Itacaré foi único município da Costa do Cacau no WTM Latin America, em SP

O trade turístico de Itacaré pôde gerar novas oportunidades de negócios em sua participação na WTM Latin America 2024. O município sul-baiano foi o único da Costa do Cacau com representante do poder público no evento que reúne empresas e agentes de turismo de 40 países dos vários continentes, a exemplo de Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha, Chile, Holanda, México e Uruguai.

Secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu diz que a edição de 2024 foi ainda mais intensa, com movimentação 23% superior à registrada em 2023, o que permitiu resultados tanto para o poder público como para a iniciativa privada. “Fizemos atendimentos e reuniões com operadoras, jornalistas e agências de turismo”, disse Japu.

Feira internacional teve três dias de evento com estandes lotados

Segundo ele, uma das tratativas foi com Pedro Gramacho, diretor nacional e internacional de Promoção do Turismo, e José Wilson, da ABIH-BA, quando foi sinalizada agenda em Itacaré, em maio, voltada para o trade da Costa do Cacau. A ideia é construir evento com todos os municípios da região baiana em ação futura em São Paulo (SP).

O secretário também compartilhou experiências e conheceu dinâmicas de destinos nacionais e de grande relevância, a exemplo de Porto Seguro e Mata de São João. “Porto e Mata de São João são exemplos de sucesso no Brasil e no mundo. Foi um enorme prazer rever os secretários Guto Jones (Porto Seguro) e Alexandre Rossi (Mata de São João), um aprendizado constante com esses excelentes gestores”, disse o secretário de Turismo de Itacaré, que convidou ambos a visitar o destino sul-baiano.

OPORTUNIDADES PARA O SETOR PRIVADO

Iniciativa privada e poder público se unem para divulgar destino na WTM

Os participantes do WTM Latin America destacaram as experiências no evento internacional. “Fico feliz em compartilhar o sucesso da nossa participação na WTM. A missão Sebrae viabilizou a presença de empresários da Costa do Cacau e foi incrível ver os empreendimentos de Itacaré e Ilhéus brilhando no evento, mostrando todo o potencial turístico da nossa região. Já planejamos ações futuras empolgantes, junto com a Secretaria de Turismo de Itacaré. Firmamos boas parcerias em prol do desenvolvimento do setor, que certamente levarão nosso turismo a novos patamares. Mal posso esperar para ver os frutos desses esforços”, pontua Evelin Gomes, gestora de Turismo do Sebrae.

Dentre os empreendimentos da Costa do Cacau que estavam na WTM, o consultor de negócios Samuel Reis citou a participação da UP Hotéis como oportunidade estratégica para consolidar parcerias com as principais operadoras do setor hoteleiro. “Durante o evento, a equipe da UP Hotéis dedicou-se a fortalecer os laços com esses parceiros, além de aproveitar para conhecer novos executivos de cada operadora”, afirmou Samuel.

DIVULGAÇÃO DO DESTINO

Ainda dentre os negócios e oportunidades gerados pelo trade sul-baiano no evento, discutiu-se uma press trip com jornalistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em Itacaré. A Secretaria de Turismo e a Ertour Receptivo se reuniram com a QG Comunica para viabilizar a ação que abre espaço para o destino em alguns dos principais veículos de comunicação do Sul do país.

Dos resultados obtidos, o Grupo Aguiar Lima, representado pela executiva Daniela Quadros, informa ter prospectado negócios para o longo do ano de 2024. “Estamos muito felizes e continuaremos fortalecendo e ampliando nosso networking e conhecimento. Provoco todos os empreendimentos para que participem mais dessas agendas. O fortalecimento do setor turístico depende de ações envolvendo o poder público e a iniciativa privada. Parabenizo a gestão de Itacaré por investir nessas ações”, frisou Daniela. (do Pimenta)