:: 3/set/2025 . 17:00
Colégio Estadual Jorge Amado em Santa Luzia debate triplo homicídio, feminicídio e a importância da conscientização
Os estudantes do Curso Técnico em Administração do Colégio Jorge Amado, da rede estadual de ensino em Santa Luzia, no Sul da Bahia, promoveram um debate simulado com um tema de extrema relevância social, o triplo homicídio em Ilhéus, ocorrido recentemente, e o feminicídio enquanto realidade dolorosa e persistente na sociedade.
A atividade foi realizada no contexto da disciplina de Iniciação ao Trabalho Científico, mostrando como o conhecimento teórico pode ser aplicado na análise crítica da realidade. O debate foi mais que um exercício acadêmico: representou uma oportunidade de reflexão, de construção de argumentos fundamentados e de fortalecimento do papel da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados.
Sob a orientação dos professores Pablo Fernandes e Sabrina Cunha, os estudantes foram incentivados a aprofundar suas análises, compreender as raízes sociais da violência e exercitar a argumentação de forma ética, respeitosa e embasada em dados e referências.
Ao longo da atividade, discutiram-se não apenas a gravidade dos crimes de feminicídio e homicídio múltiplo, mas também o que eles revelam sobre o genocídio social que atinge mulheres, jovens e populações vulneráveis, muitas vezes invisibilizadas.
Hospital de Base de Itabuna encerra Agosto Lilás com Roda de Conversa
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), encerrou a Agosto Lilás – campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher com uma roda de conversa na quinta-feira passada, dia 28.
Realizado no auditório da instituição hospitalar e organizado pelo Núcleo de Humanização em parceria com o setor de Comunicação, o evento trouxe como tema central “Por uma vida sem violência”. O objetivo foi estimular a reflexão entre colaboradores e fomentar o debate sobre o papel da informação como ferramenta de transformação social e de prevenção da violência contra a mulher.
A coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), Núbia Oliveira, apresentou dados e destacou as diferentes formas de violência doméstica – física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.
Bahia chega a 58,17% de escolas conectadas à internet

O Escolas Conectadas é uma estratégia para garantir internet de qualidade para uso pedagógico das tecnologias e promover educação digital e midiática em todas as escolas públicas de educação básica do país. Foto: Shizuo Alves/MCom
A Bahia é um dos estados da Região Nordeste que apresentou maior evolução no número de escolas do ensino básico conectadas. Das 13.140 instituições de educação básica do estado, 7.644 estão ligadas à internet, o que representa 58,17% do total. A média registrada no Brasil como um todo supera os 59,65%. Os dados constam em um relatório referente ao programa Escolas Conectadas do Governo Federal divulgado nesta semana. Segundo o documento, 82,2 mil escolas públicas de ensino básico em todo o país estão conectadas nas cinco regiões do país.
O programa prevê atender todas as 137,8 mil instituições de ensino básico do país com internet de banda larga e wi-fi aberto na estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso de qualidade ao mundo digital a alunos e professores da rede pública. O relatório indica que o Brasil avançou em relação ao observado no fim de 2024, quando tinha 73,1 mil escolas conectadas, ou 53% do total. Na Bahia, eram 6.627 escolas conectadas no fim do ano passado (50,43%).
“Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações).
Itabuna tem representantes no 11º Congresso CONSEMS Bahia
A Prefeitura de Itabuna está sendo representada no maior encontro de saúde pública da Bahia, em Salvador: o 11º Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (CONSEMS Bahia), que acontece no Gran Hotel Stella Maris. Desde o domingo passado, dia 31, o evento, que se encerra nesta terça-feira, dia 2, tem a participação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Com o tema “O SUS e o CONSEMS têm a nossa digital”, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais em Saúde Pública, além de representantes de secretarias municipais de Saúde de toda a Bahia, dentre eles: técnicos, gestores e parceiros da para discutir ações que fortaleçam as ações das gestões municipais.
Entre os temas em debate estão: financiamento, regionalização, saúde digital, judicialização e mudanças climáticas. Vale lembrar que o CONSEMS é promovido pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia, com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Ministério da Saúde, Prefeitura de Salvador e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB).
Itabuna foi destaque no evento ao apresentar dois trabalhos e ganhar o Prêmio Irmã Dulce. São eles: “Qualificação Interprofissional no acolhimento de novos trabalhadores na Rede de Saúde Mental”, tendo como autores profissionais da Unidade de Saúde Mental (CAPS), e “Por Ela, Com Ela, Juntos pela Vida”, de autoria da fisioterapeuta Roberta Leane, do Centro de Desenvolvimento e Reabilitação Humana (CREADH).
Senado aprova parecer de Jaques Wagner à PEC 66, que permite mais investimentos aos municípios e estados
O Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 66, que vai permitir aos municípios e estados mais investimentos em saúde, educação, segurança e outros serviços públicos essenciais para a população, foi aprovada nesta terça-feira (2) no Senado. O projeto teve como relator o senador Jaques Wagner (PT-BA) e segue à promulgação.
