os conceitos faz um bem danado para quem quer se manter na onda, auferindo resultados positivos. Por mais que façamos certo, sempre tem algo em nossa vida ou nossos negócios que precisa ser acertado. Afinal, como diz a piada, relógio que adianta não atrasa. É o tal de adiantar o passo após as reflexões, já transformadas em ações presentes e futuras.
Num simples apanhado, o Sul da Bahia não vai mal: o cacau se recuperando em genética, sanidade e preço de comercialização; o comércio se mantém estável, passando pelas mudanças de sempre, resistindo bravamente; os serviços a mil por hora, principalmente na área da saúde privada, com profissionais qualificados e equipamentos de ponta.
Não sei se estaria sendo coerente comigo mesmo se afirmasse que estamos apenas a um pontinho acima da mesmice, tendo em vista que grandes investimentos não são direcionados para o Sul da Bahia. Prova disse é a população estável, com índices bem abaixo de outras regiões da Bahia, mesmo possuindo terras férteis, chuvas em abundância e infraestrutura considerável.
Adélia revela pedido ao Senhor do Bonfim e mira disputa eleitoral
A médica e professora Adélia Pinheiro participou, nesta quinta-feira (15), da Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. Após a caminhada de oito quilômetros da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, revelou os sentimentos e reflexões que a acompanharam ao longo do cortejo:
– Eu digo a vocês da minha fé, da minha esperança e da minha confiança de que construímos juntos uma Bahia e um Brasil mais democráticos e mais justos. E foi isso que eu pedi ao Senhor do Bonfim, que cuide das crianças, das mulheres, que cuide do nosso povo. E que possamos prosperar como sociedade.
TRAJETÓRIA E FUTURO

Com uma vida dedicada ao serviço público, Adélia foi professora e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Após sete anos à frente da Reitoria da Uesc, em 2019, aceitou convite do então governador Rui Costa, atual ministro da Casa Civil, para comandar a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.
- 1


