A aprovação da matéria traz maior previsibilidade e planejamento financeiro para os municípios e estados. Poderão, por exemplo, renegociar em até 300 meses os débitos com o INSS. Além disso, poderão fazer uma previsão efetiva de pagamento de precatórios (dívidas judiciais transitadas em julgado) sem comprometer as ações voltadas ao bem das comunidades.
“Era um clamor de governadores e prefeitos diante dessa escalada que se transformou o pagamento de precatórios. Essa PEC vem ao encontro da previsibilidade, porque atualmente vem uma sentença judicial e o gestor precisa cumprir e altera toda a parte financeira. E não há empresa ou governo que possa trabalhar sem ter essa previsão”, afirmou Wagner.
Amamentação: desafios e o suporte necessário para as mães
Pediatra da Faculdade Afya Itabuna explica o papel das
instituições de ensino em preparar novos médicos que estimulem este ato
Alimento completo, natural e insubstituível para o bebê desde o nascimento, o leite materno é essencial para a saúde e desenvolvimento destas crianças. No entanto, embora amamentar pareça algo instintivo, a realidade para muitas mães está repleta de dúvidas, mitos e dificuldades. Dados do Ministério da Saúde apontam que na Bahia, nos últimos anos, foram coletados 68 mil litros de leite humano para atender bebês que, por diferentes motivos, não puderam ser amamentados diretamente. A médica pediatra e professora da Faculdade Afya Itabuna, Thayane Mara Reis da Encarnação, reforça a importância desse alimento não só pela nutrição, mas também pelo vínculo emocional que promove entre mãe e filho.
Para a especialista, a adesão das mães ainda é uma barreira a ser ultrapassada. Disponibilidade e dificuldades com a “pega” são alguns dos entraves identificados e que inviabilizam essa aderência – principalmente quando se trata de mãe de primeira viagem. Nesse aspecto, o profissional da área da saúde tem papel importante para tentar mudar paradigmas. “Eu sempre digo que os profissionais devem orientar essas mulheres sobre os grandes benefícios que o aleitamento traz para o bebê, não somente com relação a saúde física como também emocional”, explica.
O aleitamento protege o bebê contra doenças, reduz as chances de alergias, contribui para o desenvolvimento da inteligência, prepara para a formação da fala e ajuda na formação dos dentes. Já para as mamães que gostariam de amamentar, mas por alguma razão não podem, a médica e professora da Afya Itabuna, alerta para a necessidade do acompanhamento psicológico, já que a condição pode trazer frustração. “Nesses casos, a gente suplementa a criança com leite artificial e dá esse apoio à mãe, junto com a área psicológica da instituição, já que não é fácil para elas ter o leite e ser impedida de amamentar devido a algum fator, como doenças que podem ser transmitidas para o bebê”, esclarece.
SENAI debate estratégias contra o apagão de mão de obra durante a INDEX 2025

Fernando Sodake mediou o debate sobre a importância da Aprendizagem Industrial. Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB
Durante a INDEX, maior evento da indústria baiana, o SENAI Bahia promoveu o painel “Aprendizagem Industrial: Estratégia contra o apagão de mão de obra”, reunindo especialistas e líderes empresariais para discutir os desafios enfrentados pelo setor produtivo na formação e retenção de talentos.
Mediado pelo jornalista Fernando Sodake, o debate contou com as participações de Joaquim de Paula Filho, gerente de RH da Agrovale; Eliana Lima, coordenadora de RH da Heineken em Alagoinhas; e Luis Henrique Tapia, diretor de Sustentabilidade da Veracel. O foco principal foi a importância da aprendizagem industrial como ferramenta estratégica para combater a escassez de mão de obra qualificada.
A discussão partiu de um consenso: a qualidade de uma organização está diretamente ligada à qualidade de seus profissionais. No entanto, os participantes destacaram a dificuldade da indústria em encontrar talentos com as competências técnicas exigidas pelo mercado atual — competências essas que, muitas vezes, não estão mais presentes na educação tradicional.
Sebrae oferece mais de 900 vagas em capacitações no Sul da Bahia em setembro
Durante o mês de setembro, o Sebrae disponibiliza mais de 900 vagas em capacitações gratuitas e pagas no Sul da Bahia. As atividades, que acontecem em diferentes municípios da região, têm como objetivo apoiar empreendedores, profissionais e gestores interessados em desenvolver novas habilidades em gestão, inovação, marketing e setores estratégicos como agricultura e saúde.
A agenda contempla desde encontros voltados para a agricultura familiar, como o Seminário Lúdico – Desafios na Sucessão da Agricultura Familiar, em Canavieiras, até temas ligados à inovação e negócios, como o Conecta Sul Bahia, em Ilhéus, e o Empretec, em Itabuna.
A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destacou a importância da programação. “Essas capacitações chegam para fortalecer os empreendedores locais, oferecendo conteúdo atualizado e prático para que possam inovar, se diferenciar e aumentar seus resultados. É uma oportunidade para quem deseja estar à frente em setores cada vez mais competitivos”, afirmou.
Todas as capacitações são presenciais e com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo site do Sebrae.
(Foto iStock)
- 1